Diferença entre cabos cruzados\normais

Kristian0

Power Member
A duvida pode ser estupida mas como ninguem sabe tudo ca vai:
Como diz o titulo eu gotava de saber qual é a diferença entre cabos de ethernet com os fios cruzados e com os normais(sem serem cruzados).
POrque ja vio para aki algo, que os cruzados sao para redes de 100mbps e os normais para redes de 1gbps.
 
Não tem nada a ver com isso. Uma regra simples (mas que nem sempre é verdade):

Cabos cruzados são usados para ligar equipamentos da mesma classe (que trabalham na mesma layer do modelo OSI) por exemplo um pc a outro pc, um router a outro router e por ai.

Sugiro-te uma pesquisa no google por UTP (a norma que define o cabo), RJ45 (a norma para fichas ethernet e cabo cruzado ou cross-cable.

[[]'s
 
Não tem nada a ver com isso. Uma regra simples (mas que nem sempre é verdade):

Cabos cruzados são usados para ligar equipamentos da mesma classe (que trabalham na mesma layer do modelo OSI) por exemplo um pc a outro pc, um router a outro router e por ai.

Sugiro-te uma pesquisa no google por UTP (a norma que define o cabo), RJ45 (a norma para fichas ethernet e cabo cruzado ou cross-cable.

[[]'s

Entao quando é para fazer uma rede de computadores tem de ser sempre um cabo crossover ou cruzado certo?
 
Só se os ligares directamente uns aos outros, que raramente é o caso. Explico-te no outro tópico que abriste.

[[]]'s
 
poe as duas pontas lado a lado (tem cuidado para por tb a parte de cima de uma das pontas igual a parte de cima da outra)... se as cores dos fios forem iguais o cabo e directo, se forem diferentes e cruzado...

n sou grande perito nisto, mas foi assim k sempre soube... portanto n te dou 100% certezas na minha rsp...
 
Se usares um Hub Switch ou um router ligas os computadores com cabos normais directos. Se quiseres ligar, por exemplo, dois computadores apenas, através das suas placas de rede, então usas um cabo cruzado. É mais ou menos isto: O fiozinho que envia dados num dos computadores, está ligado ao outro computador no sítio de receber dados, e vice-versa.
 
Em 8 de Janeiro de 2005, respondi a um user sobre essa mesma questão:
Deixo-te aqui a transcrição da resposta:

Usualmente no que se trata a cablagem de rede usam-se 2 normas para cravar os cabos, sendo o código de cores o seguinte:

Norma A
Branco Verde
Verde
Branco Laranja
Azul
Branco Azul
Laranja
Branco Castanho
Castanho


Norma B
Branco Laranja
Laranja
Branco Verde
Azul
Branco Azul
Verde
Branco Castanho
Castanho



Um cabo Straightrought (directo) consiste na utilização da mesma norma A ou B em ambas as extreminades.

Um cabo Crossover (cruzado) consiste na utilização de uma norma numa extremidade e da outra norma na outra extremidade.
Isto é necessário quando o equipamento activo (NIC's, Switch, Routers) que queres interligar for do mesmo género, sendo necessário trocar o sinal TX (transmissor) e o RX (receptor) para efectuar comunicação.
Embora hoje em dia exista equipamento com a funcionalidade de Auto-Sensing, ou seja, detecta automáticamente os sinais TX e RX e faz um "crossover" nas suas portas.

Se não se utilizar as normas acima referidas para cravar os cabos, não quer dizer que os cabos não funcionem, mas dificulta a verificação. De qualquer das formas existe um truque que podes usar para verificar se o cabo é crossover: verificas o codigo de cores existente numa extremidade, depois na outra extremidade o 1º tem de estar trocado com o 3º e o 2º tem de estar trocado com o 6º.

Lembrate que o código de cores vê-se da esquerda para a direita.

A velocidade de interligação (10/100/1000) não depende dos cabos serem cruzados ou directos.


Espero ter clarificado a tua questão.
Um abraço.
 
Em 8 de Janeiro de 2005, respondi a um user sobre essa mesma questão:
Deixo-te aqui a transcrição da resposta:

Usualmente no que se trata a cablagem de rede usam-se 2 normas para cravar os cabos, sendo o código de cores o seguinte:

Norma A
Branco Verde
Verde
Branco Laranja
Azul
Branco Azul
Laranja
Branco Castanho
Castanho


Norma B
Branco Laranja
Laranja
Branco Verde
Azul
Branco Azul
Verde
Branco Castanho
Castanho



Um cabo Straightrought (directo) consiste na utilização da mesma norma A ou B em ambas as extreminades.

Um cabo Crossover (cruzado) consiste na utilização de uma norma numa extremidade e da outra norma na outra extremidade.
Isto é necessário quando o equipamento activo (NIC's, Switch, Routers) que queres interligar for do mesmo género, sendo necessário trocar o sinal TX (transmissor) e o RX (receptor) para efectuar comunicação.
Embora hoje em dia exista equipamento com a funcionalidade de Auto-Sensing, ou seja, detecta automáticamente os sinais TX e RX e faz um "crossover" nas suas portas.

Se não se utilizar as normas acima referidas para cravar os cabos, não quer dizer que os cabos não funcionem, mas dificulta a verificação. De qualquer das formas existe um truque que podes usar para verificar se o cabo é crossover: verificas o codigo de cores existente numa extremidade, depois na outra extremidade o 1º tem de estar trocado com o 3º e o 2º tem de estar trocado com o 6º.

Lembrate que o código de cores vê-se da esquerda para a direita.

