[Dicas precisam-se] Fotografar desporto

|[-BooT-]|

Folding Member
boas amigos...

hoje à noite vou fotografar pessoal do meu antigo local de trabalho num jogo de futebol indoor. mas nunca fotografei situações com muito movimento e as poucas que fotografei sairam desfocadas como seria de esperar

que dicas simples e rápidas é que podem dar? :P

o material que tenho disponivel é a Fuji 9600, um tripé da vivitar, um mini-tripé e um flash :P



será que se eu pedir com jeitinho eles ficam parados nas posições certas para eu tirar foto? :D lol
 
bem tripé esquece.. senta-te no chão no angulo perto do meio campo e flash bem carregado (se for externo) pois o uso dele é mesmo importante. tenta meter f2.8 se possivel e meter velocidade para 1/250 minimo de congelamente. Mesmo a esta velocidade a tirar a foto acompanha o jogador para ter a certeza q não fica mal focado.

Indoor é muito complicado pelo que ou muito boa máquina e lentes ou puxar sempre com flash por causa das luzes infelizes nos pavilhões. Até agora indoor só fiz liga profissional de basquet, alguns jogos do ginasio e nada mais.
 
Eu já tentei fotografar desporto indoor e não deu em nada. Ou tens uma excelente máquina, com um flash bem potente, ou estás tramado. E mesmo assim não sei até que ISOs tens que puxar a máquina para teres velocidades de 1/250.

A única experiência assim mais feliz, foi uma foto de karts à noite, na brincadeira, com uma D80, ISO1125 ou lá o que era, e acho que um SP560 (o segundo melhor flash da Nikon). As velocidades acho que rondavam os 1/500-600, mas também foram tiradas relativamente perto (+-3m de distância).
 
o flash de pouco ou nd te vai servir.
senta-te a uma distancia considerável em que apanhes quase td o campo com wide. antes de começar o jogo faz uns testes com o iso. com uma iluminação decente deves conseguir velocidades na ordem dos 1/80, 1/125 a iso 800.
mantem a abertura no máximo que conseguires e usa o AF-C. duvido que consigas rapidez de foco suficiente em AF
podes usar burst de vez em qd a ver se consegues algo razoavel.

o importante passa por testares antes do inicio do jogo. pede a alguem que se ponha em campo e se mexa um pouco para tstares a rapidez da máquina
 
e 10m não chega caso venham nesses 10mt?

ao falar de flash penso que seja um externo e 1 externo dá para bem mais que isso!
 
ajusta-se o WB
flash num pavilhão n serve de mt.
ilumina no máximo uns 10m pa frente e n há tectos nem paredes para rebater
Isso não chega.

Tem a ver com um fenómeno relacionado com a frequência de alimentação das lâmpadas que se usam em alguns pavilhões.

Se tiver uma iluminação mais moderna já não existe este problema.
 
e 10m não chega caso venham nesses 10mt?

ao falar de flash penso que seja um externo e 1 externo dá para bem mais que isso!

supondo que estamos a falar de um campo de futebol 7 e ele está a fotografar 3 ou 4 bancadas pra cima e para uma das balizas n sei se chega.
n tenho a certeza se haverá mt flashes de gama média a iluminar mais de 10/12m

mas o homem da bola aqui és tu :D

Isso não chega.

Tem a ver com um fenómeno relacionado com a frequência de alimentação das lâmpadas que se usam em alguns pavilhões.

Se tiver uma iluminação mais moderna já não existe este problema.

a n ser que sejam holofotes das obras...
ja fotografei um concerto com luz dessa e nem em raw consegui acertar o WB
mas calculo que seja luz "normal"
 
