Dificuldades WIFI NOS

Scorp89

Membro
Boa tarde ,

Preciso pfvr das vossa ajuda e sugestões.

Sou cliente NOS com o serviço UMA . Desde há algum tempo que notei que as velocidades por WIFI estavam bastante baixas ( máximo 24 MB mesmo em frente ao Router e 12 MB na divisão ao lado), tinha o router 3.0.

Ontem foi-me instalado o 4.0 , na instalação o técnico fez um speedtest no seu tablet e deu 164 MB ( fiquei maravilhado). Decidi fazer um speedtest no telemovel e no PC ( exatamente no mesmo local que o técnico fez) e dava-me 7 MB. O técnico disse que era impossivel e foi-se embora.

Decidi experimentar por RJ45 e dava-me entre 3 e 7 MB , sendo que passado alguns minutos deixei de ter acesso por cabo ou WIFI ( era redireccionado para uma página NOS).

Após contato com o apoio técnico, já consigo aceder por WIFI com velocidades de 3 a 16 MB.

Já vos aconteceu algo semelhante com este router? O que me aconselham?

Obrigado,
 
Caro

Durante muitos anos tive 100mb e o router 3.0,...Velocidades wifi era cerca de 2mb,... Durante anos reclamei e nada fizeram, não sei se não podiam ou não queriam, mas diziam sempre que era uma área congestionada. Há cerca de 1 ano fizeram o upgrade para 200mb e colocaram o router 4.0. Por cabo tenho perto dos 200mb, mas a 1 metro do dito e por wifi vai para os 24mb,.... Solução colocar outros router nas outras salas e quartos para ter net em toda a casa. Essa posição da NOS e dos seus técnicos é a habitual. Fazem testes nos seus tablets (duvido que corresponda a velocidades reais) e batem com a porta, deixando os seus cliente entregues a si próprios e a desenrascarem se como podem,...

Conselho reclama e exige a configuração melhor possível, ameaça com rescisão por incumprimento.
 
Caro

Durante muitos anos tive 100mb e o router 3.0,...Velocidades wifi era cerca de 2mb,... Durante anos reclamei e nada fizeram, não sei se não podiam ou não queriam, mas diziam sempre que era uma área congestionada. Há cerca de 1 ano fizeram o upgrade para 200mb e colocaram o router 4.0. Por cabo tenho perto dos 200mb, mas a 1 metro do dito e por wifi vai para os 24mb,.... Solução colocar outros router nas outras salas e quartos para ter net em toda a casa. Essa posição da NOS e dos seus técnicos é a habitual. Fazem testes nos seus tablets (duvido que corresponda a velocidades reais) e batem com a porta, deixando os seus cliente entregues a si próprios e a desenrascarem se como podem,...

Conselho reclama e exige a configuração melhor possível, ameaça com rescisão por incumprimento.

Obrigado pelo feedback.

A troca do router 3.0 para o 4.0 só foi efetuada graças a reclamação na provedoria.

Irei apresentar nova reclamação , mas até que a mesma esteja resolvida pretendo ter acesso a um serviço com a minima qualidade.

A NOS usa sempre os mesmos argumentos , na área técnica em reclamações anteriores disseram-me que o problema era os meus equipamentos ( Portatil + telemovel ) , quando os mesmos equipamentos já obtiveram valores de 70 MB em WIFI ainda com o router 2.0 e serviço IRIS.

Tenho um extender da TP Link que neste caso não sei se fará sentido usar.

Essa ligação a outro router fizeste em modo bridge? quais os valores registados após essa alteração?

Obrigado
 
Última edição:
Bom, comigo também era do equipamento,.... Lixaram-se pois passei a exigir que fizessem os testes também com o meu equipamento e verificarem que hardware estava presente. A desculpa via telefone era de que os computadores eram antigos. Sim alguns era, tenho cerca de 9 PC, mas a grande maioria têm menos de 2 anos.

Tive também TP-links via rede elétrica. Infelizmente na maioria das vezes de pouco adiantava.
Tenho uma casa com 4 pisos. No sótão está o router e o desktop a ele ligado por cabo. Do router sai outro cabo que vai a um TPlink switch onde estão depois ligados 3 routers, um para cada um dos restantes pisos. Passei a ter velocidades por wifi entre os 20 a 50MB, mas ultimamente muito instáveis. Ontem por exemplo apenas dava 0,6mb.
Espero que te ajude. Os routers que comprei apenas vão até aos 100mb, não tirando por isso o total partido, mas foi o que se pode arranjar!!!!
 
