1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Digam não ao Standard do Office

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por paulo_sergio, 10 de Julho de 2007. (Respostas: 60; Visualizações: 5337)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. paulo_sergio

    paulo_sergio [email protected] Member

    [SIZE=+1]To: Membros da Comissão Técnica para a avaliação dos standards ISO[/SIZE] No próximo dia 16 de Julho, pelas 14.30, no Instituto de Informática, vai ser decidido o sentido de voto de Portugal na aprovação ou não do ISO DIS 29500 (Office OpenXML ou OOXML format).

    Os cidadãos Portugueses abaixo assinado pedem-lhes para considerar a REJEIÇÃO de tal formato como standard, como aliás fizeram milhares cidadãos de todo o mundo em http://www.noooxml.org/petition , tendo esta petição atingido as 10000 assinaturas em menos de uma semana.

    Existem diversos motivos pelos quais tal proposta deve ser recusada, entre os quais:

    1. Já existe um standard ISO26300 chamado Open Document Format (ODF): dois standards aumenta o custo, a incerteza e a confusão na indústria, no governo e nos cidadãos;
    2. Não existe nenhuma implementação provada da especificação OOXML: o Microsoft Office 2007 produz uma versão especial do OOXML, não um formato de ficheiro que cumpra com a especificação do OOXML;
    3. Existe falta de informação no documento de especificação, como por exemplo como fazer um autoSpaceLikeWord95 ou useWord97LineBreakRules;
    4. Mais de 10% dos exemplos mencionados no standard proposto não validam como XML;
    5. Não existe nenhuma garantia de que qualquer pessoa possa escrever software que implemente total ou parcialmente a especificação OOXML sem estar sujeito às patentes detidas pela Microsoft;
    6. Esta proposta a standard entra em conflito com outros standards ISO, como a ISO 8601 (Representation of dates and times), ISO 639 (Codes for the Representation of Names and Languages) ou ISO/IEC 10118-3 (cryptographic hash);
    7. Existe um erro no formato de folha de cálculo que impede a insersão de qualquer data anterior ao ano 1900: erros como estes afectam a especificação OOXM tal como software, como o Microsoft Excel 2000, XP, 2003 ou 2007;
    8. Esta proposta a standard não foi criada através da experiência e conhecimento de todas as partes interessadas (tais como produtores, vendedores, consumidores, utilizadores e reguladores), mas apenas pela Microsoft.
    Sincerely,




    Assinem a petição em http://www.petitiononline.com/OOXMLPT/petition.html



    Cumps
     
    Última edição pelo moderador: 12 de Julho de 2007
  2. Melga

    Melga Power Member

    "Portugal diz NÃO ao formato Microsoft Office"

    gostava de saber quem são vocês para falar no "meu nome" ... ainda falam em liberdade de escolha 8|

    o ponto 7 e 8 ..... :joker:
     
  3. Nomearod

    Nomearod Power Member

  4. stradale

    stradale [email protected] Member

    LOL

    O formato da Microsoft é aberto, é apoiado pela Novell, pela Apple (entre outras).

    O formato utilizado pelo Office é, e sempre foi o standard de facto.

    Esta petição é completamente ridícula e só vem prejudicar quem a assina.

    Enfim... é por estas e por outras que a comunidade open-source não cresce...


    ps: eu sou português e não assinei nada.
     
  5. Cabalo

    Cabalo Power Member

    LOL e RE-LOL

    eu não assino coisa nenhuma dessas.
    sou muito a favor de vários tipos de standardização, pois considero isso um factor benéfico para a competitividade duma nação, quanto mais não seja, como um não-entrave à mesma.
     
  6. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Já assinei.

    O único facto é que essa tua afirmação corresponde apenas à a tua opinião e aos teus anseios.
    Os 'standards' da Microsoft - proprietários, apesar de alguns disponibilizarem as especificações - prejudicam objectivamente a concorrência e a interoperabilidade entre diferentes sistemas.

    Desta forma, apesar da tua opinião, o formato proprietário utilizado pelo office não é um standard. Talvez venha a ser - a Microsoft tem dinheiro para isso e nem precisa de perguntar opinião aos fan-boys do windows -, se não houver contestação a mais esta intentona do bill gates. Cá estaremos, cada um a cumprir o seu papel.

    Eu assinei e não me sinto prejudicado.

    Não me pareces muito preocupado com isso.

    ou seja, não és a favor da standardização :-)
     
    Última edição: 10 de Julho de 2007
  7. VuDu

    VuDu Power Member

    realmente esta frase não faz muito sentido neste contexto.
    Eu não estou a par das intenções da Microsoft nem sei que tipo de consequências puderá trazer essa stardard'ização, seja como for, gosta de saber de programas "abertos" que consigam implementar na perfeição este novo formato "aberto" da Microsoft... acho que só assim poderei ter opinião nesta matéria :P
     
  8. Crisis

    Crisis Power Member

    Como assim falta de informação, está bem explicito, fica a cargo da aplicação emular esse comportamento, até porque fazer o formato compativel com a norma usada a 10 anos atras não me parece muito boa politica..

    Acho bastante mal, a Microsoft basicamente "impor" o formato a toda a gente como explicitado no ponto 8, mas se o formato for bom, quem se vai opor ?

    Se os beneficios forem mais que os inconvenientes, why not ?
    Já agora seria interessante alguem refutar esta petição com alguns dos beneficios do OOXML, só para não estarmos sempre a dizer mal.. :D

    Cumprimentos
     
  9. Conde

    Conde Power Member

    Já tinha assinado e voltaria a assinar se pudesse.
    Já falaram aqui que é bom haver standards para o bem da concorrência, por isso mesmo, chega de microsoft, vamos dar hipotese a formatos verdadeiramente livres.
     
