Dúvidas Diferenças entre powerlines

mute_home

Power Member
Caríssimos!

Estou numa moradia com rés do chão, primeiro piso e sotão.

O router Meo Fiber Gateway está no rés do chão, com uma velocidade de 500 mb de download contratada (que cumpre através de cabo) e ligado a um powerline TP-Link AV600 (TL-WPA4220KIT), que envia sinal para o outro powerline que está no sotão.

Inicialmente, no sotão, tinha velocidades por wifi entre os 20 e os 30 mb de download - porque sou um nabo e não tive em conta o cabo de ligação entre o router e o powerline, nem as velocidades do próprio equipamento, que permite teoricamente 500 mb por powerline e 300 mb por wifi.

Troquei o cabo que liga o router ao powerline, que era um CAT5 por um CAT5e e agora a velocidade de download no sotão está entre os 50 e os 70 mb. Melhorou um pouco.

Dúvida:

Este TP-Link AV600, se for substituído por um outro que permita velocidades superiores (como por exemplo um TP-Link TL-WPA7510KIT AV1000-AC750) vai garantir-me mais velocidade no sotão?

Ou esta diferença de velocidades entre o sotão e o rés do chão prende-se unicamente com a distância e eventuais constrangimentos da instalação eléctrica?

Ou estou a meter água e deveria configurar alguma coisa?

Obrigado desde já!

Aquele abraço!
 
O teres pouca velocidade no sotão é porque o kit que tens apenas tem porta a 100mbs, teres trocado o cabo pode ter influenciado qualquer coisa, mas não vais conseguir mais que os 80 a 90mbs enquanto não mudares para um plc com porta gigabit.
 
O teres pouca velocidade no sotão é porque o kit que tens apenas tem porta a 100mbs, teres trocado o cabo pode ter influenciado qualquer coisa, mas não vais conseguir mais que os 80 a 90mbs enquanto não mudares para um plc com porta gigabit.

Bem me pareceu.

E a culpa foi minha, porque não pesquisei o suficiente sobre o assunto, ao ponto de nem me ter apercebido das diferentes características e limitações dos equipamentos.

Pensando agora no assunto, o powerline até se está a portar bem. Tendo em conta a distância, e estando limitado a 100, está a dar-me 70 no sotão.

Assim sendo, posso depreender que com um equipamento com porta gigabit e os 500 mb contratados, a relação dos valores mantém-se e vão ficar a bater nos 400, 400 e tal, @NVRSystem?
 
não se pode fazer uma relação tão directa, pode haver influencias externas que não permitam tais velocidades, no entanto teoricamente é possível.
 
Vou aproveitar o tópico para expor a minha dúvida, espero que não se importem.

Ora, eu tenho o router da meo na sala (velocidade contratadas de 200/100) e gostaria de ter uma boa conexão de internet num dos quartos da casa para poder jogar online. Não consigo mover o router para o quarto, logo a solução das powerlines parece-me ser a melhor. Visto que não percebo nada do assunto, que equipamentos recomendariam para ter boas velocidades e um ping estável?

Cumprimentos!
 
Já agora desculpem assaltar o tópico, para não abrir um de propósito, vale alguma coisa Netgear xav-1641? Parece funcionar bem tenho aqui um novo por 20€, a única coisa que noto é velocidade apenas de 50mb, mas o meu router é de 100mb
 
Back
Topo