Dilema Objectivas - Todo o Terreno, ou Várias

avantix

Power Member
Olá,

Sei que já é um tema batido no fórum, mas o dilema mantém-se e já está circunscrito a duas lentes.

Eu comprei a EOS450d com a lente Canon EF-S 18-55mm f/3,5-5,6 IS, e para a generalidade das situações de "passeio" chega-me, uma vez que a foto que mais faço é paisagem ou retrato, mas por vezes sinto a falta de alguma distância focal, e como tal pretendo comprar uma lente que me permita ir mais além do que os 55mm.

Estava inclinado para a Canon EF-S 55-250 f/4-5,6 IS que está muito na moda, para completar a lente já existente e assim ter dos 18 aos 250. O problema é que no dia a dia, não irei passear com a minha Maria e não vou levar o material fotográfico todo, o que me leva a pensar que talvez seja preferivel abdicar de alguma qualidade e adquirir uma lente todo o terreno que me dê alguma magem de manobra e qualidade aceitável para um fotografo amador.

Por isso pensei na Tamron 18-250, que na generalidade das reviews a aponta como uma lente todo o terreno com boa qualidade, mas assusta-me o facto de não ter estabilizador de imagem.

Ou seja, o meu dilema é:

Canon 18-55 + Canon 55-250
ou
Tamron 18-250

De referir que nenhum destes packs/lente isolada serão as lentes preferidas para o tipo de fotografia que pretendo e gosto de fazer. A Minha intenção é comprar duas lentes Prime para retrato e paisagem, e este meu dilema é para o chamado conjunto de passeio.

A Canon 55-250 custa cerca de 250€, e a Tamron custa cerca de 430€, o que me dá uma diferença de 180€, em que se eu vender a minha 18-55 por cerca de 150€ a diferença é nula.

Que me dizem?
 
Primeiro, dificilmente vendes a tua em segunda mão por 150 euros. Nova custa €170.
Segundo, equaciona também a Sigma 18-200 OS. Entre os 200 e os 250 a diferença é pouca e ganhas o estabilizador óptico, que na Tamron se nota muito a falta.
E a Sigma custa 370 euros.
 
Primeiro, dificilmente vendes a tua em segunda mão por 150 euros. Nova custa €170.
Segundo, equaciona também a Sigma 18-200 OS. Entre os 200 e os 250 a diferença é pouca e ganhas o estabilizador óptico, que na Tamron se nota muito a falta.
E a Sigma custa 370 euros.

Sim, tens razão. Não tinha reparado que na digiwowo já tinha baixado para esses valores. de qualquer forma a questão do dinheiro é quase como ultimo factor de decisão.

Preocupo-me mais com as diferenças de qualidade / flexibilidade, e a ausência de estabilizador preocupa-me, apesar de não conseguir perceber a partir de quando é que vou notar a sua falta, se logo nos 250mm com aberturas de 6,3 vou ter sempre problemas, ou não ...

Vou checkar essa Sigma.

Que me dizem ao uso também de extenders neste tipo de lentes? Vale a pena em algumas situações ou o focus, velocidade e luminosidade perdem muito?
 
Mais vale ter duas boas lentes, que ficar só com uma lente de "passeio". Por isso sem dúvida a 55-250 IS.

Ou então, se é para dispensar qualidade a troco de algo mais prático, por menos que uma All-In-One compras a Canon G9 (ou A650IS). Assim sempre ficas com duas máquinas, uma para tirar fotos, outra para passear (mas ainda assim com uma qualidade respeitável).
 
so depende da qualidade que se pretende.
normalmente, e para o utilizador comum, que gosta de ter a maquina por perto, e disparar qualquer coisa, uma lente todo o terreno, é bem mais interessante de se ter montada na maquina, do que andar com mais uma ou duas lentes atrás, e ter que andar a trocar de lente conforme a situação.

