Dificuldade em ligar à net automaticamente.

Hugo Pires

Membro
Olá, estou com um problema que já não sei mais o que fazer, que é o seguinte:
É um problema comum tanto no windows como no ubuntu (sietema com dual boot).
Ao iniciar o PC é expectável que a ligação à net se faça de forma automática, mas por vezes isso não acontece, e obriga a desligar a ficha de rede e voltar a ligar e depois o OS detecta e liga ou também funciona se deactivar a placa de rede e voltar a activar.
Agora não consigo encontrar o motivo de isto estar a acontecer, pois acontece igual no ubuntu, logo estou a descartar problemas de drivers ou software, o que me leva a considerar duas hipoteses.

Ou tenho um problema placa de rede (onboard asus prime b450m) ou no router (Technicolor Gateway TG789vac v2)

Alguém me consegue elucidar? Obrigado.
 
Boas
Usas o Windows 10?
Embora não me pareca que o problema esteja no sistema Operativo uma vez que tens dois sistemas operativos em Dual Boot.

É estranho que tenhas que fazer isso tudo para voltares a ter net. eu tenho o meu router ligado via cabo á placa de rede da Board e nunca tive problemas alguns.

Tentaste ver se tens actualização dos drivers da placa de rede no fabricante da mesma?

Se houver actualização experimenta e diz alguma coisa.
 
Pois, tal como descrevi antes, já tentei até drivers mais recentes, antigos, genéricos e o problema mantém-se, até instalei novo cabo de rede na dúvida... começo a pensar que tenho que acionar a garantia da board... :(

ou será que existe alguma configuração ou atualização da board a nível da placa de rede??? falta-me ver isso... não sei.
 
exacto, agora não sei como ter a certeza...
Boas
A única forma para ver se o problema se resolve seria a de colocares uma placa de rede num slot pci-e livre ou uma externa via USB, caso seja um portátil que estejas a usar, e testares a ligação novamente com o cabo ligado a essa placa de rede.

Se for um problema ao nível da board isso deverá resolver. Se for na Bios já não tenho certeza se resolve mas pode ser que resolva.

Se tiveres alguém que te possa emprestar uma seria melhor. Até podes comprar uma barata mas seria dinheiro gasto na mesma em algo que não terás garantias se resolve ou não o problema.

Mesmo levando o pc a uma loja ainda vais pagar bem mais.
Também não será de excfluir que uma das causas do problema possa estar no próprio router que usas.

Nesse último caso vê o config que tens no router e em caso de duvida faz reset para os settings do fabricante e testa.
 
@Chuiquinho, faço minhas as tuas palavras, precisamente o que também penso.
Não excluo a hipótese de ser o router é claro, a board é nova, tem 2 ou 3 meses por isso está na garantia e já enviei mail a questionar o vendedor se existe alguém mais com este problema e a possibilidade de trocar a board se for o caso.
Definitivamente devia conseguir uma placa de rede PCI para testar.

Vou aguardar pela resposta do vendedor e depois decido o que fazer.
Depois volto para relatar a resolução.

Obrigado
 
@Hugo Pires
O melhor seria começar pelo router fazendo reset ás configurações dele e repondo as configurações de fábrica a ver depois aquilo que sucede.

A questão da placa de rede seria algo que podias tentar depois disso, há placas de rede baratas mas atenção que muitas só permitem no máximo 100 MB de velocidade tanto para upload e download mas para testares servem já que são muito baratas.

Agora que seja um problema da Bios da board duvido muito que seja por ai.

Mas só com testes é que se pode saber. Uma loja faria o mesmo mas terias que pagar por isso e bem caro.
Se tiveres suspeitas que no final dos testes seja o router e se o mesmo é do ISP, assumindo que não usas ADSL, nesse caso é ligar para o teu ISP para virem á tua casa.
 
@Hugo Pires
O melhor seria começar pelo router fazendo reset ás configurações dele e repondo as configurações de fábrica a ver depois aquilo que sucede.

A questão da placa de rede seria algo que podias tentar depois disso, há placas de rede baratas mas atenção que muitas só permitem no máximo 100 MB de velocidade tanto para upload e download mas para testares servem já que são muito baratas.

Agora que seja um problema da Bios da board duvido muito que seja por ai.

Mas só com testes é que se pode saber. Uma loja faria o mesmo mas terias que pagar por isso e bem caro.
Se tiveres suspeitas que no final dos testes seja o router e se o mesmo é do ISP, assumindo que não usas ADSL, nesse caso é ligar para o teu ISP para virem á tua casa.
Acho que vou tentar isso, depois conto como correu.
 
Acho que vou tentar isso, depois conto como correu.

Pessoal, fiz reset de fábrica ao router, e o problema mantém-se.
No entanto levei o PC a outro lado, ou seja, noutro router noutras instalações, e não tive problemas após testar várias sessões tanto em Ubuntu como em Windows, o que me leva a concluir que o problema está no router e não no hardware do PC.
Posto isto vou pedir à MEO para me substituírem o router.

Obrigado pelo feedback
 
Pessoal, fiz reset de fábrica ao router, e o problema mantém-se.
No entanto levei o PC a outro lado, ou seja, noutro router noutras instalações, e não tive problemas após testar várias sessões tanto em Ubuntu como em Windows, o que me leva a concluir que o problema está no router e não no hardware do PC.
Posto isto vou pedir à MEO para me substituírem o router.

Obrigado pelo feedback

Nesse caso o melhor é ligares para o apoio técnico do teu ISP. O problema está nos lados deles de certeza.
 
Back
Topo