DIGI Portugal (TV, Internet e Móvel)

Nogueira03

Power Member
A Dixarobil Telecom foi registada a 23 de junho de 2021 e participou no leilão do 5G como “novo entrante”. Um investimento no valor de 67,337 milhões de euros.
Em maio de 2022 alterou a sua designação para DIGI Portugal e pretende implementar os seus serviços através de tecnologias modernas e viradas para o futuro, seja GPON para Internet fixa, de 1 a 10 Gbps ou 4G/5G para Internet móvel.
A previsão para o seu lançamento está apontada para o início do ano 2024.
A expansão de fibra ótica e de rede móvel decorre a grande ritmo pelo país.
Serve o presente tópico para acompanharmos o nascimento desta nova operadora.

Noticias relevantes (oficiais)
ANACOM emite DUF à DIXAROBIL em resultado do leilão 5G;
ANACOM atribui direito de utilização de números à DIGI Portugal;
Parceria estratégica de longo prazo entre a Digi e a Cellnex Portugal.
ANACOM atribui direito de utilização de recursos de numeração à DIGI Portugal.
Redes oficiais
Site
LikedIn
Mapa amador de antenas (móvel)
Caça às antenas DIGI
 
Última edição:
Muito bom, faltava falar da Digi.

Não é a Digi que fornece 10Gbps simétricos em espanha por 30€? Vamos ver o que trazem para portugal! ;)
Na Espanha quem está a crescer de forma massiva, e a roubar entre aspas, clientes as outras operadoras históricas é a Masmovil.
Cresce como nunca por lá.
 
Nem é preciso ir à Roménia… Basta ver os preços que a Digi pratica aqui ao lado em Espanha ou em Itália. Os preços de tabela deles são mais baratos que os de retenção em Portugal.
 
1 telemovel com chamadas ilimitadas e 5GB
DIGI espanha - 7€ (site)
Meo - 14€ (pago eu)

Tendo em conta que portugalé mais pobre que a espanha, talvez a digi venda em portugal por 5€.
 
Última edição:
Não porque o tamanho do mercado também é importante (somos bem mais pequenos que espanha). E depois vai depender do cartel.
Mas mesmo que façam 1 telemovel com chamadas ilimitadas e 5GB por 10€ ja ganham clientes.
 
A população é maior mas também é maior o território, o que obriga a um investimento em infraestruturas bem maior. Sob esse prisma, a densidade populacional é o factor que mais influencia a rentabilidade.
O IVA português é maior mas também é elevado em grande parte da Europa e acaba por não fazer muita diferença no preço final.
Este parece-me ser o factor decisivo se não viermos a ter preços semelhantes:

Mas mesmo que façam 1 telemovel com chamadas ilimitadas e 5GB por 10€ ja ganham clientes.
 
A população é maior mas também é maior o território, o que obriga a um investimento em infraestruturas bem maior. Sob esse prisma, a densidade populacional é o factor que mais influencia a rentabilidade.
O IVA português é maior mas também é elevado em grande parte da Europa e acaba por não fazer muita diferença no preço final.
Este parece-me ser o factor decisivo se não viermos a ter preços semelhantes:
Mas também existe maior partilha de infraestuturas, maior mercado e mais concorrência o que por si puxa os preços para baixo, o que acontece em países como espanha ou França.
 
A população é maior mas também é maior o território, o que obriga a um investimento em infraestruturas bem maior. Sob esse prisma, a densidade populacional é o factor que mais influencia a rentabilidade.
O IVA português é maior mas também é elevado em grande parte da Europa e acaba por não fazer muita diferença no preço final.
Este parece-me ser o factor decisivo se não viermos a ter preços semelhantes:
A densidade populacional é um ponto interessante. Olhem para um mapa de cobertura das zonas de baixa densidade em. Espanha e em Portugal. Depois digam alguma coisa.
 
A densidade populacional é um ponto interessante. Olhem para um mapa de cobertura das zonas de baixa densidade em. Espanha e em Portugal. Depois digam alguma coisa.
Não estou a saber ligar a densidade populacional com os preços praticados. Consegues explicar? E qual é a diferença de Portugal para Espanha neste aspecto?
 
Não estou a saber ligar a densidade populacional com os preços praticados. Consegues explicar? E qual é a diferença de Portugal para Espanha neste aspecto?
Cobrir zonas de baixa densidade populacional faz subir os custos com baixo retorno.

Duas imagens da cobertura da vodafone e da mas movil.




Parece-me fácil de perceber.

Se em Portugal o pessoal se queixa de problemas de cobertura, se as operadoras seguissem um modelo do tipo mas movil (que permitiria reduzir custos e consequentemente preços), era tudo a cortar os pulsos...
 
Não estou a saber ligar a densidade populacional com os preços praticados. Consegues explicar? E qual é a diferença de Portugal para Espanha neste aspecto?
As antenas em Lisboa por exemplo estão a subsidiar as antenas em Celerico de Basto, que não há o conceito de operadora regional.

Imagina que uma operadora só tinha cobertura na AML e AMP, e fora dela pagavas à parte, dentro da AML e AMP as condições seriam muito boas, mas fora dela seria caríssimo e era logo acusado de descriminação.
 
Cobrir zonas de baixa densidade populacional faz subir os custos com baixo retorno.

Duas imagens da cobertura da vodafone e da mas movil.




Parece-me fácil de perceber.

Se em Portugal o pessoal se queixa de problemas de cobertura, se as operadoras seguissem um modelo do tipo mas movil (que permitiria reduzir custos e consequentemente preços), era tudo a cortar os pulsos...
A Yoigo tem muito menos tempo de vida que a VDF... e também não dei de que ano é que são esses prints do nperf. Se fosse 2010, talvez acreditaria, mas 2022, nope.
 
A Yoigo tem muito menos tempo de vida que a VDF... e também não dei de que ano é que são esses prints do nperf. Se fosse 2010, talvez acreditaria, mas 2022, nope.

As operadoras móveis em Espanha possuem nos sites delas os mapas da cobertura nas várias tecnologias, indoor e outdoor. A informação no nPerf não é fiável no sentido que as recolhas com mais de 1 ano expiram e a informação apresentada é da recolha que os utilizores fazem. Se no interior ninguém utilizar a aplicação nunca irão ver qualquer cobertura.
 
Back
Topo