DIGI Portugal (TV, Internet e Móvel)

Olá, espanhol aquí. Tenho muita curiosidade péla evoluçao da Digi em Portugal.
Em Espanha vai haber muito movemento entre os ISPs. Andan a dicir que há que reducir a concorrencia, que os preços son insustentaveis. Fálase dunha fusão entre a Vodafone e a Masmovil, e a Digi quere sacar proveito cos remedies (cobertura móbil ou fibra duplicada).
E Hoje a Digi fez uma declaraçao de intenções. Os novos tarifarios deixan fóra de jogo as outras ISPs.
 
Olá, espanhol aquí. Tenho muita curiosidade péla evoluçao da Digi em Portugal.
Em Espanha vai haber muito movemento entre os ISPs. Andan a dicir que há que reducir a concorrencia, que os preços son insustentaveis. Fálase dunha fusão entre a Vodafone e a Masmovil, e a Digi quere sacar proveito cos remedies (cobertura móbil ou fibra duplicada).
E Hoje a Digi fez uma declaraçao de intenções. Os novos tarifarios deixan fóra de jogo as outras ISPs.
Bem vindo, de facto era bom uma concorrência em Portugal como na Espanha, mas duvido.
Esperamos então o que vem aí da DIGI, abraço.
 
Se a DIGI entrar com a mesma estratégia agressiva, vamos ver os outros operadores a dizer que está a estragar mercado, como a MEO se vitimizou a alguns anos quando a Vodafone entrou no 3P a 24,99.
 
O sucesso em Portugal que eles querem alcançar, só será possível com boas ofertas comerciais.
O que pode atrapalhar é o acesso à rede móvel dos operadores atuais, pode haver limites que não permitam ter pacotes de dados muito grandes.
@gcale En Portugal, el mercado de las telecomunicaciones se concentra en 3 operadores que tienen tarifas y servicios muy similares. Las tarifas de móvil, por ejemplo, son muy caras y tienen pocos GB.
Y por eso necesitamos a Digi, para cambiar el panorama.
 
Vamos ver é se com a agressividade comercial da Digi, e com as outras a terem de acompanhar, não acabamos com redes móveis com fraca qualidade por causa da descida de preços...
 
Tem que ser um equilíbrio. Há redes mais bem preparadas para maiores tráfegos.
O problema é quando se quer atingir grandes margens de lucro com base num serviço low-cost. Aí têm que sacrificar um pouco a qualidade…
De qualquer forma, a vinda da Digi é muito bem-vinda, porque o panorama nacional está completamente atrasado em relação ao resto da Europa.
As 3 operadoras amigas precisam de animação.
 
@tomas_loeps e nos outros países como é? Também têm pouca qualidade por terem tarifários com 100GB?!
Em França, tive todas as 4 grandes operadoras (orange, Altice Sfr, bouygues e free) e tinha melhores velocidades que aqui em Portugal na maioria das vezes. E tinha tarifário de 200Gb por 11.99eur na bouygues com velocidades 4G+ a passar dos 220mbits no meio da tarde. Na "Free mobile" cheguei a ter 15,99€ illimitado em 4G (seja dados, sms e chamadas para frança e mais de 50 destinos internacionais) com velocidades a passar os 100megas. Por isso não me venham com as tretas que o preço se for baixo provoca fraca qualidade de serviço e cobertura. As operadoras portuguesas é que gostam de comer muito dinheiro e dar o menos possível.


Tem que ser um equilíbrio. Há redes mais bem preparadas para maiores tráfegos.
O problema é quando se quer atingir grandes margens de lucro com base num serviço low-cost. Aí têm que sacrificar um pouco a qualidade…
De qualquer forma, a vinda da Digi é muito bem-vinda, porque o panorama nacional está completamente atrasado em relação ao resto da Europa.
As 3 operadoras amigas precisam de animação.

Para teres uma noção do lucro que faz uma operadora, quando a free mobile se lançou em França eles tinham e tem um tarifário a 2€ (0€/mes para quem tinha o serviço de casa deles) com 2h de chamadas + sms ilimitadas e 50mb de internet e o CEO da illiad disse bem que com esse preço eles faziam lucro agora pensa.
 
Sem querer fugir muito ao tópico, têm aqui uma boa comparação do que são os preços lá fora. A voxi em Inglaterra é a nossa Yorn cá. https://www.voxi.co.uk/plans
Ah e atenção que lá quando dizem endless data é mesmo ilimitado, não é como cá com a Yorn e moche, etc que dizem apps ilimitadas e depois é 15gb
 
