Diferença entre um router, switch, hub e bridge

petersaints

Power Member
Tenho andado um pouco à nora a tentar delinear exactamente a diferença entre estes dispositivos... as fontes que consulto são um pouco contraditórias, compreendo que alguns funcionam a nivel 2, MAC Address, outros a nivel 3, com IPs. E ainda que uns transmitem em unicast, multicast ou broadcast. Eu percebo o que é isso do nivel 2 e 3 e dos vários tipos de -cast. Só queria saber como é cada um dos casos ;) Se alguém fizer o favor de explicar e/ou me encaminhar para um página que explique bem agradecia imenso :)
 
- Hub funcionam na camada 1 do modelo OSI, ou seja são burros e todos os sinais electricos que recebem num porta replicam para todas as otras, pode-se dizer que é uma espécie de broadcast.
- Switch funciona na camada 2 (Camada Ethernet 802.3) e é capaz de aprender os endereços MAC de cada terminal que se encontra ligado a cada porta. Desta forma qdo recebem uma trama ethernet numa porta veêm em que porta está o terminal a que essa trama se destina e envia a trama apenas por essa porta. Qdo não sabe em que porta esta o terminal destino manda para todas as portas (broadcast) a trama recebida. Para um switch, tramas multicast são transmitidas para todas as portas (broadcast)
- router funciona ao nivel ip e em vez de olhar para endereços mac, olha para endereços ip. Como tal pode enviar pacotes unicast, multicast (se correr protocolos de routing multicast) e broadcast obviamente.

bridge (ha varias definiçoes) para mim é um switch que funciona entre tecnologias fisicas distintas, por exemplo um switch que encaminha tramas ethernet entre 100 base-tx (ethernet sobre cat5) e 100 base fx (ethernet sobre fibra optica)
 
Um switch é um bridge com mais portas e mais rápido, regra geral. De resto não tem diferenças.

Outra coisa a apontar é que o router é o único desses dispositivos que permite a comunicação entre redes diferentes. Isto olhando para o significado puro do objecto. Porque tens switches que permitem essa comunicação também.
 
alguem me pode dar uma informação?

preciso de saber [FONT=&quot]em que nível do modelo osi funciona o router, o switch e o hub???

obrigado!!!!
[/FONT]
 
Back
Topo