DIGI - Tópico Geral

O tema do CGNAT era conhecido desde o início, não é novidade para ninguém. Sempre foram transparentes com isso. Se nesta fase necessitas de IP público, tens de lidar com workarounds.

Para a esmagadora maioria das pessoas o CGNAT não é tema. Se tens essas necessidades então também já deves ser um utilizador mais avançado e com conhecimento para implementar esses workarounds.
Se não te queres dar ao trabalho de os implementar, então quer-me parecer que a Digi não é a melhor solução para ti. Mas ainda assim estás a beneficiar da sua entrada no mercado, já que passaste a dispor de alternativas mais em conta.

O tema do router muitas vezes tem a ver com os canais Wi-Fi que estão a ser utilizados estarem muito saturados na tua vizinhança. Tens de entrar na configuração e testar até encontrares os que te derem melhor alcance e velocidade. Mas isso não é um problema exclusivo da Digi. Sou cliente Vodafone no fixo e tive o mesmo problema. E tive de ser eu reconfigurar o router. Se estivesse à espera do SaC da Vodafone estava tramado. Tentaram impingir-me soluções como repetidores e mesh para ver se ganhavam mais umas cobres.
Claro que sim, mudar os canais wi-fi é tranquilo, e de tempos a tempos sempre tinha de o fazer quer com a vdf, quer com a MEO, não tenho problemas em configurar o que quer que seja, simplesmente não quero ter esse trabalho, eu olho para a digi neste momento como se fosse o Linux das redes de telecomunicações, é barato, mas não é "user friendly"!

Por exemplo, em desenvolvimento usamos whitelists de IPs nas firewalls da cloud.
Portanto ao dar acesso ao "meu" IP público vou estar a dar acesso a todas as máquinas do meu cluster, em vez de às máquinas da minha rede.
Espero que o IP público não ande sempre a mudar.
Mas esse problema já podes ter nos atuais operadores. IP publico não quer dizer IP fixo. E um IP fixo custa-te entre 12 e 25€ por mês, consoante o operador.

O CGNAT sempre existiu e a DIGI assumiu desde inicio que ele existia e é amplamente usado pelas restantes operadoras móveis há imenso tempo.
Se a DIGI não é para ti, não é, escolhe outra, agora não venhas para aqui andar feito de alma ofendida a dizer que não sabias de nada.
Sabias que PPPoE também já foi utilizado pela meo até há bem pouco tempo?
Com isto não estou a desculpar a DIGI, nada disso, e se não é para ti, não é. Ponto.
Não vou entrar em offtopic, mas posso transcrever o teu texto para o meu caso, mas com outra operadora de anos de mercado...fazem-me exatamente o mesmo e após 100 reclamações e abaixo assinados o problema é sempre meu.

Última edição pelo moderador:
com o APN configurado, continuo sem conseguir fazer chamadas para muitos números fora da Digi.
Qual é o telemóvel?

que forma contorno a CGNAT!
Da mesma forma que contornas nas outras operadoras que já o aplicam também.

Pode ser que encontres alguma dica no tópico da NOS, existente desde 2020:
https://forum.zwame.pt/threads/carrier-grade-nat-fim-do-ip-publico-por-cliente.1046032/

Ou neste da Vodafone:
https://forum.zwame.pt/threads/ddns-configuracao.1084238/

O CGNAT sempre existiu e a DIGI assumiu desde inicio que ele existia e é amplamente usado pelas restantes operadoras móveis há imenso tempo.
Se a DIGI não é para ti, não é, escolhe outra, agora não venhas para aqui andar feito de alma ofendida a dizer que não sabias de nada.
Sabias que PPPoE também já foi utilizado pela meo até há bem pouco tempo?
Com isto não estou a desculpar a DIGI, nada disso, simplesmente tens de relaxar e se não é para ti, não é. Ponto.
Não vou entrar em offtopic, mas posso transcrever o teu texto para o meu caso, mas com outra operadora de anos de mercado...fazem-me exatamente o mesmo e após 100 reclamações e abaixo assinados o problema é sempre meu.
Lamento, não tenho de perceber de redes e nem tenho de saber a complexidade de seja o que for para contratar um serviço de telecomunicações, da mesma forma que não percebo nada de arquitectura, e sei o que me agrada ou não numa casa, não sei nada de mecânica, mas sei qual o carro que me agrada mais ou não, do mesmo modo, saiba ou não sobre redes, SEI a 100% qual o serviço que se adequa a mim ou não!

