Diferença entre thermister e diodo?

VinE

Power Member
Alguém me poderia explicar qual é..? :S


EDIT: Já agora, estou a falar nos sensores do CPU, que é um belo dum Athlon XP 1600+, core Palomino, daqueles que aquecem até aos 95 antes de se desligarem :D
 
Última edição:
Simples e de grosso modo:

Um termistor é uma resistência que altera a suas propriedades (valor resistivo) consoante a temperatura que é aplicada à mesma. Num circuito, podes medir uma temperatura.

Um díodo é um dispositivo semicondutor que deixa passar corrente pela polarização directa (tensão) dos seus terminais, i.e., deixa passar corrente numa única direcção. Pensa nele como uma válvula.

... podias ser mais específico no que queres realmente saber?

Edit: os cpu's têm normalmente um díodo acoplado. Infelizmente, em vez de ser colocado perto do centro, são, por norma, postos na periferia (pelo que tenho visto). O que é mau porque, isso origina erros grandes. Depois o valor obtido é dado porque a capacidade condutora do díodo é afectada pela temperatura, logo, medindo a variação em corrente pode-se obter uma leitura da temperatura. O problema número dois é que a calibração da medição do díodo térmico é meio amacacada. Normalmente espeta-se um integrado da maxim (6657 por exemplo) e obtem-se uma leitura em tensão á saida que a motherboard consegue ler... que muitas vezes ainda leva um ajuste via uma equação polinomial manhosa para dar uma resposta linear.
É por isso que se tem muitas vezes erros de 6,7 ou mais.

As motherboards, por debaixo da socket, tinham (algumas já estão a remover o dito cujo), um termistor. O que, note-se, não é melhor que o díodo. Ao não ter um contacto decente com o processador, mal se tenha uma ventoinha que mova ar na caixa, dá logo um erro estúpido nas leituras, mesmo que esteja minimamente calibrado, o que, normalmente, não está... e venha os bons 10º C ou mais de erro. Ou 20 ºC ,se se lembrares da Abit e a famosa bios. Para quê comprar um dissipador melhor se a nova revisão da bios tira 10ºC às leituras? ... :D

Os aerogates e amigos, trazem sensores de temperatura tipo termistores (pelo que tenho visto). Apesar de serem marginalmente melhores, ainda têm prai entre 4 a 6º C de erro, e são susceptíveis a EMF, etc, e sofrem dos mesmos problemas acima descritos. É a diferença de comprar um medidor da Fluke que custa 300 euro com um sensor, e que dá leituras com erros de 0.5ºC se tanto (o que não é nada mau) , e um qualquercoisa gate que custa 40 euro.

(podia dissertar mais mas, acho que seria informação a mais , er... acho que isto já é :) ).
 
Última edição:
tb tens os diodos de zenner que deixam passar so determinada voltagem (consoante o diodo aplicado) quando inversamente polarizados, directamente polarizados funcionam de forma normal :D
 
Resumindo a minha dúvida, tive uma fuga no meu reservatório, e como queria fazer algumas alterações decidi reverter a air cooling durante uns tempos pra pensar o q vou fazer..

Para ver as temperaturas uso, como sempre, o speedfan. E ao brincar com as configs,encontrei lá, dentro das opcoes do processador, estas duas opinioes, a primeira mais estável, a segunda mais alta, e muito mais variante...
 
Back
Topo