1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Técnica Diferenças entre objectivas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Desumano, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 2109)

  1. Desumano

    Desumano Power Member

    Boas, ZWAMEiros.

    Sou um apaixonado por fotografia e estou para comprar agora uma nova máquina. O meu pai tem uma Nikon Coolpix 8800 e só posso dizer o melhor da máquina. Excelente manuseamento, uns menus fantásticos, um alto leque de possibilidades e boa qualidade de imagem. Agora estou a comprar uma para mim, e escolhi a Nikon D60 que está em kit na FNAC, pois para além de bom preço para a máquina que é, é Nikon, e sei que terei grande qualidade logo a princípio.

    A minha grande dúvida é a seguinte: nas máquinas digitais "normais", as lentes têm zoom óptico de 10x, 15x, 4x... Zoom digital também por aí. Mas por exemplo na D60 e nas outras DSLRs, as lentes são em milímetros e não sei qual é a diferença entre zooms. Por exemplo, a que zoom óptico equivale uma objectiva Nikkor 18-200mm?

    Desculpem a ignorância, mas há certas dúvidas que me atormentam. Cumprimentos a todos e um obrigado antecipado.
     
    Última edição: 7 de Dezembro de 2013
  2. kryo

    kryo Power Member

    200/18= 11.1

    tens um zoom de 11 vezes
     
  3. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    atenção que essas lentes 18-200 e 28-300 regra geral são de qualidade inferior a duas lentes que cubram as mesmas focais.
    no caso da d60 há tb que ver se as lentes possuem motor de foco
     
  4. kryo

    kryo Power Member

    a adicionar ao que o adolfo disse, e esqueci-me de referir anteriormente, o aconselhável será escolher lentes com zoom na ordem das 3 ou 4 vezes, superior a isso começa já, regra geral, a haver degradação de IQ
     
  5. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Nao ha diferenca entre objectivas das camaras compactas ou bridges e as objectivas das DSLR nos termos que colocas. As lentes das compactas tambem sao "em milimetros".
    Na maior parte delas, esses milimetros ate estarao bem visiveis. Nao e algo que o pessoal de marketing goste de mostrar porque os leigos nao compreendem o que isso quer dizer. Para facilitar reduzem os milimetros (ie, a range de focais) ao zoom.
    Um zoom de 3x ou 4x pode querer dizer coisas muito diferentes. Por exemplo:
    Lente kit: 18-55mm , 55/18 ~ 3x, vai de grande angular a pequena telefoto
    Tele zoom: 100-300mm, 300/100=3x, vai de telefoto a telefoto "extrema"

    Espero que de para perceber por isto que o zoom nao dita a funcao da lente.
    Mas diz algo? Sim, quando tens muito zoom, seja qual a lente, mais flexivel ela e, ie mais tipos de focais pode cobrir.
    18-250mm,~14x
    50-500mm,=10x

    Acho que se estas mesmo interessado em fotografia devias ver com mais atencao estes pormenores e outros.

    A maquina ser barata de boa marca sao bons criterios, mas num investimento como uma DSLR, acho que devias ter outros.
    Com certeza que o Adolfo vai interpelar-te relativamente a isto, mas considera as tuas necessidades fotograficas e verifica qual a marca e modelo que mais te interessa. No fim pode bem ser a D60, mas pelo menos ficas tranquilo quanto a decisao que tomas-te.
     
  6. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    E pa... a thread desenvolveu-se enquanto escrevia...

    Atencao que apesar de bem intencionados os comentarios do kryo e do adolfo, nao sao regras de ouro...
    Primeiro podes ter lentes com muito pouco zoom com qualidade inferior a de zooms maiores.
    Se gostares de paisagens podes muito bem preferir uma lente de zoom 2x (10-20mm) ou se gostares de retratos podes querer uma com "0x de zoom" (ie uma prime, de focal fixal, explo: 50mm/85mm).
    E sim e uma regra valida pensar que lentes mais flexiveis vao perder qualidade optica, nao ha ca milagres, se ganhas na flexibilidade, perdes noutros sitios. Porque? E preciso lembrar que lentes com muito zoom em DSLRs nao sao assim tao modernas quanto isso, e um desafio de engenharia maior do que construir uma prime.
    Mas entao se tens menor qualidade de imagem porque comprar? Bem, porque comprar uma compacta? Ou esta DSLR em vez daquela? Todas as ferramentas tem o seu lugar. Podes estar em situacoes em que precisas dessa flexibilidade... Nao sera tao comum quanto isso mas e perfeitamente valido.
     
  7. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    qué que eu fiz? (vou fazer)
     
  8. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    ja foi td dito:

    divides o numero maior pelo menor, i.e. 200/18=11x

    lentes 18-200 sao conhecidas pela sua versatibilidade mas qualidade de imagem inferior. e ter em atencao k em distancias focais elevadas, convem a lente ter VR (caso seja nikon). lentes de outras marcas teem outras designacoes, mas procura por estabilizacao de imagem.

    tem em atencao k a D60 nao tem motor de focagem, pelo que se keres ter foco automatico, tds as lentes k comprares teem de ter motor interno.
     
  9. Desumano

    Desumano Power Member

    OK, obrigado. Já percebi como se faz, não sabia que era tão simples quanto isso.

