Dicas para manutenção de baterias de portáteis

SwimmerBoy disse:
Aqui tenho um problema... a beteria tem de ficar semi encaixada (sem tar nos contactos) para o portatil ter 4 apoios e não 3

Deixa-me adivinhar... tens um acer :-D .
Same here, um gajo tem de meter a bateria o suficiente para dar equilibro ao portatil mas n para fazer contacto com os pinos, o que diga-se é uma bocado 0.o
 
Então descarregar uma bateria com resistência é muito simples. É só colocar a resistência aos terminais da bateria (de qq maneira como toda a gente sabe as resistências não tem polaridade) e esperar um bocado para ficar completamente descarregada. Quando a resistência ficar fria é sinal que já não há nada. Convém é arranjar um resistência correctamente dimensionada para as características de tensão e corrente da bateria. Não arranjem uma resistência que a a 14 V (por exemplo) conduza a uma corrente maior que a corrente máxima da bateria. Se eu fosse o fabricante da bateria e conhecesse com exactidão as suas características de descarga podia dimensionar uma resistência exacta para uma descarga correcta. Assim olha escolham uma que peça menos que a corrente máxima que ela dá.
Já agora as baterias de lítio não apreciam descargas completas. Isto é só para se fazer de vez em quando para a calibrar
 
Tenho uma bateria de 14,8V 4400mA/h (bateria de um ACER 1691), que resistência aconselhas?

Ando um bocado desesperado com isto... Para uma bateria que não deveria de viciar, passar a dar apenas metade do consumo que costumava dar é muito stressante!!

A imagem seguinte é a parte de ligação que a bateria faz com o resto do portatil e sinceramente não estou a ver muito bem onde "enfiar" a resistência!

conn1ar.jpg
 
A respeito das cargas parciais nas baterias de ioes de litio concordo plenamente com o Timber. Aliás, ja tinha lido isso num artigo algures.
Sobre a percentagem k se deve deixar sempre, para nao ser uma descarga total, costumo deixar descarregar sp até aos 15%, mais coisa menos coisa...pelo menor configurei para receber o alerta de bateria fraca aos 15%. acho k entre 15 e 20% é boa política.
Sobre programas para manutenção de baterias nao conheço mas sei k a Asus disponibiliza para os seus portateis uma aplicação que permite "limpar" as baterias, isto é, para as que ja estao com algum grau de vicio, deixa-as como novas...ou quase.
 
Gandalf disse:
Eu tenho o portatil sempre ligado a corrente por isso nem seker tenho a bateria colocada. E uma boa maneira de a nao esgotar.

Não sei que portatil é o teu mas sabes que existem montes de portateis que são como os telemoveis ou seja apenas funcionam com a bateria posta... Mas pensando bem vocês sabem bem que todas as baterias litio ou não após uma serie de cargas e descargas elas viciam, especialmente pra quem utiliza o portatil com pc domestico e o tem constantemente ligado á corrente...
 
Dos 4 portateis com que trabalho presentemente, Sony, Asus, Tsunami e IBM todos eles trabalham sem bateria .. o que e optimo pois estao 80% do tempo ligados a corrente :)
 
Gandalf disse:
Dos 4 portateis com que trabalho presentemente, Sony, Asus, Tsunami e IBM todos eles trabalham sem bateria .. o que e optimo pois estao 80% do tempo ligados a corrente :)

Mais uma coisa que passo a conhecer...
Assim por uma parte é optimo porque não viciam as baterias por excesso de carga mas pelo contrário acabam por dar o badagaio por não terem uso...
 
As baterias de iões de lítio dão o badagaio de qualquer maneira. Com uso ou sem uso
Por isso não rende comprar baterias para segurança ou para backup a não ser que seja ralmente para usar
 
Gandalf disse:
Dos 4 portateis com que trabalho presentemente, Sony, Asus, Tsunami e IBM todos eles trabalham sem bateria .. o que e optimo pois estao 80% do tempo ligados a corrente :)

A Toshiba também... A minha namorada tem um e quando tá em casa usa-o sem bateria pois estava escaldada do Airis que tinha antes (a bateria dava-lhe para 2min se tanto...)

Já agora, as conclusões relativamente ao uso das baterias podem-se extrapolar pros tlm's? É que sempre me disseram pra fazer cargas e descargas completas e começo-me a passar pq o meu E770 só me dura 2 dias e não queria que começasse a viciar a bateria...
 
Pode-se extrapolar sim
A questão é que os telemóveis já tiveram baterias Ni-Cd e Ni-MH (como os 3310 que muita gente ainda tem) e nessas químicas eram bons conselhos. Para Li-ion não.
 
Eu no meu caso desde que tenho o portátil (6 meses), ainda não usei a bateria mais de 20minutos, nem nunca a carreguei, pois tenho o pc sempre com acesso a fichas electricas... Pode não ser bom, mas tambem não será mau...
 
eu tenho de ter o meu acer com a bateria posta ... tanto para fazer o tal apoio correcto como para funcionar como UPS visto que a corrente electrica tem tendencia para faltar mtas vezes!
 
Estou agora a inteirar-me neste campo, então não convém quando a bateria estiver carregada desligá-lo da corrente e quando descarregar voltar a ligar e sempre assim??

Ou é mesmo quando tiver ligado à corrente tirar a bateria....tantas versões.
 
Para trabalhar => corrente = bateria fora
Para carregar => corrente = bateria dentro e se possivel desligado

Uso da bateria = o minimo possivel ;)

Isto por experiencia própria!
 
Relativamente à descarga de baterias via resistências, é preciso ter muito cuidado, pelo menos por duas razões:

Sendo uma bateria constituida por várias células individuais, quando se procede a uma descarga não controlada as diferentes células podem descarregar-se a diferentes ritmos e ocasionar em casos extremos a reversão da polaridade de alguma das células

No caso das baterias de lítio, estas possuem diferentes mecanismos de proteção térmicos, de voltagem, etc. Nomeadamente se a voltagem da bateria baixar de um nível pré-determinado no hardware de controlo, o circuito da bateria por segurança abre-se tipo fusível o que pode tornar a mesma obsoleta para poder receber mais carga.

Para informação mais detalhada ver por exemplo:

http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

http://www.buchmann.ca/faq.asp
http://www.powerstream.com/li.htm
http://www.batteryuniversity.com/partone-12.htm
http://www.imaging-resource.com/ACCS/BATTS/BATTS.HTM
 
Vou fazer uma pergunta que é a seguinte, estando a bateria desligada (Tirada da máquina), e o portátil só ligado directamente à corrente, vsc cada vez que desligam o bicho, desligam tb a ficha da corrente, ou deixam sempre o "gajo" ligado à corrente, com o led do power acesso?

Pergunto isto pois eu só o ligo à tarde\noite, e não sei se terá problemas mesmo estando sem bateria, estar a receber corrente DESLIGADO.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo