Dimmer Com TRIAC

dark-aswz

Power Member
Boas!
Tenho um mini-project em mente que é basicamente automatizar o meu quarto, isto é, através de de um sistema RF controlar as persianas , cortinas, luzes, etc.

No que toca à parte de controlar as luzes(refiro-me a luzes de tecto, ligadas aos 220V) , pretenda elaborar um sistema que as ligue/desligue e em que possa controlar o grau de intensidade luminosa.
Após alguma pesquisa concluí que a melhor maneira era utilizar um TRIAC, no entanto tenho uma série de dúvidas: a tensão aplicada na gate(de forma a controlar o ângulo de disparo) é continua ? Qual é o valor?
Uma outra dúvida é : para determinar o instante em que a onda sinusoidal atinge o zero é possível ligar os 220V de alguma maneira (através de um divisor resistivo por ex) a um micro controlador de forma a depois controlar o ângulo de disparo?

Obrigado desde já!
Cumprimentos
 
Ou seja a tensao aplicada e so um impulso a cada ciclo, bastando apenas alterar a posicao no tempo desse impulso para alterar o RMS da onda certo?

Ja agora quanto ao conversor ADC que recomendas?

Cumprimentos e obrigado pela resposta.
 
Tava a pensar num ADC interno do microcontrolador (muitos trazem), escusas de meter mais um chip (que pode precisar de resistencias/condensadores extras)... mas se não tiver podes meter um ADC de 8bit qualquer, porque qualquer um consegue detectar zeros numa onda a 100Hz


Para controlar o brilho: inicialmente tens o teu triac em off e detectas um 0 no ADC, carregas um timer do micro com um valor (depende do brilho que quizeres) e quando este transbordar ligas o triac (ele desliga-se automaticamente quando a onda vai a 0), quando mais brilho quizeres mais cedo ligas o triac.

Não sei se respondi ao que tu querias :confused:


Cumps
 
Na boa, realmente com micros com uma taxa de amostragem suficiente o trabalho dps fica reduzido a programacao...:)

So uma ultima pergunta, que triacs recomendas?

Cumprimentos
 
Ok obrigadao:)
Kuanto à ligacao ao conversor ADC,a linha depois da passagem pela ponte rectificadora tava a pensar numa resistencia de 1M e depois ao analog input. Este valor parece-te bem?
 
Acho que é preferivel um divisor resistivo tipo 230V->Diodos->1M->OUT->10K->Ground, ficas com um divisor por 100 e tens na entrada do ADC uma tensão que varia entre 0 e 3.11V


Cumps
 
Pois ... sempre que é tratamento de sinais com micros surgem-me duvidas...
Por exemplo, nesse caso : nao existe uma resistencia interna entre a entrada analogica e a massa do micro? Fazendo assim um paralelo com a resistencia de 10 K ? ou essa resistencia é tao elevada que se pode facilmente desprezar e considerar apenas os 10k?
Admito a minha ignorancia em analogico com micros, a unica vez que usei foi com 1 sensor cuja saída estava ligada directamente à entrada analogica do micro, por isso não me surgiu essa preocupacao.... lol
 
Valores exactos da impedância de entrada só vendo pelo datasheet do MCU que escolheres, mas penso serem muito maiores que 10K, se bem que neste caso só precisas de detectar um zero (zero é sempre 0) que é independente da impedância...


Cumps
 
Back
Topo