Aproveito para já deixar o meu feedback da DIGI.
No sábado passado, dia 9/11, fui ao balcão DIGI no Montijo saber informações sobre cobertura fibra para a minha nova residência, e infelizmente foi-me dito que não havia ainda cobertura e não me deram previsões de quando é que chegava.
Decidi então ser tester de rede móvel, para eu saber qual é a qualidade de cobertura de rede móvel da DIGI em termos de internet móvel.
75GB por mês, não acumuláveis, 0 euros (só teste), e é só até ao final deste ano.
Pediram-me autorização para digitalizar e enviar o CC (eu aí exigi que arranjassem algo a traçar o documento antes de o digitalizarem, e nisso não me levantaram problemas), depois mandaram-me código de ativação ao qual tive de facultar e no fim é que me foi dado na hora o cartão de testes, e foi-me dito para eu esperar até 72h pela ativação. Tudo esse processo foi feito em 15 minutos.
No dia a seguir, 10/11 à tarde, meto o cartão no meu Samsung Galaxy A21S (não tem suporte 5G, só 4G), é detectado mas ficava inconsistente, umas vezes consegue apanhar, outras fica sem sinal. Vou consultar o tópico (
https://forum.zwame.pt/threads/digi-servico-movel-configuracoes-internet-no-1o-post.1084198/) e configurar a APN e o menu "Setari DIGI". Só umas horas depois, à noite é que o meu cartão fica ativo e recebo o SMS a confirmar que já tenho SMS para gastar até dia 9.
Portanto, todo este processo de ativação foi muito rápido e simples, quase 24h, para mais num fim-de-semana. O que me surpreendeu.
Vou ser sincero, de momento, só estou a testar agora a internet móvel da DIGI, e não cheguei a experimentar chamadas e SMS.
O que posso dizer da experiência nestes dois dias é de que:
- Em relação à força do sinal, a DIGI tem melhor sinal que a Vodafone. Exemplos, na Quinta do Conde, o sinal da DIGI é mais forte, enquanto a da Vodafone chega a metade. Em Lisboa (Alvalade), também o sinal da DIGI é forte.
- Em relação à internet, a velocidade não é de topo mas tem-se demonstrado robusto sem falhas. O meu telemóvel suporta só o 4G e portanto não consigo tirar partido da velocidade que eles dizem que é possível atingir (160Mbps), já experimentei usar Facebook, Spotify, Reddit, Gmail, e até o MBWay, e sem problemas de acesso. Estou a usá-la agora no meu portátil com o telemóvel ligado por usb em modo tethering (não sei se me expliquei bem), e sem problemas a navegar no Facebook, Youtube, Discord, Zwame, outros.
- Em relação a consumos, só gastei ainda 1,7GB dos 75GB. A minha utilização não foi intensiva.
- Em relação a SMS e chamadas, não testei ainda.
O que posso dizer é que estou de momento surpreendido com a rede móvel DIGI e tenciono aderir num futuro próximo, mas não estão ainda reunidas as condições para eu fazer tal transição (tenho Vodafone rede móvel, com condiçoes miseráveis e a pagar 15 euros até 2026).
Em relação à fibra, como já disse, não há cobertura para a minha nova residência, só há fibra de um dos 3 operadores.

Portanto, ou vou ter que aguardar mais uns meses pela fibra DIGI, ou vou optar por esta abordagem rede móvel e dar uso ocasional, ou então aderir à fibra desse operador, mas esperar pela black friday.
Trabalho futuro:
- Testar SMS e chamadas nacionais (nestes testes não dá para fazer internacionais)
- Testar sinal móvel noutras zonas de Portugal
Pronto, é este o meu feedback, e espero que ajude alguns dos indecisos.