Não me interessa e nem me importa se a MEO usa ou usava ou não PPPoE, na MEO eu simplesmente ligo os equipamentos e não me chateio mais e com a DIGI não! E a questão é mesmo essa, não tenho de ser engenheiro IT para ter serviço da DIGI, se o serviço deles estivesse minimamente configurado ao nivel das outras, simplesmente não é plug and play, o que para muitas pessoas é o que mais interessa.

Nunca referi que não sabia de nada sobre o PPPoE, nem nunca disse que eles não eram transparentes sobre o seu serviço, simplesmente partilhei a minha OPINIÃO sobre o serviço da DIGI.

Hoje liguei para o suporte Digi. Atenderam em um minuto. Demorou mais ouvir a lengalenga legal que a atender. Está a estabilizar.

O chat também foi rápido, tipo 15 minutos.

Contactei porque vou portar 4 números. Site aceitou mas não recebi o SMS com link para assinar contrato.

Li por aqui que tendo de repetir o pedido. Vou fazer.
Bye the way. Sou Cliente Nowo e permitiram eu sair sem penalização de não cumprir permanência

Lamento, não tenho de perceber de redes e nem tenho de saber a complexidade de seja o que for para contratar um serviço de telecomunicações, da mesma forma que não percebo nada de arquitectura, e sei o que me agrada ou não numa casa, não sei nada de mecânica, mas sei qual o carro que me agrada mais ou não, do mesmo modo, saiba ou não sobre redes, SEI a 100% qual o serviço que se adequa a mim ou não!

Não me interessa e nem me importa se a MEO usa ou usava ou não PPPoE, na MEO eu simplesmente ligo os equipamentos e não me chateio mais e com a DIGI não! E a questão é mesmo essa, não tenho de ser engenheiro IT para ter serviço da DIGI, se o serviço deles estivesse minimamente configurado ao nivel das outras, simplesmente não é plug and play, o que para muitas pessoas é o que mais interessa.

Nunca referi que não sabia de nada sobre o PPPoE, nem nunca disse que eles não eram transparentes sobre o seu serviço, simplesmente partilhei a minha OPINIÃO sobre o serviço da DIGI.

Net fixa, funciona sem truques. Caso queiras (queiras, não és obrigado) e tenhas os conhecimentos para tal, podes configurar o teu próprio router, algo que com outra operadora não era possível ( e podes gastar o valor que quiseres num router novo és livre de o fazer ).

Sim o router incial deles é "fraco" ( na minha opnião devido a utilização que eu lhe dou) um utilizador normal (já agora normal para mim é usar a net para Facebook/Insta/Netflix e companhia ) é mais do que suficiente e não vai precisar de PPPoE nem quer saber se tem IP publico ou se estão a usar CGNAT.

Em Janeiro já vão ter novos e já são AIO. No meu caso vou sempre a continuar a usar o meu router, com PPPoE ou sem.

Relação a "domótica em casa" , tenho varios hubs (smartthings, aqara, philips hue) e sabes quantos serviços que tive que contratar ? "zero", pois esse tipo de equipamento funciona em CGNAT, caso não tenhas conhecimento disso.

Rede móvel tem vários problemas, se não aceitas esses problemas, mudas para outra rede simples ( caso não saibas não existe fidelização ) simples não, e maior loucura, o serviço movél é gratuito ate o final do ano, imagina testar um serviço e se não gostares só tens que mandar o cartão para o lixo.

Sim ligar para eles é preciso ter paciencia e vai demorar muito tempo para atender, o problema de ser novidade e terem pessoas com nenhuma ou pouca experiência, não aceitas isso? Simples, mudas novamente não tens fidelização.

Sim és livre de dizer a tua opinião, na realidade em todas as páginas podes sempre dizer o mesmo, se tens o tempo livre para o fazer, força, mais uma vez, és livre para o fazer.
🙏 🙌

Sobre a minha mensagem anterior de não ter Internet, tive de configurar manualmente a ligação no telefone, seguindo o vídeo do site que ajudou: https://www.digi.pt/SIM/configurar-internet

É estúpido pois nunca tive de fazer nada disso na vida em diversas operadoras e telemóveis, pessoas mais velhas vão-se ver tramadas com isto. Não consigo entender e acho que é uma contrapartida grande para a operadora.

