DIGI - Tópico Geral

Acho que não se pode comparar o inicio das operadoras há 30 anos atrás com operadoras que iniciem atualmente. Há 30 anos atrás estávamos no inicio de uma nova tecnologia e deste serviço, atualmente é uma tecnologia que já tem algumas décadas de existência além de que a própria Digi já tem experiência noutros países. Aceitar que quem se inicia agora como operador de telemoveis pode ter os mesmos problemas como quem iniciou há 30 anos é mais ou menos o mesmo que alguma marca de automóveis a gasolina que apareça agora pode ter os mesmos problemas do que quando o automóvel foi inventado, ou que algum fabricante de aviões que apareça agora pode ter os mesmos problemas dos primeiros aviões. Obviamente que as viagens de barco atuais não têm os mesmos problemas dos tempos dos descobrimentos, ou algum canal de tv que apareça agora já não é a preto e branco como nos primeiros da tv...
Quanto à Tesla estás a falar dos inícios dos carros elétricos por isso é natural que haja problemas assim como os carros autônomos, uma coisa é o inicio de uma tecnologia outra é quando a tecnologia já tem anos de existência (obviamente com a devida evolução).

Quanto à tua ultima referência de pagamento ... ainda bem que não sou pago porque podia correr mal para quem paga-se porque conforme os factos eu tanto elogio como critico e enquanto cliente no movel já passei pelas 3 e ainda sou de duas e no fixo ainda sou da terceira... e uma das que sou no móvel já fiz 3 reclamações, por isso quando é para reclamar reclamo e quando é para elogiar elogio e sou cliente de quem me oferecer a melhor relação qualidade/preço.

Ok, vamos lá então, registei-me na Digi em Agosto para ser tester, ligaram-me passadas 2 semanas para instalarem o serviço, depois de ter assinado o contrato de tester etc... Instalaram-me a fibra em casa e deram-me os cartões apenas em Novembro, cerca de 2 semanas atrás!! E já nada tem a ver com o ser tester, eu mudei mesmo para a digi, pq para mim o preço era o mais importante, tendo em conta que pagava 90€ na vdf e estou a pagar 40€ na Digi e somos 3 adultos e 2 miudas, todos com tlm.
Não esperava que o serviço estivesse ao nivel de quem esta no mercado há 20 anos, mas tb não esperava que o serviço fosse tão pobre, tão mal organizado, tão amador como é.
Eles têm de evoluir muito, mas muito mesmo para poderem ter um serviço a todos os niveis minimamente aceitável.
Ligar para o call center, é simplesmente desrespeitoso estar 2 horas á espera para falar com um assistente, ter uma box de tv que parece que estou a ver a tv através de uma pelicula de margarina barrada na lente, app arcaica, uma net ligada por cabo cat6 diretamente ao router e ainda assim ter de lidar com buffers estupidos da net em que simplesmente congela tudo, a pagina principal do youtube por exemplo nem sequer carrega a 100%, mesmo não estando a fazer mais nada, estar com apenas 1 aba ligada no browser, no youtube com um video a rodar enquanto jogo um jogo online e começar tudo a travar!
Não é o caso agora, mas imagino se ainda estivesse a trabalhar em casa pelo PC, como seria!!
Em todas as operadoras houve propblemas e tiveram uma fas de adaptação, ok, é válido!
Não é válido é estarem a comercializar serviços que não estão sequer nem ao nivel dos serviços de há 20 anos atrás e esperarem que a adaptação necessária seja á conta dos clientes, prejudicando a vida pessoal e possivelmente profissional com as falhas graves que têm neste momento, nunca tive um serviço tão mau e nunca estive com tantos problemas para me manter contactavel como com a DIGI, para mim é um grande não!
Infelizmente a primeira impressão com que fiquei deles é que são demasiado amadores, completamente despreparados, falta de profissionalismo, principalmente dos técnicos, recebi 5 visitas de técnicos para me instalarem o serviço e sempre que vinham não sabiam que teriam de instalar o PDO, isto no espaço de 3 meses, e só resolveram porque eu disse que já não queria serviços nenhuns, achei uma prestação extremamente ridicula da parte logistica deles!
A nivel do call center, nada contra, mas só falei com brasileiros até agora, talvez 80% dos operadores com quem falei não demonstravam sequer saberem o que estavam a dizer, pelo menos não havia segurança na voz no que estava a ser falado.
A DIGI foi com demasiada sede ao pote e a verdade é que mordeu mais do que consegue mastigar, agora!
Bem, eu não queria alimentar mais este assunto, mas acho que acabam de confirmar o que referi no meu post, e se calhar, não perceberam bem o que quis dizer. Posso dizer que fui pioneiro Optimus, e mais tarde Zon no fixo (se calhar ainda fui TV Cabo, ou mesmo Bragatel, já não me recordo) e posso dizer que também foi de longe "um passeio no parque" e estava longe de ser o "início" do serviço, a Telecel e a TMN já existiam há pelo menos 6 anos, e as "casas mãe" já existiam há mais de uma década, mas isso sou outros quinhentos, não quero entrar por aí e posso perfeitamente aceder que há 30 anos as coisas eram diferentes, eu sei disso, porque eu vivi isso (sim sou o que a malta nova considera de perto de extra cota, apesar de estar na meia idade, na minha opinião 😁).

