[Dilema] PC Liga mas não mostra imagem nenhuma

Prado89

Power Member
Boa tarde. Tenho um mega desafio para vocês. É o seguinte, eu tenho o meu actual Sistema muito instável mas desconfio que desta foi mesmo de vez. Então é o seguinte, passo a explicar a história.

Certo dia estava no Windows 8, até que tive um bluescreen e o PC nunca mais conseguiu entrar no Sistema Operativo, nem trabalhar, nem nada. Levei a um técnico e este conseguiu recuperar fazendo o "clear cmos" (nunca tinha feito até hoje). Ele lá conseguiu recuperar e eu acabei por instalar o SO mas de raíz, o Windows 7 porque a minha motherboard não tem os requisitos necessários para instalar o 8 e também prefiro assim, dado os problemas que já tive. Entretanto o computador lá ia funcionando mais ou menos, fui tentando voltara colocar o meu Q6600 a 3Ghz, mas quase que não se aguentava e levava sempre com BlueScreens etc. Depois disso vinha a história do "Boot Block" que a BIOS estava danificada etc e eu lá reparava através do ficheiro ROM 2101 (última da P5Q-E) e lá voltava a funcionar.

Depois disto mais tarde levei com um Bluescreen novamente e nisto tinha as configurações DEFAULT, nada de OC, e a partir daí nunca mais ligou.

Resultado, parece ter deixado de funcionar de vez.


Já fiz o Clear CMOS e nem isso conseguiu recuperar. Da gráfica não vejo que seja, porque ela teve sempre a funcionar bem, como deve ser. A Ram, testei arrancar só com uma e nada, Arranquei o PC só com grafica, cpu e ram e nada.

O que acham que pode ser? Pelas pesquisas que eu fiz, cheira-me que é da pilha da BIOS (por causa dos erros do Boot Clock constantes), mas queria saber mais opiniões. Entretanto eu vou fazer um upgrade em princípio em Dezembro, com os conselhos que me deram noutro post com CPU, RAM e Motherboard novas, mas gostava de poder fazer destes actuais componentes um HTPC por exemplo...

Ajudem-me por favor.

Cumprimentos
 
A fonte está estável. Foi comprada recentemente, é uma Corsair TX 650W, e sempre correu o Windows sem problemas. A board como é que testo? Desculpa a pergunta parva.
 
Muda então a pilha da bios é barato. Faz teste às rams com o memtest86. Certifica-te que a fonte está a dar as voltagens correctas com margem de erro 5%.
Estes problemas são anteriores à nova fonte?
 
Muda então a pilha da bios é barato. Faz teste às rams com o memtest86. Certifica-te que a fonte está a dar as voltagens correctas com margem de erro 5%.
Estes problemas são anteriores à nova fonte?

Como é que mudo a pilha da bios? Há à venda cá em Portugal? Eu não consigo iniciar o Computador sequer, não entra no Windows nem apresenta sinal da Bios, nem de Boot.
Estes problemas só ocorreram depois de ter instalado o Windows 8, porque até à data estava a funcionar tudo okay. Mas depois reinstalei o Sistema Operativo Windows 7 e deu na mesma o o mesmo problema do "Boot Block". Há uma coisa que não sei se é relevante ou não, mas antes tinha o Sistema Operativo instalado em AHCI e agora quando fiz a clean install do Windows 7 foi em modo IDE.
 
Pois é, hoje tratei de aproveitar para ir à Worten, mas não tinham lá essa pilha, mas fui ao Continente e já tinham. 2032 3V Lithium da Duraccell (irrelevante). Cheguei a casa, fiz os procedimentos normais e nada. Não é da pilha também. Creio que isto é mesmo problema da motherboard...
 
Isso para mim é fonte. Insiste e pede uma fonte emprestada para testar. Começa por ai. Depois desliga tudo (discos usb's cd-roms...) verifica se com o minimo de componentes ligado faz o "pip" inicial...
 
Ja me aconteceu esse problema algumas vezes e isso resolveu, igualmente com alguns users neste forum.

Não custa tentar certo?

Certo e não acho descabido, de forma alguma. Às vezes até as cenas mais simples resolvem os problemas mais complexos, e já tive várias provas disso, mas... Estive a tentar fazer isso que me aconselhaste, aspirei com cuidado para não tocar noutros componentes, etc, etc e nada feito. A board também já é algo antiga (Asus P5Q-E), comprei-a em 2009 e já não tem suporte por parte da Asus, tendo sido descontinuada.
 
Isso para mim é fonte. Insiste e pede uma fonte emprestada para testar. Começa por ai. Depois desliga tudo (discos usb's cd-roms...) verifica se com o minimo de componentes ligado faz o "pip" inicial...

Não me parece que seja da fonte. Esta fonte é uma fonte das boas, estas Corsair são boas e fiáveis, mas é mais pelo facto de ser uma fonte bastante recente. O meu pc quando liga não faz "pip" (mas isso já é assim desde que o montei), mas se perguntas quanto ao facto de ele mostrar sinal de arrancar, sim dá sinais de arrancar.

Há uma coisa que me lembrei e que não mencionei. Da última vez que deu o problema lá do "Boot Block" tentei restaurar a BIOS através da PEN, pois não tenho nem drive de disquetes e nem tenho a ROM num CD. Mas aquilo demorou muito mais tempo do que seria de esperar (dando sinais de que estivesse bloqueado ou assim) e não tive para me chatear desliguei o computador.
 
