1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Diferença entre um router, switch, hub e bridge

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por petersaints, 30 de Outubro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 4699)

  1. petersaints

    petersaints Power Member

    Tenho andado um pouco à nora a tentar delinear exactamente a diferença entre estes dispositivos... as fontes que consulto são um pouco contraditórias, compreendo que alguns funcionam a nivel 2, MAC Address, outros a nivel 3, com IPs. E ainda que uns transmitem em unicast, multicast ou broadcast. Eu percebo o que é isso do nivel 2 e 3 e dos vários tipos de -cast. Só queria saber como é cada um dos casos ;) Se alguém fizer o favor de explicar e/ou me encaminhar para um página que explique bem agradecia imenso :)
     
  2. etvanp

    etvanp Power Member

    - Hub funcionam na camada 1 do modelo OSI, ou seja são burros e todos os sinais electricos que recebem num porta replicam para todas as otras, pode-se dizer que é uma espécie de broadcast.
    - Switch funciona na camada 2 (Camada Ethernet 802.3) e é capaz de aprender os endereços MAC de cada terminal que se encontra ligado a cada porta. Desta forma qdo recebem uma trama ethernet numa porta veêm em que porta está o terminal a que essa trama se destina e envia a trama apenas por essa porta. Qdo não sabe em que porta esta o terminal destino manda para todas as portas (broadcast) a trama recebida. Para um switch, tramas multicast são transmitidas para todas as portas (broadcast)
    - router funciona ao nivel ip e em vez de olhar para endereços mac, olha para endereços ip. Como tal pode enviar pacotes unicast, multicast (se correr protocolos de routing multicast) e broadcast obviamente.

    bridge (ha varias definiçoes) para mim é um switch que funciona entre tecnologias fisicas distintas, por exemplo um switch que encaminha tramas ethernet entre 100 base-tx (ethernet sobre cat5) e 100 base fx (ethernet sobre fibra optica)
     
  3. nothing

    nothing Power Member

    Um switch é um bridge com mais portas e mais rápido, regra geral. De resto não tem diferenças.

    Outra coisa a apontar é que o router é o único desses dispositivos que permite a comunicação entre redes diferentes. Isto olhando para o significado puro do objecto. Porque tens switches que permitem essa comunicação também.
     
  4. alguem me pode dar uma informação?

    preciso de saber [FONT=&quot]em que nível do modelo osi funciona o router, o switch e o hub???

    obrigado!!!!
    [/FONT]
     
  5. Kain

    Kain Power Member

    Como está no primeiro post, niveis 3, 2 e 1 respectivamente, embora tenhas switchs de layer 3 tb
     
  6. petersaints

    petersaints Power Member

    Muito obrigado pelos esclarecimentos ;)
     

Partilhar esta Página