1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Diferença entre 16:9 e AUTO WIDE em LCD Samsung??

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por NightRune, 22 de Janeiro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 3109)

  1. NightRune

    NightRune Power Member

    Tenho um LCD 40' Samsung e estou com a seguinte dúvida:

    No comando tenho uma opção chamada PICTURE SIZE.

    Ao pressionar esse botão o ecrã alterna entre:

    - Auto Wide
    - 16:9
    - Zoom
    - 4:3

    A opção 4:3 e Zoom não me trazem qualquer duvida, mas em relação à Auto Wide e 16:9 qual é a diferença entre elas?

    Quando estou a ver TV escolha uma ou outra opção a imagem não muda nada...

    Alguem me saberá tirar esta dúvida? :p
     
  2. renato777

    renato777 Power Member

    Também tenho um LCD Samsung e também tenho a mesma dúvida. Ao início pensei que o Auto Wide esticasse ao máximo a imagem para que coubesse no ecrã, ou seja, caso a emissão passasse de 4:3 para 16:9, a imagem esticaria para que preenchesse o ecrã todo, tal como já vi Sonys a fazerem.

    No entanto, não o faz :S
     
  3. Pelo que tive oportunidade de experimentar, com o AutoWide ligado, se tiveres um DVD 4:3 a imagem mantém-se 4:3; se tiveres um DVD 16:9 a imagem passa para 16:9. Ou seja, a imagem estica apenas quando DEVE esticar.

    Hugo
     
  4. tarzone

    tarzone Power Member


    Isso também me acontece algumas vezes.

    Penso que deve ter a ver com a forma como as emissoras emitem o sinal, já que por vezes na RTP1, quando são aqueles programas 16:9 ele comuta automáticamente, e na RTP2 já tive vezes em que isso não acontece, ficando no 4:3.


    cpts
     
  5. Uma pesquisa rápida pelo fóruns da TV Cabo dá a entender que o problema é mesmo do sinal da TV Cabo e não dos televisores...

    Hugo
     
  6. renato777

    renato777 Power Member

    Pois... também pensei nisso.. Enfim. TvRabo.
     
  7. NightRune

    NightRune Power Member

    Estão neste momento a transmitir na RTP1 um filme com o Samuel L Jackson em PAL PLUS (Arma Infrutifera), a vossa TV se estiver no modo Auto Wide adapta-se automáticamente ao formato do ecrã 16:9 ou o filme continua com barras pretas em cima e em baixo?
     
  8. Avenzel

    Avenzel Power Member

    NightRune: as barras em cima e em baixo são normais, isso depende do formato original; há filmes em DVD no formato 1.85:1, outros em 2.35:1, etc. O 1.85:1 está muito perto do 16:9, não se notam as barras. Esse Arma Infrutífera está a ser transmitido em 2.35:1, penso eu, daí as barras horizontais.

    Também tenho uma Samsung (32N71) e a minha configuração para ter sempre uma imagem na proporção correcta é a seguinte: no menu da TV, em Tamanho, escolham Wide Automático e logo abaixo, em Wide Automático, escolham 4:3. Isto porque as nossas emissões são transmitidas na sua imensa esmagadora maioria em 4:3. Só a RTP1 e 2 se estão a destacar neste aspecto, transmitindo várias emissões em 16:9.

    IMPORTANTE: não confundir 16:9 com falso 16:9, como muitas vezes acontece. O falso 16:9 é risível, não passa de uma imagem 16:9 no seu formato original mas transmitida dentro de uma imagem 4:3. Ou seja, não é mais do que 4:3 com barras horizontais. É por esta razão que muitas pessoas não vêm qualquer diferença no Wide Automático, a imagem continua a ser 4:3, mas disfarçada de 16:9.
     
  9. NightRune

    NightRune Power Member

    Avenzel, obrigado pela resposta, mas leste a thread desde o inicio?

    Eu quando comprei esta TV, e sempre que a RTP 1 ou 2 transmitiam em formato PAL PLUS a minha TV automaticamente adaptava-se de modo a imagem ficar com o formato do filme a ser transmitido (seja 1.85:1, 2.35:1 etc.) Ou seja quando estavam a emitir em Pal Plus eu deixava de ter aquele efeito de pessoas achatadas nos filmes porque ele automaticamente ficava com o formato correcto. Desde há algum tempo para cá, apesar da RTP continuar a transmitir programas em PAL PLUS (como era o caso do filme que eu estava a falar 2 posts atrás) a minha TV já não se adapta automaticamente para o formato do filme.