Podia alegar que havia mais "tolerância" e mais "paciência", mas não vou dizer isso, mas posso dizer que não havia esta necessidade de tanto extremismo, e sim, compreendo que todas estas situações foram mesmo muito más, compreendo a frustação e a necessidade de ventilar tudo cá para fora, acreditem, também já tive aí e não há mal nenhum nisso - eu sei que agora vai cair tudo em cima 😅 - mas só não percebo que, depois de deitar tudo cá para fora, haja necessidade de post sim, post não, estar a bater na mesma tecla, e digo isto de para ambos os lados da cerca, quando uma pessoa já leu a primeira vez (e a segunda, ...), torna difícil chegar a outras informações sobre este tópico.

Quem não está satisfeito com o serviço, reporta aqui a sua "aventura", muda para outro serviço e segue em frente, quem está satisfeito com o serviço, reporta também aqui, e depois segue em frente a "divertir-se" com o mesmo, por isso, não há necessidade de andar a criticar quem, por ventura, teve uma experiência mais fraca.

Paz e um bem haja a todos!

Última edição:
Porque ainda não há condições comerciais e técnicas para ser lançado!

Precisas assim tanto de 10Gbps?
1Gbps não chega???
Dúvido e deverá ser como a MEO e Vodafone a adesão aos 10Gbps.
Por 15€ é dado.

Claro que da jeito, quando tiveres que fazer backups em nuvens de discos rigidos com muitos TB.

Obviamente que nao espero usar a totalidade pois um hdd mecânico está limitado a 200MB/s com sorte. Mas algo em torno de 2.5Gbps já é muito bom por 15€

Acho que não se pode comparar o inicio das operadoras há 30 anos atrás com operadoras que iniciem atualmente. Há 30 anos atrás estávamos no inicio de uma nova tecnologia e deste serviço, atualmente é uma tecnologia que já tem algumas décadas de existência além de que a própria Digi já tem experiência noutros países. Aceitar que quem se inicia agora como operador de telemoveis pode ter os mesmos problemas como quem iniciou há 30 anos é mais ou menos o mesmo que alguma marca de automóveis a gasolina que apareça agora pode ter os mesmos problemas do que quando o automóvel foi inventado, ou que algum fabricante de aviões que apareça agora pode ter os mesmos problemas dos primeiros aviões. Obviamente que as viagens de barco atuais não têm os mesmos problemas dos tempos dos descobrimentos, ou algum canal de tv que apareça agora já não é a preto e branco como nos primeiros da tv...
Quanto à Tesla estás a falar dos inícios dos carros elétricos por isso é natural que haja problemas assim como os carros autônomos, uma coisa é o inicio de uma tecnologia outra é quando a tecnologia já tem anos de existência (obviamente com a devida evolução).

Quanto à tua ultima referência de pagamento ... ainda bem que não sou pago porque podia correr mal para quem paga-se porque conforme os factos eu tanto elogio como critico e enquanto cliente no movel já passei pelas 3 e ainda sou de duas e no fixo ainda sou da terceira... e uma das que sou no móvel já fiz 3 reclamações, por isso quando é para reclamar reclamo e quando é para elogiar elogio e sou cliente de quem me oferecer a melhor relação qualidade/preço.

