Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

já agora que estamos numa de nostalgia: comprei a camcorder uns meses antes de casar, e depois do casamento veio a filmagem da lua-de-mel. isto em 2001, em que começavam a aparecer as primeiras máquinas fotográficas digitais. a lua-de-mel foi nas Maldivas - irrepetível, literalmente - e quando vejo as atuais gravações 4k no youtube da ilha onde estive, tenho um pouco daquele sentimento dos velhotes: no meu tempo não tínhamos nada destas coisas!


mas por outro lado, por vezes penso naquele casal de portugueses que registou a viagem com a câmara fotográfica digital. lembro-me perfeitamente de a dado momento, na hora do chá gelado!!!!!!, mostrarem as fotos que tinham acabado de tirar no novo portátil. fiquei maravilhado com tal tecnologia: fotos acabadas de tirar ali no computador. mas agora vem o reverso da medalha: fotos tiradas com 3.2 mpx!? As minhas tiradas com rolo ainda hoje as consigo digitalizar com melhor qualidade, certamente.

PS: as digitalizações que fiz ficaram em 720p, mas claro que não ficaram com qualidade HD nativa. haverá algum programa, mesmo que pago, que faça um upgrade na imagem, tirando o granulado da imagem?
 
Sim, mas eu estava falando em termos do suporte em si, não da tecnologia! É que embora ambas as tecnologias partilhem o mesmo suporte (as cassetes Video8/Hi8/Digital8), em cada uma dessas tecnologias, a informação que é gravada nas cassetes é diferente. Digamos que a Hi8 é um upgrade ao Video8, sendo que em ambos os casos, o formato de gravação é analógico. Quando passaram para a Digital8, tudo mudou porque os dados que passaram então a ser gravados nas cassetes já eram em formato digital. É preciso ver que em princípio, qualquer suporte de gravação que consiga gravar um sinal analógico, também conseguirá gravar um sinal digital.

Todas as tecnologias têm um período de ascensão, de maturação/estabilidade, e depois, de declínio. Em 2001 foi a altura de ascensão da fotografia digital: já era possível obter umas fotos com um mínimo de qualidade, ma nada que se comparasse ainda à fotografia analógica. Que, por sinal ainda tem os seus apoiantes. Aliás, fotos de 3,2MP já eram um luxo, as primeiras máquinas tiravam fotos com resolução VGA!

Sobre programas de edição vídeo, isso é muito difícil de ser feito com um só programa. É preciso que ver o que será necessário fazer é recriar informação em falta no vídeo. Ou seja, é literalmente "adivinhar" informação pixel a pixel, com base nos pixeis reais que estão à volta. Existem programas que fazem isso, mas tanto quanto sei, os que valem realmente à pena são adquiridos por estúdios como os de Hollywood. Portanto já dá para imaginar os preços...eles de facto fazem restauros surpreendentes, mas muitas vezes não usam um programa que faz o trabalho automaticamente. Em geral, no restauro dos vídeos (e ainda mais os muito antigos, gravados em bobines), o restauro é feito individualmente, fotograma a fotograma. Por isso que para restaurarem um filme podem levar mais de um ano...
 
em tribunal não ganha quem tem razão...ganha quem argumentar melhor!
Absolutamente impossível!
Um tipo que não seja burro e mande umas larachas, não as suportando no normativo, ganha é juízo.

são digital 8 e não hi8
Na foto do vendedor há D8 e Hi8:
906986895_1_644x461_cassetes-8mm-vhs-c-e-vhs-figueira-da-foz_rev006.jpg
 
Eu tenho uma das tais pen's de hipermercado, silvercrest acho eu, que vem com o powerdirector 11 e até não me tenho dado mal.
Tenho bastantes cassetes de 8mm, algumas VHS e uma S-VHS, a do meu casamento. Esta última não tenho como a ler e ainda por cima é das que está pior em termos de bolor.
Como é que posso tirar o bolor da fita?
Tenho conseguido salvar algumas 8mm que estavam coladas, como muito jeitinho e muuuuita paciência e claro "kms" de fita cola. O que faço é desmontar a cassete, desencaixar as bobines, retirar a "bolacha" transparente das bobines (rodando como se abrisse um frasco de compota) e com muita paciência ir puxando a fita para um lado, para o outro, conforme a parte que está colada.

Há algum produto que se possa meter na fita para ajudar o processo? Podem partilhar os métodos que usam?
 
