Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

A minha experiência penso que foi com o movie maker.
Como disse foi há 10 anos (para mais que para menos). Penso que ainda foi com o Pentium 4.
Cada cassete com 60m demorava perto de dois dias a passar e no fim obtinha um ficheiro de 100Gb (sendo que o disco tinha para aí uns 200Gb).:D
Na altura ainda estive para comprar um aparelho da pinnacle

Pensei que nos dias que correm houvesse um método mais fácil.
 
Eu atualmente uso a placa de captura uma Asus My Cinema-P7131 Hybrid e um gravador de mesa um Philips dvdr 3460h e posso dizer que a qualidade original das vhs para digital é muito semelhante e no meu caso tanto faz gravar no pc como no dvd.
A Qualidade de imagem fica má em digital se a vhs for copiada por uma placa como a easycap e algo assim do género.
A nível de tamanhos sendo um vhs ou minidv é a mesma coisa pois posso dizer que 20 min é 1GB em alta qualidade e em qualidade simples 2 horas são quase 4GB tanto no gravador dvd como no pc com placa de captura.
 
por curiosidade - aquelas bobines de 8 ou super 8 que rolam na maquina de projetar cerca de 5 minutos (igual à amarela da kodak cuja imagem foi mostrada atrás), convertidas para mp4 quanto espaço ocupam neste formato?
 
por curiosidade - aquelas bobines de 8 ou super 8 que rolam na maquina de projetar cerca de 5 minutos (igual à amarela da kodak cuja imagem foi mostrada atrás), convertidas para mp4 quanto espaço ocupam neste formato?

Depende da maneira que convertes, eu pessoalmente não gosto do formato mp4 e nenhum software que uso faz a captura para digital em mp4. Penso que só convertendo e depois depende dos parametros e aí é que vez a diferença de tamanho.
Se for com a resolução 720x576 SD em mpeg 500 mb talvez.
 
então não sendo o mp4 qual seria o formato mais adequado sopesando a qualidade com a dimensão do arquivo final?

outra dúvida (antes que faça asneira):
pensei projetar a curta distância, o mais densamente possível, em tela ao mesmo tempo que gravava as imagens com a minha lumix.
depois editava e compunha com o sony vegas pro.
isto é correto ou há outro caminho mais eficaz?
 
Pelo que sei esse tipo de bobines só se conseguem copiar atraves da projeção e para isto tens de ter em conta vários fatores como por exemplo a luminosidade.
Já que vais gravar com uma camera e editar no sony vegas, a melhor maneira é importares os ficheiros da camera logo para o sony vegas e depois editas e nas settings ao fim de estar editado tenta usar as mesma definições da camera como o bitrate, resolução, (podes fazer um downscale não muito exagerado se for de 1080 para 720 para ocupar menos espaço).
 
Ei pá, uma pergunta simples se alguém souber responder, por quanto fica passar uma cassete VHS para DVD numa casa de fotografia?.. [emoji6]
 
Aqui na minha zona, numa casa de fotografia o preço depende da duração da cassete, mas tudo preços acima dos 20.
Claro que este valor varia mas não deve andar longe.
 
Para ajudar quem anda à nora:
"mp4" nao n um formato mais sim um container.
Provavelmente quando dizem que nao gostam deste formato é porque devem estar a converter [incorrectamente] para AVC ou HEVC. Acontece que estes formatos preferem video progressivo e a fonte deve estar em intrelaçado. Ou o desintrelaçamento foi mal feito ou nao foi feito de todo o que gera resultados horríveis.
No caso dum formato mais antigo, "mpeg(2)", como suporta video intrelaçado, essa tarefa de desintrelaçamento fica para o leitor. Claro que o leitor terá um papel muito importante. Quando visto em dvd (mpeg2), os leitores estao, por design, capazes de fazer o desintrelaçamento relativamente bem, dai, em geral, acharem que é a melhor forma de fazer a conversão.

Pessoalmente, uma vez que ja so lido com ecrãs progressivos (e provavelmente todos vocês também), prefiro desintrelaçar o video (como deve ser) e comprimir em HEVC. Mas qualquer uma das etapas é suficientemente complexa para exisitir um programa que faça tudo com cliques. E, claro, depende muito da fonte e do objectivo com a conversão. Mas, no caso geral de querermos a conversão apenas para arquivo/visualização, fazer um bom desintrelaçamento e comprimir em HEVC com os parametros correctos, da-nos a melhor relaçao qualidade/espaço.

Quando a software, só posso ajudar em ambiente linux ou a quem tiver montado o software necessario em, p.ex., Windows (cigwin?). O ffmpeg faz praticamente tudo.
 
Mas, ainda assim, existem placas que se equiparem ao que conheces desses gravadores de DVD? Eu nunca comparei decentemente uma placa com um gravador (só uso placa e conheço alguém que só usa gravador). Mas, sinceramente, não noto diferenças (entre origens completamente diferentes, claro está).
Eu prefiro placa porque permite comprimir (ou não comprimir de todo) usando encoders muito mais interessantes que o do DVD.