@panda70 ainda não te vieram crucificar? Aqui há uns tempos deixei um post semelhante e fui linchado pelos fanboys da Digi… 🤣

Há 30 anos as pessoas queriam ter serviço mas quase ninguém dependia desse serviço, era útil mas não era primeira necessidade. O comercial andava no terreno, mas ainda tinha as pessoas a ligar-lhe para o escritório, ninguém trabalhava de casa, se não houvesse internet durante uns dias era menos uns emails que se recebiam em casa, mas apanhavam-se na escola ou no trabalho.

Não podemos esquecer que já há muito tempo que ninguém anda a montar infraestrutura de raíz em Portugal. A TVCabo e a Cabovisão começaram com HFC nos anos 90, entretanto houve aumento de cobertura de fibra, sobretudo por parte da Meo e DS Telecom, mas tudo a decorrer em cima de infraestrutura estabilizada e com muitos clientes a aceder aos serviços dos 4 operadores. Agora vem malta que tem de partir pedra e montar a sua infraestrutura, embora a tecnologia já não seja novidade para ninguém, todas as empresas têm soluços no arranque. Tem de se começar pequeno e expandir, ou seja, pôr tudo estável e com qualidade para uma quantidade pequena de clientes e aumentar o serviço, contratando mais trabalhadores, mais capacidade e sempre com uma organização disciplinada e mensagem clara. Isto claramente falhou e também falhou o período de testes, que foi curto e claramente não se tiraram as métricas necessárias para lançar o serviço comercial. Basta dizer que até a aplicação está em desenvolvimento após o período de testes.

Há já muitos anos que um telemóvel ou internet deixou de ser um pequeno luxo com tolerância a falhas e passou a ser primeira necessidade. Trabalho remoto, serviços cloud, autenticação multi factor, serviços de emergência. Ainda me lembro de há mais de 20 anos um centro de SMS ter entupido com mensagens de boas festas! Já nessa altura foi uma barraca, mas só foi crítico para quem queria mandar uma mensagem importante e não chegou.

Desculpem a minha ignorância, mas o serviço de 10Gb não foi lançado (ainda) porquê?

Haverá algum impedimento de infraestruturas/equipamentos?

Quando for lançado oficialmente estará acessível a todos os clientes (1Gb) com cobertura ou só algumas zonas tipo os grandes players?

Provavelmente só em algumas zonas, tal como aconteceu com MEO/Vodafone.

Com alguma sorte ainda é lançado neste mês!
No dia que for lançado, é para fazer o pedido.

Por aqui a net fixa tem estado a funcionar muito bem 😁😁😁 funciona a 101% 😂

Última edição:
Curiosamente em Espanha fizeram acordo de roaming nacional com a Movistar. Há cada coisa…

Mas qual o teu problema que não consegui perceber nada do texto.
Nada disso. Em Espanha começaram por ser MVNO na rede Movistar. Estão agora em processo de conversão para MNO, porque a MasMovil teve de vender parte do seu espectro para que a fusão com a Orange fosse aprovada pela UE e a Digi aproveitou e comprou esse espectro.

@panda70 ainda não te vieram crucificar? Aqui há uns tempos deixei um post semelhante e fui linchado pelos fanboys da Digi… 🤣
Ao escrever já várias vezes pensei que isso ia acontecer...
Há 30 anos as pessoas queriam ter serviço mas quase ninguém dependia desse serviço, era útil mas não era primeira necessidade. O comercial andava no terreno, mas ainda tinha as pessoas a ligar-lhe para o escritório, ninguém trabalhava de casa, se não houvesse internet durante uns dias era menos uns emails que se recebiam em casa, mas apanhavam-se na escola ou no trabalho.

