Diferenças entre Canon 40d e 50d

na 40d só vejo este kit - aqui

vale a pena?

mesmo assim ainda vou pensar.. e possivelmente vou adiar a compra, mas também não sei.. (no natal os preços sofrem uma inflação muito grande no meu ver..)
http://www.*****.com/pt/pt/816377/art/canon/eos-40d-objectif-ef-s-17.html
 
Acho que se a ideia é comprar a lente para depois no mês seguinte comprar uma melhor, mais vale esperar um mês, porque muito provavelmente depois vais encosta-la.
Não é uma lente cara mas certamente encontras umas poucas razões (acessórios/ necessidades) para "com o que fazer" com o diferença.

Se fores para um kit, creio que não irias ficar desiludido com nenhum (450d, 40d, d90), e até seria possibilidade visto que podias nessa segunda lente (optar pela tal macro que falas).
Se fores só para corpo, convém pensar bem antes de comprar. A fugir o kit que seja algo que valha a pena.

Não és tu que tens uma Sigma 18-50 2.8 Macro? Porque não essa com uma 40D? Fica já com um kit bom e que faz macro, depois no mês seguinte, em vez de uma melhor, compra uma tele ou uma prime estilo as 100mm.
 
então achas que deveria investir na máquina com lente de kit - depois numa lente melhorzita? (a de macaro possivelmente)

O que pensei, no seguimento do que pediste (paisagens, retratos e macro), foi sugerir uma opção não muito cara.
O kit não é suficientemente mau para desacreditar as fotos que venhas a fazer, daí que ache que podes sobreviver perfeitamente com o kit, e com o que poupas ainda da para a tal macro que querias. A longo/ médio prazo quem sabe substituir a do kit se houver essa vontade. Isto seria a opção a).

Se quiseres avançar para o corpo (sem lente kit) convém pensares numa boa alternativa, como é exemplo, a tamron 17-50. Mais tarde completas com uma macro em condições. A tal opção b)
Qualquer uma das duas parece-me viável.

Mas dependendo do sistema Canon ou Nikon tens outras sugestões, ex-libris da marca. Dependendo da tua exigência avança para L/ Nikkor (isto porque inicialmente tinhas colocado a D300 como opção).

edit:
Rui Marto disse:
Não és tu que tens uma Sigma 18-50 2.8 Macro? Porque não essa com uma 40D? Fica já com um kit bom e que faz macro, depois no mês seguinte, em vez de uma melhor, compra uma tele ou uma prime estilo as 100mm.
A Sigma é uma opção, embora considero que para Canon, a Tamron seja melhor solução. A ideia com que fiquei é que o ele quer ir mais além na macro, daí que ache melhor as tais primes que referes.
 
Última edição:
Sim, para macro as primes são melhor opção, sem dúvida. A ideia da 18-50 2.8 é a de ficar já com uma boa lente all-around (neste caso a Sigma apenas pelo macro, que na Tamron não é nada de jeito), até para paisagens e isso. Depois, como ele disse que para o próximo mês já dispunha de mais verba, uma prime e/ou uma UGA.
 
Se é para gastar x e mais tarde comprar outra lente...

uma Uga eu ia para este kit:

1 x Canon EOS 40D Body
1 x Tamron XR 28-75mm f/2,8 C/AF
1.015,58EUR
Pré-pagamento: 986,00EUR

e mais tarde uma destas(de preferencia a tokina):

Tokina AT-X Pro DX 11-16mm f/2,8 for Canon AF - Pré-pagamento: 488,00EUR
Sigma EX 10-20mm f/4,0-5,6 DC HSM Digital Canon AF - Pré-pagamento: 447,00EUR
Tamron SP AF 10-24mm F/3.5-4.5 DI-II LD IF Canon - Pré-pagamento: 447,00EUR

Por pouco mais do que o preço da d300 ficavas com uma UGA e uma lente versátil que já permite fazer retratos.