Eu sinceramente, não sou grande fã de ter uma serie de lentes para usar consoante a angular que se quer. compreendo bem melhor andar com uma lente rapida, para condições de pouca iluminação, e uma lente um bocado mais lenta, para situações com mais luz. as angulares são conforme o que a lente disponibilizar.

no fim, acho que ficavas melhor servido com uma 18-200 ou uma 18-250, do que teres uma lente para completar a 18-55.

quanto ao establizador de imagem, bem.. a tamron é ligeiramente menos luminosa em telephoto que a 55.250.. mas tem os mesmos f/3,5 que a 18-55 no wide side.. no entanto, o IS dá-te mais 1, 2 ou 3 EV (tops) dependendo da situação. creio que é facil uma pessoa contornar a falta de estabilização de imagem especialmente com uma SLR. mas também te digo, que geralmente, quando se dá mais uso ao telephoto, as condições de iluminação geralmente são propicias a isso... não creio que seja habitual usar muito o telephoto em indoors, por exemplo... e se for sentir necessidade de usar indoor, então também deve haver a facilidade de fotografar um pouco mais proximo do objecto, procurando angulares com melhor abertura... enfim.. não creio que o IS seja uma verdadeira questão.

quanto a vender a 18-55.. bem isso deve ser uma tarefa quase impossivel, porque quase ninguém quer essa lente para nada :P... muito menos por 150€..
se a ideia é poupar dinheiro, vai para a 55-250, porque sai-te menos guito do bolso, e ficas sem uma lente inutilizada (sim porque duvido que a 18-55 alguma vez te faça falta, se comprares uma 18-250).
 
Última edição:
Mais vale ter duas boas lentes, que ficar só com uma lente de "passeio". Por isso sem dúvida a 55-250 IS.

Ou então, se é para dispensar qualidade a troco de algo mais prático, por menos que uma All-In-One compras a Canon G9 (ou A650IS). Assim sempre ficas com duas máquinas, uma para tirar fotos, outra para passear (mas ainda assim com uma qualidade respeitável).

Então para ti existe uma grande diferença em termos de qualidade entre a 55-250 e a Tamron ou a Sigma, é isso? A Minha dúvida prende-se essencialmente neste ponto, pois não estou a comparar lentes de alta qualidade, mas sim lentes amadoras. Será que a diferença de qualidade é de tral forma grande que a flexibilidade de uma lente "todo-o-terreno" destas não faz sentido equacionar?

Relativamente à sugestão da G9 ou A650IS, obrigado pela sugestão.

Koncaman disse:
o depende da qualidade que se pretende.
normalmente, e para o utilizador comum, que gosta de ter a maquina por perto, e disparar qualquer coisa, uma lente todo o terreno, é bem mais interessante de se ter montada na maquina, do que andar com mais uma ou duas lentes atrás, e ter que andar a trocar de lente conforme a situação.

Eu sinceramente, não sou grande fã de ter uma serie de lentes para usar consoante a angular que se quer. compreendo bem melhor andar com uma lente rapida, para condições de pouca iluminação, e uma lente um bocado mais lenta, para situações com mais luz. as angulares são conforme o que a lente disponibilizar.

no fim, acho que ficavas melhor servido com uma 18-200 ou uma 18-250, do que teres uma lente para completar a 18-55.

Eu tenho mais ou menos a mesma ideia, provavelmente porque levo a fotografia como hobby e não como profissão. Quando levo o meu filho e mulher a passear no parque das nações, não levo todo o material fotográfico atrás ... as fraldas e cremes já são muitos, e por isso por vezes é preferivel ter alguma flexibilidade, mantendo um minimo razoável de qualidade.

A minha questão prende-se é com as diferenças de qualidade entre o par de Canon e a Tamton ou a Sigma. O que pretendia era que alguem com alguma experiência ou que tenha identificado alguns comparativos me "mostrasse" as diferenças de qualidade entre as lentes para eu fazer a avaliação de beneficio.

É óbvio que se a diferença de qualidade for notória, eu prefiro andar de mochila (é mais uma).
 
Última edição:
Então para ti existe uma grande diferença em termos de qualidade entre a 55-250 e a Tamron ou a Sigma, é isso? A Minha dúvida prende-se essencialmente neste ponto, pois não estou a comparar lentes de alta qualidade, mas sim lentes amadoras. Será que a diferença de qualidade é de tral forma grande que a flexibilidade de uma lente "todo-o-terreno" destas não faz sentido equacionar?

