Diferenças entre Apple España e Apple Portugal IMC (aka Interbog)

Demiurgo

Xerife de Nottingham
Como a maioria de vocês sabe, a Apple iniciou uma recolha de quase dois milhões de baterias de diversos portáteis.

Calhou que a bateria do meu powerbook estivesse abrangida por esta (e por uma anterior) campanha de recolha.

Como utilizador diligente, fui ao site português da Apple e contactei a Interlog para saber como proceder à troca de bateria, enviando em Agosto um email para o endereço indicado:

Exmos. Srs.,
Sendo dono de um Powerbook 15" de Março de 2005 e seguindo as instruções constantes da primeira página do vosso site, venho requerer instruções sobre a forma de proceder à troca da seguinte bateria:
N.º de série do portátil W85070JSSQ6
Modelo A1078
N.º de série da bateria: 3X5041G1RJPC
Agradecia que entrassem em contacto comigo para o telefone 91...........
Atenciosamente,
Pedro Telles


Resposta da Interlog:

Bom dia
Deverá contactar qualquer centro de assistência autorizado:
> http://web.apple.com.pt/por/suporte/
Cumprimentos
......................
Apple IMC Portugal
Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso 1 Dto
2610 - 171 Alfragide- Amadora


Voltei a enviar um mail, onde confesso que transparece algum do meu mau feitio e pouca paciência para estas coisas:

Exma. Sra.,

Agradecendo desde já a resposta rápida, confesso que não compreendo por que motivo no site português da apple nos pedem para entrarmos em contacto directamente com V. Exas. através deste endereço de email.

Aliás, passo mesmo a transcrever a página a que me dirigi:

Programa de troca de baterias de Powerbook G4 de 12" e 15"e iBook G4 12"

Em colaboração com a CPSC (EUA) e outras autoridades de segurança internacionais, a Apple está a recuperar certas baterias de ions de lítio recarregáveis que foram vendidas em todo o mundo de Outubro de 2004 até Maio de 2005. Estas baterias contém elementos fabricados pela LG Chem, Ltd.

As baterias consideradas neste programa são usadas em iBooks G4 12", Powerbooks G4 12" e Powerbooks G4 15", são dos modelos A1061, A1078, e A1079 e números de série que vão do HQ441 até HQ507 e 3X446 até 3X510. O modelo e número de série encontram-se na etiqueta existente na parte de baixo da bateria e podem ser verificados retirando a bateria do portátil. O número de série está impresso a letras negras ou cinzentas escuro por baixo de um código de barras. No quadro abaixo pode verificar se a bateria do seu portátil se qualifica para este programa:
tudo


Nota: Se o número de série e modelo não corresponder aos indicados acima a bateria não será considerada para o este programa e não necessita ser trocada.

Procedimento:

Contactar um centro de assistência autorizado, http://www.apple.com.pt/suporte/ ou enviar email para [email protected], caso deseje trocar a bateria directamente na Apple IMC Portugal – Interlog Informática, SA. com a informação:

Número de série do portátil
Modelo da bateria
Número de série da bateria
Nome e contacto do cliente final


Todas as baterias deverão ser totalmente descarregadas antes de serem devolvidas à Apple:
• Com a bateria colocada no portátil desligar o adaptador e ligar o powerbook.
• Ir ao menu da maçã, abrir as preferências do sistema e seleccionar no economizador de energia a preferência maior desempenho
• Deixe o seu portátil funcionar só com a bateria até o powerbook entrar em "sleep". Este procedimento deverá durar cerca de 4 horas ou menos dependendo do nivel de energia existente na bateria. Para descarregar mais rapidamente: coloque um DVD, ou um CD (no iTunes ligando o "Visualizer") ou no Jogo de Xadrez (Computador X Computador)
• Importante: Lembre-se sempre de desligar o adaptador antes de descarregar a bateria. Não deixe o seu portátil sem vigia enquanto descarrega a bateria.


Naturalmente que enviando eu um email para V.Exas. - seguindo as instruções acima transcritas e presentes no site português da Apple - pretendia que a minha bateria fosse trocada directamente na Apple IMC Portugal e não através de um centro de assistência autorizado.

