Diferenças entre Linguagens de Scriptig e linguagens compiladas

rbatista

Power Member
Boas pessoal, alguém me pode exclarecer esta dúvida?
Quais as diferenças entre linguagens de scripting e linguagens compiladas?

Dede já o meu obrigado.
 
As linguagens de scripting são interpretadas, necessitas de um programa para interpretar as instruções e depois executar essas instruções, ou seja, não corre sozinha. Como precisam de ser interpretadas (normalmente, on the fly.. ou seja, na hora) por outro programa costumam ser mais lentas. Normalmente são de mais alto nivel do que as compiladas, ou seja, a curva de aprendizagem é menor e é mais rapido desenvolver.
Exemplos: Python, TCL, Perl, PHP.

As linguagens compiladas correm directamente no processador da maquina e por isso são mais rápidas. Normalmente são de mais baixo nivel e por isso é preciso nos preocupar-mos com certa gestão de memoria por exemplo.
Exemplos: C, C++, Pascal.

Existem ainda as outras que são uma mistura que é o caso do Java e do .NET, são previamente compiladas para código que a virtual machine reconhece e depois interpretadas pela virtual machine. Este processo torna o processamente mais rápido do que interpretar linha a linha um script. Por norma ainda existem optimizações a fazer as interpretadas para funcionarem mais ou menos assim como as "semi-interpretadas". O exemplo do Python é obvio, ele faz um parse rápido para um .pyc para depois a execução ser mais rápida.
 
Bem quis parecer que os "Eng.os" que foram meus professores não eram assim tão burros! :lol:

Agora não sabia que o python era... tenho que experimentar é gambas! um pseudo-VB para linux!
1abraço
 
É sim.



Pascal é uma linguagem de alto nível.

Sim é de alto nivel, C tambem é de alto nivel de comparado com Assembly. Eu disse "normalmente" são de baixo nivel, mas tava a comparar com o que costuma acontecer com as interpretadas que são sempre de mais alto nivel. Pascal é de mais baixo nivel de Python, por exemplo e foi essa a ideia que quis passar.
 
Sim é de alto nivel, C tambem é de alto nivel de comparado com Assembly. Eu disse "normalmente" são de baixo nivel, mas tava a comparar com o que costuma acontecer com as interpretadas que são sempre de mais alto nivel. Pascal é de mais baixo nivel de Python, por exemplo e foi essa a ideia que quis passar.

Eu tinha percebido isso e está certo. Eu respondi ao mOrSa que foi quem levantou a questão sobre se Pascal era de baixo nível.
 
Ora, a trapalhada do Português! :P PT Rula :)

Se estiveres a falar de níveis gerais tens um alto e tens um baixo. O que tu mencionaste é que existem, e correctamente, umas linguagens de mais alto nível que outro. O que me fez confusão é que puseste no mesmo role do C e do C++. Ora a meu ver, e comecei com Pascal tinha 12 anos, achava aquilo bonito. Qnd passei para o C e para a "Guerra dos Ponteiros" foi outra coisa diferente! Muito mais à frente mas muito mais moroso... qnd dei C++ é outra coisa completamente diferente dado ao muito maior nível de abstracção! Acho que o Pascal pode bem ficar no meio...
Mas do lado do alto nível, entenda-se! A minha opinião :)

1abraço!
 
Back
Topo