Isso depois vai depender das exigências de cada um. Para mim, ao preço que custam, com a qualidade que têm, essas lentes só se justificam para alguém que precise usar uma SLR em situações em que não pode mesmo andar a trocar de lentes (ou não convém por algum motivo). Talvez comprasse uma em 2ª mão, mas está mesmo no fundo da minha lista de lentes a comprar.

De resto, se é para fotos mais descontraídas e com menos exigência, prefiro uma compacta (que no caso da G9, excepto em questões de ruído, já tem uma qualidade equiparável a uma boa lente de kit).

Se é para usar a SLR, então é mesmo para andar carregado, para tirar fotos com a melhor qualidade possível e com esse dinheiro já se compram umas lentes muito boas (como por exemplo a Tamron 17-50 F2.8, que é a que tenho).

Já agora, algo que ninguém referiu e que deves ter em atenção, é o limite do sistema AF da tua máquina. Acho que as máquinas amadoras não conseguem focar automaticamente com lentes mais lentas que F5.6, logo é possível que sempre que usares uma lente dessas, dos 200mm para cima, tenhas que focar à mão, visto que a abertura máxima é 6.3.
 
Eu na minha anterior 400D e com a Tamron 18-250, focava automaticamente nos 250mm. Nunca tive que focar à mão.
 
Isso depois vai depender das exigências de cada um. Para mim, ao preço que custam, com a qualidade que têm, essas lentes só se justificam para alguém que precise usar uma SLR em situações em que não pode mesmo andar a trocar de lentes (ou não convém por algum motivo). Talvez comprasse uma em 2ª mão, mas está mesmo no fundo da minha lista de lentes a comprar.

Eu percebo-te muito bem, e como disse o meu objectivo é comprar depois duas primes com boa qualidade para fazer o meu tipo preferido de foto, mas para já e como ainda estpou em fase precoce de aprendizagem pretendia ter um conjunto/lente única para cobrir uma boa distância focal.

Em relação ao custo das lentes, o meu erro foi ter comprado o Kit, pois devia ter adquirido apenas o corpo e poupado no valor da lente 18-55.

Porque ao preço de mercado hoje, tens:
Canon 18-55 IS a 170€ + Canon 55-250 IS a 250€, totalizando: 420€
Tamron 18-250 a 430€

temos uma diferença muito curta ... falta adicionar ao comparativo a diferença de qualidade que ainda não consigui comparar.

De resto, se é para fotos mais descontraídas e com menos exigência, prefiro uma compacta (que no caso da G9, excepto em questões de ruído, já tem uma qualidade equiparável a uma boa lente de kit).

Eu tenho uma bridge e uma compacta para esses casos. Mas aqui estou a falar de uma situação diferente. Eu não quero abdicar da qualidade, quero é comparar a qualidade das lentes que referi, para conseguir ver se a flexibilidade oferecida compensa ou não.

Ir para uma compacta, é passar da análise de flexibilidade/qualidade em termos de distância focal, para uma análise mais aprofundada das características que irias perder em relação a uma SLR. Não quero chegar a esse nivel de flexibilidade em detrimento da qualidade e funcionalidades.

Se é para usar a SLR, então é mesmo para andar carregado, para tirar fotos com a melhor qualidade possível e com esse dinheiro já se compram umas lentes muito boas (como por exemplo a Tamron 17-50 F2.8, que é a que tenho).

São opiniões como é óbvio, mas não vejo todos os fotografos a levarem para a rua todo o material fotográfico que têm em casa para poderem usufruir da máxima qualidade que o material lhes dá. Cada dia que um fotografo profissional, bate a porta atrás de si, geralmente deixou para trás a hipotese de fazer determinada fotografia porque a lente xpto teve de ficar para trás.

Já agora, algo que ninguém referiu e que deves ter em atenção, é o limite do sistema AF da tua máquina. Acho que as máquinas amadoras não conseguem focar automaticamente com lentes mais lentas que F5.6, logo é possível que sempre que usares uma lente dessas, dos 200mm para cima, tenhas que focar à mão, visto que a abertura máxima é 6.3.

