diferença entre Dualcore, Core2Duo e Quadcore?

Alcobia

Power Member
1ºQual a diferença entre estes 3 tipos de processadores?
2ºO Quad tem 2 processadores e 4 nucleos por onde passa a informaçao ou tem 4 processadores e 4 nucleos?
 
pelo que o meu professor me disse é assim:

Dual core: 2 processadores com cache partilhada.
Core2Duo: 2 processadores mas com uma cache para cada um deles.
Quadcore: 4 processadores e com 2 deles uma cache parilhada e outros 2 a mesma coisa.

Mas alguem que perceba bem disto que confirme.
 
Dual core - um processador com dois nucleos que comunicam internamente entre si (estão agragados fisicamente, ou seja apenas uma "pastilha" de silicio)
Core2Duo - o mesmo que o anterior, simplesmente se trata de uma plataforma intel, a descrição em cima é genérica.
Quadcore - intel (de momento) 2x 2cores no mesmo processador (duas pastilhas de silicio que utilizam comunicação externa). amd uma pastilha de silicio com quatro cores que comunicam directamente entre si (evita a redundância de haver dois cores a efectuar o mesmo calculo)
 
vais voltar para o dark side é?

esse suporte nos intel é dado pelas motherboards (chipset). Mas acho que nos dias de hoje todas têm suporte dual channel, só se for na área das budget, mas mesmo assim duvido muito
 
Dual core: 2 processadores com cache partilhada.
Core2Duo: 2 processadores mas com uma cache para cada um deles.

Estás a falar dos Pentium Dual Core ou dos Dual Core em geral?

Depois, não existe "uma cache". A diferença, segundo o que dizes, seria cache L2 partilhada ou não partilhada. Não existem "duas caches" L2 por isso.

Quadcore - intel (de momento) 2x 2cores no mesmo processador (duas pastilhas de silicio que utilizam comunicação externa). amd uma pastilha de silicio com quatro cores que comunicam directamente entre si (evita a redundância de haver dois cores a efectuar o mesmo calculo)

Acho que os QCore a 45nm já são nativos e não dois Dual Core colados.

Já agora, e todos estes possuem dual-channel (ou coisa do género) ?
(já tou fora do mundo intel á algum tempo hihihi)

Pois, nota-se :x

O Dual Channel existir só depende da mboard (desde o socket 478 até hoje, o LGA775 - falando apenas de CPUs desktop, que o resto não sei), visto que o CPU nem tem controlador de memória integrado, como acontece nos AMD.
 
a minha questão é relativamente a um portatil, mais concretamente o Portátil HP G7018ep, e como não me sabem dar certezas (pretendia trocar 1 dos dimms de 512mb por 1Gb). Então no cpu-Z dirá, correcto ?
(não vou mudar o desktop pra o dark-side tão cedo ;) )

dank :)
 
Última edição:
Sim, o cpu-z dirá.

Mas 1GB+512MB não vai ficar em Dual Channel. Só se for 2x512 ou 2x1GB ou - em mboards com 4 slots - 4x512 ou (2x512 + 2x512), etc.

E, sendo uma plataforma recente, duvido que não tenha. Só se for um portátil ultra-low-low-low-low-cost.
 
Acho que os QCore a 45nm já são nativos e não dois Dual Core colados.

não são não, os kentsfield, ou lá que porra é, que prai veem é que já são quadcore nativo

http://www.tomshardware.com/2007/10/29/intel_penryn_4ghz_with_air_cooling/page5.html

yorkfield (45nm quad intel)
intel_penryn_45_nm_yorkfield_die.jpg
 
1ºQual a diferença entre estes 3 tipos de processadores?
2ºO Quad tem 2 processadores e 4 nucleos por onde passa a informaçao ou tem 4 processadores e 4 nucleos?

Julgo que se leres isto vais ficar com melhores noções.

É melhor do que tar a dar bitaites. E às vezes não conseguir explicar por palavras que outros possam perceber.

Julgo que da forma como está explicado, qualquer utilizador irá ter uma melhor noção de dual core e quad core.

Aqui também poderás ter mais alguma info, mas neste caso em algo concreto.
 
Back
Topo