Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

Algumas coisas assim "vintage" têm sido alvo de especulação nos preços, o que faz com que os preços a que sejam vendidos, sejam absurdos. Há tempos encontrei no ebay um leitor de cassetes Beta da Sony por 900€. O que do meu ponto de vista não tem lógica alguma porque não é viável alguém investir num produto a esse preço, sabendo à partida que se houver algum problema com o mesmo, o mais provável é não ter reparação por falta de peças...
 
Algumas coisas assim "vintage" têm sido alvo de especulação nos preços, o que faz com que os preços a que sejam vendidos, sejam absurdos. Há tempos encontrei no ebay um leitor de cassetes Beta da Sony por 900€. O que do meu ponto de vista não tem lógica alguma porque não é viável alguém investir num produto a esse preço, sabendo à partida que se houver algum problema com o mesmo, o mais provável é não ter reparação por falta de peças...

Na garage dos meus pais há uma coisa dessas, castanha, Sony, de carregar no topo e teclas mecânicas, dentro de um caixote, que nem sei se funciona, juntamente com uma carrada de K7's β Disney que fizeram parte da infância da prole, não a minha, porque já apanhei o advento do DVD. Não sei quanto aquela coisa custou na altura mas custou, certamente, uma batelada de guito. Se pedia 900 biscas se o pretendesse vender? Não.
 
Sim, mas é preciso distinguir o valor que a tecnologia tinha há 30 anos atrás, com o valor que tem hoje em dia. Lembro que os primeiros plasmas que surgiram (vulgo ecrãs planos) foram da Philips, modelos de 42 polegadas...e não era FullHD (1080p), nem tão-pouco HD (720p). Nem sei a resolução exacta que tinham, mas devia ser próxima ao VGA...e o preço na época? 3.000.000$00. Tradução: 3 milhões de Escudos, 3.000 contos...o equivalente hoje em dia a 15.000€, sem contar com a taxa de inflação desde essa época para hoje em dia. Hoje em dia temos ecrãs 4K de 75 polegadas a custar menos de 1/3 daquele valor.

E agora voltamos aos ecrãs plasma originais (os de 3.000.000$00), se alguém que tivesse na época comprado um desses, quisesse o vender hoje em dia, alguém daria por esse ecrã um valor equivalente? Hoje em dia só se fosse algum coleccionador, e mesmo assim o valor a que este estaria disposto a pagar seria talvez 100 vezes menos que o original...

É preciso ver que em tudo o que pode ser avaliado em termos monetários só tem validade se alguém estiver disposto a pagar por isso. Eu posso dizer que a lua me pertence, e que a vendo a por 1000€. Será que alguém iria "investir" 1000€ para ficar com a minha lua?
 
PS: as digitalizações que fiz ficaram em 720p, mas claro que não ficaram com qualidade HD nativa. haverá algum programa, mesmo que pago, que faça um upgrade na imagem, tirando o granulado da imagem?

@lagartoriscado a propósito de modos de melhorar a qualidade de imagem das gravações 720p que tinhas, descobri algo que poderá ajudar: um upscaler DVDO iScan Mini. Custa 390€ (se comprado em Portugal), mas parece fazer um bom trabalho. Também dá para ser usado no dia-a-dia, por exemplo, colocando entre a box do fornecedor de TV (MEO, NOS, etc) e a TV. As reviews falam bem desse produto.
 
descobri este topic hoje e tenho uma pergunta aos entendidos.

estou a converter uma serie de cassetes 8 e hi8 minhas e uso uma camera hi8 para as ler. uma das cassetes ao ler na camera aparenta ter má qualidade e a camera acaba por cortar a imagem e ficar ecran azul que se bem me lembra era tipico da sony quando não tem sinal. li na altura que o tracking era feito de forma digital e gravado essa info na cassete. parece-me ser isso que falha e a imagem acaba por ser "desligada".
 
Não, isso é a cabeça de leitura suja ou então é a fita que está degradada. Se for problema da fita, não há grande coisa que se possa fazer. Se for da cabeça de leitura, experimenta limpar. Pode ser que resolva a situação.Senão, terás de utilizar outra câmara para fazer as digitalizações...
 
Não, isso é a cabeça de leitura suja ou então é a fita que está degradada. Se for problema da fita, não há grande coisa que se possa fazer. Se for da cabeça de leitura, experimenta limpar. Pode ser que resolva a situação.Senão, terás de utilizar outra câmara para fazer as digitalizações...

eu penso que seja da fita suja. porque quando a uso, deixo de poder usar outras cassetes. testei na altura duas vezes. como tenho de digitalizar outras, vou deixar essa para ultimo...
 
Sim, esse é um sintoma típico de quando uma fita está a perder matéria, ou está contaminada com fungos ou outro tipo de sujidade...em alguns casos ainda é possível digitalizar essas fitas, mas requerem observação contínua do que está a ser digitalizado. Quando as cabeças de leitura ficam sujas, deve-se fazer pausa no hardware de aquisição de vídeo (nome pomposo para a coisa )
 
Boas, também só agora descobri este tópico.
Tenho umas dúvidas e gostaria de saber se me podem ajudar.
Tenho um Video da worten VM980 6 "cabeças", quase todas a cassetes que tenho foram gravadas por ele e o que acontece é que em formato SP ele consegue ler tudo bem em Stereo, o problema é as cassetes gravadas em LP em tempos ele dava para ver tudo bem em stereo, agora fica a imagem com o cimo distorcido e som mono e mais outra coisa ele já não conta o tempo da leitura.
Penso que seja da velhice e do muito uso que teve, mas se alguém tiver umas ideias era muito bom.

Já agora para partilhar também tenho um VCR da Toshiba um Multi-system v-87ms em pleno funcionamento penso que seja por volta de 1985/86.
 
As cassetes gravadas em LP acabam por ser mais sensíveis à sujidade das cabeças de leitura. Experimenta limpar as cabeças utilizando uma cassete (wet) junto com um cotonete (que encostas no tambor enquanto este estiver a rodar) embebido na solução fornecida com a cassete.
 
Parece que a limpeza não funcionou, tentei com a fita wet e nada, os métodos encontrados na net não sei se são melhores pois o cotonete nas cabeças não danifica e a folha de papel?
 
Eu uso os cotonetes junto com a fita wet e nunca tive problemas nas cabeças. É o método mais efectivo que conheço, mas tem de ser feito com cuidado...senão pode eventualmente estragar as cabeças.
 
E na zona do grande Porto, alguém sabe quem faça conversões destas bobines?

8mm.png
 
Back
Topo