Se o macro for fundamental:

1 x Canon EOS 40D Body
1 x Tamron SP AF 17-50mm f/2,8 XR DI II Canon AF
Pré-pagamento: 1.035,00EUR

e mais tarde uma macro dedicada:
Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro - Pré-pagamento: 437,00EUR
Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Canon AF - Pré-pagamento: 377,00EUR
Tamron SP 90mm f/2,8 Macro DI Canon AF - Pré-pagamento: 357,00EUR
Tokina AT-X 100 f/2,8 Makro D Canon AF - Pré-pagamento: 317,00EUR


Outra opção interessante que fica no meio termo é a Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Digital Macro Canon AF - 277€ que fazendo um pseudo zoom podia deixar espaço(€€€) para uma teleobjectiva.

/iniciar modo brincalhão
Em qualquer dos cenário ficas melhor servido do que com uma d300 sem lentes e posso garantir com 100% de certeza, que o pior fotógrafo do mundo com a pior máquina/lente do mundo tira uma fotografia melhor que o melhor fotógrafo do mundo, com a melhor máquina do mundo sem lente.
/modo brincalhão

Divirtam-se ...
 
Epah, em relação a qualidade/preço eu acho que a Canon 40D é a melhor. Mas para o que é, uma 450D não deixa de fazer bem o trabalho. E a D90 tem o melhor sensor, mas se não vais precisar de video, acaba por não justificar o preço.

Então mas o preço da D90 resume-se ao facto de ter vídeo? A D90 com vídeo e sem vídeo ia custar precisamente o mesmo ...

E como disseste, tem melhor sensor que a 40D, o que a nível prático resulta em melhor qualidade fotográfica, nas mesmas condições.

A 40D tem corpo mais robusto e mais velocidade, mas pelos vistos não é isso que está a ser pedido ... Só estou a rever bem as prioridades. Claro que a 40D tem do seu lado o preço fantástico a que está, mas é bom lembrar que a 40D é já um pequeno "monstro", além de pesada já tem um tamanho bem considerável e a meu ver não se adequa muito a uma utilização "normal", de viagem, passeios, etc ... Mas cada um é que sabe as suas prioridades :)
 
Então mas o preço da D90 resume-se ao facto de ter vídeo? A D90 com vídeo e sem vídeo ia custar precisamente o mesmo ...

E como disseste, tem melhor sensor que a 40D, o que a nível prático resulta em melhor qualidade fotográfica, nas mesmas condições.

A 40D tem corpo mais robusto e mais velocidade, mas pelos vistos não é isso que está a ser pedido ... Só estou a rever bem as prioridades. Claro que a 40D tem do seu lado o preço fantástico a que está, mas é bom lembrar que a 40D é já um pequeno "monstro", além de pesada já tem um tamanho bem considerável e a meu ver não se adequa muito a uma utilização "normal", de viagem, passeios, etc ... Mas cada um é que sabe as suas prioridades :)

respondendo à parte do peso, isso não era problema, acho que se considerei a d300 quer isso dizer que não me preocupo directamente com o peso lol é claro que mobilidade era muito bom, mas..não é fundamental para decidir entre x e y. o que quero é um sistema bom/muito bom por um preço bom/muito bom.

:)

se me conseguires adiantar mais qualquer coisa do que "peso" e "melhor sensor" (que já vi pelo comparativo que o sensor da d90 é melhor) que me digam d90 é melhor não será por ai que não irei para uma d90 :P

se eu ligar a todos os promenores e mais alguns e for minucioso acho que nem a D3 me chegava lol (kidding xD)
 
Se é para gastar x e mais tarde comprar outra lente...

uma Uga eu ia para este kit:

1 x Canon EOS 40D Body
1 x Tamron XR 28-75mm f/2,8 C/AF
1.015,58EUR
Pré-pagamento: 986,00EUR

e mais tarde uma destas(de preferencia a tokina):

Tokina AT-X Pro DX 11-16mm f/2,8 for Canon AF - Pré-pagamento: 488,00EUR
Sigma EX 10-20mm f/4,0-5,6 DC HSM Digital Canon AF - Pré-pagamento: 447,00EUR
Tamron SP AF 10-24mm F/3.5-4.5 DI-II LD IF Canon - Pré-pagamento: 447,00EUR

Por pouco mais do que o preço da d300 ficavas com uma UGA e uma lente versátil que já permite fazer retratos.