A velocidade de interligação (10/100/1000) não depende dos cabos serem cruzados ou directos.


Espero ter clarificado a tua questão.
Um abraço.

Obrigado
 
Agora q tenho andado a ler topicos de redes... Vamos lá ver se percebi...

Um cabo normal, ethernet, serve pra ligar por ex o router ao pc atraves da placa de rede dele.

Um cabo cruzado, liga directamente a placa de rede dum PC à placa de rede de outro PC, certo? E depois um PC reconhece outro tipo pen ou temos q configurar alguma coisa?

Outra duvida, de aspecto são iguais, so mm olhando pras cabeças é q se percebe a diferença. Numa loja, por ex, temos uma embalagem de um ethernet e de um cruzado, como se consegue distinguir sem ver as cabeças?

Já agora, onde se arranja disso? Por q preços anda?

Eu tenho um ethernet normal... mas queria um cruzado pra ligar a outro pc directamente...
 
Depende do Sistema Operatiavo que estiaveres a usar... normalmente o Windows XP faz isso quase instantaneamente, depois podes é escolher se queres partilhar discos, ligação à Internet e essas coisas mas é tudo muito básico de se fazer.

Vais a uma loja e pedes com cabo de rede cruzado e eles dão-te. Vendem em quase todas as lojas de informática.
Pode ser vendido já "feito", ou seja vem embalado já com as cabeças cravadas no cabo. Em qualquer loja encontras, seja na *****, vobis, ou pequenas lojas de informática.
Também pode ser vendido à medida, ou seja nas lojas de informática mais pequenas (nada de *****, vobis, etc) podes dizer que queres 11 metros de cabo e eles na altura cravam as pontas no cabo. É um processo simples.. basta por as cores por ordem nas ranhuras das fichas e cravar com um alicate próprio. Mas na loja fazem isso.
Não sei bem o preço mas uns 10 metros deve ser por volta dos 10€ se tanto.
Depois precisas é de duas placas de rede. Uma em cada computador. Caso não tenhas ainda (algumas motherboards têm, as novas têm todas) caso não tenhas também custam cerca de 8 ou 10€ cada.

Caso tenhas dúvidas depois em partilhar a Internet ou assim avisa se não encontrares nenhum tutorial com isso (há muitos pela internet fora basta procurar por coisas como "partilhar internet").
 
Estou mais esclarecido, obrigado.

Ha uns anos precisei de comprar uma cabo de rede de 25m. Acho q agora posso cortar tipo um metro e vou a uma loja dessas pedir q no de 24 ponham a cabeça q falta de modo a ficar de rede e no de 1m pedir pra meter a cabeça q falta de modo a ficar cruzado.

Não pago mais cabo, apenas pago o serviço, q deve ser uma ninharia.

Quer dizer, acho q da pra fazer o q eu disse, certo?
 
Olha, vou-te dizer uma coisa.
Aqui no escritório tenho uma impressora ligada ao meu computador, mas volta e meia precisava de imprimir umas coisas no meu portátil e andava sempre a desligar USB -> ligar USB.... desligar USB--> ligar USB. Tinha comigo um cabo de rede normal sem estar cruzado e como nãoi estav a pra ir a uma loja comprar um cruzado, peguei neste, escarnei os fios e fui à net ver quais os fios a cruzar. Fiz o meu próprio cabo cruzado, que está seguro com fita cola.........

Até agora funciona às mil maravilhas :D

Topa ------> LINK <------------
 
No teu caso é capaz de não fazer mal, pq pelos vistos esse cabo é fixo aí no escritório. Mas eu queria um cabo cruzado q pudesse levar cmg, daí a não dar mto jeito andar com um cabo "remendado". Mas a tua ideia até foi boa, nessa situação. Faz-me lembrar o meu carregador do tlml q tem os fios pegados com fita cola... :-D
 
Ya fazem-te isso e fica-te barato... vai a uma daquelas mais pequenas e pronto.
Ou tu mesmo podes comprar um alicate de cravar os fios (fica-te um bocado mais caro mas já ficas com ele...) e fazes em casa... é muito simples basta pores os fios por ordem certa pores a cabeça da ficha na ranhura do alicate e fazer força e está pronto. Há uns muito caros que são mesmo profissionais e há outros pro desenrasque em casa que são menos de 10€.
 
O q quero é ligar um port com XP a um port com Vista. Não tá fácil. Já vi várias threads, mas acho complicado, não tenho paciência para aqueles pormenoreszinhos de ips e protocolos e cenas assim, pra mim não são claros. Mas com paciência hei-de descobrir...
 
O q quero é ligar um port com XP a um port com Vista. Não tá fácil. Já vi várias threads, mas acho complicado, não tenho paciência para aqueles pormenoreszinhos de ips e protocolos e cenas assim, pra mim não são claros. Mas com paciência hei-de descobrir...
Eu ainda não liguei dois computadores directamente XP<--->Vista, apenas XP<--->XP.
Mas se for idêntico, o que acho que não, pois ainda não explorei muito bem o Vista, eu só costumo fazer o seguinte:
Em ambos os computadores ir a "O meu computador", depois "Propriedades" e ir a "Nome do computador", lá dirá: "Para alterar o nome a este computador ou escolher um domínio, clique em "Modificar"", aí clicas em "Alterar", colocas então nos dois computadores um nome diferente para os identificares em "Nome de computador" e em "Grupo de trabalho" convém ter o mesmo nome.

Depois basta reiniciar ambos os computadores, partilhar pastas e Internet, é os passos que eu faço e são simples, espero ter contribuído. ;)
 
Back
Topo