  10. [knap]

    [knap] Power Member

    Crisis

    Emular como?

    Tu lendo a explicação percebes o que tens de fazer? Qual é o comportamento?
     
  11. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Curioso, o OOS também não especifica como é que configuro a aplicação. Apenas define como é o XML.
    Sinceramente, o que será melhor? Um formato suportado por 10% de geeks que acabam por ir um pa cada lado porque acham 1337 (sim, quando é que abrem os olhos e deixam de criar 100 distribuições linux e unem esforços para 3 ou 4 para diferentes fins?) ou será melhor um formato suportado por um gigante, que para o bem e para o mal, é um gigante da industria, e se calhar acabaria por suportar melhor o formato?
    A microsoft também já tinha dito que não ia cobrar royalities pelo uso deste formato (o que até nem fazia sentido, sendo ele um formato aberto).
     
  12. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    e que comentário fazes ao facto da m$ só se ter preocupado em criar um formato standard que facilite a interoperabilidade quando o formato ODF começou a ganhar popularidade?
    ou seja, só quando viram o seu domínio ameaçado é que se preocuparam em criar um formato minimamente decente, que mesmo assim parece deixar um pouco a desejar.

    é por esta e por outras que a comunidade m$ não cresce (ou pelo menos não cresce tanto como a open-source).

    se já existe um standard (que até agora nenhum de vocêcriticou) para o mesmo efeito, para quê criar outro? por que razão a m$ não usa o ODF?

    mas leiam com atenção o post inicial em vez de virem mandar bocas, tem lá mais argumentos técnicos que justificam a petição.
     
  13. heeven

    heeven Power Member

  14. Conde

    Conde Power Member

    Tens uma visão bastante limitada do que está por trás do "OOS" ...
    Unir esforços para 3 ou 4 distros com diferentes fins? Eh pá, desculpa lá mas a liberdade de escolha no mundo open-source vai mt mais além de escolher entre Home Basic, Home Premium, Enterprise, Business e Ultimate Edition...
     
  15. stradale

    stradale [email protected] Member

    Para vários formatos de documentos de texto/...?

    Sim, realmente deve haver muita procura...
     
  16. stradale

    stradale [email protected] Member

    Standard de facto.

    Sempre o foi, e ao que parece vai continuar a ser.

    Proprietário? No sentido de ser completamente aberto?

    Isto não passa de puro fanatismo, é que o único defeito deste formato (que há anos o andam a pedir) é mesmo vir de Redmond... Felizmente a Apple, a Novell, e outras, têm gestores que se deram ao trabalho de assistir a uma ou duas aulas de gestão e estão acima destas birrinhas infantis...

    Enfim... a batalha já está ganha, falta saber é quanto mais tempo certas pessoas vão perder inutilmente nestas guerrinhas... Se calhar se alguns se dessem ao trabalho de desenvolver e aperfeiçoar plugins para este formato os números das migrações para Open Office seriam melhorzitos... Mas parece que a agenda é outra.
     
  17. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    qual a organização que reconheceu esse formato um standard (para ele ter sido sempre um standard)?
    o formatos que há anos andavamos a pedir e que a m$ nunca nos tinha dado era o ODF. agora a m$ depois de ver a aceitação que o ODF estava a ter lá criou o formato "que há anos o andam a pedir".

    é curioso como há pessoal que acha sempre que "a batalha já está ganha"...
     
  18. stradale

    stradale [email protected] Member

    Isto custa a entrar...

    Formato de facto!

    Se não sabem o que é perguntem :rolleyes:
     
  19. oscarolim

    oscarolim Power Member

    É pela imensa oferta que as x as pessoas não sabem para onde ir. Hoje é o Suse, amanha é o fedora, depois é o ubuntu, depois ainda tem o Mephis, dps tem este, e aquele, e e e e e e... e ninguem vai andar a formatar pcs de semana a semana porque há uma distro nova que parece "cool".
    Garanto-te que se houvesse mais uniformidade, haveria maior aceitação. O windows é o que é, mas a esmagadora maioria usa-o. Porque será? Agora se houvesse o windows, e depois o wubuntu e o wuse e o wephis e o wedora, e mais uns quantos, a incerteza e confusao que isso geraria nas pessoas levaria a que fossem para um produto "mais facil de compreender".
     
  20. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Se quiseres comprar um carro, tens á escolha se queres um Renault, um Citroen, um Peugeot, um Fiat ou ainda algo mais requintado como um Mercedes ou um BMW. Dentro de cada uma destas marcas tens ainda vários modelos, e dentro de cada modelo tens N escolhas, desde se é a gasolina ou a gasóleo, passando pelo motor e pela enorme colecção de extras que podes escolher...

    Se fores á ***** tens N marcas de electrodomésticos como a Singer, a Bosch ou a Philipps, em que quase todos fazem o mesmo com uma diferença ou outra aqui ou ali...

    No entanto, no mundo do software achas que só deves ter uma escolha possível senão causa muita confusão na cabeça das pessoas. Não me leves a mal, mas não podia discordar mais :)

    E agora mais ontopic, já tinha assinado a petição pela simples razão que não concordo que qualquer formato seja considerado standard sem que a especificação seja 100% livre e de modo a que todos possam utilizar e fazer uma implementação. O formato apresentado pela Microsoft é um enorme ponto de interrogação neste aspecto e tem vários problemas que são referidos na petição. :P
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página