Boa dica, apesar de achar já ter visto uma análise de um user com uma máquina igual à minha a utilizar a Tamron que refiro. Mas vou pesquisar esse assunto.

Obrigado.
 
eu não me importava de ter uma 18-200 VR para as férias por exemplo, vamos para fora do pais e levar a 18-200 vR com a 10-20 sempre ao lado mas depois é como tudo.. aparecem momentos que vamos sentir falta das nossas boas lentes.

Acho que lentes 'todo terreno' (q são longe disso .. podem ser é lentes safar) são boas para ir ali com os amigos e tirar fotos pelas férias com os amigos porq são de longe lentes com qualidade óptima. a 18-200 VR por exemplo tem qualidade mas n é óptima ou muito boa, tem apenas qualidade para o q disse, para umas fotos de férias! As concorrentes muitas vezes nem a boa qualidade chegam.

Para a tua exigencia, que aparenta não ser muita, se comprares a canon não ficas infeliz pois é uma lente 'feita' para a máquina e não vais ter problemas futuros. é muito raro mas por vezes lentes de outras marcas pode ter problemas de focagem (acerar o foco) com outras maquinas!
 
comprei a 55-250IS para completar a 18-55IS e nao estou arrependido. a lente e excelente para o preco a k esta. a 18-55IS e tb a melhor lente de kit da gama de entrada, com as duas em conjunto consegues sem duvida a melhor combinacao preco/qualidade.

ando c/ minha makina numa mochila (podia ter comprado bolsa, mas prefiro ter o peso distribuido nas costas vs ombro), as lentes sao pekenas e leves e cabem facilmente numa mochila/bolsa para DLSR tamanho pekeno.

kanto a ter de trocar de lente, sim e chato, mas axo k tb nao acontece assim com tanta frekencia, depende do sitio onde estas a passear, se for numa cidade es capaz de a fazer td com a 18-55IS e ao chegar a um mirador tirar uma panoramica c/ ela e dps mudar pra 55-250IS para chegar a uns monumentos...

por enkanto ainda n senti necessidade de mudar apressadamente de lente, as trocas vao acontecendo com naturalidade...

claro k se nao tens mt jeito pra trocar de lentes, acidentes podem acontecer, agora kem tenha alguma sensibilidade e o minimo de cuidado n vai ter problemas...
 
Já agora, algo que ninguém referiu e que deves ter em atenção, é o limite do sistema AF da tua máquina. Acho que as máquinas amadoras não conseguem focar automaticamente com lentes mais lentas que F5.6, logo é possível que sempre que usares uma lente dessas, dos 200mm para cima, tenhas que focar à mão, visto que a abertura máxima é 6.3.

Oh diabo.. de onde é que veio essa ideia?
um sistema de AF tem obrigação de focar, ou pelo menos tentar, em toda a gama de aberturas da lente. naturalmente que ambientes com menos iluminação representam habitualmente um desafio maior... mas a maquina ha de tentar sempre focar qualquer coisa, desde que haja alguma luz para trabalhar.

Avantix.. é assim, a nivel de qualidade, eu acho que é dificil encontrares alguém que ja tenha trabalhado com todas as lentes disponiveis no mercado. é que isto não varia de marca para marca, mas sim de lente para lente. a sigma tem lentes más, e lentes boas, a tamron idem aspas, assim como a canon, e qualquer outra.
Para um olho mal treinado, como o de 80% (para não dizer mais) das pessoas que olham para uma fotografia, dificilmente ditinguém diferenças substanciais numa fotografia tirada com uma das paiores lentes disponiveis no mercado, de uma fotografia tirada com uma das melhores lentes do mercado, desde que as condições não representem um desafio muito grande (muitos contrastes, detalhes, etc etc)
é assim, para ter uma ideia e comparar o que se diz das lentes, geralmente, eu costumo dar uma vista de olhos às reviews no www.fredmiranda.com . la o pessoal diz o que pensa da lente que comprou, se é boa se é má, faz um comentario global, e quando se reune umas quantas reviews, geralmente a avaliação global não falha muito.

