Demiurgo
Xerife de Nottingham
Como a maioria de vocês sabe, a Apple iniciou uma recolha de quase dois milhões de baterias de diversos portáteis.
Calhou que a bateria do meu powerbook estivesse abrangida por esta (e por uma anterior) campanha de recolha.
Como utilizador diligente, fui ao site português da Apple e contactei a Interlog para saber como proceder à troca de bateria, enviando em Agosto um email para o endereço indicado:
Exmos. Srs.,
Sendo dono de um Powerbook 15" de Março de 2005 e seguindo as instruções constantes da primeira página do vosso site, venho requerer instruções sobre a forma de proceder à troca da seguinte bateria:
N.º de série do portátil W85070JSSQ6
Modelo A1078
N.º de série da bateria: 3X5041G1RJPC
Agradecia que entrassem em contacto comigo para o telefone 91...........
Atenciosamente,
Pedro Telles
Resposta da Interlog:
Bom dia
Deverá contactar qualquer centro de assistência autorizado:
> http://web.apple.com.pt/por/suporte/
Cumprimentos
......................
Apple IMC Portugal
Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso 1 Dto
2610 - 171 Alfragide- Amadora
Voltei a enviar um mail, onde confesso que transparece algum do meu mau feitio e pouca paciência para estas coisas:
Exma. Sra.,
Agradecendo desde já a resposta rápida, confesso que não compreendo por que motivo no site português da apple nos pedem para entrarmos em contacto directamente com V. Exas. através deste endereço de email.
Aliás, passo mesmo a transcrever a página a que me dirigi:
Programa de troca de baterias de Powerbook G4 de 12" e 15"e iBook G4 12"
Em colaboração com a CPSC (EUA) e outras autoridades de segurança internacionais, a Apple está a recuperar certas baterias de ions de lítio recarregáveis que foram vendidas em todo o mundo de Outubro de 2004 até Maio de 2005. Estas baterias contém elementos fabricados pela LG Chem, Ltd.
As baterias consideradas neste programa são usadas em iBooks G4 12", Powerbooks G4 12" e Powerbooks G4 15", são dos modelos A1061, A1078, e A1079 e números de série que vão do HQ441 até HQ507 e 3X446 até 3X510. O modelo e número de série encontram-se na etiqueta existente na parte de baixo da bateria e podem ser verificados retirando a bateria do portátil. O número de série está impresso a letras negras ou cinzentas escuro por baixo de um código de barras. No quadro abaixo pode verificar se a bateria do seu portátil se qualifica para este programa:
tudo
Nota: Se o número de série e modelo não corresponder aos indicados acima a bateria não será considerada para o este programa e não necessita ser trocada.
Procedimento:
Contactar um centro de assistência autorizado, http://www.apple.com.pt/suporte/ ou enviar email para [email protected], caso deseje trocar a bateria directamente na Apple IMC Portugal – Interlog Informática, SA. com a informação:
Número de série do portátil
Modelo da bateria
Número de série da bateria
Nome e contacto do cliente final
Todas as baterias deverão ser totalmente descarregadas antes de serem devolvidas à Apple:
• Com a bateria colocada no portátil desligar o adaptador e ligar o powerbook.
• Ir ao menu da maçã, abrir as preferências do sistema e seleccionar no economizador de energia a preferência maior desempenho
• Deixe o seu portátil funcionar só com a bateria até o powerbook entrar em "sleep". Este procedimento deverá durar cerca de 4 horas ou menos dependendo do nivel de energia existente na bateria. Para descarregar mais rapidamente: coloque um DVD, ou um CD (no iTunes ligando o "Visualizer") ou no Jogo de Xadrez (Computador X Computador)
• Importante: Lembre-se sempre de desligar o adaptador antes de descarregar a bateria. Não deixe o seu portátil sem vigia enquanto descarrega a bateria.
