1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dilema.

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Barata, 25 de Abril de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1377)

1. Barata

Barata I folded Myself

Pois bem... neste momento sou possuidor duma DMC-FZ5.

A máquina tira boas fotos mas apenas em macro ou com algum zoom. Fotografias panorâmicas com a distância minima de focagem é para esquecer.
    Além deste aspecto, a máquina é-me pequena nas mãos, o que causa algum desconforto quando tento bater uma foto mais trabalhada.

Após ler alguns posts aqui, comecei a inclinar-me para a Nikon D40. Relativamente barata, a qualidade de uma marca reconhecida e a possibilidade de trocar lentes, das quais, tendo em conta aquilo que me falta neste momento, vi recomendada a Tamron 17-50 f2.8 . Continuando as leituras aprendi que a D80 é uma máquina mais completa mas, obviamente mais cara. A lente recomendada continua a ser a mesma.

Ainda que mantenha a FZ5, parece-me obvio que para fotografias panorâmicas necessito de outra máquina (seria lente, caso fosse possivel mudar). Sabendo que a lente a adquirir será a Tamron já mencionada, em qual dos corpos deveria investir? D40 ou D80?

A resposta/ajuda deve ser dada tendo em conta os seguintes parâmetros:

- qualidade de imagem
    - funcionalidades relevantes à imagem (motor próprio de focagem, qualidade do CMOS/CCD e circuitos adjacentes, flashes, etc)

Obviamente o dinheiro é importante, mas neste momento estou mais interessado em saber qual das máquinas oferece maior potencial para obter uma melhor qualidade de imagem.

Desculpem qualquer redundância e desde já o meu muito obrigado por tirarem tempo para me ajudar. ;)

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

antes de mais qual é o problema da fz5 em paisagens?

entre a d40 e d80 a d80 é de uma liga mais acima. se de inicio n vais precisar do que a d80 te oferece a mais vai para a d40.
    tens tb a canon 350d que é capaz de ser melhor opção que a d40

3. Barata

Barata I folded Myself

Noto distorção, e gostava de obter imagens límpidas aplicando a distância focal mínima. Por exemplo, eu nunca conseguiria uma fotografia deste calibre: http://img73.imageshack.us/img73/6752/canical10kg1.jpg

Relativamente à coloração não noto problemas de maior.

Então mas o que é que a D80 oferece a mais que a D40, relativamente aos pontos que referi como base de resposta?

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

A foto que aí colocaste, é uma panorâmica. Conjunto de várias fotos, e que também é possível fazeres com a máquina que tens de momento ;)
    Um salto para dSLR é outra coisa. Mas se tiveres o montante e a prática, avança porque sem dúvida ficas melhor servido.

5. Barata

Barata I folded Myself

Certo, mas qual?

6. Barata

Barata I folded Myself

Obrigado Tom Ripley.

De facto é da profundidade de campo que ando à procura. Gosto de olhar para uma fotografia e de me transportar para aquele momento e poder usufruir de toda a liberdade de visualização que o "estar lá" nos permite. É uma das razões principais por ter um especial carinho por fotografia paisagística.

Quanto às minhas habilidades como fotografo, obviamente que não são nada de especial, mas penso que tenho vindo a aprender com o que leio aqui e com as pesquisas que tenho feito. Não sei se na minha galeria poderás notar alguma evolução, sabendo que quanto mais alto o numero da fotografia, mais recente é. Espero sinceramente que se note... :lol:

Quanto às cenas que costumo fotografar, como disse atrás, são principalmente cenários de paisagens à luz do dia, por isso penso que as fotos no escuro não serão problema.

A compra de uma máquina melhor, não tem tanto que ver com o evoluir per se, mas principalmente com a exigência que começo a querer nas minhas fotos. E quando falo em máquina entenda-se corpo + lente.

Vale a pena apostar na D80 ou com a D40 fico com o melhor dos dois mundos(qualidade de imagem + baixo preço)?

7. Barata

Barata I folded Myself

E que lente aconselhas para ter uma elevada profundidade de campo?

8. jmmsmm

jmmsmm Power Member

A pergunta não faz assim muito sentido, mas a lente em questão é esta:

Tamron AF 17-50mm f/2.8:)

9. Barata

Barata I folded Myself

Pois, os termos técnicos não são comigo :sad:

10. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Para grande profundidade de campo precisas de uma abertura pequena.
    Quanto mais pequena for a abertura (maior o F), maior será a profundidade de campo até um determinado valor.

11. Barata

Barata I folded Myself

Ok, então qual a lente que me pode dar uma boa profundidade de campo? A Tamron permite isso? Duvido, porque a abertura dela é grande...

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Lentes que te dão uma boa profundidade de campo são lentes com distâncias focais muito curtas, como por exemplo a Sigma 10-20mm... Quanto mais curta for a lente, mais pequena é a abertura.

13. Barata

Barata I folded Myself

Boa!

Estava a fazer uma pesquisa e encontrei esta da Nikon: Nikon 12-24mm f/4 AF-S DX

Ainda não acabei de ler a review :D

14. Barata

Barata I folded Myself

E esta Tamron?

dados técnicos, pelos vistos tem uma abertura minima de f22 ... parece-me bem... e a vocês?

Última edição: 26 de Abril de 2008
  15. Barata

Barata I folded Myself

Completamente! :D

Estou agora a ver a review da Tamron, e depois vou procurar a da Sigma que o Rui Marto falou. ;)

Quanto ao corpo... cada vez mais me inclino para a D80... e porquê? Porque a D40 tem algumas limitações nas lentes que pode aceitar, para grande tristeza minha.

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso vai deixar de ser assim. Já muitas lentes Nikon são AF-S e as que não são estão a ser actualizadas.

17. Barata

Barata I folded Myself

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tem os seus pontos fortes vindos de um tipo de sensor muito pouco comum mas não é máquina que comprasse.

19. Barata

Barata I folded Myself

O que te põe de pé atrás na sua aquisição?

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Logo pelo sistema, eu só compraria duas marcas: Canon ou Nikon. Depois porque essa máquina tem o tal ponto forte devido aos sensor, mas fica-se por aí. E pelo que sei também não tem flash.

Partilhar esta Página