Se a qualidade da 18-55 da canon que tens na 450d te chega, eu diria que a qualidade da tamron 18-250 estará ao mesmo nivel.

a 18-200 que o jamiro referiu (ele devia estar a falar da da nikon, mas a sigma também tem uma 18-200 com estabilizador), também é uma opção porreira, e dá-te o estabilizador de imagem
 
Última edição:
atencao k ele tem uma 18-55IS e nao a versao antiga, a qualidade das lentes nao tem nada a ver...

Kanto ao AF

Apart from reduced maximum aperture, another potential drawback of using Extenders is loss of autofocus. On most cameras, autofocus stops when the maximum effective aperture drops below f/5.6, irrespective of the amount of light available. However, there are some EOS models that allow autofocusing at maximum apertures down to f/8.

All earlier cameras have sensors that are only sensitive to light from a lens with a maximum aperture of f/5.6 or wider. The EOS 3, and some later models, allow autofocusing with a maximum aperture of f/8, though only with the centre focusing point.

All EF lenses have a maximum aperture of f/5.6 or wider, so all cameras will autofocus with any autofocus lens. The f/8 autofocusing ability is only needed when you are using a lens and Extender combination that reduces the maximum aperture of the lens to f/8 or smaller (see table). Some lens and Extender combinations mean that the maximum aperture of the lens is maintained at f/5.6 or wider and so autofocus remains unaffected.
http://cpn.canon-europe.com/content/infobank/lenses/extenders.do
 
sim, a 18-55 IS não é a mesma... não reparei que era essa a versão que o avantix tinha dito que tinha.
sendo assim, também deve ser mais facil de vender que o que eu disse ha bocado..

quanto ao autofocus.. mesmo que isso seja verdade (e vindo do site da canon, acredito que seja, apesar de ser referido no contexto dos conversores) a 450d tem a possibilidade de focagem por contraste... pelo que não creio que seja um verdadeiro problema.. a não ser a perda de alguma (ok.. é muita, não é so alguma, lol) velocidade de focagem
 
Última edição:
Eu percebo-te muito bem, e como disse o meu objectivo é comprar depois duas primes com boa qualidade para fazer o meu tipo preferido de foto, mas para já e como ainda estpou em fase precoce de aprendizagem pretendia ter um conjunto/lente única para cobrir uma boa distância focal.

Em relação ao custo das lentes, o meu erro foi ter comprado o Kit, pois devia ter adquirido apenas o corpo e poupado no valor da lente 18-55.

Porque ao preço de mercado hoje, tens:
Canon 18-55 IS a 170€ + Canon 55-250 IS a 250€, totalizando: 420€
Tamron 18-250 a 430€

temos uma diferença muito curta ... falta adicionar ao comparativo a diferença de qualidade que ainda não consigui comparar.

Em termos qualitativos não tenhas grandes dúvidas de que as duas primeiras são melhores. Agora quanto melhores, já vai depender também da apreciação de cada um. Há quem não veja sequer a diferença, há quem ache a diferença abismal.
O mais fácil é procurares testes às duas e analisares por ti mesmo.

Eu tenho uma bridge e uma compacta para esses casos. Mas aqui estou a falar de uma situação diferente. Eu não quero abdicar da qualidade, quero é comparar a qualidade das lentes que referi, para conseguir ver se a flexibilidade oferecida compensa ou não.

Ir para uma compacta, é passar da análise de flexibilidade/qualidade em termos de distância focal, para uma análise mais aprofundada das características que irias perder em relação a uma SLR. Não quero chegar a esse nivel de flexibilidade em detrimento da qualidade e funcionalidades.

Claro que em características perdes sempre alguma coisa, principalmente em termos de ruído e velocidade, mas em termos qualitativos, acredita que a lente de uma G9 está bem à altura de uma lente boa. A meu ver, melhor que qualquer uma das All-In-One. E em termos de funcionalidades a máquina é um absurdo.