Sim, mas eu estava falando em termos do suporte em si, não da tecnologia! É que embora ambas as tecnologias partilhem o mesmo suporte (as cassetes Video8/Hi8/Digital8), em cada uma dessas tecnologias, a informação que é gravada nas cassetes é diferente. Digamos que a Hi8 é um upgrade ao Video8, sendo que em ambos os casos, o formato de gravação é analógico. Quando passaram para a Digital8, tudo mudou porque os dados que passaram então a ser gravados nas cassetes já eram em formato digital. É preciso ver que em princípio, qualquer suporte de gravação que consiga gravar um sinal analógico, também conseguirá gravar um sinal digital.

Todas as tecnologias têm um período de ascensão, de maturação/estabilidade, e depois, de declínio. Em 2001 foi a altura de ascensão da fotografia digital: já era possível obter umas fotos com um mínimo de qualidade, ma nada que se comparasse ainda à fotografia analógica. Que, por sinal ainda tem os seus apoiantes. Aliás, fotos de 3,2MP já eram um luxo, as primeiras máquinas tiravam fotos com resolução VGA!

Sobre programas de edição vídeo, isso é muito difícil de ser feito com um só programa. É preciso que ver o que será necessário fazer é recriar informação em falta no vídeo. Ou seja, é literalmente "adivinhar" informação pixel a pixel, com base nos pixeis reais que estão à volta. Existem programas que fazem isso, mas tanto quanto sei, os que valem realmente à pena são adquiridos por estúdios como os de Hollywood. Portanto já dá para imaginar os preços...eles de facto fazem restauros surpreendentes, mas muitas vezes não usam um programa que faz o trabalho automaticamente. Em geral, no restauro dos vídeos (e ainda mais os muito antigos, gravados em bobines), o restauro é feito individualmente, fotograma a fotograma. Por isso que para restaurarem um filme podem levar mais de um ano...

falo em 3.2mpx porque foi a primeira que comprei em 2003: as célebres cybershot da sony. em bom rigor, a primeira até foi uma HP!, que fui logo trocar pela sony.

quanto ao upgrade da imagem, obrigado pela informação. é que com tanta evolução tecnológica, pensamos sempre que há programa milagroso e barato.
 
Absolutamente impossível!
Um tipo que não seja burro e mande umas larachas, não as suportando no normativo, ganha é juízo.

Impossível não, quem disse essa frase inicialmente foi um professor desse meu amigo, professor na Nova de Lisboa. Ele lá saberá o que disse!

kipyssasso, a limpeza das cassetes VHS é feita em máquinas específicas para essa função. A fita é bobinada e rebobinada enquanto a mesma passa por uma zona de limpeza, normalmente a seco. As S-VHS são as mais sensíveis em termos de perda de sinal gravado porque são as que têm mais informação gravada por unidade de área de fita.

Quanto às cassetes de 8mm, o método que usa é efectivamente o mais eficiente em termos de resultados. É também o mais laboral, mas não há soluções perfeitas...isso depois com a experiência é que se ganha o jeito para executar essa técnica, evitando sempre ao máximo que a fita se parta. E é preciso ter muito cuidado ao colar a fita-cola, se colocar a mesma em excesso a câmara depois detecta esse objecto estranho na fita e pára a leitura da mesma.
 
Impossível não, quem disse essa frase inicialmente foi um professor desse meu amigo, professor na Nova de Lisboa. Ele lá saberá o que disse!

Até pode dizer que foi o Papa que a observação é a mesma: absolutamente impossível.
5 anos de licenciatura ou 3 Bolonha, pelos vistos servem para encher chouriços porque "ganha quem argumentar melhor" mesmo que não assente a argumentação no normativo.

Mas é :offtopic:
 
muitas vezes a questão não está no "normativo" mas sim na prova que se consegue produzir. e aí a capacidade argumentativa e de retirar/manipular a informação de uma testemunha, por exemplo, tem um papel fundamental. resumindo: por muita razão que tenhas e e mesmo tendo a lei do teu lado, se não conseguires provar o direito, chapéu!

fim de off topic.
 
Faço minhas as palavras do lagartoriscado. Às vezes basta uma vírgula na lei para que esta possa ser interpretada de duas formas. Mais uma vez, quem argumentar melhor, convence o juíz. E é deste a palavra final. Se esta história do argumentar melhor está certa? Em muitos casos acho que não. Mas o que é certo é que por vezes é assim que funciona. Se as leis fossem para ser interpretadas à risca, seriam computadores a ditarem as sentenças, e não humanos. E todo este offtopic veio devido a questões de direitos de autor, o que mostra a confusão que esse tema gera!
 
a questão dos direitos de autor tem muito que se lhe diga. mas o que é certo é que a "digitalização" dos suportes quase que acabou com a indústria discográfica. então no que diz respeito a videoclubes foi a morte do artista. até há cerca de 2 anos ainda frequentava um em Lisboa - a Cineteka. Quase que fazia questão de ir lá só para "sentir" o gozo de ir ao clube de vídeo! Mas sinceramente agora já não. Então depois de ter fibra em casa, a vontade, ou se calhar necessidade, acabou de vez!
 