Naturalmente que enviando eu um email para V.Exas. - seguindo as instruções acima transcritas e presentes no site português da Apple - pretendia que a minha bateria fosse trocada directamente na Apple IMC Portugal e não através de um centro de assistência autorizado.
Gostaria pois de saber se tenho efectivamente de me dirigir a um centro de assistência ou se a Apple IMC poderá efectuar a troca, conforme se disponibiliza a tal na página que transcrevi.
Atenciosamente,
Pedro Telles
Ao que a Interlog voltou a replicar, desta feita de uma forma um pouco mais prestável, embora longe (muito longe) do que eu pretendia:
Bom dia
Pode também fazer chegar a sua bateria com cópia da sua factura e número de série do seu equipamento (mencionando também os seus dados, nome, morada e contribuinte) à nossa morada indicada abaixo:
Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso -1
2610 - 171 Alfragide- Amadora
O nosso horário 09:13 e das 14:18h.
Cumprimentos
Basicamente a Interlog queria que eu mandasse para lá a bateria e depois logo se veria. Como sou um tipo a modos que desconfiado, não gosto de ficar totalmente dependente de terceiros e não me apetecia estar a enviar para lá a minha bateria sem a certeza de que outra me seria enviada. Acresce a total indefinição de prazos de resolução do assunto.
Como vinha viver para Espanha em Setembro decidi esperar até estar aqui para iniciar o procedimento de troca.
Quando cá cheguei, fui ao ***** da Apple, registei a minha bateria (sem precisar, sequer, de indicar o meu contribuinte ou juntar cópia da factura) et voilá 8 dias depois tinha a bateria novinha em folha à minha espera, cortesia da UPS e com portes pagos (Holanda) para a devolução da antiga.
Assim se vê a diferença de funcionamento da mesma marca em cada um dos lados da fronteira.
Para terminar o assunto, falta mandar um último mail à Interlog (a qual, noutro momento, demorou quase 3 meses a substituir-me um teclado bluetooth) a mostrar como o negócio é conduzido aqui em Espanha.
E devolver a bateria velha, claro (não faço ideia onde entregar o pacote da UPS...).
PT
Calhou que a bateria do meu powerbook estivesse abrangida por esta (e por uma anterior) campanha de recolha.
Como utilizador diligente, fui ao site português da Apple e contactei a Interlog para saber como proceder à troca de bateria, enviando em Agosto um email para o endereço indicado:
Exmos. Srs.,
Sendo dono de um Powerbook 15" de Março de 2005 e seguindo as instruções constantes da primeira página do vosso site, venho requerer instruções sobre a forma de proceder à troca da seguinte bateria:
N.º de série do portátil W85070JSSQ6
Modelo A1078
N.º de série da bateria: 3X5041G1RJPC
Agradecia que entrassem em contacto comigo para o telefone 91...........
Atenciosamente,
Pedro Telles
Resposta da Interlog:
Bom dia
Deverá contactar qualquer centro de assistência autorizado:
> http://web.apple.com.pt/por/suporte/
Cumprimentos
......................
Apple IMC Portugal
Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso 1 Dto
2610 - 171 Alfragide- Amadora
Voltei a enviar um mail, onde confesso que transparece algum do meu mau feitio e pouca paciência para estas coisas:
Exma. Sra.,
Agradecendo desde já a resposta rápida, confesso que não compreendo por que motivo no site português da apple nos pedem para entrarmos em contacto directamente com V. Exas. através deste endereço de email.
Aliás, passo mesmo a transcrever a página a que me dirigi:
Programa de troca de baterias de Powerbook G4 de 12" e 15"e iBook G4 12"
Em colaboração com a CPSC (EUA) e outras autoridades de segurança internacionais, a Apple está a recuperar certas baterias de ions de lítio recarregáveis que foram vendidas em todo o mundo de Outubro de 2004 até Maio de 2005. Estas baterias contém elementos fabricados pela LG Chem, Ltd.