Última edição pelo moderador:
o campo é recente e parece ter boa iluminação... não é muito alto, nem muito amplo. vamos a ver no que vai dar :P

o flash que tenho é um Osram B16 (tem cerca de 20 anos :P) e pelo que diz na parte de tras tem um alcance de 21m em iso 100 e 24m em iso 400, pelo menos foi isto que percebi da grelha que lá está. a 9600 em ISOs acima de 400 já começa a ficar com muito ruido, vou tentar não passar dos 400

já deu pra perceber que vai ser uma tarefa dificil... má iluminação, máquina sem estabilizador de imagem, um bocado limitada e tal... mas pronto, não há de ser nada :D depois meto aqui os resultados. até pode ser que se consiga aproveitar alguma coisa
 
olha eu ainda não experimentei com a d300 mas digo-te já que com a d70s era só mesmo por ir com flash (sb600 que tinha na altura) porque de resto era para esquecer e isto com uma 2.8 lol
 
[ironic] opah.. a 9600 dá tarei na d70s na boa, portanto vão sair fotos 6 estrelas ;) [/ironic]

2.8 é na boa, o problema é conseguir que a 1/250 ou lá perto fique focado e com luz suficiente
 
tipo eu sou um sr rabeta em fotografia e já não foi só uma vez que eu fui pro estadio da luz com a minha fuji6500 e da primeira fila tirei umas belas fotos aos remates do rui costa :P. Nem foi mt complicado usei iso400, uma velocidade rapida de shutter e fiz o que alguém aqui já disse que foi seguir o momento com a objectiva só para garantir que fica focado. Se eu o consigo com a 6500 n há de ser assim taoooo dificil( se bem que neste caso a luz possa ser um problema mas isso não sabemos).
 
Eu nunca testei :D, mas quando a màquina tem WB manual pode-se fazer a calibração atravez de um foto a uma folha branca, por exemplo. Isto em video profissional é prática comum. E resulta muito bem, em fotos já não sei...
 
Isso resolve-se com o Expo-disc. É um "filtro" que se mete em frente da lente e se aponta à fonte de luz. Depois tira-se uma foto para fazer a calibração. Simples, eficaz e mais prático que a folha branca (mais caro também).
 
Isso resolve-se com o Expo-disc. É um "filtro" que se mete em frente da lente e se aponta à fonte de luz. Depois tira-se uma foto para fazer a calibração. Simples, eficaz e mais prático que a folha branca (mais caro também).

Não conhecia ;)
Quando dizes muito caro... sabes mais iou menos o preço? É que me pode vir a dar muito jeitinho :D
 
Já não me lembro. Acho que o meu prof pagou alguns 100€, mas vê no site da *****. Ele também comprou o maior para dar para as lentes todas.
 
tipo eu sou um sr rabeta em fotografia e já não foi só uma vez que eu fui pro estadio da luz com a minha fuji6500 e da primeira fila tirei umas belas fotos aos remates do rui costa :P. Nem foi mt complicado usei iso400, uma velocidade rapida de shutter e fiz o que alguém aqui já disse que foi seguir o momento com a objectiva só para garantir que fica focado. Se eu o consigo com a 6500 n há de ser assim taoooo dificil( se bem que neste caso a luz possa ser um problema mas isso não sabemos).

não queiras comparar os holofotes do estadio da luz com os candeeiros daquele campo :P

afinal a iluminação não era tão boa como parecia visto de fora, não tem bancadas, os unicos sitios onde dava para tirar fotos era por tras de uma das balizas e das escadas para os balnearios.

o flash conseguia apanhar o campo todo, mas o melhor que conseguia era 1/150 a iso 400 (e nos 300mm a abertura não ajudava) e encandeava os jogadores :D o melhor que consegui para poder usar dos 28 aos 300mm foi 1/20 / 1/15 sem ficarem muito tremidas... mesmo assim não consegui com que ficassem bem focadas. A iso 800 com um resize até não ficava muito mal mas pronto, tambem não fazia milagres


resumindo, foi pra esquecer :P depois logo meto aqui umas fotos. agora vou-me deitar que amanha tenho que acordar às 8h ;)

fiquem bem e obrigado pelas dicas... pode ser que com mais prática se consiga algo melhor
 
se tem muito power melhor. se o tecto for branco é mandar power máximo para cima ou alguma parede branca q possa ter q reflecte ;)

quanto às fotos no estádio ainda por cima no da luz é normal que seja mais fácil ;)

tenta isso no estádio do bonfim :p
 
Back
Topo