Não podemos esquecer que já há muito tempo que ninguém anda a montar infraestrutura de raíz em Portugal. A TVCabo e a Cabovisão começaram com HFC nos anos 90, entretanto houve aumento de cobertura de fibra, sobretudo por parte da Meo e DS Telecom, mas tudo a decorrer em cima de infraestrutura estabilizada e com muitos clientes a aceder aos serviços dos 4 operadores. Agora vem malta que tem de partir pedra e montar a sua infraestrutura, embora a tecnologia já não seja novidade para ninguém, todas as empresas têm soluços no arranque. Tem de se começar pequeno e expandir, ou seja, pôr tudo estável e com qualidade para uma quantidade pequena de clientes e aumentar o serviço, contratando mais trabalhadores, mais capacidade e sempre com uma organização disciplinada e mensagem clara. Isto claramente falhou e também falhou o período de testes, que foi curto e claramente não se tiraram as métricas necessárias para lançar o serviço comercial. Basta dizer que até a aplicação está em desenvolvimento após o período de testes.

Há já muitos anos que um telemóvel ou internet deixou de ser um pequeno luxo com tolerância a falhas e passou a ser primeira necessidade. Trabalho remoto, serviços cloud, autenticação multi factor, serviços de emergência. Ainda me lembro de há mais de 20 anos um centro de SMS ter entupido com mensagens de boas festas! Já nessa altura foi uma barraca, mas só foi crítico para quem queria mandar uma mensagem importante e não chegou.
Exatamente !! Concordo plenamente. Não se pode comparar como era a tecnologia, a vida e as necessidades há 30 anos atrás e agora.

Eu sinceramente não me queria pronunciar mais sobre esta questão mas mesmo aqueles que tiveram a sorte de tudo ter corrido bem acho que podiam/deviam admitir que há várias falhas básicas na Digi. É só por não admitirem isso que eu me continuo a pronunciar.

E já lá vão 32 anos.

O meu pai apareceu em casa em 1992 com um destes instalado no carro:

pGMOXI.jpg

Surpreendentemente tinha rede numa aldeia no meio de nada no centro de Portugal.

O meu irmão faz assistência remota a bancos, tem fibra Digi na zona de ilhavo e após 3 semanas nada a apontar.

Eu estou com um cartão de testes e a experiência varia conforme o telemóvel onde insiro o cartão.

Os meus cunhados pediram portabilidade, um arrependeu-se pouco depois e voltou para a VDF o outro mantem a Digi e tem corrido bem.

Acho que as pessoas devem subscrever o operador com que se sintam mais confortáveis, quer em termos de preço ou segurança de serviço. Neste momento tenho Nowo e voltar alguma vez para algum dos 3 estarolas está completamente fora de questão (nestes 30 anos consegui ter problemas com todos eles), acho que lhes falta humanizarem-se...

Quanto a coberturas de rede, consigo encontrar aos fim de 30 anos, povoações de 600 habitantes que ainda não têm cobertura de rede móvel, portanto a Digi ainda tem muito tempo...

E já lá vão 32 anos.

O meu pai apareceu em casa em 1992 com um destes instalado no carro:

pGMOXI.jpg

Surpreendentemente tinha rede numa aldeia no meio de nada no centro de Portugal.

O meu irmão faz assistência remota a bancos, tem fibra Digi na zona de ilhavo e após 3 semanas nada a apontar.

Eu estou com um cartão de testes e a experiência varia conforme o telemóvel onde insiro o cartão.

Os meus cunhados pediram portabilidade, um arrependeu-se pouco depois e voltou para a VDF o outro mantem a Digi e tem corrido bem.

Acho que as pessoas devem subscrever o operador com que se sintam mais confortáveis, quer em termos de preço ou segurança de serviço. Neste momento tenho Nowo e voltar alguma vez para algum dos 3 estarolas está completamente fora de questão (nestes 30 anos consegui ter problemas com todos eles), acho que lhes falta humanizarem-se...

Quanto a coberturas de rede, consigo encontrar aos fim de 30 anos, povoações de 600 habitantes que ainda não têm cobertura de rede móvel, portanto a Digi ainda tem muito tempo...
Não tem a ver com essa discussão, mas só para informar (caso ainda não saibas), que se quiseres mudar da Nowo para a Digi (móvel ou fixo), não pagas penalização por quebrares a fidelização.

Independentemente se a Digi dá para ti ou não, fica a info que pode ser útil.

Não tem a ver com essa discussão, mas só para informar (caso ainda não saibas), que se quiseres mudar da Nowo para a Digi (móvel ou fixo), não pagas penalização por quebrares a fidelização.