Em França, tive todas as 4 grandes operadoras (orange, Altice Sfr, bouygues e free) e tinha melhores velocidades que aqui em Portugal na maioria das vezes. E tinha tarifário de 200Gb por 11.99eur na bouygues com velocidades 4G+ a passar dos 220mbits no meio da tarde. Na "Free mobile" cheguei a ter 15,99€ illimitado em 4G (seja dados, sms e chamadas para frança e mais de 50 destinos internacionais) com velocidades a passar os 100megas. Por isso não me venham com as tretas que o preço se for baixo provoca fraca qualidade de serviço e cobertura. As operadoras portuguesas é que gostam de comer muito dinheiro e dar o menos possível.
Acho que, pela dimensão do mercado, não podemos comparar o tamanho dos dois países e ignorar que no negócio das telecoms a questão de economias de escala é relevante.
Não estou com isto a defender as telcos tugas e a dizer que eles perdem dinheiro, mas...
O lucro da NOS, em média, por ano, anda à volta de 140 milhões de euros (uma empresa que, no mesmo período, fatura mais de mil milhões, ou seja, uma margem de lucro que nem chega aos 10%). Num negócio que exige investimento, não considero que seja uma margem de lucro megalómana, como tantas vezes se pensa ou se quer fazer passar.
A Vodafone mandou para a casa mãe mais de 200 milhões de euros de lucros, mas neste caso desconheço os valores de faturação...

Mas basta olhar para Espanha e, pelo que se diz, a digi tem óptimos preços, mas numa rede com uma cobertura fraca fora dos grandes centros urbanos... A Vodafone ES tem acumulado prejuízos, a ponto de equacionarem até uma fusão com a MasMovil...

Em todo o caso, é óbvio que a vinda de mais concorrência é positiva. Só estou a tentar dizer que talvez a coisa não seja tão cor-de-rosa quanto muitos sonham que venha a ser.
 
Acho que, pela dimensão do mercado, não podemos comparar o tamanho dos dois países e ignorar que no negócio das telecoms a questão de economias de escala é relevante.
Não estou com isto a defender as telcos tugas e a dizer que eles perdem dinheiro, mas...
O lucro da NOS, em média, por ano, anda à volta de 140 milhões de euros (uma empresa que, no mesmo período, fatura mais de mil milhões, ou seja, uma margem de lucro que nem chega aos 10%). Num negócio que exige investimento, não considero que seja uma margem de lucro megalómana, como tantas vezes se pensa ou se quer fazer passar.
A Vodafone mandou para a casa mãe mais de 200 milhões de euros de lucros, mas neste caso desconheço os valores de faturação...

Mas basta olhar para Espanha e, pelo que se diz, a digi tem óptimos preços, mas numa rede com uma cobertura fraca fora dos grandes centros urbanos... A Vodafone ES tem acumulado prejuízos, a ponto de equacionarem até uma fusão com a MasMovil...

Em todo o caso, é óbvio que a vinda de mais concorrência é positiva. Só estou a tentar dizer que talvez a coisa não seja tão cor-de-rosa quanto muitos sonham que venha a ser.

A França é um bom país para servir de comparação porque em densidade populacional é quase idêntica a Portugal.
Ou seja em termos de investimento por habitante é quase igual.
Tendo esses dados em mente e considerando os nossos salários, as tarifas aqui deveriam ser relativamente menores, o que não acontece.

Depois as nossas queridas empresas portuguesas tem uma engenharia de gestão/arranjinhos de forma a omitir os reais lucros para pagar menos impostos... arranjam despesas...
O que em França não conseguem fazer.

Não tenho a menor dúvida que aqui eles lucram muito mais!
(Porque se não a Altice já teria vendido a MEO)

Vou dar um exemplo da MEO/Altice - Cá o M3 (TV+NET 30+VOZ) fica em 33,49€ ou o M3 (TV+NET 200+VOZ) a € 39,49
- Lá um 3P (TV+NET 500+VOZ) hoje fica a 16€ (à pouco tempo em DEZ/JAN estava a 10€)
 
Última edição:
Tendo em conta o pouco espectro que adquiriram, e em Espanha nem terem rede móvel própria, não sei qual será a cobertura de rede própria (terão sempre de ter um parceiro dos 3 grandes) mas também estou interessado em saber a oferta comercial e em que moldes se difere dos que actualmente temos. Espero que fiquem mais nos dados móveis do que nas comunicações por chamadas e mensagens.
 
A França é um bom país para servir de comparação porque em densidade populacional é quase idêntica a Portugal.
Ou seja em termos de investimento por habitante é quase igual.
Tendo esses dados em mente e considerando os nossos salários, as tarifas aqui deveriam ser relativamente menores, o que não acontece.

Depois as nossas queridas empresas portuguesas tem uma engenharia de gestão/arranjinhos de forma a omitir os reais lucros para pagar menos impostos... arranjam despesas...
O que em França não conseguem fazer.

Não tenho a menor dúvida que aqui eles lucram muito mais!
(Porque se não a Altice já teria vendido a MEO)

Vou dar um exemplo da MEO/Altice - Cá o M3 (TV+NET 30+VOZ) fica em 33,49€ ou o M3 (TV+NET 200+VOZ) a € 39,49
- Lá um 3P (TV+NET 500+VOZ) hoje fica a 16€ (à pouco tempo em DEZ/JAN estava a 10€)
Só as empresas portuguesas é que fazem "planeamento fiscal agressivo"? Só em Portugal é que se foge aos impostos? :D
 
Back
Topo