Difusor de flash opinião

The Dealer

Power Member
Agora que finalmente me consegui libertar da tentação de fazer um upgrade de bridge (Fuji S6500) para SLR (por agora :) ), decidi comprar um conjunto de lentes Macro no ebay que variam de um 1D a 10D. A questão é, por uma diferença de mais ou menos 3,5€, posso levar também um difusor de flash "grátis".

Vejam lá o que acham. Eu fiz uns difusores caseiros, e apesar de serem, e friso, mais ou menos eficientes (pois mesmo que a s6500 tivesse uma sapata externa nunca compraria um flash externo lol ), eles riscam um pouco o plástico da máquina a tirar e a por. Sei que este não é mais do que uma meia, de qualquer das formas se for uma meia que tenha também algum efeito e não me risque a máquina já fico contente:) Por isso vejam lá o que acham:


4006337383338613634ew6.jpg

my.php
my.php
 
Última edição:
Epah, se é grátis.... lol Mas se for a pagar não manda vir isso. Meias tenho eu em casa. Prefiro aqueles difusores de plástico baço, que se compram po 2,50£ e parecem-me muito mais eficazes.
 
Epah, não estou a falar das caixas pretas como é óbvio. Há umas semi-transparentes.

Pois eu deduzi que fosse algo do género. Sinceramente, não me consigo lembrar delas, mas vou fazer isso :)

Vais a uma loja de fotografia e pedes uma caixa de um rolo. Depois cortas e montas. :)

Fui à tarde à Fotosport e deram-me umas 30 caixas dessas lol Realmente já não me lembrava delas, só tirando a tampa não entram no flash, de qualquer das formas fiz um corte e uso-o de forma horizontal, e encaixa bastante bem. Melhor, só externo :)
 
Última edição pelo moderador:
Vais a uma loja de fotografia e pedes uma caixa de um rolo. Depois cortas e montas. :)
Eu já fiz isso e o resultado foi 0 (zero). Continuaram as sombras nas paredes, etc. Mesmo que nada!

Ainda continuo à procura da solução difusora para o meu flash incorporado...
 
Última edição:
Sombras vais ter sempre, ou estás à espera que um rolo te dê o mesmo grau de difusão que uma softbox? Mas isso também parece depender do plástico que a caixa de rolo tem, porque eu e outras pessoas já experimentámos e resultou, mas não és o primeiro a queixar-te de falta de resultados.
 
Não é por acrescentar um difusor ao flash que vais conseguir eliminar as sombras. Não é para isso que serve o difusor ou a softbox ou que seja. Estes servem para suavizar os contornos das sombras e não para os eliminar (também alteram a qualidade da luz da superficie iluminada, mas isso é outro assunto). Claro que podes suavizar tanto que as sombras não se tornem incomodativos.

A única maneira de eliminar a sombra é iluminar o superfície que está à sombra. Ai um reflector pode fazer toda a diferença (ex.: o belo tecto branco com um flash em bounce, o flash de background, etc.)

No caso particular da fotografia macro, o problema é que o flash incorporado comporta-se como um fonte de luz muito pequena, muito próxima do motivo, logo dá sombras muito grandes e bem definidas. O difiusor de caixa de rolo não vai alterar muito as dimensões da fonte de luz e não vai afectar em nada a distância, pelo que naturalmente não vai dar grande efeito (apenas vai reduzir a definição das sombras pois espalha a luz um bocadinho). Já uma softbox de montar no flash incorporado aumenta substancialmente o tamanho aparente da fonte de luz. Até a folha A4 à volta do flash vai ter um resultado muito melhor que a caixa de rolo.
 
Eu fiz um com aquelas caixinhas que foram referidas e consigo eliminar bastantes sombras até. Mas também tenho por hábito reduzir a potência do flash.
 
Back
Topo