Independentemente se a Digi dá para ti ou não, fica a info que pode ser útil.

Obrigado, já tinha lido por aí, mas sempre nas calmas. Presumo que vão ligar lá para o fim do ano e nessa altura em principio se o cartão de testes que tenho há 3 semanas se continuar a portar mais ou menos bem como até agora mudo mesmo. Sempre ganho uns gigas pelos mesmos 5€.

Há alguém que, usando um cartão DIGI, não consiga acesso à Autoridade Tributária, ao Banco Montepio, ao email no Sapo, ou sou só eu ?
E de repente, tudo ficou a funcionar a 100% !!!
Se continuar assim, não há a mínima razão de queixa.
Downl: 27,08 Mbps Upl: 9,67 Mbps
Intens. sinal : -73 dBm
Local : Santiago do Cacém

Só por curiosidade, porque gostam tanto de escrever a mesma coisa páginas e páginas? Já toda agente percebeu os vossos pontos de vista mas será que vale a pena esta perda de tempo e escrever a mesma coisa 10 em 10 minutos? Imaginam se o pessoal que está OK com os serviços da operadora viessem para aqui escrever: o serviço está ótimo ,o serviço está ótimo, o serviço está ótimo.....🫡

Bem, venho apenas então acrescentar algo que se calhar a maioria não interage e deve ser só uns pontos para uma percentagem muito curta da população (powerusers).

Primeiro, dizer apenas que na zona do Montijo, com o APN configurado, continuo sem conseguir fazer chamadas para muitos números fora da Digi. Expectável, e é por isso que tenho um outro cartão para isso. Os dados funcionam o suficiente para quem não tem necessidade de velocidades elevadas, apesar de ainda haverem muitas zonas com falhas. Mas para mim, suficiente como cartão de dados.

Agora, na fibra, muita gente diz que é espectacular, mas poucos apontam os defeitos para utilizadores mais avançados. Primeiro, CG-NAT e a não existência de IPs fixos é crítica. Tenho um servidor em casa ao qual preciso de uma estabilidade de IP (VPN para acesso a serviços meus, como o meu password manager, notas, os meus backups...) que é não existente. Vários serviços que uso também estão a sofrer com esta questão.

Em cima disso, questiono-me a estabilidade dos equipamentos que estão a ser instalados, ou as configurações. Tenho tido constantemente um problema onde o primeiro acesso a qualquer servidor (nota-se mais em jogos) falha sempre. Só os subsequentes passam. Isto também acontece com a VPN de trabalho. Ao fazer testes a partir do meu router interno (o meu setup não é muito típico, isto está como ONT -> Router Digi -> Router interno, e faço DMZ do router da Digi para o meu), noto que tenho falhas de pacote num simples ping do meu router para o da digi (tipicamente nos primeiros pactoes, o que quase parece um problema com algo nas tabelas de ARP, ou competição de IPs, o que é estranho visto que são redes diferentes). Perdas de pacote, em 10 envios, de 30 a 100% indicam que há problemas algures nesta chain. Tendo em conta que, quando estava em Vodafone, tinha zero disto, "algo de errado não está certo". Alguém tem alguma experiência semelhante? Alguém descobriu algo que possa valer a pena explorar?

Primeiro, CG-NAT e a não existência de IPs fixos é crítica. Tenho um servidor em casa ao qual preciso de uma estabilidade de IP (VPN para acesso a serviços meus, como o meu password manager, notas, os meus backups...) que é não existente. Vários serviços que uso também estão a sofrer com esta questão.
CGNat é ausência de IP Público, não tem nada a ver com IP fixo.
Há várias alternativas possíveis para contornar CGNat. Cloudflare Tunnels ou Tailscale são exemplos. Há várias discussões sobre isso nos tópicos correspondentes.
Mas sim, o ideal é termos a possibilidade de termos IP Público, como em Espanha. Envia e-mail para a Digi a pedir essa possibilidade. Qts mais pedidos receberem, mais pressão têm para o implementarem.
Alguém descobriu algo que possa valer a pena explorar?
Não tenho esses problemas específicos, mas uso router próprio, sem o router da Digi. Se o teu suportar a introdução de credenciais PPPoE e configuração de VLan na porta Wan, experimenta. Pode ser que resolva.