    Eu sei perfeitamente que nem todos os filmes Widescreen são em 16:9, aliás a maioria nem o são, mas seja como for não é esse o meu problema. Queria apenas saber se os outros possuidores de TV's Samusung (ou não) se as suas TV's se adaptam automaticamente ao formato do filme quando a RTP transmite os mesmos em PAL PLUS.
     
    Última edição: 24 de Janeiro de 2008
  10. renato777

    renato777 Power Member

    Estou neste momento a ver o filme da RTP1 em Pal Plus e mesmo em Auto Wide, a imagem não toma o tamanho de 16:9.
     
  11. NightRune

    NightRune Power Member

    Ok, obrigado.

    Era mesmo isso que queria confirmar.

    Thanks
     
  12. Taz

    Taz To fold or to FOLD?

    A minha panasonic pv60 quando está em aspecto automático muda automáticamente a imagem, seja ou não pal plus. Se estiver a ver qualquer coisa, independentemente do canal, com barras pretas e às vezes brancas a tv ajusta automaticamente a imagem, mesmo nas publicidades.
    Cada marca lida com as emissões à sua maneira, talvez a tua tv tenha algum setting ligado ou desligado, quem sabe se alguém alterou alguma coisa... em ultimo caso pode ser avaria.
     
  13. NightRune

    NightRune Power Member

    Devido a cada marca lidar com as emissões de maneira diferente é que eu especifiquei que a minha TV é uma Samsung, de modo a obter feedback de outros utilizadores da mesma marca e tentar perceber se se passava o mesmo com eles.

    Pelo que me apercebo das PM's que recebi e dos posts aqui colocados, nos utilizadores samsung a TV não se adapta automaticamente aos vários formatos de emissão.

    Já utilizadores de outras marcas, alguns dizem que sim e outros têm o mesmo problema...

    Para ajudar a esclarecer esta situação continuem a dar o vosso feedback.
     
    Última edição: 24 de Janeiro de 2008
  14. rjtd

    rjtd Power Member

    A minha em auto wide mete-me as transmissões Pal-Plus maiores que a TV (corta o simbolo da RTP1, por exemplo).
     
    Última edição: 27 de Janeiro de 2008
  15. Taz

    Taz To fold or to FOLD?

    Bem, pelos vistos então não é defeito é feitio.
    Posso expecificar todos os modos que a minha tem, mas só serve para estatistica.

    Auto Aspect
    16:9
    14:9
    4:3
    Just
    Wide
    Zoom1
    Zoom2
    Zoom3

    Em auto aspect acontecem coisas engraçadas e estão sempre relacionadas com a eliminação das barras pretas e preencher totalmente o ecrã. Se eu estiver a ver um filme com barras pretas e legendas, a imagem estica, tira a barra de cima e corta um pouco a de baixo deixando as legendas intactas. Em outros conteudos a imagem alterna automaticamente os modos:
    16:9
    Just
    Wide
    Zoom1
    Zoom2
    Zoom3

    Nunca passa pelos modos:
    14:9
    4:3

    Os lcds philips 96xx conseguem fazer isto tudo também.
     
  16. renato777

    renato777 Power Member

    Bah, má hora em que o meu pai decidiu comprar um Samsung :(
     
  17. NightRune

    NightRune Power Member

    Quando eu comprei a minha Samsung em Dezembro de 2006, o modo Auto Wide funcionava na perfeição e funcionou perfeitamente durante os primeiros meses em que tive esta TV.

    De um momento para o outro simplesmente deixou de funcionar, a mim e a outras pessoas que conheço com LCD's Samsung (e não me parece que tenham avariado todas ao mesmo tempo...).

    Logo deduzo que tem de estar relacionado com algo que foi alterado nas emissões da TV Cabo.
     
  18. Lerros

    Lerros Power Member

    Tambem tenho uma Samsung à cerca de um 1 ano e nunca se ajustou automaticamente às transmiçoes 16:9.

    Já agora fica aqui uma pergunta, o que faz a opção NR digital?
     
  19. NR digital é o tratamento digital para reduzir o ruido (noise reduction) que acontece na passagem do formato de transmissão para o formato da tv (se a RTP transmite em 320x240, a tv tem de ampliar pra 1080i, por ex.). A ampliação digital da imagem produz um efeito desagradável que as marcas tentatm compensar com o NR ou o XD da LG...

    Btw: a minha LG ajusta!:009:
     
  20. Pedro82

    Pedro82 Power Member

    A minha LG do quarto também se ajusta automaticamente ao formato da imagem quando está no modo AUTO. Mas às vezes quando a emissão 16:9 tem rápidas mudanças de luminosidade (imagem clara para escura ou vice-versa) o automático fica "meio maluco" e anda aos saltos entre o 16:9 e o 4:3. Já te aconteceu?!
     

Partilhar esta Página