Dicas para pintar plasticos

covenant

Power Member
Saudações,
Hoje decidi restaurar o meu velhinho Atari 1040ST. Ele está bastante amarelado e sujo (a idade não perdoa). Comecei por retirar todas as teclas do teclado, e ja estao todas dentro da maquina de lavar. Vao ficar bem branquinhas. Contudo, queria aproveitar e aplicar ao resto do computador uma pintura nova. Estou a pensar pintar de preto. Eis entao que peco ajuda aos pros do modding. Que lata de spray devo comprar? Sera necessario lixar o plastico ou basta uma boa limpeza para a tinta agarrar bem? E depois de pintar, devo passar algum tipo de produto para manter a cor ou dar brilho?
Peco desculpa por tantas perguntas, mas vai ser a primeira vez que irei pintar a spray, e nao queria mesmo nada estragar esta reliquia.
Obrigado pela atencao
 
Tenho uma Dreamcast pintada de preto que simplesmente ficou excelente.
Deves limpar e lixar com uma lixa bastante fina para a tinta agarrar bem, mesmo assim é capaz de descascar se não tiveres cuidado. Eu usei spray preto opaco. Não uses do brilhante pois fica mal e acaba por ficar com um efeito foleiro.
 
:) :)

Pintar platico tem que se lhe diga:

lixar não é muito bom pois estraga-se a textura do proprio platico

o ideal é mesmo limpar bem a superficie a pintar, e de seguida aplicar um primario acrilico proprio para plastico (adesivo) , basta uma pequena camada.

depois do primario pinta-se normamente com tinta tambem acrilica e deixa-se secar bem

desta forma evita-se não só danificar a textura, como praticamente se torna impossivel
que a tinta descasque pois foi aplicada sobre primário que ao mesmo tempo é adesivo

cumpz :-D :-D
 
VASC disse:
:) :)

Pintar platico tem que se lhe diga:

lixar não é muito bom pois estraga-se a textura do proprio platico

o ideal é mesmo limpar bem a superficie a pintar, e de seguida aplicar um primario acrilico proprio para plastico (adesivo) , basta uma pequena camada.

depois do primario pinta-se normamente com tinta tambem acrilica e deixa-se secar bem

desta forma evita-se não só danificar a textura, como praticamente se torna impossivel
que a tinta descasque pois foi aplicada sobre primário que ao mesmo tempo é adesivo

cumpz :-D :-D

ola a todos acabei de me increver aqui no techzone .Como sou pintor profissional de carros vou dar aqui umas dicas de pintura ,para se pintar um plastico deve se utilizar um esfrgão abrasivo ,mas uma lixa 500 de areia (lixa normal não é a lixa de agua) tabém serve ,depois para a tinta não levantar (descascar) deve se utilizao o primario dos plastcos (1K plasticos) depois de seguida pintar
lixar(lixa 500 ou esfrgao abrasivo)->limpar bem sem poeiras(desemgurdorar)->dar o primario dos plasticos->pintar
espero ter ajudado:)
 
Olá,
Sou modelista, portanto estou habituado a pintar em plásticos, ainda agora pintei a capa do meu tele 6630 que ficou 5*.

Vou dizer como faço:

1º Passo - Lixa 1000 (de água)

2º Passo - Lavar com água e fairy da loiça (devem estar a pensar que sou maluco, mas não, faz-se isto para perder a electricidade estática e ao pintar, os pelinhos que andam no ar não aderirem)

3º Passo - Primário ( No caso do preto não é necessário )

4º Passo - 1ª de Mão com preto

5º Passo - 2ª de Mão com preto

6º Passo - 1 de mão com verniz brilhante (Serve para ficar brilhante e para agarrar a tinta, ou seja não se riscar)

Espero ter sido util,
Abraço!
 
Boas,
covenant

Reparei que es da Maia, e seguindo uma informação que me deram existe uma loja de modelismo aí, os dados são: (NÃO SEI COMO É A LOJA, ISTO FOI APENAS UMA INDICAÇÃO QUE ME DERAM!!!)

MARSIGOR
Pct Artur Marques 80 - Lj 28
Tel 22 948 78 45

Se tiveres oportunidade de passar por lá, e essa loja tiver sprays da marca Tamiya, pedes os sprays:

- TS-29 (PRETO)

- TS-13 (VERNIZ)

- PRIMÁRIO FINO


Se quiseres saber mais lojas de modelismo, mesmo sem ser na Maia posso-te dar indicações de muitas lojas no Porto e noutros sitios!

Um abraço!
 
Por acaso também estou a pensar pintar a carcaça de um portátil...

O portátil é azul claro (bem foleiro), o pintrua actual tem uma textura rugosa (tipo areia fininha) mas está gasto nalgumas zonas e já se nota o primário branco....

Pelo que percebo, olhando para as zonas de maior desgaste, a rugosidade é "dada" pela tinta...