Sim, estamos a caminhar para uma era dos conteúdos sem suporte físico. Ou seja, fica tudo gravada na cloud.
Nas digitalizações que faço, cerca de 50% dos clientes pedem para que os vídeos sejam fornecidos em ficheiros mp4, não só para poderem guardar num disco externo, mas alguns também para guardarem numa cloud de modo a assegurarem a existência dos mesmos.

Estamos assim a dar um salto enorme em termos de tecnologia, ao saltar das cassetes para a cloud!
 
veja-se a o bluray disc! enquanto o DVD foi rei e senhor durante quase duas décadas, o BD teve uma relevância residual. O meu leitor/home cinema, basicamente, serve como amplificador do som. e a luta que foi entre a Toshiba e o seu HD DVD e a Sony com o BD para garantir a escolha dos grandes estúdios de cinema. basicamente para nada!

por curiosidade, ainda em novembro vi um leitor de HD DVD à venda em Lamego, no Leclerc por 800€! primeiro nem estava a perceber bem o que era aquilo, mas depois lá me lembrei do célebre HD DVD!
 
Lol, devem estar a vender uma peça histórica! Ou então é uma daquelas lojas que não actualizam os preços dos produtos que têm, lojas que tipicamente são autênticos museus (muitas vezes cheios de pó), com etiquetas de preço escritas à mão (algumas ainda em Escudos), e que todo o mundo conhece mas ninguém vai lá comprar nada sem ser em última estância!
 
Lol, devem estar a vender uma peça histórica! Ou então é uma daquelas lojas que não actualizam os preços dos produtos que têm, lojas que tipicamente são autênticos museus (muitas vezes cheios de pó), com etiquetas de preço escritas à mão (algumas ainda em Escudos), e que todo o mundo conhece mas ninguém vai lá comprar nada sem ser em última estância!

sim, dessas. já para não falar de modelos de LCD da sony por exemplo com cerca de 10 anos, ao preço original. Mesmo assim melhorou um pouco desde que ganharam a concorrência do Continente/Worten.
 
Por acaso ainda tenho de passar numa lojas dessas e ver que equipamento é que ainda têm relativo a cassetes. Pode ser que encontre algumas coisas interessantes...a preços de relíquias...
 
Bem, parece-me que os 100€ (negociáveis) correspondem à digitalização de "todos os seus discos de vinil" para CD. Ou seja, não deve ser por cada disco, e ainda inclui o CD. No entanto há, do meu ponto de vista, vários problemas com esse negócio...a começar pelo serviço em si: os discos pretos estão novamente na moda enquanto formato, logo quem os tem procura comprar um gira-discos, e não os digitalizar. Depois, o equipamento que ele usa para esse serviço, por favor...deve ser do mais básico que há. E isso influencia directamente na qualidade de som final. E ainda, o preço que ele mostra não é preciso em relação ao serviço que presta, o que por si só não passa uma boa dose de confiança profissional aos potenciais clientes...mas pronto, isso são tudo coisas que se vão aprendendo ao longo do tempo.

PS: primeiro, o nome correcto é disco de vinilo, porque é o nome em português do produto químico que constitui os discos. Segundo, ele faria boa publicidade, e justificaria o preço pedido, se utilizasse um destes:
hammacher-schlemmer-turntable.jpg
 
Bem, parece-me que os 100€ (negociáveis) correspondem à digitalização de "todos os seus discos de vinil" para CD. Ou seja, não deve ser por cada disco, e ainda inclui o CD. No entanto há, do meu ponto de vista, vários problemas com esse negócio...a começar pelo serviço em si: os discos pretos estão novamente na moda enquanto formato, logo quem os tem procura comprar um gira-discos, e não os digitalizar. Depois, o equipamento que ele usa para esse serviço, por favor...deve ser do mais básico que há. E isso influencia directamente na qualidade de som final. E ainda, o preço que ele mostra não é preciso em relação ao serviço que presta, o que por si só não passa uma boa dose de confiança profissional aos potenciais clientes...mas pronto, isso são tudo coisas que se vão aprendendo ao longo do tempo.

PS: primeiro, o nome correcto é disco de vinilo, porque é o nome em português do produto químico que constitui os discos. Segundo, ele faria boa publicidade, e justificaria o preço pedido, se utilizasse um destes:
hammacher-schlemmer-turntable.jpg


parece-me que os 100€ são pelo equipamento. de resto, o homem efetivamente é assim, como dizer, imaginativo.
 
Back
Topo