Diferença entre router e modem/router

xamonix

Power Member
Olá malta

Já fiz aqui uma pesquisa mas não consegui encontrar concretamente a resposta para o meu problema.

Qual a diferença entre um router e um modem/router? Quero montar um rede cá em casa e terei que comprar um destes aparelhos, certo? Já tenho uma ligação ADSL com um modem Speedtouch 330. Tinha uma ligação 512K da ONI e mudei agora para o CLIX 4 Mb. Terei que mudar o modem para suportar esta ligação? O CLIX recomenda um modem com compatibilidade ADSL 2+. Sinceramente estou muito confuso, esclareçam-me por favor! Obrigado desde já.
 
Bom dia!!
Antes de mais há que entender a diferença...

Um Router comum só funciona se já tiveres um modem. Ou seja, ligas o modem ao router, através de um cabo RJ45 (Comuns cabos de rede), e depois ligas o router aos pcs, quer seja por wireless ou tb por RJ45.

No caso de um Router/modem, significa que possui as duas funções ao mesmo tempo, numa máquina só. Neste caso liga-se o aparelho directamente à entrada de telefone/cabo, e depois aos pcs através de wireless ou RJ45.

Um problema que já me apareceu no caso da Sapo, por exemplo, é que os modems que eles utilizam são por usb, sem nenhuma saída RJ45, o que obriga os utilizadores a comprar um Router/modem, já que os Routers comuns só recebem informação através de entradas RJ45.

Se o teu modem tiver uma saída RJ45, então podes comprar um router comum, se não tiver, és obrigado a comprar um Router/modem.

Eu não conheço nenhum caso clix. É uma questão de esperares por alguem que tenha e te ilucide melhor.

Espero ter sido útil. Abraço!!
 
Sim duvida que foste útil, obrigado!

Só para dar ideia da preparação com que algumas lojas "equipam" os seus funcionários, fui a uma loja Worten e pedi para me esclarecerem este assunto, resultado: fiquei ainda mais confuso, inclusivé até me disseram que só com o router ficaria despachado, sem haver necessidade de utilizar um modem.

Só há uma coisa que ficou por esclarecer sendo o modem que tenho (speedtouch 330) antigo, terei necessidade de o substituir sendo que a velocidade de ligação que tenho agora é de 4 Mb em vez da anterior que era de 512K? E o que é isso de ADSL 2+ ???
Outra coisa, esses routers wireless são eficazes ou haverá diferenças de performance? Sendo assim qual recomendam?

Obrigado mais uma vez.
 
Boas.

Se bem me lembro, o Speedtouch 330 dá até 8mb. Vi isso no Diagnosis, aparece lá max bandwidth ou parecido...

Eu também tinha a oni 512, e agora tenho a clix 2mb.
 
O amigo redshot está correcto. O máximo que esse modem consegue é uma velocidade de 8Mb. Já o vi no manual. E tb já conclui que tens mesmo de comprar um router/modem, já que este não suporta entradas RJ45.

Quanto à eficácia dos routers, se te estás a referir ao wireless, tudo depende do local onde o colocas... Se te referes à velocidade, pelo menos no meu caso, ela desce um pouco, mas nada de especial, já que o router precisa de espaço de manobra caso um outro pc, tb queira ter acesso à net. Mas no meu caso é diferente já que tenho 5 pcs e 1 ipod touch, no mesmo router!!! :007:

Quanto ao ADSL 2+, é uma simples actualização de hardware, que comparado com o 1º ADSL, permite um substancial aumento de performance. Este permite um máximo de 24Mbps em download e 1Mbps em upload enquanto o ADSL comum, só permite no máximo 8Mbps em download.

Abraço!!!
Qq coisa dispõe!!
 
Back
Topo