Gostaria pois de saber se tenho efectivamente de me dirigir a um centro de assistência ou se a Apple IMC poderá efectuar a troca, conforme se disponibiliza a tal na página que transcrevi.

Atenciosamente,

Pedro Telles


Ao que a Interlog voltou a replicar, desta feita de uma forma um pouco mais prestável, embora longe (muito longe) do que eu pretendia:

Bom dia

Pode também fazer chegar a sua bateria com cópia da sua factura e número de série do seu equipamento (mencionando também os seus dados, nome, morada e contribuinte) à nossa morada indicada abaixo:

Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso -1
2610 - 171 Alfragide- Amadora


O nosso horário 09:13 e das 14:18h.

Cumprimentos



Basicamente a Interlog queria que eu mandasse para lá a bateria e depois logo se veria. Como sou um tipo a modos que desconfiado, não gosto de ficar totalmente dependente de terceiros e não me apetecia estar a enviar para lá a minha bateria sem a certeza de que outra me seria enviada. Acresce a total indefinição de prazos de resolução do assunto.

Como vinha viver para Espanha em Setembro decidi esperar até estar aqui para iniciar o procedimento de troca.

Quando cá cheguei, fui ao ***** da Apple, registei a minha bateria (sem precisar, sequer, de indicar o meu contribuinte ou juntar cópia da factura) et voilá 8 dias depois tinha a bateria novinha em folha à minha espera, cortesia da UPS e com portes pagos (Holanda) para a devolução da antiga.

Assim se vê a diferença de funcionamento da mesma marca em cada um dos lados da fronteira.

Para terminar o assunto, falta mandar um último mail à Interlog (a qual, noutro momento, demorou quase 3 meses a substituir-me um teclado bluetooth) a mostrar como o negócio é conduzido aqui em Espanha.

E devolver a bateria velha, claro (não faço ideia onde entregar o pacote da UPS...).

PT
 
Simples e eu já escrevi varias vezes isto:

Portugal NÃO é mercado oficial Apple.
Espanha É mercado oficial Apple.

A Apple IMC Portugal até podes ser tu ou eu ou outra pessoa qualquer porque simplesmente "não" existe no "Universo comercial oficial Apple".

Considera a Espanha como "a" Apple Store e Portugal como a loja de esquina no mercado Ibérico Apple.

E ainda há o atrito/desaceleração dada pela Interlog que "comanda" o mercado Apple "Nacional".

Eu preferia a existencia de uma "Apple Iberica" à presente situação porque pelo menos ficavamos no "Mercado Oficial Apple" nem que para me repararem o computador, o tivesse que enviar para Madrid/Barcelona/bebidorme/etc.

PS: ainda há o caso da extinta MacLoja em Valença do Minho que para satisfazer os pedidos dos clientes, tinha que os ir buscar a Espanha dada a celeridade negativa da Interlog.
 
Última edição:
Para terminar o assunto, falta mandar um último mail à Interlog (a qual, noutro momento, demorou quase 3 meses a substituir-me um teclado bluetooth) a mostrar como o negócio é conduzido aqui em Espanha.

Faz isso mesmo, e podias fazer melhor, escrever isso mesmo à Apple para ver se acordam para a vida e para tomar consciência do que se passa aqui em Portugal.

Podiam muito bem criar a Apple Iberia que já se falou aqui, do que deixar o negócio nas mãos de terceiros.
 
Sox,

Mas o que eu acho mais espantoso é que esta minha experiência não passou propriamente pela apple espanhola.

Limitei-me a fazer o registo no ***** (por causa da morada) e a bateria foi-me enviada da Holanda, pelo que também poderia ter sido perfeitamente enviada para Portugal sob o mesmo esquema.

E reparem que estamos a falar de uma recolha mundial de baterias iniciada pela própria Apple, pelo que deveria ser indiferente se o país da compra fosse um com ou sem apple oficial.

Pior se forem ao site apple.com e procurarem os países para a troca directa, encontramos lá mercados desenvolvidos como Bangladesh, Brunei, Guam, Macau (lol), Paquistão, Sri Lanka ou Vietname. E para mim o trio maravilha: Fiji, Samoa e Tonga.