Se o macro for fundamental:

1 x Canon EOS 40D Body
1 x Tamron SP AF 17-50mm f/2,8 XR DI II Canon AF
Pré-pagamento: 1.035,00EUR

e mais tarde uma macro dedicada:
Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro - Pré-pagamento: 437,00EUR
Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Canon AF - Pré-pagamento: 377,00EUR
Tamron SP 90mm f/2,8 Macro DI Canon AF - Pré-pagamento: 357,00EUR
Tokina AT-X 100 f/2,8 Makro D Canon AF - Pré-pagamento: 317,00EUR


Outra opção interessante que fica no meio termo é a Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Digital Macro Canon AF - 277€ que fazendo um pseudo zoom podia deixar espaço(€€€) para uma teleobjectiva.

/iniciar modo brincalhão
Em qualquer dos cenário ficas melhor servido do que com uma d300 sem lentes e posso garantir com 100% de certeza, que o pior fotógrafo do mundo com a pior máquina/lente do mundo tira uma fotografia melhor que o melhor fotógrafo do mundo, com a melhor máquina do mundo sem lente.
/modo brincalhão

Divirtam-se ...

gostei das sugestões ;) mas se calhar ficaria melhor servido com uma lente de kit (para iniciar) e depois ir comprando vidro conforme a disponibilidade, como voces sabem primes são caras e queria primeiro investir num corpito maneirito para depois libertar espaço para lente e equipamento extra xD

já agora..macro é cena mesmo para levar a sério.. por isso vou ter mesmo de equacionar uma MACRO, mas se calhar para iniciar e ficar com alguma variedade de vidro para o que quero talvez seja melhor comprar uma pseudo-macro e quando tiver 500€ comprar uma a sério e vender a pseudo lol que achas?

gostei deste teu meio-termo :

Outra opção interessante que fica no meio termo é a Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Digital Macro Canon AF - 277€ que fazendo um pseudo zoom podia deixar espaço(€€€) para uma teleobjectiva.

vale a pena para macro e retrato/paisagem? :) é que o preço é agradável :P lol

e sempre podia arranjar mais uns trocos e meter-me na 40d com lente de kit e essa :D (por isso a pergunta).

Extra:

eu sei que seria mais fácil dizer "tenho X€ o que me dizem" do que andar à volta sem se saber ao certo quanto posso ou não gastar, a cena é que tou à espera de receber de uns trabalhitos :P

:)
 
Última edição:
Então mas o preço da D90 resume-se ao facto de ter vídeo? A D90 com vídeo e sem vídeo ia custar precisamente o mesmo ...

E como disseste, tem melhor sensor que a 40D, o que a nível prático resulta em melhor qualidade fotográfica, nas mesmas condições.

A 40D tem corpo mais robusto e mais velocidade, mas pelos vistos não é isso que está a ser pedido ... Só estou a rever bem as prioridades. Claro que a 40D tem do seu lado o preço fantástico a que está, mas é bom lembrar que a 40D é já um pequeno "monstro", além de pesada já tem um tamanho bem considerável e a meu ver não se adequa muito a uma utilização "normal", de viagem, passeios, etc ... Mas cada um é que sabe as suas prioridades :)

O preço da D90 não se resume ao vídeo, e até pode não ser influenciado por este. Mas o valor que as pessoas lhe dão certamente que é. Se precisares de vídeo, mais facilmente dás os 850€ que ela custa, do que se não precisares (até porque a única alternativa com vídeo custa mais que o dobro, portanto para quem quer vídeo é a D90 ou então não é).

Pondo de lado o vídeo, a Nikon D90 tem melhor sensor (e LCD também), mas é pior em praticamente tudo o resto (mais lenta, menos robusta, sistema AF pior, metering herdado da D80).
A partir daqui é ver se o sensor melhor e LCD de alta resolução valem mais 150€ e sair a perder em tudo o resto.

