1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

diferença entre Dualcore, Core2Duo e Quadcore?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Alcobia, 12 de Abril de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 5422)

1. Alcobia

Alcobia Power Member

1ºQual a diferença entre estes 3 tipos de processadores?
    2ºO Quad tem 2 processadores e 4 nucleos por onde passa a informaçao ou tem 4 processadores e 4 nucleos?

2. DezZzO

DezZzO Power Member

pelo que o meu professor me disse é assim:

Dual core: 2 processadores com cache partilhada.
    Core2Duo: 2 processadores mas com uma cache para cada um deles.
    Quadcore: 4 processadores e com 2 deles uma cache parilhada e outros 2 a mesma coisa.

Mas alguem que perceba bem disto que confirme.

3. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Dual core - um processador com dois nucleos que comunicam internamente entre si (estão agragados fisicamente, ou seja apenas uma "pastilha" de silicio)
    Core2Duo - o mesmo que o anterior, simplesmente se trata de uma plataforma intel, a descrição em cima é genérica.
    Quadcore - intel (de momento) 2x 2cores no mesmo processador (duas pastilhas de silicio que utilizam comunicação externa). amd uma pastilha de silicio com quatro cores que comunicam directamente entre si (evita a redundância de haver dois cores a efectuar o mesmo calculo)

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Já agora, e todos estes possuem dual-channel (ou coisa do género) ?
    (já tou fora do mundo intel á algum tempo hihihi)

5. possessed

vais voltar para o dark side é?

esse suporte nos intel é dado pelas motherboards (chipset). Mas acho que nos dias de hoje todas têm suporte dual channel, só se for na área das budget, mas mesmo assim duvido muito

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Estás a falar dos Pentium Dual Core ou dos Dual Core em geral?

Depois, não existe "uma cache". A diferença, segundo o que dizes, seria cache L2 partilhada ou não partilhada. Não existem "duas caches" L2 por isso.

Acho que os QCore a 45nm já são nativos e não dois Dual Core colados.

Pois, nota-se :x

O Dual Channel existir só depende da mboard (desde o socket 478 até hoje, o LGA775 - falando apenas de CPUs desktop, que o resto não sei), visto que o CPU nem tem controlador de memória integrado, como acontece nos AMD.

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

a minha questão é relativamente a um portatil, mais concretamente o Portátil HP G7018ep, e como não me sabem dar certezas (pretendia trocar 1 dos dimms de 512mb por 1Gb). Então no cpu-Z dirá, correcto ?
    (não vou mudar o desktop pra o dark-side tão cedo ;) )

dank :)

Última edição: 12 de Abril de 2008
  8. WindWalker

WindWalker Power Member

Sim, o cpu-z dirá.

Mas 1GB+512MB não vai ficar em Dual Channel. Só se for 2x512 ou 2x1GB ou - em mboards com 4 slots - 4x512 ou (2x512 + 2x512), etc.

E, sendo uma plataforma recente, duvido que não tenha. Só se for um portátil ultra-low-low-low-low-cost.

9. possessed

10. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

Julgo que se leres isto vais ficar com melhores noções.

É melhor do que tar a dar bitaites. E às vezes não conseguir explicar por palavras que outros possam perceber.

Julgo que da forma como está explicado, qualquer utilizador irá ter uma melhor noção de dual core e quad core.

Aqui também poderás ter mais alguma info, mas neste caso em algo concreto.

Partilhar esta Página