Gostava de saber quantos macs haverá em Tonga. Vejamos se a wikipedia ajuda:

Tonga's economy is characterized by a large nonmonetary sector and a heavy dependence on remittances from the half of the country's population that lives abroad, chiefly in Australia, New Zealand, and the United States.

The manufacturing sector consists of handicrafts and a few other very smallscale industries, all of which contribute only about 3% of GDP. Commercial business activities also are inconspicuous and, to a large extent, are dominated by the same large trading companies found throughout the South Pacific. In September 1974, the country's first commercial trading bank, the Bank of Tonga, opened.


E as melhores...

[/I]
GDP per capita $2,300 (2002)

Labour force 33,910 (1996)

[/I]

Certamente que com um PIB per capita de 2000 euros, haverá muito ibook e powerbook para equipar os pouco mais de trinta mil trabalhadores do magnífico arquipélago de Tonga.

Se até nesse fim-do-mundo é possível trocar directamente uma bateria, por que raio é que não poderá ser igual em Portugal?
 
Recentemente há casos (no ramo automóvel) de marcas que mudaram de importadores para representação directa e o serviço piorou provavelmente porque passou a depender de nublosas políticas centrais em vez duma certa orientação para as necessidades locais.

Resumindo na minha opinião, o problema é a interlog ser simplesmente má.
 
Limitei-me a fazer o registo no ***** (por causa da morada) e a bateria foi-me enviada da Holanda, pelo que também poderia ter sido perfeitamente enviada para Portugal sob o mesmo esquema.


Neste caso em Portugal tudo deve ter que passar pelas maos da Interlog, logo já se sabe, tudo onde existe intermediários demora mais tempo a ser resolvido e dá fruto a incompetências e a mal entendidos.

Mas acredito que mais cedo ou mais tarde isso irá mudar. E acho mesmo que devias mandar esse teu email para a Apple, pois enquanto não souberem o que se passa por aqui, e os descontentamentos de muitos dos seus clientes, não irão fazer nada para que isso mude.

Pior se forem ao site apple.com e procurarem os países para a troca directa, encontramos lá mercados desenvolvidos como Bangladesh, Brunei, Guam, Macau (lol), Paquistão, Sri Lanka ou Vietname. E para mim o trio maravilha: Fiji, Samoa e Tonga.

Esta matou-me :lol:

Mas não isto não será devido a fábricas de produção da Apple nesses países?

Só assim consigo compreender tal coisa.
 
Sox,

Coincidência...para todos esses países não há apple store, o que significa que não haverá apple nacional.

E também não me parece que haja uma fábrica de subcontratados da apple num país com uma população activa de 30 mil pessoas em que a actividade principal é a agricultura.

PT
 
Vou aqui falar de outro exemplo de mais um maravilha que a Apple Portugal é.
Eu no ano lectivo passado estudei na ETIC_ onde existem nas instalações da escola salas MAC. Ha salas totalemtne equipadas com Imac G5. Eu falei com um elemento, que conhecia como funcionava o processo de aquisiçaõ de material informático para a escola.
Encomendaram imac G5 para 2 salas de mac se não me engano, isto é cerca de 20 mac's.
Como tal contactaram a Apple Portugal IMC para o fornecimento das maquinas. Ora como aquilo é uma escola e os computadores estão normalmente em funcionamento o dia todo os tecnicos fizeram testes as maquinas deixando as ligadas durante uns dias. Conclusão elas desligavam se todas por aquecimento. Procurou se solução perante a IMC, a IMC disse que aquilo era devido ao modelo dakele imac G5 que é de uma geração que não possuía uma ventoinha ou respiradores, não me recordo de momento o preciso pormenor do defeito. Então a escola como tal disse, se as maquinas não funcionam ou tem que as trocar ou devolvemos. Ai a IMC começou a berrar, prometeu que mudava os mac's todos. Então a escola esperou e esperou pela solução mas solução nem ve la.
Reslução do problema, contactaram com a Apple Spain! Conclusão em 2 dias vieram ca a Portugal montar os mac's! Pois claro os gajos da IMC ficaram com cabeção!
Conclusão a apple ca em Portugal so serve mesmo é para meter mac's nas novelas e mais nada pelos vistos.