Obrigado pela ajuda . Tenho visto alguns ASUS e TP-LInk ( estou mais inclinado para os ASUS) para usar em modo Bridge.

Mas é revoltante que tenhamos que ter um custo extra mensalidade se queremos ter um serviço minimamente decente, quando as mensalidades são um balurdio.
 
Posso intrometer-me no tópico e perguntar que modelos de routers andas a ver?

No meu caso é mais uma questão de alcance.

O router está na sala e no quarto mais afastado, o nosso, onde está o chromecast e uma impressora por vezes é complicado a rede, ainda mais a impressora.

Essa até deve estar para sair dali mas o chromecast por vezes queixa-se, ou seja, qualidade de imagem má.
 
Posso intrometer-me no tópico e perguntar que modelos de routers andas a ver?

No meu caso é mais uma questão de alcance.

O router está na sala e no quarto mais afastado, o nosso, onde está o chromecast e uma impressora por vezes é complicado a rede, ainda mais a impressora.

Essa até deve estar para sair dali mas o chromecast por vezes queixa-se, ou seja, qualidade de imagem má.


Boa tarde ,

Adquiri um ASUS RT-AC51U. Com esse equipamento ligado ao router da NOS consigo uma melhor cobertura e velocidade por WIFI.

Da parte da NOS , continua tudo na mesma. A ser redireccionado para uma página da NOS a informar bloqueio de acesso à internet ( apenas por cabo de rede e num dos equipamentos), velocidades máximas por cabo de 20 MB onde a NOS diz que está tudo bem e sugere o contato com a PC MEDIC...
 
Obrigado pela informação.

Em relação ao resto não te posso ajudar por falta de conhecimentos, a não ser que voltes a reclamar com a Provedoria.
 
há aqui uma coisa que não entendi, e que se prende com as unidades de medida. Quando ao técnico deu 164 deve ter sido mb e não MB. Depois comentas que tens velocidade de 20MB por cabo. Ora, se tiveres um pacote de 200mb, os 20 MB estão próximos da velocidade contratada. se forem 20mbps então a coisa é diferente. Quanto ao teste por telemóvel, tudo depende do telemóvel que estás a usar e das suas caracteristicas técnicas. 7MBps dá cerca de 75mbps, mais coisa menos coisa, o que é o expectável em 2.4ghz, norma n e com o aparelho apenas com uma antena. mesmo o portátil, pode ter uma placa wifi antiga. Se por exemplo for uma placa n mas a 150 mbps, então no download apenas tens 75mbps, no máximo. com perdas reduz-se um pouco mais. Mas isso já depende muito do setup que tens. Confesso que, se ao técnico deu aquela velocidade e a ti não dá, é porque os teus aparelhos ou têm um problema ou têm características que não permitem usufruir de toda a velocidade.

Quanto ao bloqueio do router, não sei como é com o 4.0 mas julgo que no meu 3.0 posso indicar que apenas se consegue ter acesso ao router por cabo, excluindo acessos wifi (razões de segurança).
 
Agora fiquei eu baralhado,...

mb - megabytes
MB - ???

Normalmente vem Mbps ou seja megabytes por segundo. O m ou M tem os mesmo significado, ou estarei a fazer uma grande confusão com o Gb ????

Enfim ás vezes a idade não perdoa!!!!
 
Boa tarde ,

Preciso pfvr das vossa ajuda e sugestões.

Sou cliente NOS com o serviço UMA . Desde há algum tempo que notei que as velocidades por WIFI estavam bastante baixas ( máximo 24 MB mesmo em frente ao Router e 12 MB na divisão ao lado), tinha o router 3.0.

Ontem foi-me instalado o 4.0 , na instalação o técnico fez um speedtest no seu tablet e deu 164 MB ( fiquei maravilhado). Decidi fazer um speedtest no telemovel e no PC ( exatamente no mesmo local que o técnico fez) e dava-me 7 MB. O técnico disse que era impossivel e foi-se embora.

