Dicas para melhorar segurança de WiFi privada

Colemauro

Power Member
Boas pessoal,

Possuo um router Vodafone Huawei HS8247W, e gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a segurança do mesmo.

Coisas como mudar nome redes, passwords segura, redes para guest, ... isso tudo já fiz.
Além disso, tenho um anti virus McAfee com licença instalado nos meus PC´s.

Gostava de saber que posso fazer além disso, que seja legal. Sei que a VPN é uma boa opção, e estou disposto a ir por ai, mas algo que sirva para o efeito mas não seja caro. Para o uso pretendido (essencialmente proteção contra o exterior e privacidade), recomendaram-me o IPVanish.

Friso que não pretendo usar para coisas ilegais, apenas me quero proteger do exterior.
Já agora e para desfazer dúvidas. o uso de VPN em si não tem nada de ilegal certo?

Obrigado.
 
Última edição:
Possuo um router Vodafone Huawei HS8247W, e gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a segurança do mesmo.

Coisas como mudar nome redes, passwords segura, redes para guest, ... isso tudo já fiz.
Além disso, tenho um anti virus McAfee com licença instalado nos meus PC´s.

Podes alterar o SSID (nome da rede Wi-FI) para outro à tua escolhas.
Utilização de uma password complexa e cifra com WPA2 (Only) - AES PSK.

Além do antivírus, software firewall nos PCs.

Caso queiras algo mais completo, uma Next Generation Firewall (física ou virtualizada) com IDS/IPS, URL Filtering entre outras features.

Gostava de saber que posso fazer além disso, que seja legal. Sei que a VPN é uma boa opção, e estou disposto a ir por ai, mas algo que sirva para o efeito mas não seja caro. Para o uso pretendido (essencialmente proteção contra o exterior e privacidade), recomendaram-me o IPVanish.

Em que te baseias para essa afirmação que uma VPN é uma boa opção ao nível de segurança? O teu ISP (Altice / MEO, Vodafone, NOS ou outro) deixam de ver o teu tráfego pois, o mesmo sai cifrada do PC. Na outra extremidade do túnel, o tráfego deixa de estar cifrado e como tal, torna-se visível.
Deixas de confiar num ISP para ires confiar noutro. A falsa sensação de segurança que os ISP VPN Provideres fazem acreditar.

Na eventualidade de realmente achares necessário uma VPN, dá uma vista de olhos no seguinte website:
https://www.privacytools.io/providers/vpn/

Além disso, o seguinte:


Friso que não pretendo usar para coisas ilegais, apenas me quero proteger do exterior.

Nunca vais estar protegido do "exterior".

És algum cientista nuclear? Tens acesso a informação que só 0.1% da população é que tem acesso à mesma? És algum ministro? Trabalhas numa área critica? Se não. Não é preciso tanta "paranoia".
Bastam as coisas "básicas" como passwords diferentes para cada website / plataforma, seguras (grandes e complexas), ter atenção onde se clica e anexos em emails, etc.

Tens um gestor de passwords OpenSource que foi submetido a uma auditoria de segurança à pouco tempo:
https://bitwarden.com/

Já agora e para desfazer dúvidas. o uso de VPN em si não tem nada de ilegal certo?

Não. Não tem absolutamente nada de ilegal a utilização de uma VPN. A utilização legal ou ilegal da Internet é a mesma com ou sem VPN.

Se queres privacidade e segurança, tens bastante informação no seguinte website:
https://www.privacytools.io/

Cumps
 
Back
Topo