São opiniões como é óbvio, mas não vejo todos os fotografos a levarem para a rua todo o material fotográfico que têm em casa para poderem usufruir da máxima qualidade que o material lhes dá. Cada dia que um fotografo profissional, bate a porta atrás de si, geralmente deixou para trás a hipotese de fazer determinada fotografia porque a lente xpto teve de ficar para trás.

Não é uma AIO que vai fazer a diferença nisso. Uma AIO só te substitui duas lentes, as outras ficam em casa na mesma (e a qualidade também fica em casa), por isso acabas por perder as mesmas oportunidades fotográficas.
Um profissional, quando sai de casa pode deixar muita lente XPTO para trás, mas acredita que as duas ou três que vão no saco, não são menos XPTO.
Entre sair de casa com uma AIO, ou sair com uma 17-50 2.8 e uma 70-200 F4, acredita que nem pestanejava.

Oh diabo.. de onde é que veio essa ideia?
um sistema de AF tem obrigação de focar, ou pelo menos tentar, em toda a gama de aberturas da lente. naturalmente que ambientes com menos iluminação representam habitualmente um desafio maior... mas a maquina ha de tentar sempre focar qualquer coisa, desde que haja alguma luz para trabalhar.

As máquinas à partida trabalham em qualquer abertura da lente, mas durante a focagem e metering a lente está sempre na abertura máxima. Só no momento do disparo é que fecha para a abertura seleccionada. Por isso, se a abertura máxima for inferior à abertura mínima requirida para focar, a máquina pode ter grandes dificuldades em focar, ou até mesmo não focar de todo.
 
comprei a 55-250IS para completar a 18-55IS e nao estou arrependido. a lente e excelente para o preco a k esta. a 18-55IS e tb a melhor lente de kit da gama de entrada, com as duas em conjunto consegues sem duvida a melhor combinacao preco/qualidade.

ando c/ minha makina numa mochila (podia ter comprado bolsa, mas prefiro ter o peso distribuido nas costas vs ombro), as lentes sao pekenas e leves e cabem facilmente numa mochila/bolsa para DLSR tamanho pekeno.

kanto a ter de trocar de lente, sim e chato, mas axo k tb nao acontece assim com tanta frekencia, depende do sitio onde estas a passear, se for numa cidade es capaz de a fazer td com a 18-55IS e ao chegar a um mirador tirar uma panoramica c/ ela e dps mudar pra 55-250IS para chegar a uns monumentos...

por enkanto ainda n senti necessidade de mudar apressadamente de lente, as trocas vao acontecendo com naturalidade...

Obrigado pelo feedback. Que mochila tens, é a lowepro 100AW, não é? Fiquei com ideia de ter visto uma referência a isso num outro tópico.

Avantix.. é assim, a nivel de qualidade, eu acho que é dificil encontrares alguém que ja tenha trabalhado com todas as lentes disponiveis no mercado. é que isto não varia de marca para marca, mas sim de lente para lente. a sigma tem lentes más, e lentes boas, a tamron idem aspas, assim como a canon, e qualquer outra.
Para um olho mal treinado, como o de 80% (para não dizer mais) das pessoas que olham para uma fotografia, dificilmente ditinguém diferenças substanciais numa fotografia tirada com uma das paiores lentes disponiveis no mercado, de uma fotografia tirada com uma das melhores lentes do mercado, desde que as condições não representem um desafio muito grande (muitos contrastes, detalhes, etc etc)
é assim, para ter uma ideia e comparar o que se diz das lentes, geralmente, eu costumo dar uma vista de olhos às reviews no www.fredmiranda.com . la o pessoal diz o que pensa da lente que comprou, se é boa se é má, faz um comentario global, e quando se reune umas quantas reviews, geralmente a avaliação global não falha muito.

