diferenca entre qb pascal

raiderr

Membro
Boas povo, comecei agora a programação e surgiu me a duvida de qual será melhor linguagem qbasic ou pascal... Terá mesmo de ser estas duas por isso não me deem outras sugestões.
Gostava que me dissessem porques sff

Obrigado
 
Ceus, uma mais morta que a outra...

O que se segue? Vais seguir Medicina e vais treinar lobotomias?
Ou construção civil e estudar a construção de prédios à base de ramos de arvores e lama?

Eu não estou a insultar ninguém, é que é mesmo essa a perspectiva das coisas!

Mal por mal... Pascal, I guess... qbasic está demasiado morto e já se distancia imenso do VB .NET
 
pois :s eu tambem tenho opinão parecida... mas não posso fazer nada são essas as linguagens que vou estudar e dava me geito saber pelo menos as diferenças...
 
com pascal tens várias vantagens, as principais:

- Procedimental
- Compilada
- Acho que já há uma versão que admite classes e objectos
 
Epá qb?

Isso nunca foi nem será uma linguagem, isto na minha opinão. o pascal é muito bom para começar a aprender...
Mas não uses o dos pascal usa já o turbo pascal pelo menos já tem um IDE bem melhor...
Além disso o Pascal utiliza técnicas de programação bem melhores que o qb
 
se é linguagem ou não, não sei. É certo que tenho que apresentar um trabalhinho sobre as principais diferenças e não encontro nada em linguagem "legivel" pela internet, se me puderem ajudar ajudem se não não respondam... É apenas a iniciação depois vamos dar vb, C, Java ...
 
Armadillo tu que já trabalhaste com QBasic sabes me dizer as suas principais caracteristicas? e programas que posso fazer em qbasic e não em pascal e vice-versa?
obrigado desde ja
 
em qbasic, do que eu me lembro, "só" nao podes compilar os ficheiros e torna-los num ".exe". de resto contem as funçoes normais de uma linguagem de programação, incluindo uma unidade gráfica.

aqui mais detalhes.
Se quiseres o qbasic, tens aqui, directamente da Microsoft o download. Aconselho-te a leres o ficheiro de ajuda do qbasic, que é muito completo.

cumps
 
eu o primeiro programa que fiz foi em QBasic...mas foi mais no contexto de ter 12 anos e pedir ao meu pai (que programa em Fortran :D) para me ensinar e, não sei bem porquê, ele optou por essa linguagem para me ensinar a fazer uma calculadora e um login banal. não lhe voltei a pegar, não aprendi verdadeiramente a programas mas também era novo e não tinha assim muito interesse.

concordo com o acima dito que, numa perspectiva de aprendizagem, Pascal é largamente superior.

----

quanto ao percurso de linguagens a seguir, esse php parece-me um bocado outsider em termos de linha de raciocínio :P concordo com o MadOnion no percurso sugerido :>
 
bem... neste momento estou a dar pascal, mas acho que não vou aprender muito :s sei que pro 11 ano vou po vb dps n sei mas acho que é php e dps java.
Mas php não está na linha de raciocínio pk?
 
bem... neste momento estou a dar pascal, mas acho que não vou aprender muito :s sei que pro 11 ano vou po vb dps n sei mas acho que é php e dps java.
Mas php não está na linha de raciocínio pk?

PHP é uma linguagem de programação como as demais. Mas é orientada à programa web. É isso que gostas? É isso que queres? Se assim for, podes seguir por aí.
Caso contrário, continua com a mesma linha de linguagens de programação, da programação imperativa, depois funcional e quiça orientada a objectos.
Depois, the sky is the limit.
 
Eu no curso de gestao e programação de sistemas informaticos comecei por Pascal, passei pelo QBasic e voltei ao pascal. E parece que no final do ano tenho de fazer um trabalho sobre tudo o que aprendi...

Quando passar para o 11º a prof. disse que iamos aprendet VB.
 
Back
Topo