PS: E agora estou me a lembrar que os G5's da sala de pos-produção tb vieram com umas memorias quaisquer piratas que os G5's passavam a vida a crashar...mesmo so correndo por exemplo um DVD.
 
Vejam a ironia da situação! Então graças a esta thread fui pesquisar sobre que características eram necesáarias para a troca de uma bateria de um mpb. Fui espreitar por curiosidade so, ao site da apple. Decidi então verificar o modelo da bateria do meu macbook pro. Não é que a minha bateria esta dentro do modelo de baterias que estão a ser recolhidas mundialmente pela apple :'(.
Agora sim tou preocupado...não sei como então resolver isto? Quem ja mudou de bateria como fez? Basta ir a apple portugal IMC e dão me na altura? Ou algum representante deles?
ou terei mesmo que fazer isso de mandar vir de espanha?
Comprei o mac ha 1 semana e tou a ver que ja estou a ser encavado pela mac.
Mas tirando isso o MPB funciona as mil maravilhas e tou satisfeito com ele.

Se poderem ajudar me no modo como resolver esta troca de bateria agradecia.
 
Se o tens à uma semana e por acaso compras.te na ***** podes ir lá devolver o portátil ou dizes q queres trocar por outro..
Eu vou checkar a do meu qnd fizer reboot e se tb for abrangida vou à *****.
 
Se o problema é só a bateria eu verificava até quando é a recolha e usava isso a escavacar (a bateria claro) e depois quando chegasse a hora trocava

Baterias de borla ... olé
 
Tb estive na etic_ ha 2 anos mas eram powermac g5 1.6ghz k la havia e tb algusn g4 e tavam smp a bulir! nc paravam pa! de vez em kuando um progrma mais xato fexava-se e tal,mas de resto smp a mexer.

eu ja tive grandes stresses ca IMC por causa de um defeito de origem do meu PM G5 k so ao fim de 2 anos foi arranjado, nc soube do k era, so sei k me trocrma ao HD a Board e o CPU!

Ed_
 
Se o problema é só a bateria eu verificava até quando é a recolha e usava isso a escavacar (a bateria claro) e depois quando chegasse a hora trocava

Baterias de borla ... olé
lol, também é boa politica sem dúvida, mas as x's o processo de troca é mais trabalhoso (como o caso do tópico), a mim por exemplo n me convem ficar sem o portatil/com ele parado por causa da bateria ter de ser trocada..
 
E que tal queixarmo-nos através de uma petição?
Isso... bora todos abrirmos uma petição cada vez que pretendemos alguma coisa mudada! petições ftw! yupi! :-D

Agora a sério, não é com petições ONLINE que se consegue SEJA O QUE FÔR, pois elas NUNCA dão resultado algum.
Queixem-se é directamente á apple spain pois parece que normalmente resulta e eles resolvem rapidamente o problema, ao contrário da interlog (que não passa duma *normal* loja de computadores)
Se algum dia precisar de algo da apple é o que farei. À interlog? nunca.
 
Isto tudo deixa-me imensamente triste. E subscrevo-me: há pouco tempo, estive a comparar preços de memória, porque quero meter mais 512 MB no meu iMac. Vi o preço no site da Multiplezones (64.90 euros) e não me pareceu muito caro. Dias depois, quando me preparava para efectuar a compra, subiram o preço! 74.90!

Fui procurar a Espanha... na mesma loja (pois, existe Multiplezones e Apple Zone em Espanha) encontrei a mesma memória a 40 e tal EUROS!!!!

Como é que uma memória comprada aos "nuestros hermanos" pode ficar assim tão barata? Seguramente passando pelas "mãos" da Interlog.

E essa menção a Tonga... só mostra o quanto pobrezinhos podemos ser, por vezes. Mete pena :(
Mas isto tem de mudar... alguém que escreva ao Steve a fazer "queixa" da Interlog? :)
 
Back
Topo