As baterias consideradas neste programa são usadas em iBooks G4 12", Powerbooks G4 12" e Powerbooks G4 15", são dos modelos A1061, A1078, e A1079 e números de série que vão do HQ441 até HQ507 e 3X446 até 3X510. O modelo e número de série encontram-se na etiqueta existente na parte de baixo da bateria e podem ser verificados retirando a bateria do portátil. O número de série está impresso a letras negras ou cinzentas escuro por baixo de um código de barras. No quadro abaixo pode verificar se a bateria do seu portátil se qualifica para este programa:
tudo
Nota: Se o número de série e modelo não corresponder aos indicados acima a bateria não será considerada para o este programa e não necessita ser trocada.
Procedimento:
Contactar um centro de assistência autorizado, http://www.apple.com.pt/suporte/ ou enviar email para [email protected], caso deseje trocar a bateria directamente na Apple IMC Portugal – Interlog Informática, SA. com a informação:
Número de série do portátil
Modelo da bateria
Número de série da bateria
Nome e contacto do cliente final
Todas as baterias deverão ser totalmente descarregadas antes de serem devolvidas à Apple:
• Com a bateria colocada no portátil desligar o adaptador e ligar o powerbook.
• Ir ao menu da maçã, abrir as preferências do sistema e seleccionar no economizador de energia a preferência maior desempenho
• Deixe o seu portátil funcionar só com a bateria até o powerbook entrar em "sleep". Este procedimento deverá durar cerca de 4 horas ou menos dependendo do nivel de energia existente na bateria. Para descarregar mais rapidamente: coloque um DVD, ou um CD (no iTunes ligando o "Visualizer") ou no Jogo de Xadrez (Computador X Computador)
• Importante: Lembre-se sempre de desligar o adaptador antes de descarregar a bateria. Não deixe o seu portátil sem vigia enquanto descarrega a bateria.
Naturalmente que enviando eu um email para V.Exas. - seguindo as instruções acima transcritas e presentes no site português da Apple - pretendia que a minha bateria fosse trocada directamente na Apple IMC Portugal e não através de um centro de assistência autorizado.
Gostaria pois de saber se tenho efectivamente de me dirigir a um centro de assistência ou se a Apple IMC poderá efectuar a troca, conforme se disponibiliza a tal na página que transcrevi.
Atenciosamente,
Pedro Telles
Ao que a Interlog voltou a replicar, desta feita de uma forma um pouco mais prestável, embora longe (muito longe) do que eu pretendia:
Bom dia
Pode também fazer chegar a sua bateria com cópia da sua factura e número de série do seu equipamento (mencionando também os seus dados, nome, morada e contribuinte) à nossa morada indicada abaixo:
Interlog Informática S.A.
Estrada do Seminário, Edif.Firmo Piso -1
2610 - 171 Alfragide- Amadora
O nosso horário 09:13 e das 14:18h.
Cumprimentos
Basicamente a Interlog queria que eu mandasse para lá a bateria e depois logo se veria. Como sou um tipo a modos que desconfiado, não gosto de ficar totalmente dependente de terceiros e não me apetecia estar a enviar para lá a minha bateria sem a certeza de que outra me seria enviada. Acresce a total indefinição de prazos de resolução do assunto.
Como vinha viver para Espanha em Setembro decidi esperar até estar aqui para iniciar o procedimento de troca.
Quando cá cheguei, fui ao ***** da Apple, registei a minha bateria (sem precisar, sequer, de indicar o meu contribuinte ou juntar cópia da factura) et voilá 8 dias depois tinha a bateria novinha em folha à minha espera, cortesia da UPS e com portes pagos (Holanda) para a devolução da antiga.
Assim se vê a diferença de funcionamento da mesma marca em cada um dos lados da fronteira.
Para terminar o assunto, falta mandar um último mail à Interlog (a qual, noutro momento, demorou quase 3 meses a substituir-me um teclado bluetooth) a mostrar como o negócio é conduzido aqui em Espanha.
E devolver a bateria velha, claro (não faço ideia onde entregar o pacote da UPS...).
PT