Digitalizar várias imagens e dividir automaticamente....

jofe

Membro
Boa tarde,

Este é o meu primeiro post aqui no forum, bem hajam todos....

Estou com o seguinte problema. Tenho umas centenas de fotos para digitalizar e queria saber o seguinte:
1) Qual a melhor resolução para digitalizar?
2) Queria digitalizar 3 fotografias de uma só vez. Assim, as fotos ficam todas num só ficheiro. Existe algum software para retirar as imagens automaticamente?


Agora outro.... Tenho também alguns filmes para converter de VHS para DVD, qual a melhor placa de aquisição para portatil? Qual o melhor software para usar?

Tanto pode ser para Windwos ou para Ubuntu....

Obrigado a todos,

Cumps...
 
Com a resolução de 300DPI,e exportar a imagem em TIF,consegues bons resultados para utilizações futuras da fotografia.

Mas em relação á digitalização de foto, tens de ter em conta vários factores:

A dimenção da foto que vais digitalizar por exemplo se tens uma foto 10X15 e a digitalizares a 1:1, com a resolução a 300 DPI, esse foto tem qualidade para ser impressa em tipografia, mas se a quizeres ampliar, ela vai perder qualidade na ampliação, embora passando pelo photoshop consegue-se sempre mais qualquer coisa :)

Todavia se for para ser impressa numa impressora a jacto de tinta, 150DPI de resolução é suficiente

O método é saber a medida final da foto, e na digitalização, aumentar a resolução, ou aumentar a medida da imagem à porporção!

Se queres digitalizar 3 fotos ao mesmo tempo, vais ter um sempre um ficheiro com 3 imagens e não conheço nenhum programa que as separe automáticamente.(só se o CSI tiver) :)

Para as separares terás de passar sempre por um programa de edição de imagem, e neste terás de fazer crop, ou selecionar e fazer copy/paste, para criares um documento de cada uma delas!

Sobre VHS para DVD,(aconcelho a "googlares", pois encontras algo)

Só posso sugerir em termos pró, uma DVStorm,que tenho no meu PC,ligada a um leitor de video, e um programa de edição de Video, Edius ou Premier!

Espero ter ajudado!

Cumprimentos
 
Exactamente o PS faz isso quando a digitalização é feita e importada directamente!

Mas se não tiver o PS, e fizer a digitalização num outro programa qualquer e salvar o documento com as 3 fotografias, terá sempre um documento com 3 fotos, e o script: File -> Automate -> Crop and Straighten Photos,só vai cortar uma das fotografias, aproximando a margem numa zona optimal
 
MKPlus, dá para fazer em parte o que ele quer com o PS e uma action simples mas é só "semi-automático".

É só digitalizar a três de uma vez só e ter uma action de "Ctrl-c -> Ctrl-n -> Ok -> Ctrl-v -> Flatten Layers -> Save As".

Só tem de seleccionar a area de uma foto individual e aplicar a action. Ok eu sei que ainda dá trabalho, mas é melhor que nada :P

Btw MKPlus, TIFF 300DPI e centenas de 10x15 não combina bem... Quando dás por ti o disco já era :) Para lossless pode tentar PNG, para lossy é JPEG a 95% qualidade.
 
Sim claro, podem-se construir varias acções,essa que exemplificas pode ser uma delas! Haja criatividade e empenho :)

Pela experiência e tendo em vista a qualidade e posteriores utilizações das fotografias acho que se devem digitalizar sempre a 300 DPI/TIFF, claro que centenas de fotos ficam a "pesar" muito no disco, mas para isso existem DVDs para gravar em arquivo, ou discos externos para armazenamento!
 
Obrigado a todos....

Foram uma boa ajuda, assim já posso começar a digitalizar o montão de fotos que tenho para lá. :) ...


Quanto ao converter VHS -> DVD, vou ver a placa que disse o MKPlus e se mais alguém quiser dar sugestões, agradecia ...

Cumps.
 
Back
Topo