Será que consigo obter o mesmo resultado, rugoso, com uma tinta em spray?
Devo lixar toda a carcaça (até chegar ao primário) e depois pintar?
Ainda não decidi de que cor, ou cores, vou pintar, é fácil encontrar cores mate para além do preto?

agradeço desde já a vossa ajuda
 
Viva,

Estou a pensar pintar o meu portátil (desmonta-lo todo e pintar as capas) e preciso de umas dicas.
1º - O plástico actual é bastante liso e algo brilhante logo, terei que lixar os plásticos. Uso lixa de água ou normal? E de que tipo? (1000, 500, etc)
2º - Onde compro as tintas e de que tipo? (As de graffiti servem ou são melhores as de carro?)
3º - O primário é algum tipo especial de tinta ou uma cor qualquer serve (estou a pensar pintar parte do portátil de branco portanto o branco seria a base correcto?)?
4º - Quanto à capa brilhante, verniz em spray serve ou é demasiado "forte"? Se e quando necessitar de mais do que uma camada devo lixar entre camadas? (tanto na capa brilhante como nas camadas de tinta)

Por agora penso que é tudo e desculpem lá tantas perguntas mas realmente pintura de plásticos não é algo que já tenha alguma vez feito.

Já agora:

- VASC onde arranjo um desses primários acrílicos adesivos?
- As lojas de modelismo são definitivamente o melhor sitio para se arranjar as tintas para o efeito pretendido?

Cumps.
 
ola a todos acabei de me increver aqui no techzone .Como sou pintor profissional de carros vou dar aqui umas dicas de pintura ,para se pintar um plastico deve se utilizar um esfrgão abrasivo ,mas uma lixa 500 de areia (lixa normal não é a lixa de agua) tabém serve ,depois para a tinta não levantar (descascar) deve se utilizao o primario dos plastcos (1K plasticos) depois de seguida pintar
lixar(lixa 500 ou esfrgao abrasivo)->limpar bem sem poeiras(desemgurdorar)->dar o primario dos plasticos->pintar
espero ter ajudado:)
Muito bem! É assim que eu faço também aos anos. Também coloco ás vezes, quando necessário , verniz
 
ola a todos acabei de me increver aqui no techzone .Como sou pintor profissional de carros vou dar aqui umas dicas de pintura ,para se pintar um plastico deve se utilizar um esfrgão abrasivo ,mas uma lixa 500 de areia (lixa normal não é a lixa de agua) tabém serve ,depois para a tinta não levantar (descascar) deve se utilizao o primario dos plastcos (1K plasticos) depois de seguida pintar
lixar(lixa 500 ou esfrgao abrasivo)->limpar bem sem poeiras(desemgurdorar)->dar o primario dos plasticos->pintar
espero ter ajudado:)
Boas, estou a pensar tentar dar uma novo visual aos plásticos da minha moto 4, tirando alguns riscos e depois pintando novamente de azul.
Será que me podes ajudar dizendo detalhadamente quais os passos a seguir?
Obrigado
 
Boas, estou a pensar tentar dar uma novo visual aos plásticos da minha moto 4, tirando alguns riscos e depois pintando novamente de azul.
Será que me podes ajudar dizendo detalhadamente quais os passos a seguir?
Obrigado
 
A quem interessar.

Pintar plásticos é simples, mas pintar os plasticos do carro não é igual a pintar os plasticos do pc.

Para pintar plásticos que temos por casa, impressoes 3d, pcs, frontais de drives deve seguir o seguinte procedimento:

Limpar eficazmente a peça com alcool isopropilico (diferente do etilico, mas podes e deves comprar na farmacia).

Aplicar primário para plasticos (em lata ou em spray, na CIN tem dos dois).

Depois de seco é só pintar (spray ou liquida) com o tipo de tinta adequado, tinta acrilica (mono componente) para a generalidade das coisas ou poliuretano (bi componente) para coisas que vao estar sujeitas a muita abrasao ou em ambientes agressivos.

Nota: existe agora um esmalte chamado AC-Thane que é uma tinta acrílica uretanizada, alia a simplicidade de utilização de uma tinta acrílica e a resistencia de um poliuretano. Só existe em tinta liquida, só existe em brilho acetinado e a qtd mínima é 750 ml


Pintar plasticos de carros ou motas já é mais complicado uma vez que sao necessarios primarios, tintas, vernizes, aditivos flexibilizantes etc. Para ficar bem será necessario uma estufa.
 
Venho aqui desenterrar este tópico.

Se eu por exemplo quiser pintar um identificador da via verde, com preto, o procedimento é igual ao que vocês descreveram?

Como se deve fazer?
 
Venho aqui desenterrar este tópico.

Se eu por exemplo quiser pintar um identificador da via verde, com preto, o procedimento é igual ao que vocês descreveram?

Como se deve fazer?
Podes seguir as indicações que estão neste tópico com atenção a ultima camada (verniz) convém ser resistente a UV (logo nas embalagens deve de referir que é especial para exterior)
-Limpas a peça
-passas uma lixa de 500 a 800
-voltas a limpar e desengordurar
- aplicas um primer para plásticos (uma camada fininha deve de secar em 5min)
-aplicas o spray preto duas ou três camadas com intervalo secagem entre aplicações (~15 min)
-deixa secar bem
-passa lixa 800
-Desngordurar
-verniz (sendo a camada final convêm ter maior resistência UV)
Ficas ai com uma peça preta para a vida!
 
Back
Topo