DIGI Portugal (TV, Internet e Móvel)

Cá por Espanha (província de Barcelona), aderi esta semana à Digi 1Gbps simétrico (30€) + tarifário dados+voz ilimitados para a europa (15€, mas com o serviço de fibra instalado, sem a fibra são 25€). A semana que ven já tenho a portabilidade do móvel terminada.

A Wireless é algo fraca para norma AC, consigo a volta de 600Mbps com o telemóvel, ainda não testei por cabo, faltam cravar fichas de rede e ligar tudo por parede. Mas tou já a pensar a meter um router decente. Mas o serviço é muito estável.

Que entre assim com estes preços em Portugal.
 
Um speedtest com Digi (espanha). Fiz vários testes, e o upload fica colado nos 847Mbps.

12837179979.png
 
Eles venderam as operações húngaras (cuja rede é a que está no comentário em cima, a cobertura Romena é maior até porque é a base da DIGI) para a 4iG (recentemente se unificou com a Antenna Hungaria) - que tem em suas fileiras o também CEO da Alpac Capital (os donos da Euronews), Pedro Vargas David - porque não conseguiram uma licença 5G nesse país, ao contrário do que aconteceu na Roménia e em Portugal (Espanha e Itália continuarão como MVNO).
 
O espectro que a Digi adquiriu dá para outra geração (2, 3 ou 4G) qualquer ou só dá para 5G?
De qualquer forma é inevitável que quer a Digi quer a Nowo (embora já tenha a da MEO) usem a rede das atuais para irem fornecendo serviço à medida que vão expandindo a sua rede própria, para terem lucro para investimento. A Anacom simplesmente veio simplificar o processo com o roaming nacional.
 
Fui procurar mais informação sobre a Digi(mobil) e dá para tirar umas ideias do que possa vir.

Operam em 4 países sendo que só possuem rede móvel própria em 2, Roménia e Hungria. Fui ver ao cellmapper e por surpresa minha, operam uma rede móvel 4G + 2G só com uns míseros 5Mhz (!!!) nos 1800Mhz, sendo que apenas 3Mhz (!!!) são para 4G e o resto para 2G (3Mhz na B3 maximizados (256QAM 4x4 MIMO) dá uns 60Mbps down 15Mbps up teóricos).
Começaram a operar desde 2019 e em 2021 possuíam rede móvel com 85% de cobertura outdoor em todo o país (fonte). Não parece que brincam em serviço estes tipos da Digi.

Em comparação, cá em Portugal adquiriram uma boa quantidade de espectro que deverá permitir ter uma rede bastante respeitável.
2x5Mhz B8, 2x5Mhz B3, 2x5Mhz B7, 1x25Mhz B38 (40Mhz total agregados). Para fornecerem 5G com n78 vão ter de alugar espectro à Dense Air até 2025. (fonte) Assumindo que alugam os valores pós 2025 (40Mhz), ficam com um total de 80Mhz de espectro.

Agora é esperar para ver se realmente se materializa como nova operadora. Tenho algum receio porque acredito que as operadoras históricas irão fazer de tudo para bloquear a concorrência.

Na Roménia a Digi começou a desligar o 3G, passando a ter 15 MHz nos 2100 MHz. O LTE 900 MHz também tem sido desligado, onde tinham 3 MHz em LTE e 2 MHz em 2G, passando agora a ter 5 MHZ em 2G. Estão a implementar os LTE 800 MHz nos locais onde desligaram o LTE 900 MHz.

Estão também a implementar o B7, onde usavam mais o B38.
 
Na Roménia a Digi começou a desligar o 3G, passando a ter 15 MHz nos 2100 MHz. O LTE 900 MHz também tem sido desligado, onde tinham 3 MHz em LTE e 2 MHz em 2G, passando agora a ter 5 MHZ em 2G. Estão a implementar os LTE 800 MHz nos locais onde desligaram o LTE 900 MHz.

Estão também a implementar o B7, onde usavam mais o B38.
E datas para começaram aí em PT, já se sabe mais alguma coisa?
 
Eu por acaso tenho uma opinião diferente.

Não me admiro que mais tarde, a Orange venha a comprar a NOWO, depois da aquisição em Espanha da MásMovil.

Apenas um passo de cada vez, como se costuma dizer.

O problema da situação em Portugal, será o de que o regulador (a ANACOM), poderá vir a interromper uma eventual entrada da Orange em Portugal, pelo motivo de a Altice ser controlada por um operador de telecomunicações também francês. (Quase que seríamos sugados pelo sector de telecomunicações francês)

Mas se por acaso, a DIGI chegar a algum acordo com a MásMovil, talvez nós consumidores, fiquemos beneficiados.

Ainda se vai desenrolar muita coisa, no sector de telecomunicações em Portugal, pelo que me parece.
 
Não faz sentido consolidar em Espanha para entrar num mercado muito mais pequeno e já consolidado.

Quanto muito comprava uma das três grandes, não ia investir de raíz.
 
Para mim a melhor opção era a nowo vender a operação de banda larga, fibra, tv, etc à vodafone.

E as frequências de telefonia móvel à digi.
 
Back
Topo