Bem, venho apenas então acrescentar algo que se calhar a maioria não interage e deve ser só uns pontos para uma percentagem muito curta da população (powerusers).

Primeiro, dizer apenas que na zona do Montijo, com o APN configurado, continuo sem conseguir fazer chamadas para muitos números fora da Digi. Expectável, e é por isso que tenho um outro cartão para isso. Os dados funcionam o suficiente para quem não tem necessidade de velocidades elevadas, apesar de ainda haverem muitas zonas com falhas. Mas para mim, suficiente como cartão de dados.

Agora, na fibra, muita gente diz que é espectacular, mas poucos apontam os defeitos para utilizadores mais avançados. Primeiro, CG-NAT e a não existência de IPs fixos é crítica. Tenho um servidor em casa ao qual preciso de uma estabilidade de IP (VPN para acesso a serviços meus, como o meu password manager, notas, os meus backups...) que é não existente. Vários serviços que uso também estão a sofrer com esta questão.

Em cima disso, questiono-me a estabilidade dos equipamentos que estão a ser instalados, ou as configurações. Tenho tido constantemente um problema onde o primeiro acesso a qualquer servidor (nota-se mais em jogos) falha sempre. Só os subsequentes passam. Isto também acontece com a VPN de trabalho. Ao fazer testes a partir do meu router interno (o meu setup não é muito típico, isto está como ONT -> Router Digi -> Router interno, e faço DMZ do router da Digi para o meu), noto que tenho falhas de pacote num simples ping do meu router para o da digi (tipicamente nos primeiros pactoes, o que quase parece um problema com algo nas tabelas de ARP, ou competição de IPs, o que é estranho visto que são redes diferentes). Perdas de pacote, em 10 envios, de 30 a 100% indicam que há problemas algures nesta chain. Tendo em conta que, quando estava em Vodafone, tinha zero disto, "algo de errado não está certo". Alguém tem alguma experiência semelhante? Alguém descobriu algo que possa valer a pena explorar?
Podes sempre "ir buscar" as credenciais PPPoE e configurar no teu router direto, caso o mesmo suporte isso e VLAN na porta WAN.

Na minha experiência, não só melhorou a velocidade do upload que não estava nos valores esperados (930/940), como a estabilidade parece melhor.

Não querendo continuar a bater no ceguinho, apenas considero que uma empresa quando entra no mercado tem de pelo menos ter algo minimamente estável e utilizável para iniciar comercialmente, agora, estar a pagar a uma empresa para eu ter de ser "engenheiro" e andar a contornar obstáculos que a própria empresa coloca para se ter um serviço minimamente utilizável, não tenho que andar a pensar em PPPoE's ou de que forma contorno a CGNAT!

Andar a configurar router próprio, tudo bem para quem já tem router próprio, agora, não estou a ver ninguém a comprar um router de 200€ ou 300€, ou mesmo 100€ que seja, para poder jogar online nos tempos livres com os amigos, ou estar a sacar torrents, ver filmes em streaming, etc..., a ideia de mudar para a DIGI é poupar dinheiro e não ter gastos extra e dores de cabeça!

Ter de estar a configurar IP's ou a contratar serviços extra para poder usar, domótica em casa, aceder do exterior á rede em casa, etc... quando isso já devia estar pensado e a ser suportado pela empresa, é simplesmente ridiculo, quando não é preciso nada disso em qualquer outra operadora, e é essa a comparação enquanto consumidor que faço, para o pouco que uso a internet e não estar a conseguir usar sequer o básico da minha utilização, chego á conclusão que a DIGI não me interessa com o seu custo/beneficio tão baixo.

