Diferença entre router e modem/router

xamonix

Power Member
Olá malta

Já fiz aqui uma pesquisa mas não consegui encontrar concretamente a resposta para o meu problema.

Qual a diferença entre um router e um modem/router? Quero montar um rede cá em casa e terei que comprar um destes aparelhos, certo? Já tenho uma ligação ADSL com um modem Speedtouch 330. Tinha uma ligação 512K da ONI e mudei agora para o CLIX 4 Mb. Terei que mudar o modem para suportar esta ligação? O CLIX recomenda um modem com compatibilidade ADSL 2+. Sinceramente estou muito confuso, esclareçam-me por favor! Obrigado desde já.

RickPinto

Power Member
Bom dia!!
Antes de mais há que entender a diferença...

Um Router comum só funciona se já tiveres um modem. Ou seja, ligas o modem ao router, através de um cabo RJ45 (Comuns cabos de rede), e depois ligas o router aos pcs, quer seja por wireless ou tb por RJ45.

No caso de um Router/modem, significa que possui as duas funções ao mesmo tempo, numa máquina só. Neste caso liga-se o aparelho directamente à entrada de telefone/cabo, e depois aos pcs através de wireless ou RJ45.

Um problema que já me apareceu no caso da Sapo, por exemplo, é que os modems que eles utilizam são por usb, sem nenhuma saída RJ45, o que obriga os utilizadores a comprar um Router/modem, já que os Routers comuns só recebem informação através de entradas RJ45.

Se o teu modem tiver uma saída RJ45, então podes comprar um router comum, se não tiver, és obrigado a comprar um Router/modem.

Eu não conheço nenhum caso clix. É uma questão de esperares por alguem que tenha e te ilucide melhor.

Espero ter sido útil. Abraço!!

xamonix

Power Member
Sim duvida que foste útil, obrigado!

Só para dar ideia da preparação com que algumas lojas "equipam" os seus funcionários, fui a uma loja Worten e pedi para me esclarecerem este assunto, resultado: fiquei ainda mais confuso, inclusivé até me disseram que só com o router ficaria despachado, sem haver necessidade de utilizar um modem.

Só há uma coisa que ficou por esclarecer sendo o modem que tenho (speedtouch 330) antigo, terei necessidade de o substituir sendo que a velocidade de ligação que tenho agora é de 4 Mb em vez da anterior que era de 512K? E o que é isso de ADSL 2+ ???
Outra coisa, esses routers wireless são eficazes ou haverá diferenças de performance? Sendo assim qual recomendam?

Obrigado mais uma vez.

redshot

ElectroUser
Boas.

Se bem me lembro, o Speedtouch 330 dá até 8mb. Vi isso no Diagnosis, aparece lá max bandwidth ou parecido...

Eu também tinha a oni 512, e agora tenho a clix 2mb.

RickPinto

Power Member
O amigo redshot está correcto. O máximo que esse modem consegue é uma velocidade de 8Mb. Já o vi no manual. E tb já conclui que tens mesmo de comprar um router/modem, já que este não suporta entradas RJ45.

Quanto à eficácia dos routers, se te estás a referir ao wireless, tudo depende do local onde o colocas... Se te referes à velocidade, pelo menos no meu caso, ela desce um pouco, mas nada de especial, já que o router precisa de espaço de manobra caso um outro pc, tb queira ter acesso à net. Mas no meu caso é diferente já que tenho 5 pcs e 1 ipod touch, no mesmo router!!! :007:

Quanto ao ADSL 2+, é uma simples actualização de hardware, que comparado com o 1º ADSL, permite um substancial aumento de performance. Este permite um máximo de 24Mbps em download e 1Mbps em upload enquanto o ADSL comum, só permite no máximo 8Mbps em download.

Abraço!!!
Qq coisa dispõe!!