Com sinal 4g e indicação de rede completa ("pauzinhos" todos no telemóvel):
Teste de velocidade no speed test: 17 de Download / 10 de Upload

Não me surpreende pela positiva mas consigo ver youtube em 1080p, o que é mais que suficiente.

Já não renovei o WTF, nem renovarei.
Vou testar mais a digi até ao final do mês para decidir.

Se a UZO fizesse 5€ por 100GB iria para lá, mas como custa quase mais 50% talvez fique pela DIGI se os testes se mantiverem satisfatórios.
A woo tem 100Gb a 5 euros

Pq não usam o onedrive? Dividem com amigos. Imbatível. 1 TB

Porque é Microsoft. Aquilo parece um vírus no Windows, instalas o S.O. e ele quer colocar a tua home folder toda no OneDrive para poder cobrar mais.

iCloud é fraco porque não tem uma API pública, logo só funciona onde a Apple dá suporte. Mas no ecosistema da Apple é aceitável.

Se tiverem conhecimentos técnicos e dinheiro para isso, o melhor é sempre um NAS.

andar a contornar obstáculos que a própria empresa coloca para se ter um serviço minimamente utilizável, não tenho que andar a pensar em PPPoE's ou de que forma contorno a CGNAT!
Mas só precisas de das credenciais PPPoE se quiseres substituir o router da Digi. Algo que só pessoas com necessidades mt específicas têm necessidade de fazer. Ou seja, não tens de andar a pensar nisso.
não estou a ver ninguém a comprar um router de 200€ ou 300€, ou mesmo 100€ que seja, para poder jogar online nos tempos livres com os amigos, ou estar a sacar torrents, ver filmes em streaming, etc...
Tudo coisas que podem ser feitas com o router da Digi sem alterações. Não precisas de nada de especial para usar a NET da Digi como queres.
Ter de estar a configurar IP's ou a contratar serviços extra para poder usar, domótica em casa, aceder do exterior á rede em casa, etc...
Se fazes isto simplesmente abrindo portos no router, revê bem o que andas a fazer... Deves ter camadas de segurança tipo Tunnels ou VPN. Ambas funcionam com a Digi.

Para a grande maioria das pessoas a Digi funciona. Para uma minoria o CGNat é um impeditivo, se não o conseguirem contornar. Para essas, realmente a Digi não serve, devem procurar outra.

Mas já agora, se precisas de não ter CGNat, faz como o resto do pessoal e envia mail à Digi a pedir que apliquem o sistema de Espanha em que se paga 1€ para IP Público. Quantos mais formos, mais probabilidade há de vir para cá.

Só por curiosidade, porque gostam tanto de escrever a mesma coisa páginas e páginas? Já toda agente percebeu os vossos pontos de vista mas será que vale a pena esta perda de tempo e escrever a mesma coisa 10 em 10 minutos? Imaginam se o pessoal que está OK com os serviços da operadora viessem para aqui escrever: o serviço está ótimo ,o serviço está ótimo, o serviço está ótimo.....🫡
O serviço está ótimo. Amanhã vou entregar os equipamentos da vodafone.

Mas só precisas de das credenciais PPPoE se quiseres substituir o router da Digi. Algo que só pessoas com necessidades mt específicas têm necessidade de fazer. Ou seja, não tens de andar a pensar nisso.

Tudo coisas que podem ser feitas com o router da Digi sem alterações. Não precisas de nada de especial para usar a NET da Digi como queres.

Se fazes isto simplesmente abrindo portos no router, revê bem o que andas a fazer... Deves ter camadas de segurança tipo Tunnels ou VPN. Ambas funcionam com a Digi.

Para a grande maioria das pessoas a Digi funciona. Para uma minoria o CGNat é um impeditivo, se não o conseguirem contornar. Para essas, realmente a Digi não serve, devem procurar outra.

Mas já agora, se precisas de não ter CGNat, faz como o resto do pessoal e envia mail à Digi a pedir que apliquem o sistema de Espanha em que se paga 1€ para IP Público. Quantos mais formos, mais probabilidade há de vir para cá.
sim, vou mandar mail a eles pq para mim é o cgnat que me bloqueia a nivel de jogos online, isto segundo o que andei a pesquisar sobre isso por aqui. Pq apesar de não estar contente com o serviço, voltar para uma das outras operadoras não é a soluçãol, até pq a DiGi vai ter em breve a net a 10Gb e estou curioso para experimentar.

Back