1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Diferenças de velocidade de download windows vs. mac

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por xantia, 11 de Dezembro de 2007. (Respostas: 1; Visualizações: 1081)

1. xantia

xantia Power Member

Bom dia
    Verifiquei algo para o qual não tenho explicação, pelo que decidi consultá-los.
    Recentemente tornei-me um utilizador mac (imac 2.4, 1GB, com MAC OSX e WIN XP através de bootcamp) numa altura em que estava num processo (doloroso e lento) de migração do Sapo ADSL (diziam estes que a minha linha não podia dar mais do que 1 Mbps) para Vodafone ADSL. Tinha feito a adesão ao Vodafone ADSL em 15 de Outubro, aproveitando a promoção, e só ontem se efectuou a activação (Aleluia!). Depois de verificar que a linha adsl estava activada fui verificar velocidades com o speedmeter da FCCN dado que o modem-router da vodafone (speedtouch) aparentemente não dá para ver esse importante detalhe. A ligação entre o router e o Imac é sem-fios.
    Aqui surge a primeira surpresa: Com o imac a trabalhar em Windows XP a velocidade que obtenho é de cerca de 9 Mbps (confirmada com o download de 700 MB dum servidor ftp), mas com o imac a trabalhar em MAC OSX, obtenho 14-15 Mbps! (também confirmada com o mesmo ficheiro e proveniência, 10 minutos mais tarde). Fiz esta experiência várias vezes e os valores eram sempre de 8 a 9 Mbps para Win XP e de 14 a 15 Mbps para MAC!
    Por outro lado, resolvi ligar directamente um portátil (win XP), já com 7 anos, ao router por cabo e deu 12-13 Mbps, ao passo que utilizando wireless neste portátil dava cerca de 6-7 Mbps, também este diferente.
    Ainda não liguei o imac por cabo porque não me dá muito jeito, mas estou curioso.
    Alguém me pode explicar estas diferenças?

2. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

É complicado explicar essas coisas...

A ligação TCP IP depende de muitos factores, inclusivamente de alguns parametros que são diferentes de sistema para sistema (MTU's por exemplo).
    Além disso o facto de existir mecanismos de caching em alguns servidores poderá causar as discrepâncias, por exemplo o ficheiro A vindo do server XPTO duas vezes ou o mesmo ficheiro vir de outro servidor (com o mesmo dns, mas numa máquina diferente no caso de ser uma farm)...

Partilhar esta Página