Decidi experimentar por RJ45 e dava-me entre 3 e 7 MB , sendo que passado alguns minutos deixei de ter acesso por cabo ou WIFI ( era redireccionado para uma página NOS).

Após contato com o apoio técnico, já consigo aceder por WIFI com velocidades de 3 a 16 MB.

Já vos aconteceu algo semelhante com este router? O que me aconselham?

Obrigado,

Não sei exactamente a que unidades te referes, deves estar a fazer alguma confusão entre Mbs e Mb/s. Lê isto para esclarecer: https://www.gbmb.org/mbps-to-mbs

E depois está a faltar alguma informação também.

Não disseste quanta velocidade é suposto teres contratado, vou assumir 200Mbs. Não faço ideia se o router 3.0 dá essas velocidades (eu tenho esse router numa licação HFC 120Mbs) mas vou assumir que sim.

Há 2 tipos de rede WiFi e depois algumas variantes. 2.4Ghz e 5Ghz. A primeira é mais comum, mais lenta e tem mais alcance. A segunda só é vista por aparelhos que a suportem (mais recentes ou melhores), mais rápida e menor alcance.

O router 3.0, só tem rede 2.4, e como tal, faz cerca de 50Mbs. Realisticamente, o meu nunca deu mais que 40. Isto são cerca de 5MB/s.
O router 4.0 já faz 5Ghz (em aparelhos suportados) e já deves conseguir chegar a cerca dos 200Mbs que a tua ligação é suposto ter. Isto são cerca de 25MB/s.
Por cabo de rede também é preciso saber a velocidade da placa de rede do computador a que estás a ligar. Embora as portas de rede do router devam suportar rede 1Gbs (~1000Mbs - 125MB/s), se a placa de rede do compuador só for de 100Mbs é essa a velocidade a que ambas vão trabalhar, desperdicando a ligação de 200Mbs.

Tu não disseste que aparelhos ligaste ao router (especificamente que modelo de telemóvel/tablet/computador), não disseste se ligaste a uma rede 2.4 ou 5Ghz, qual era a velocidade da placa de rede por cabo, etc.

Há ainda outros fatores que influenciam. No momento que fazes o teste convém que o computador esteja desocupado (updates do windows podem estar a acontecer sem que um gajo se aperceba, alguém a usar youtube, netflix, etc noutro lado da casa), a não usar o disco para alguma coisa (de preferência convém ter um ssd, se o teu disco for mecânico, provavelmente está quase sempre a bater perto dos 100% sem fazer muito (o win10 é lixado), etc. Se abrires o task manager do win10 a qualquer altura, vais ver o windows sempre a fazer qualquer coisa. Ainda mais se for pouco depois de o pc ter sido ligado.
Mesma coisa para o telemóvel ou tablet.

E por cima disto tudo, o router da NOS é uma m****. É que não presta mesmo, pelo menos a 3.0. O wifi é péssimo, as minhas boxs android não conseguem ligar ao wifi em wpa2, só em wpa e muito mal (mas dão perfeito com qualquer outro router), o alcance é horrível, metes 20 aparelhos lá ligados e borra-se todo que alguns já começam a nao ter net, a não atribuir ip, o meu pc levava cerca de 5mins a ter internet sempre que o ligava mesmo ligado por cabo (ficava com um triangulo amarelo no simbolo da placa de rede), a página de configuraçõe está cheia de bugs (tenta ir à configuração do DNS, o router literalmente crasha e reinicia-se), etc. Do 4 não falo que ainda só vi um ou dois e não da para falar da estabilidade dele. Se andares pela internet fora o que mais vais encontrar é gente a dizer isso. No meu, desliguei tudo que podia no router, matei o wifi, meti-o em modo bridge e meti um Mikrotik hAP ac² (https://mikrotik.com/product/hap_ac2) por cerca de 70€ a gerir e controlar a minha rede e foi da noite para o dia, nunca mais tive problemas (recomendo). Mas há tplinks mais baratos.

Para teres certeza que tens mesmo um problema, tens que verificar isto tudo e se estás a fazer os testes nas condições ideais para ter os resultados o menos adulterados possível por fatores terceiros.

