Dínamo de Bicicleta

Boas! É o seguinte estou neste momento a fazer um projecto para a escola de seu nome PAP (Prova de Aptidão Profissional), estou a trabalhar com um dínamo de uma bicicleta, cujo dínamo já consegui antigir 18V...o que eu queria mesmo é que com esse dínamo, e através de uma roda cheia de ímanes a rodar a parte de cima do dínamo gerar energia para alimentar um computador portátil...

Gostava de saber as vossas opiniões ou dicas que me possam ajudar em trabalhos futuros nesse mesmo projecto...

Cumps

Filipe Pereira
 
Dínamo da Bicicleta

[FONT=&quot]O Dínamo da bicicleta, irá ter na parte superior uma roda em acrílico repleta com ímanes à volta, uma outra maior irá encaixar na anterior, mas com uma pequena diferença, essa roda maior irá ser uma roda fixa, enquanto a primeira irá girar em torno da outra. Para que haja esse movimento giratório, é necessário que ambas as rodas estejam com ímanes à sua volta, e que os pólos dos mesmos coincidam, isto é, têm que estar com o mesmo pólo, como por exemplo, pólo positivo virado com pólo positivo ou negativo com negativo. A partir desse ponto já se irá ver o tal movimento giratório em torno da roda fixa.
[/FONT]


Cumps


Filipe Pereira
[FONT=&quot][/FONT]
 
Consegues fazer um esboço concreto do que queres realizar e meter aqui? :)

Parece interessante..

Vai ser directo ao portátil? não sei se isso é viável, porque para alimentar o portátil ainda precisas de uns bons Amperers, coisa que um dinamo de bicicleta não consegue fornecer (depende do dínamo) Podes guardar a energia em baterias..e o dínamo por sua vez carrega as mesmas. ;)

Tens as características do dínamo?

abraço
 
Dínamo

O dínamo que eu tenho é da Belsan com 16V e 8W.

Agora não tenho aqui nada em que te posso mostrar o rascunho, mas imagina um dínamo da bicicleta, onde a parte superior (parte onde roda na roda da bicleta), encaixa-se uma roda em acrílico repleta de imanes. Uma outra roda maior mas fixa, à volta da roda do dínamo (esta roda também terá ímanes à sua volta). Isto tudo vai fazer girar a roda do dínamo, depois com um aparelho que eu agora nao sei nome vou aumentar a tensão para assim poder ligar a um portátil, depois tanto posso ligar ao transformador como posso ligar logo directamente.

Cumps

Filipe Pereira
 
hey,

o dinamo é de 8w? não sei muito bem como funcionam mas por muitas voltas que se tente dar não se consegue transformar uma potência pequena numa potência maior. se aumentares a tensão vais perder na corrente ou se aumentares a corrente vais perder na tensão. teria que ser doutra maneira.
 
Back
Topo