    O meu orçamento está limitado aos 600€ e já é com a maior sorte do mundo, por isso é que aquele kit me seduziu. Aquelas lentes não são VR nem têm esse motor de foco. Já vi umas e ficam caríssimas. Vou ver o que consigo encontrar... Mas com VR e motor de foco, só tenho dinheiro para umas 18-55mm. :)

    Não sei o que é o IQ, mas decerto que essa degradação não deve ser muito perceptível a inexperientes em SLRs como eu. De qualquer forma, se eu quiser ter mais zoom, já tenho de investir muito mais numa lente maior, certo?

    Grande post de ajuda, sim senhor. :)
    Não sabia disso, realmente agora percebo melhor essas diferenças. Ainda tenho de ir ver uns conceitos como focais, IQ, e mais algumas coisas à Wikipédia, e depois decido melhor.
    Quanto à máquina, será mesmo uma Nikon. Tenho uma paixão pelas Nikon desde que o meu pai comprou a dele, é fenomenal. A questão é que a D40 já é velhinha e a minha mãe não gosta muito do peso, do corpo e do preço da D80, e segundo reviews que vimos, achámos a D60 a ideal, pois era a intermédia.

    Mais um grande post. Eu gosto bastante de tirar fotos a paisagens, mas também gosto, por exemplo, de tirar a gotas de orvalho nas plantas, a bichinchos pequenos com certo foco numa folha, a cegonhas, entendes? Acho que a tal lente 18-55mm com VR (e se tiver dinheiro, com motor de foco) é mesmo a ideal. Já ia lançado comprar aquelas objectivas e o kit se não fossem vocês a explicarem-me melhor. :002:

    Isso quer dizer que... A câmara não tem AutoFocus? Pensava que isso era um standard em todas as máquinas, quanto mais pensar que isso não estaria numa DSLR... 8|

    Bom, estou 100% inclinado para a D60, e terei os cuidados necessários a comprar a objectiva. Se estiver em kit, tanto melhor. Também não preciso já de duas lentes quando ainda me estou só a iniciar.
    O meu obrigado a todos pelas vossas opiniões. :007:

    Edit: Estas têm motor de foco e VR? Se sim, então o kit seria este, não é? :)
     
    Última edição: 10 de Dezembro de 2008
  10. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    IQ = Qualidade de Imagem.

    Se quiseres mais zoom, não tens que investir muito mais numa lente maior, tens que investir numa lente com mais zoom.
    A cena é que, como já te foi explicado, uma lente com zoom é uma lente prática, apenas e só, porque cobre muitas distâncias focais. Se o que queres é fotografar coisas ao longe, precisas é de uma lente telefoto, que até pode só ter 1x de zoom.

    O que interessa são as distâncias focais e nada mais (pelo menos para questões de alcance vs angular).

    Acho que é uma boa ideia informares-te primeiro das coisas, só depois fazeres "escolhas". Escolher uma SLR com dúvidas dessas, é como comprar um carro sem saber o que são os pedais.
    Além de que só depois de perceberes certos conceitos, vais perceber o que é que te faz falta e só então conseguirás fazer uma escolha relativamente bem informada.

    Já agora aproveito para te dizer que também gosto muito da Nikon e adorava ter uma, mas definitivamente não nesta gama. Acho que a D60 não é grande concorrente e "mal por mal" a D40 é mais barata. Acho que a Canon oferece os melhores corpos, a Pentax oferece boa qualidade em kits mais acessíveis, restando a Olympus e Sony, de entre os quais não sei qual gosto menos.

    As 18-55 são as lentes dos kits de entrada, por isso têm sempre motor de foco. E não é propriamente uma lente onde o VR faça falta, visto que são focais baixas.
    De qualquer forma está longe de ser a lente ideal, visto que praticamente só faz paisagens e uns retratos. Coisas ao longo é para esquecer e a ampliação também não é nada de especial, por isso bichinhos pequenos também é capaz de ser complicado.

    Não, quer dizer que o corpo não tem motor de AF. Autofocus tem, mas só com lentes que tenham motor próprio.

    Mais uma vez, acho que deves reler as coisas que te foram ditas, com atenção, procurar aprender mais algumas e posteriormente repensar na tua escolha, mas aí já consciente do que queres e precisas.

    Sim e sim.
     
  11. Desumano

    Desumano Power Member

    Muito obrigado por este excelente post. Vou seguir todas as indicações e agradeço todas as valiosas informações. Queria uma SLR porque definitivamente têm uma qualidade bem superior às compactas normais e queria experimentar este outro tipo de fotografia. Outra coisa que me atrai é que elas são como que personlizáveis. Se tivermos determinada necessidade para determinado tipo de fotografia, basta comprar uma lente ideal para essa necessidade e pronto, já estamos a produzir, enquanto que nas compactas é diferente. A lente é aquela e ponto, e não há muitas possibilidades.

    Mais uma vez, obrigado a todos. :)
     
  12. tourist

    tourist Power Member

  13. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    creio k essa nao tem autofocus na D40, mas alguem k confirme.

    Axo k de lentes nikon so faz autofocus com AF-S
     
  14. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Essa lente parece-me FF para SLRs. Nao parece ter motor interno de focagem, logo so tens manual focus... Tambem nao tens VR, o que a 300mm (~450mm 35efl) da mt jeito.

    Se o objectivo e apenas telefoto...
    Pelas £86 compra antes uma ou duas primes decentes.

    Se queres autofocus, vai pelas 70-300mm da Sigma ou Tamron.
     
  15. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    eu iria pra 55-200VR
     
  16. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    ou se com € a 70-300 vR :)
     

Partilhar esta Página