No fim disto tudo não ficava admirado se tivesses mesmo um problema. A NOS já me disse por várias vezes que eles só são responsáveis pela velocidade do lado deles até ao router. Daí aos teus aparelhos é problema do cliente (teu) e eles não fazem nada por isso. Comigo eles não quiseram saber, com um cliente meu a solução deles foi mesmo dizerem-me para arranjar um segundo router e por esse a gerir e a um primo meu ainda foi pior. O meu primo tinhas um router 3.0 que emitia wifi mas não passava comunicação via wifi de maneira nenhuma, só por cabo (o router estava mesmo avariado). A NOS nunca quis saber mesmo depois de muitas reclamações. Ele acabou por trocar para a vodafone por causa disso. Não te admires se eles não quiserem saber.

-----------

Agora fiquei eu baralhado,...

mb - megabytes
MB - ???

Normalmente vem Mbps ou seja megabytes por segundo. O m ou M tem os mesmo significado, ou estarei a fazer uma grande confusão com o Gb ????

Enfim ás vezes a idade não perdoa!!!!

É um bocado confuso porque as letras das unidades de medida são as mesmas (um b minusculo geralmente refere-se a bit e um B maiúsculo a byte), mas na verdade até é simples. Quando vês 100Mbs num speedtest ou anunciado numa velocidade de internet, estás a ler megaBITS por segundo. O que dá cerca de 12.5MB/s (megaBYTES por segundo) na conversão, que é a unidade que toda a gente está mais habituada a ver em ficheiros, etc.

8 bits = 1 byte
1 Mbps = 0.125 MB/s

Tens uma explicação mais completa aqui:
https://www.lifewire.com/what-is-a-megabit-2483412
https://www.gbmb.org/mbps-to-mbs
 
Última edição:
Obrigado pelas vossas contribuições e pela vossa ajuda. Peço desculpa pela demora na resposta.

Tenho continuado a registar essas velocidades miseráveis em WIFI , apesar de nos equipamentos dar sempre qualidade de sinal excelente.

Todos os testes foram efetuados na frequência 2.4Ghz ( não tinha equipamentos compatíveis com 5Ghz ) e tanto no portátil ( Compaq Presario CQ60, windows 10) bem como nos telemóveis ( Huawei e Samsung com sistema Android) continuava a dar velocidades máximas por wifi de 30Mb. A NOS dizia que estava tudo bem com o serviço, em vários testes que fizeram.

Hoje decidi fazer um novo teste. Experimentei testar com equipamentos compativeis com a frequência 5ghz e fiquei surpreendido.

- Por PC ( HP com Windows 7) na frequência 5ghz tenho entre 120 e 188Mb ( consoante a divisão da casa onde fiz o teste) . No mesmo equipamento na frequência de 2.4ghz registei valores máximos de 50 Mb
- Por telemóvel na frequência 5ghz valores entre os 50 e os 85 Mb , na frequência 2.4 valores máximos de 27Mb

A nível de hardware do meu PC a placa de rede wireless é Qualcomm Atheros AR9285 8002.11 b|g|n.

é possivel alterar a placa de rede num portátil? Uma placa externa por USB compativel com frequência 5ghz iria resolver a questão das velocidades?

Nos testes que fiz na frequência 5ghz fiquei agradavelmente surpendido com os resultados.

Obrigado pela ajuda
 
Obrigado pelas vossas contribuições e pela vossa ajuda. Peço desculpa pela demora na resposta.

Tenho continuado a registar essas velocidades miseráveis em WIFI , apesar de nos equipamentos dar sempre qualidade de sinal excelente.

Todos os testes foram efetuados na frequência 2.4Ghz ( não tinha equipamentos compatíveis com 5Ghz ) e tanto no portátil ( Compaq Presario CQ60, windows 10) bem como nos telemóveis ( Huawei e Samsung com sistema Android) continuava a dar velocidades máximas por wifi de 30Mb. A NOS dizia que estava tudo bem com o serviço, em vários testes que fizeram.

Hoje decidi fazer um novo teste. Experimentei testar com equipamentos compativeis com a frequência 5ghz e fiquei surpreendido.

- Por PC ( HP com Windows 7) na frequência 5ghz tenho entre 120 e 188Mb ( consoante a divisão da casa onde fiz o teste) . No mesmo equipamento na frequência de 2.4ghz registei valores máximos de 50 Mb
- Por telemóvel na frequência 5ghz valores entre os 50 e os 85 Mb , na frequência 2.4 valores máximos de 27Mb

A nível de hardware do meu PC a placa de rede wireless é Qualcomm Atheros AR9285 8002.11 b|g|n.

