1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Diferenças entre Asus P5Q DELUXE e Asus P5Q-E

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por _cowboy_, 22 de Julho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 2841)

1. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

Boas pessoal, ando a ver bem as caracteristicas das boards para comprar uma e reparei que as caracteristicas das 2 board (P5Q DELUXE E P5Q-E) sao identicas.

As unicas diferenças que vi foram:
    A P5Q DELUXE , dá para ligar no máximo 10 portas USB 2.0 e a P5Q-E suporta no máximo 12 portas USB 2.0.
    A P5Q DELUXE é de 16 phases e a P5Q-E é de 8 phases.

E a ultima diferença é no preço, a P5Q DELUXE custa 165€ enquanto a P5Q-E custa 130.5€. (preços *****.net)

Para os preços serem diferentes tem que haver uma boa diferença entre as 2, que eu n sei qual é?

Alguem me pode dizer qual a importancia das phases nas motherboards?

Cumps

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

Boas

Os ditos "phases" são os componentes que regulam a voltagem que é fornecida ao CPU.

Portanto o que eu entendo de ter mais é que a voltagem vai ser mais linear, com menos quebras...portanto, mais estável.
    É mais em especial para Overclock, o que não quer dizer que não seja bom para uso comum também, pois deve aumentar o desempenho energético e a duração do CPU.

Cumps ;)

3. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

Entao a P5Q Deluxe dura mto mais tempo que a P5Q-E?

cumps

4. reiszink

reiszink Power Member

Depende da sorte de cada um, até pode a Deluxe avariar mais depressa, nestes casos não há nenhuma regra geral.

5. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu estava-me a referir ao CPU...

Não te preocupes com isso porque as motherboards são o componente que menos falha num computador, e logo a seguir deve vir o CPU...

6. JoaoAlves7

JoaoAlves7 Power Member

porque?

7. byakya_sama

byakya_sama Power Member

Tens mais hipótese de avariar as memórias, disco rígido, etc.

Claro, não penses com isto que não há motherboards ou cpus defeituosos.

Cumps

8. JoaoAlves7

JoaoAlves7 Power Member

tem a mesma probabilidade de avariar como todos os outros componentes! não?

cada caso e um caso!

9. NRaider

NRaider Power Member

Por acaso, avariam muito mais boards que cpu's, nestes últimos é mesmo raro terem avaria. :P

10. CaveMan

CaveMan Power Member

Eu como não precisava do crossfire comprei uma P5Q daquelas normais :p e até agora tem feito o trabalho dela.

11. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

Para quem n quer usar crossfire P5Q das normais chega, mas n tou a ver pk estas duas motherboards possuem uma diferença no preço.

34,5€ de diferença nos preços das duas é significativo, será que é por ter mais 8 phases?

12. rav3n

rav3n Power Member

tb tens o SSD gate express e mais umas tretas, eu achei que nao compensava

a alimentaçao de 8 fases da P5Q-E é bastante boa, é mais "refinada" do que a P5Q e P5Q-PRO, por exemplo

digo isto porque tendo todas 8 fases, a P5Q-E tem mais mosfets e condensadores à volta do socket

sinceramente acho, até alguem me provar o contrario, que a alimentaçao de 16 fases nao tem nehuma vantagem siginificativa sobre a de 8 fases da P5Q-E

13. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

Dá para explicar o que é o SSD gate express?

Cumps

14. rav3n

rav3n Power Member

permite correr o Gate express a partir de um SDD(e outros media do genero, suponho)
    o Gate express é um mini sistema operativo, que arranca bastante depressa(dizem eles), e contem browser, messenger e mais umas tretas

na P5Q-E o gate express só funciona se for instalado no disco rigido, e os discos tem de estar em IDE mode. como tenho raid nem sequer tentei

porreiro era o gate express vir onboard, numa rom, aí é que tinha verdadeiramente interesse

15. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

:lol: eu até pensava que isso do gate express vinha instalado na propria motherboard, isso assim, ser instalado no disco é mais uma partiçao no disco, bah.

Mas tb o gate express n é uma coisa mto importante.

16. rav3n

rav3n Power Member

acho que nao é preciso partição. pelo que andei a ver no manual acho que diziam para instalar no C:, como se de um programa se tratasse

17. _cowboy_

_cowboy_ Power Member

Que achas da tua P5Q-E? É maquina ou n?

De todas as motherboards que vi, a P5Q-E e deluxe foram as que me agradaram mais

18. rav3n

rav3n Power Member

para já parece, mas ainda nao tive hipotese de testar isto a sério
    mas pelo menos 500FSB rock stable faz com voltagens da board todas no "minimo"(aka 1º valor a seguir ao minimo)

o meu E6600 tem fsb wall a partir dos 500, tenho tb um E7200 que faz pelo menos 550 mas ainda nao consegui monta-lo pois tá sem IHS e nao faz contacto com a base do bloco

e tb quando passei da P5K-E para a P5Q-E nao montei o bloco de agua no *****, por causa da furação ser diferente(ainda nao tive hipotese de fazer uma retençao nova), e nao acho boa ideia ter isto 24/7 a ar @ FSB 500

Partilhar esta Página