O que se pode ver na realidade é que a DIGI funciona para alguns, mas falha redondamente para muitos e isso não é aceitável porque no fim do dia é um serviço que está a ser faturado, sem sequer estar em condições de ser utilizado sem stress, eu desde há algumas semanas para cá, quando me apercebi, pode ser á mais tempo, que tenho pessoal a queixar-se que não me conseguem ligar, pq o telemóvel dá sempre desligado, não consigo ligar para a minha esposa ou para as minhas filhas, pelo mesmo motivo e vice-versa, isto não é aceitável eu estou no centro de uma cidade grande do litoral e se nas primeiras semanas tinha o serviço aceitável, a tendência dcevia ser melhorar e não piorar ao ponto de já nem ter acesso á rede, afinal os cartões do tlm não pago até 31 de Dezembro mas a net e tv vou pagar, sem ter o serviço em condições, eu a minha parte vou cumprir, mas eles não cumprem a parte deles.

Para mim isto é comparavel a comprar um carro que eu é que tenho de acabar de o construir para o poder usar, não faz sentido subscrever um serviço nestas condições, talvez daqui a 1 ano e meio, 2 anos a DIGI esteja melhor.

Última edição pelo moderador:
O tema do CGNAT era conhecido desde o início, não é novidade para ninguém. Sempre foram transparentes com isso. Se nesta fase necessitas de IP público, tens de lidar com workarounds.

Para a esmagadora maioria das pessoas o CGNAT não é tema. Se tens essas necessidades então também já deves ser um utilizador mais avançado e com conhecimento para implementar esses workarounds.
Se não te queres dar ao trabalho de os implementar, então quer-me parecer que a Digi não é a melhor solução para ti. Mas ainda assim estás a beneficiar da sua entrada no mercado, já que passaste a dispor de alternativas mais em conta.

O tema do router muitas vezes tem a ver com os canais Wi-Fi que estão a ser utilizados estarem muito saturados na tua vizinhança. Tens de entrar na configuração e testar até encontrares os que te derem melhor alcance e velocidade. Mas isso não é um problema exclusivo da Digi. Sou cliente Vodafone no fixo e tive o mesmo problema. E tive de ser eu reconfigurar o router. Se estivesse à espera do SaC da Vodafone estava tramado. Tentaram impingir-me soluções como repetidores e mesh para ver se ganhavam mais umas cobres.

Última edição pelo moderador:
O tema do CGNAT era conhecido desde o início, não é novidade para ninguém. Sempre foram transparentes com isso. Se nesta fase necessitas de IP público, tens de lidar com workarounds.

Para a esmagadora maioria das pessoas o CGNAT não é tema. Se tens essas necessidades então também já deves ser um utilizador mais avançado e com conhecimento para implementar esses workarounds.
Se não te queres dar ao trabalho de os implementar, então quer-me parecer que a Digi não é a melhor solução para ti. Mas ainda assim estás a beneficiar da sua entrada no mercado, já que passaste a dispor de alternativas mais em conta.

O tema do router muitas vezes tem a ver com os canais Wi-Fi que estão a ser utilizados estarem muito saturados na tua vizinhança. Tens de entrar na configuração e testar até encontrares os que te derem melhor alcance e velocidade. Mas isso não é um problema exclusivo da Digi. Sou cliente Vodafone no fixo e tive o mesmo problema. E tive de ser eu reconfigurar o router. Se estivesse à espera do SaC da Vodafone estava tramado. Tentaram impingir-me soluções como repetidores e mesh para ver se ganhavam mais umas cobres.
Por exemplo, em desenvolvimento usamos whitelists de IPs nas firewalls da cloud.
Portanto ao dar acesso ao "meu" IP público vou estar a dar acesso a todas as máquinas do meu cluster, em vez de às máquinas da minha rede.
Espero que o IP público não ande sempre a mudar.

Por exemplo, em desenvolvimento usamos whitelists de IPs nas firewalls da cloud.
Portanto ao dar acesso ao "meu" IP público vou estar a dar acesso a todas as máquinas do meu cluster, em vez de às máquinas da minha rede.
Espero que o IP público não ande sempre a mudar.
Se tinhas essa necessidade de antemão, a Digi não seria com certeza o serviço certo para ti.

Sendo advance user com esse tipo de conhecimento e sendo o CGNAT algo tão publico, para quem tem conhecimento na área, devias procurar alternativas.

Eu pus Digi a saber que iria ter problemas e contratempos. Mas pus numa de teste e com esperança que em 3 meses se resolva. Se não houver avanços relativamente a IPs públicos, só tenho de me virar para a concorrência. Que felizmente não falta nos dias de hoje...

Back