Bem, se existem, não conheço. Pelo menos a nível do consumidor. Claro que há placas de gama profissional, mas estão em outros patamar€s...
Mesmo usando o MPEG2 dos DVD's, no bitrate mais elevado, dá para gravar 1h de vídeo em cada DVD de 4,35GB. Não será um codec tão eficiente como o MPEG4 ou o mais recente HEVC, mas acima do codec, está a qualidade do ADC que fará a digitalização do vídeo. E nisso, há gravadores que têm chips que funcionam a 12 bit / 108 MHz.
 
Boa noite.

Não sei se é o tópico adequado mas penso que foi o mais próximo que encontrei para aquilo que pretendo.
Se tivessem que adquirir uma máquina de filmar Mini DV hoje em dia, onde iriam procurar? Eu sou da zona de Santa Maria da Feira e agradeço qualquer sugestão na tentativa de encontrar um exemplar, preferencialmente Panasonic por estar ligado a essa marca.
 
OLX. Eu vendi uma Hi8 da Sony à pouco tempo no OLX. O Ebay também tem deste tipo de equipamentos. Não é um mercado barato.
 
Lojas/locais físicos hoje em dia só me lembro de 3 possíveis: lojas de produtos em segunda mão, lojas de electrónica "de esquina" (aquelas pequenas, familiares), e em museus. Essa tecnologia deixou de ser produzida há mais de 10 anos, portanto tudo o que houver por aí, não será material novo. Eventualmente haverá nas tais lojas familiares algum stock que nunca foi vendido...mas talvez vendam a preços da altura em que esse material era novo. Para mim, OLX será a melhor opção. Mas vendido em mão, após testar. Se isso não for possível, eBay. Simplesmente porque em caso de haver algum problema, o comprador poderá devolver e receber o dinheiro de volta, mesmo contra a vontade do vendedor.
 
É sempre bom testar, porque já fiz duas vendas de material usado caro e uma em mãos o comprador não estava a conseguir por a funcionar (a hi8) e na outra pelo correio (um Minidisc) demorou mais de uma semana a conseguir mexer no aparelho é passou esse tempo a dizer que estava avariado ...
 
Lojas/locais físicos hoje em dia só me lembro de 3 possíveis: lojas de produtos em segunda mão, lojas de electrónica "de esquina" (aquelas pequenas, familiares), e em museus. Essa tecnologia deixou de ser produzida há mais de 10 anos, portanto tudo o que houver por aí, não será material novo. Eventualmente haverá nas tais lojas familiares algum stock que nunca foi vendido...mas talvez vendam a preços da altura em que esse material era novo. Para mim, OLX será a melhor opção. Mas vendido em mão, após testar. Se isso não for possível, eBay. Simplesmente porque em caso de haver algum problema, o comprador poderá devolver e receber o dinheiro de volta, mesmo contra a vontade do vendedor.
É sempre bom testar, porque já fiz duas vendas de material usado caro e uma em mãos o comprador não estava a conseguir por a funcionar (a hi8) e na outra pelo correio (um Minidisc) demorou mais de uma semana a conseguir mexer no aparelho é passou esse tempo a dizer que estava avariado ...
Agradeço as vossas preciosas sugestões e vou tentar primeiro pesquisar em lojas físicas para ter a possibilidade de testar as coisas numa entidade e caso haja um problema mais tarde, ter a possibilidade de lá voltar apesar de muitas das vezes eles nos mandarem dar uma volta... no entanto e é como dizem, equipamentos antigos são sempre um risco mas como o material dessa época era feito com alguma qualidade, acredito que ainda existam alguns exemplares em bom estado. Tudo depende do uso que tenham tido e da forma como foram armazenados. Hoje fiz uma série de telefonemas para algumas lojas de electrodomésticos mas sem sucesso. Na sexta-feira volto a tentar até porque a zona aqui é muito forte no comércio.
 
Eu tinha uma Sony que devia ter mais de 15 anos e funcionava como um relógio. Fazia-se material de muita qualidade naquele tempo. Acho que a máquina nem 30 horas tinha filmado na sua vida toda.

Quando a vendi, combinei com o comprador num café, ele levou o portátil, testou com uma cassete dele na hora e pronto . Nenhuma loja de usados te vai dar grandes garantias.
 
O meu pai fazia muitos vídeos, começou também com uma Sony (não sei se Hi8 ou Video8) e depois terá passado para Digital8. Era raro ter um drop em Digital8, era uma tecnologia bastante fiável e o Mini DV foi um bom salto até porque as cassetes eram mais pequenas e bastante fiáveis. Notava-se bem a qualidade do material porque as máquinas eram mecânicas devido às cabeças de gravação e então estavam sempre em constante movimento para gravar. Hoje e com os cartões de memória, a história é outra...

Garantias não devo ter mas à vontade para testar em loja isso tenho de certeza e fazia exactamente isso. Portátil, uma pequena gravação, passagem e está feito. Se funcionasse bem, prosseguia para a compra.
 
Back
Topo