Sendo para o que é, acho que era comprar o melhor dentro do mais barato (450D), mas atendendo ao interesse que foi mostrado pela D300 e ao pedido de qualidade de materiais, então para mim a escolha lógica é a 40D.
 
sim rui, para mim barato e fraco não me interessa, eu quero um bom corpo (resistente) a não ser claro que o limite monetário seja um intrave e ai tenho de fazer opções.

mesmo assim a 450d está equiparada com a d90 certo? qual delas seria melhor? (visto o preço da 450d se ponderar d90 porque não 450d?)

btw, a 450d acho-a "gira" mas ela situa-se um patamar abaixo da 40d em tudo né?


um off-topic

para tirar um tira teima com um amigo a 450d e a d90/80 estão ambas na mesma gama certo?
 
Última edição:
para tirar um tira teima com um amigo a 450d e a d90/80 estão ambas na mesma gama certo?

São ambas da "mesma" gama. As gamas não se equiparam... A Nikon costuma lançar modelos superiores para uma mesma gama em comparação com a concorrência. Por isso diria que a d90, sendo da mesma gama, é superior à 450d. O problema é que depois os preços também reflectem essa superioridade.

Neste caso, o problema é ainda maior porque a d90 ainda não teve tempo de baixar de preço.
 
São ambas da "mesma" gama. As gamas não se equiparam... A Nikon costuma lançar modelos superiores para uma mesma gama em comparação com a concorrência. Por isso diria que a d90, sendo da mesma gama, é superior à 450d. O problema é que depois os preços também reflectem essa superioridade.

Neste caso, o problema é ainda maior porque a d90 ainda não teve tempo de baixar de preço.
ok ok

mas era mesmo para tirar um tira-teima a nível de gama, não de qualidade :P
 
sim rui, para mim barato e fraco não me interessa, eu quero um bom corpo (resistente) a não ser claro que o limite monetário seja um intrave e ai tenho de fazer opções.

mesmo assim a 450d está equiparada com a d90 certo? qual delas seria melhor? (visto o preço da 450d se ponderar d90 porque não 450d?)

btw, a 450d acho-a "gira" mas ela situa-se um patamar abaixo da 40d em tudo né?


um off-topic

para tirar um tira teima com um amigo a 450d e a d90/80 estão ambas na mesma gama certo?

Basicamente é o que o Elijah já respondeu. As 1000D, 450D, D40 (modelo anterior), D60, D80 (modelo anterior) e D90 são tudo corpos amadores (umas de entrada, outras mais avançadas).
Da mesma forma, as 40D, 50D e D300 são tudo modelos semi-profissionais.
Por norma o mais caro também reflecte melhor: A D90 é melhor que a 450D e a D300 é melhor que a 40D.

A 450D não é de material "fraco", a 40D é que é de material "forte". O facto de ser de plástico/aço não significa que seja fraco, simplesmente não é tão forte, mas ainda aguenta alguma "porrada".
E sim, está um patamar abaixo em praticamente tudo, mas também se não tiveres interesse no que o patamar acima te oferece, sempre é uma opção mais barata.
 
Basicamente é o que o Elijah já respondeu. As 1000D, 450D, D40 (modelo anterior), D60, D80 (modelo anterior) e D90 são tudo corpos amadores (umas de entrada, outras mais avançadas).
Da mesma forma, as 40D, 50D e D300 são tudo modelos semi-profissionais.
Por norma o mais caro também reflecte melhor: A D90 é melhor que a 450D e a D300 é melhor que a 40D.

A 450D não é de material "fraco", a 40D é que é de material "forte". O facto de ser de plástico/aço não significa que seja fraco, simplesmente não é tão forte, mas ainda aguenta alguma "porrada".
E sim, está um patamar abaixo em praticamente tudo, mas também se não tiveres interesse no que o patamar acima te oferece, sempre é uma opção mais barata.


bem respondido e claro como água thx :D

esclareces-te-me um n número de questões que tinha pendentes de outra altura e também ajudas-te-me a responder a um colega meu (btw se não te importares vou fazer ctrl c ctrl v po mail e enviar-lhe :) )

mesmo assim vou tentar ver estas maquinas todas e ver qual delas se adapta as minhas necessidades e já agora ver de dinheiro para gastar.

possivelmente se comprar será para janeiro visto no natal os preços serem aumentados (e como é Natal ninguém leva a mal) mas eu levo lol

off-topic (para toda a gente e mais alguma lol) :

lojas a preços baixos (fisicas ou não) e de confiança (para além da pix) para mandar vir uma máquina?

já agora..o "pre-pagamento" da digiworld é fiável?
 
