1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dicas precisam-se] Fotografar desporto

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por |[-BooT-]|, 1 de Abril de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 3936)

1. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

boas amigos...

hoje à noite vou fotografar pessoal do meu antigo local de trabalho num jogo de futebol indoor. mas nunca fotografei situações com muito movimento e as poucas que fotografei sairam desfocadas como seria de esperar

que dicas simples e rápidas é que podem dar? :P

o material que tenho disponivel é a Fuji 9600, um tripé da vivitar, um mini-tripé e um flash :P

será que se eu pedir com jeitinho eles ficam parados nas posições certas para eu tirar foto? :D lol

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

bem tripé esquece.. senta-te no chão no angulo perto do meio campo e flash bem carregado (se for externo) pois o uso dele é mesmo importante. tenta meter f2.8 se possivel e meter velocidade para 1/250 minimo de congelamente. Mesmo a esta velocidade a tirar a foto acompanha o jogador para ter a certeza q não fica mal focado.

Indoor é muito complicado pelo que ou muito boa máquina e lentes ou puxar sempre com flash por causa das luzes infelizes nos pavilhões. Até agora indoor só fiz liga profissional de basquet, alguns jogos do ginasio e nada mais.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu já tentei fotografar desporto indoor e não deu em nada. Ou tens uma excelente máquina, com um flash bem potente, ou estás tramado. E mesmo assim não sei até que ISOs tens que puxar a máquina para teres velocidades de 1/250.

A única experiência assim mais feliz, foi uma foto de karts à noite, na brincadeira, com uma D80, ISO1125 ou lá o que era, e acho que um SP560 (o segundo melhor flash da Nikon). As velocidades acho que rondavam os 1/500-600, mas também foram tiradas relativamente perto (+-3m de distância).

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o flash de pouco ou nd te vai servir.
    senta-te a uma distancia considerável em que apanhes quase td o campo com wide. antes de começar o jogo faz uns testes com o iso. com uma iluminação decente deves conseguir velocidades na ordem dos 1/80, 1/125 a iso 800.
    mantem a abertura no máximo que conseguires e usa o AF-C. duvido que consigas rapidez de foco suficiente em AF
    podes usar burst de vez em qd a ver se consegues algo razoavel.

o importante passa por testares antes do inicio do jogo. pede a alguem que se ponha em campo e se mexa um pouco para tstares a rapidez da máquina

5. timber

timber Zwame Advisor

Se for um pavilhão iluminado artificialmente sem flash provavelmente as fotos ficam com cores maradas.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

ajusta-se o WB
    flash num pavilhão n serve de mt.
    ilumina no máximo uns 10m pa frente e n há tectos nem paredes para rebater

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

e 10m não chega caso venham nesses 10mt?

ao falar de flash penso que seja um externo e 1 externo dá para bem mais que isso!

8. timber

timber Zwame Advisor

Isso não chega.

Tem a ver com um fenómeno relacionado com a frequência de alimentação das lâmpadas que se usam em alguns pavilhões.

Se tiver uma iluminação mais moderna já não existe este problema.

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

supondo que estamos a falar de um campo de futebol 7 e ele está a fotografar 3 ou 4 bancadas pra cima e para uma das balizas n sei se chega.
    n tenho a certeza se haverá mt flashes de gama média a iluminar mais de 10/12m

mas o homem da bola aqui és tu :D

a n ser que sejam holofotes das obras...
    ja fotografei um concerto com luz dessa e nem em raw consegui acertar o WB
    mas calculo que seja luz "normal"

Última edição pelo moderador: 1 de Abril de 2008
  10. |[-BooT-]|

o campo é recente e parece ter boa iluminação... não é muito alto, nem muito amplo. vamos a ver no que vai dar :P

o flash que tenho é um Osram B16 (tem cerca de 20 anos :P) e pelo que diz na parte de tras tem um alcance de 21m em iso 100 e 24m em iso 400, pelo menos foi isto que percebi da grelha que lá está. a 9600 em ISOs acima de 400 já começa a ficar com muito ruido, vou tentar não passar dos 400

já deu pra perceber que vai ser uma tarefa dificil... má iluminação, máquina sem estabilizador de imagem, um bocado limitada e tal... mas pronto, não há de ser nada :D depois meto aqui os resultados. até pode ser que se consiga aproveitar alguma coisa

11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

olha eu ainda não experimentei com a d300 mas digo-te já que com a d70s era só mesmo por ir com flash (sb600 que tinha na altura) porque de resto era para esquecer e isto com uma 2.8 lol

12. |[-BooT-]|

[ironic] opah.. a 9600 dá tarei na d70s na boa, portanto vão sair fotos 6 estrelas ;) [/ironic]

2.8 é na boa, o problema é conseguir que a 1/250 ou lá perto fique focado e com luz suficiente

13. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

se nao consegues os 250 tenta lá perto ;)

14. computador000

computador000 Power Member

tipo eu sou um sr rabeta em fotografia e já não foi só uma vez que eu fui pro estadio da luz com a minha fuji6500 e da primeira fila tirei umas belas fotos aos remates do rui costa :P. Nem foi mt complicado usei iso400, uma velocidade rapida de shutter e fiz o que alguém aqui já disse que foi seguir o momento com a objectiva só para garantir que fica focado. Se eu o consigo com a 6500 n há de ser assim taoooo dificil( se bem que neste caso a luz possa ser um problema mas isso não sabemos).

15. newcabaret

newcabaret Power Member

Eu nunca testei :D, mas quando a màquina tem WB manual pode-se fazer a calibração atravez de um foto a uma folha branca, por exemplo. Isto em video profissional é prática comum. E resulta muito bem, em fotos já não sei...

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso resolve-se com o Expo-disc. É um "filtro" que se mete em frente da lente e se aponta à fonte de luz. Depois tira-se uma foto para fazer a calibração. Simples, eficaz e mais prático que a folha branca (mais caro também).

17. newcabaret

newcabaret Power Member

Não conhecia ;)
    Quando dizes muito caro... sabes mais iou menos o preço? É que me pode vir a dar muito jeitinho :D

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Já não me lembro. Acho que o meu prof pagou alguns 100€, mas vê no site da colorfoto. Ele também comprou o maior para dar para as lentes todas.

19. |[-BooT-]|

não queiras comparar os holofotes do estadio da luz com os candeeiros daquele campo :P

afinal a iluminação não era tão boa como parecia visto de fora, não tem bancadas, os unicos sitios onde dava para tirar fotos era por tras de uma das balizas e das escadas para os balnearios.

o flash conseguia apanhar o campo todo, mas o melhor que conseguia era 1/150 a iso 400 (e nos 300mm a abertura não ajudava) e encandeava os jogadores :D o melhor que consegui para poder usar dos 28 aos 300mm foi 1/20 / 1/15 sem ficarem muito tremidas... mesmo assim não consegui com que ficassem bem focadas. A iso 800 com um resize até não ficava muito mal mas pronto, tambem não fazia milagres

resumindo, foi pra esquecer :P depois logo meto aqui umas fotos. agora vou-me deitar que amanha tenho que acordar às 8h ;)

fiquem bem e obrigado pelas dicas... pode ser que com mais prática se consiga algo melhor

20. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

se tem muito power melhor. se o tecto for branco é mandar power máximo para cima ou alguma parede branca q possa ter q reflecte ;)

quanto às fotos no estádio ainda por cima no da luz é normal que seja mais fácil ;)

tenta isso no estádio do bonfim :p

Partilhar esta Página