é possivel alterar a placa de rede num portátil? Uma placa externa por USB compativel com frequência 5ghz iria resolver a questão das velocidades?

Nos testes que fiz na frequência 5ghz fiquei agradavelmente surpendido com os resultados.

Obrigado pela ajuda
Ser possível trocar a placa de wifi de um portátil é. Já troquei de vários e não tive problemas. Se compensa já é outra questão. A placa de wifi é uma parte dos componentes e podes encontrar estrangulamentos a um bom upgrade noutros elementos do mesmo.
Talvez testando com uma pen usb wifi percebas se tiras partido do upgrade.
Além do mais o formato da placa julgo ser o mini pci-e e não terá certamente versões das novas "máquinas". pode ficar mais em conta que uma pen usb wifi e terá a vantagem de deixar as portas usb livres.
A norma n em 2.4GHz com o PowerRouter julgo que nunca te conseguirá velocidades estonteantes. Já consegui 88Mbps mas não é a rera e depende do equipamento cliente, devendo andar perto do limite possível. Só com os 5GHz consegues resultados próximos do cabo.
 
Última edição:
pen USB tp link t2u ou t4u AC

compras no eBay por 20€. outra alternativa é kit powerline , mais caro para teres velocidades acima dos 100 pois nesse caso tem ser gigabit.

como já disseram, o router da NOS está capado nos 2.4, retiraram os 40mhz.

num redmi tenho 55 em 2.4, com um C2 tp link em bridge da 110. 5ghz dá o mesmo nos 2
 
pen USB tp link t2u ou t4u AC

compras no eBay por 20€. outra alternativa é kit powerline , mais caro para teres velocidades acima dos 100 pois nesse caso tem ser gigabit.

como já disseram, o router da NOS está capado nos 2.4, retiraram os 40mhz.

num redmi tenho 55 em 2.4, com um C2 tp link em bridge da 110. 5ghz dá o mesmo nos 2
Acho que o pc de que fala só tem portas 10/100 ou fast ethernet. Ter isso em consideração
o t2u AC600 compra-se cá por 15 - basta procurar
para o outro há o tenda u12 que custa or volta dos 20 cá
 
Última edição:
Eu tentei várias soluções para o miserável wifi da NOS (fazer access points com routers TP-link que tinha encostados, passar cabos novos para meter esses access points pela casa, comprei um extensor de sinal da TP-link), mas o que resolveu mesmo foi a Powerline! A minha casa não é nova e não tem grande qualidade de construção, mas com a Powerline, até metendo na minha arrecadação do prédio que tem uma derivação manhoso do quadro do apertamento para ter duas lâmpadas e uma tomada e fica 4 pisos abaixo, consigo que funcione muito bem.

Gostei tanto que tenho uma no quarto para ligar o PC por cabo e tenho outro wi-fi na cozinha para expandir o sinal. Criei redes com nomes diferentes.

Não é um investimento baixo, mas no meu caso valeu mesmo muito a pena.
 
Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão.

Devido ao mais que conhecido fraco (péssimo) desempenho do router da NOS, resolvi comprar um router (Tplink Archer C8).

Configurei e finalmente tenho um wireless TOP! O problema é que todos os dias, às vezes varias vezes ao dia tenho de reiniciar o router da NOS (o da NOS e não o TPLink) porque a net fica super lenta ao ponto de não conseguir abrir um site sequer, recebeo às vezes notificações de mails e mensagens, mas não mais que isso. Reinicio o router da NOS e tudo fica bem.

Desconfio que isto, ou é o router da NOS que está marado (foi subsituido recentemente por um zonhub v1) ou é por não ter configurado o modo bridge. O mal é que esta opção não está disponível no router da NOS!!!

Alguém sabe se desactivaram esta opção ou se temos de aceder com algum login especial para podermos ter acesso à mesma?
 
User: home_admin
Password: zonnetadmin


testa com acesso com superadmin
atenção que modelos que porta 4 bridge dá raia, ou bloqueia, ou limita velocidade

tenho o 4.0 em bridge há meses e sem problema, mas com o 3.0 tinha problema parecido com esse, o archer perdia o IP
 
Back
Topo