Se a qualidade da 18-55 da canon que tens na 450d te chega, eu diria que a qualidade da tamron 18-250 estará ao mesmo nivel.

a 18-200 que o jamiro referiu (ele devia estar a falar da da nikon, mas a sigma também tem uma 18-200 com estabilizador), também é uma opção porreira, e dá-te o estabilizador de imagem

Sim para já a qualidade da 18-55 IS chega-me e pelo que tenho lido a qualidade da 55-250IS é semelhante, ou seja sinto-me tranquilo com a sua compra. No caso da Tamron, tenho mais algumas dúvidas, uma vez que não conheço ninguem que tenha utilizado uma, e que me diga que a lente a 250mm se aguenta bem sem estabilizador ...

Vou dar uma vista de olhos no site que indicaste. Obrigado.

Em termos qualitativos não tenhas grandes dúvidas de que as duas primeiras são melhores. Agora quanto melhores, já vai depender também da apreciação de cada um. Há quem não veja sequer a diferença, há quem ache a diferença abismal.
O mais fácil é procurares testes às duas e analisares por ti mesmo.

Vou ver novamente no slrgear, no site que o Koncaman referiu e ler mais umas coisas, e ver se decido de uma vez por todas. Obrigado pela ajuda e esclarecimentos.

Obrigado a todos.
 
Sim para já a qualidade da 18-55 IS chega-me e pelo que tenho lido a qualidade da 55-250IS é semelhante, ou seja sinto-me tranquilo com a sua compra. No caso da Tamron, tenho mais algumas dúvidas, uma vez que não conheço ninguem que tenha utilizado uma, e que me diga que a lente a 250mm se aguenta bem sem estabilizador ...

Não, não se aguenta bem. Por isso troquei pela Sigma 18-200 OS.
Acima dos 180/200mm tens dificuldade sem ter a máquina pousada ou o braço muitissimo firme.
 
sim tenho a lowerpro 100AW, cabe bem a 450D c/ grip e a 55-250IS montada, a 55-250IS tb cabe perfeitamente na divisoria maior da mochila (para kando tenho a 18-55 montada). se kiseres tiro umas fotos do material arrumado na mochila.

boa sorte no handheld de 250mm sem IS, axo k so mesmo com 1 shutter de 1/300 pra cima, e mesmo assim...

noto uma diferenca brutal kando seguro a 250mm e o IS comeca a funcionar
 
Não, não se aguenta bem. Por isso troquei pela Sigma 18-200 OS.
Acima dos 180/200mm tens dificuldade sem ter a máquina pousada ou o braço muitissimo firme.

Hmmm pois era isto que eu temia e queria ver "esclarecido". Assim torna-se mais fácil a minha decisão.

sim tenho a lowerpro 100AW, cabe bem a 450D c/ grip e a 55-250IS montada, a 55-250IS tb cabe perfeitamente na divisoria maior da mochila (para kando tenho a 18-55 montada). se kiseres tiro umas fotos do material arrumado na mochila.

boa sorte no handheld de 250mm sem IS, axo k so mesmo com 1 shutter de 1/300 pra cima, e mesmo assim...

noto uma diferenca brutal kando seguro a 250mm e o IS comeca a funcionar

Pois, tal como disse ao PSH esse era o meu maior receio.
Não é preciso tirares fotos da mochila, a não ser que queiras praticar a arte e juntar o útil ao agradável :) Eu acredito que caiba o material, e eu até já tive a mochila na mão (na Worten) e pareceu-me maneirinha.

Warlord, já viste alguma coisa sobre usar extenders com as lentes Canon? É outro acessório que me intriga, apesar de achar que só funciona bem em lentes de melhor qualidade e mais luminosas ...
 
yep, os extenders nao funcionam com estas lentes EF-S.
um extender aumenta a distancia focal da lente em 1.4x ou 2x, a custa de uma perca de luz e um decrescimo da abertura maxima. c/ extender 1.4x digamos k passavas a ter uma lente 77-350 (sobre a kal ainda aplicas o 1.6x do corpo) c/ abertura 5.6-8, ou sejas ficavas ainda com mais alcance de zoom

nestas lentes podes usar os extension tubes, que permite focar bem mais perto (esta lente so foca a >1m), util para macro, assim como close up lens, tens aki uma explicacao das 3 coisas: http://www.bobatkins.com/photography/eosfaq/closeup2.htm
 
Back
Topo