A minha board nunca fez beep até hoje, pelo menos que me tenha apercebido.

Sim, o led da board acende e o botão de desligar/ligar também (azul e vermelho alternadamente, mas isso é mesmo da CoolerMaster CM690). As ventoinhas ligam todas também.

O problema é que o computador liga e trabalha, mas não apresenta imagem nenhuma no monitor. De salientar que o problema foi semiresolvido com o "restore" da bios, feito pelo técnico e o computador trabalhava, mas voltou a dar o mesmo problema do boot block e dizia sempre que a bios tava corrompida etc. Portanto, fonte, gráfica e Ram sempre funcionaram.
 
Eu ja tive esse problem de nao dar imagem nenhuma! Ligava o PC, tal e coise, mas nao ouvia o beep, e no monitor dizia: Power-save mode, que basicamente queria dizer "nao ha grafica, vai-te f****"

Isto aconteceu porque eu tirei a grafica à pedreiro (nao sabia mexer na altura) e ele fez desmagnetizaçao. A soluçao foi tirar as RAM, mas se contigo nao funciona :s

Tenta iniciar sem grafica e depois com grafica;
tenta iniciar noutro monitor;
tenta com outro cabo VGA; (ja agora desmonta-o e limpa com um pincel)
limpa com um pincel a ranhura da grafica...

nao sei amigo, mas isso de nao fazer beep é mto estranho, ou ele faz o beep e tu nao ouves pq o speaker ta estragado (ou nao existe) ou entao é da RAM mesmo!

Os problemas de PC's mais confusos e frustrantes derivam da RAM! irrita mesmo --'
 
Eu ja tive esse problem de nao dar imagem nenhuma! Ligava o PC, tal e coise, mas nao ouvia o beep, e no monitor dizia: Power-save mode, que basicamente queria dizer "nao ha grafica, vai-te f****"

Isto aconteceu porque eu tirei a grafica à pedreiro (nao sabia mexer na altura) e ele fez desmagnetizaçao. A soluçao foi tirar as RAM, mas se contigo nao funciona :s

Tenta iniciar sem grafica e depois com grafica;
tenta iniciar noutro monitor;
tenta com outro cabo VGA; (ja agora desmonta-o e limpa com um pincel)
limpa com um pincel a ranhura da grafica...

nao sei amigo, mas isso de nao fazer beep é mto estranho, ou ele faz o beep e tu nao ouves pq o speaker ta estragado (ou nao existe) ou entao é da RAM mesmo!

Os problemas de PC's mais confusos e frustrantes derivam da RAM! irrita mesmo --'

Eu também já estive, mas a solução era outra (ja nem me lembro mt bem qual foi). Ele faz o barulho de arranque, como sempre foi, mas aquele "beep" dos computadores a iniciar nunca fez, daí esta minha resposta. Tentei iniciar com o cabo HDMI no LCD e nada, e ja mudei de cabo para DVI e nada também. Já tive a limpar a gráfica e as slots (menos com um pinicel).

Vou talvez experimentar tirar as RAMS e arrancar sem elas. Enfim. Há uma cena que me faz também pensar que possa ser da RAM. É que quando o pc estava a trabalhar (ja depois de vir da "reparação" do técnico) quanto iniciava no Windows, aparecia um quadrado preto no meio do Desktop mas que desaparecia em segundos... Vamos lá ver.
 
esses quadrados pretos que aparecem costumam ser falta de memoria da grafica! Investiga aí o speaker, se ele nao funcionar, arranja um que funcione e tenta ouvir o beep

se nao ouvires de maneira nenhuma o beep, é RAM

se conseguires ouvir o beep e a imagem nada, é grafica!

normalmente quando da o beep, que é o sinal "mestre" que o PC arrancou na perfeiçao, o monitor vai mostrar o que o PC ta a fazer (mostra a board, nome do PC, scan devices, load do windows, etc), se der o beep e o monitor, nickles, é grafica de certeza!

sem beep e sem imagem, RAM é o candidato nº 1

em ultimo caso o CPU ardeu! mas nao deve ser pq quando é o CPU a funcionar mal o PC desliga-se por si proprio...
 
Última edição:
esses quadrados pretos que aparecem costumam ser falta de memoria da grafica! Investiga aí o speaker, se ele nao funcionar, arranja um que funcione e tenta ouvir o beep

se nao ouvires de maneira nenhuma o beep, é RAM

se conseguires ouvir o beep e a imagem nada, é grafica!

normalmente quando da o beep, que é o sinal "mestre" que o PC arrancou na perfeiçao, o monitor vai mostrar o que o PC ta a fazer (mostra a board, nome do PC, scan devices, load do windows, etc), se der o beep e o monitor, nickles, é grafica de certeza!

sem beep e sem imagem, RAM é o candidato nº 1

em ultimo caso o CPU ardeu! mas nao deve ser pq quando é o CPU a funcionar mal o PC desliga-se por si proprio...

Fiz os testes, e não há sinal de beep. De qualquer das formas, o upgrade vai ser feito agora para Dezembro (Ram, CPU e Motherboard c gráfica integrada (vantagem) ). Agradeço as tentativas de me ajudarem, mas acho que é melhor esquecer o assunto. É pena é não ter como testar gráfica, ram separadamente, mas enfim. Obrigado de qualquer das formas ;)
 
Back
Topo