Última edição:
sim rui, para mim barato e fraco não me interessa, eu quero um bom corpo (resistente) a não ser claro que o limite monetário seja um intrave e ai tenho de fazer opções.

mesmo assim a 450d está equiparada com a d90 certo? qual delas seria melhor? (visto o preço da 450d se ponderar d90 porque não 450d?)

btw, a 450d acho-a "gira" mas ela situa-se um patamar abaixo da 40d em tudo né?


um off-topic

para tirar um tira teima com um amigo a 450d e a d90/80 estão ambas na mesma gama certo?

A 450D é da mesma gama da D90, mas vê a D90 como uma semi profissional amadora (com corpo de amadora, a D300 é semi profissional amadora com corpo profissional), enquanto que a 450D é em todos os aspectos amadora, e a nível de qualidade de imagem está muitos furos abaixo.

A 40D tem aquela coisa de ser uma máquina muito completa, a um óptimo preço, mais competitivo que a D90 porque esta ainda é demasiado recente (de notar que a 40D está super actualizada, apesar da idade)

Mas já estás decidido, ao que parece, e com uma D90 ou uma 40D (nunca escolheria esta por razões de tamanho, e de sistema, mas isso são outras conversas) ficas muito bem servido. A 450D é bastante mais barata que qualquer uma destas, mas está num patamar bem inferior ...

off-topic (para toda a gente e mais alguma lol) :

lojas a preços baixos (fisicas ou não) e de confiança (para além da pix) para mandar vir uma máquina?

já agora..o "pre-pagamento" da digiworld é fiável?
__________________

A computeruniverse anda com os melhores preços da net, e são de muita confiança. A digiwowo também é de extrema confiança. Por "cá" tens a *****, a ***** e a ***** (muito esporadicamente fazem umas promoções), mas os preços praticados lá foram são imbatíveis, e mesmo com portes as coisas ficam sempre mais baratas (para mim se poupar 20/30 euros já prefiro comprar lá fora).
 
Última edição:
gostei das sugestões ;) mas se calhar ficaria melhor servido com uma lente de kit (para iniciar) e depois ir comprando vidro conforme a disponibilidade, como voces sabem primes são caras e queria primeiro investir num corpito maneirito para depois libertar espaço para lente e equipamento extra xD

já agora..macro é cena mesmo para levar a sério.. por isso vou ter mesmo de equacionar uma MACRO, mas se calhar para iniciar e ficar com alguma variedade de vidro para o que quero talvez seja melhor comprar uma pseudo-macro e quando tiver 500€ comprar uma a sério e vender a pseudo lol que achas?

vale a pena para macro e retrato/paisagem? :) é que o preço é agradável :P lol

e sempre podia arranjar mais uns trocos e meter-me na 40d com lente de kit e essa :D (por isso a pergunta).


A desvantagem de comprares a lente de kit só para desenrascar sabendo que já já vais comprar outra é que custa 110€(diferença do body para o body+lente de kit na digiwowo), já é um terço do custo dessa Sigma. Por outro lado ao comprares a lente de kit podes verificar in loco o que te interessa e depois comprar uma lente mais adequada às distancias focais que usas, tens também vantagem quando quiseres vender o teu corpo ele ir com uma lente :). Agora as comprar as duas acho exagerado lol.

Quanto à 17-70 não é perfeita mas regra geral vejo o povo falar bem dessa lente:
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=321&sort=7&cat=37&page=1

Se macro é para levar a sério terás que escolher uma macro dedicada pq menos que isso vais ficar desiludido, se for macro de bichinhos o minimo será uma macro de 90mm se for objectos/flores podes ir para uma de 50/60mm que será mais barata.
As pseudo macro tipo 17-70 ou 18-50 não têm grande utilidade para bichinhos porque tens que trabalhar muito proximo do motivo.

A d90 fica posicionada no meio da escala da canon, se a 450d for um nivel 2 e a 40d um nivel 3 a d90/d80 seria um 2,5 com ou seja melhor/maior/mais €€€ que a 450d e pior/menor/menos €€€ que a 40d/50d.
 
A d90 fica posicionada no meio da escala da canon, se a 450d for um nivel 2 e a 40d um nivel 3 a d90/d80 seria um 2,5 com ou seja melhor/maior/mais €€€ que a 450d e pior/menor/menos €€€ que a 40d/50d.

Correctíssimo, mas a D90 não é pior que a 40D/50D. Tem um corpo amador, de plástico, e é muito menos rápida que a 40D (não que a 50D), de resto, tirando 1 ou 2 pormenores técnicos, a D90 tem definitivamente melhor sensor e mais potencialidades a nível de resultado final que a 40D/50D.

A D90 é colocada no sítio que é praticamente única e exclusivamente pelo corpo que tem, no fim de contas ...

A D80 já nem entra na jogada, é incomparavelmente inferior a uma 450D, quanto mais a uma D90 ;)
 
Correctíssimo, mas a D90 não é pior que a 40D/50D. Tem um corpo amador, de plástico, e é muito menos rápida que a 40D (não que a 50D), de resto, tirando 1 ou 2 pormenores técnicos, a D90 tem definitivamente melhor sensor e mais potencialidades a nível de resultado final que a 40D/50D.

A D90 é colocada no sítio que é praticamente única e exclusivamente pelo corpo que tem, no fim de contas ...

A D80 já nem entra na jogada, é incomparavelmente inferior a uma 450D, quanto mais a uma D90 ;)

A grande questão é que na D90/50D vais pagar o custo da novidade...
Claro que o tempo no mercado desvirtua a noção de preços, mas a d80 continua em termos de gama a ser um meio termo em relação à gama Canon.
Na relação preço-qualidade a Canon 40d é dificil de bater, pelo preço do kit mais barato da d90 (d90 + 18-105 vr 1088€(digiwowo)) compras uma 40d + tamron 17-50 f2.8/Sigma 18-50 f2.8 1035€ e ainda sobra dinheiro para uma mochila, a melhor parte é ficas com uma lente que não te vai limitar e se não sonhares com uma 2.8 da marca pode até ser definitiva.

... e não tenho duvidas que nas mesmas mãos as fotografias melhores vão sair da combinação mais barata/"fraca"/descontinuada.
 
A grande questão é que na D90/50D vais pagar o custo da novidade...
Claro que o tempo no mercado desvirtua a noção de preços, mas a d80 continua em termos de gama a ser um meio termo em relação à gama Canon.
Na relação preço-qualidade a Canon 40d é dificil de bater, pelo preço do kit mais barato da d90 (d90 + 18-105 vr 1088€(digiwowo)) compras uma 40d + tamron 17-50 f2.8/Sigma 18-50 f2.8 1035€ e ainda sobra dinheiro para uma mochila, a melhor parte é ficas com uma lente que não te vai limitar e se não sonhares com uma 2.8 da marca pode até ser definitiva.

... e não tenho duvidas que nas mesmas mãos as fotografias melhores vão sair da combinação mais barata/"fraca"/descontinuada.

Claro, sempre o digo, a 40D a nível de relação preço/qualidade é absolutamente imbatível. Quem não gostar mais de um determinado sistema ou estiver "preso" a um sistema, a 40D é uma excelente aposta. Eu não a comprava para mim porque a acho excessivamente grande (para o meu uso tipo), mas não deixo de a recomendar por causa disso.

Sinceramente, quem fica mal no meio desta fotografia toda é a 50D, é um daqueles estranhos (ou então não) lançamentos da Canon, para encher chouriços (e catálogos).
 
Back
Topo