DirectX 10 no Mac

Khaoz_Of_Kosmos

Power Member
Está previsto sair algum iMac com uma placa gráfica compatível com Dx10? é que vou precisar mesmo disso e não posso comprar Mac caso não exista...
Para além disso como se está a comportar o Vista no Mac? Duvido que haja Dx10 para OSX certo? Estou um pouco (muito) fora do mundo Mac mas gostava de entrar ihih :D
 
:lol: Já viste algum directX em mac? :D Vai dormir que é tarde pa, falta de descanso prega partidas :P

A placa gráfica X1600 da ATI presente nos Macs é compatível com DirectX 9... porque é que não haveria de sair uma no futuro compatível com DX10??? :P:P:P:P:P:P:P

Agora se vai realmente sair... eu pelo menos não sei nada sobre isso!
 
Que vai sair um dia destes uma placa gráfica dx10 para o Mac isso vai de certeza, daqui a dois anos nenhuma placa(exceptuando a linha profissional) da nvidia e amd/ati é senão que compatível com dx10. Tendo em conta que os iMac/MacBook Pro utilizam uma ati x1600, uma gráfica de performance média para portáteis e ver-se a inclinação da Apple para as graficas da ati nos seus produtos para consumer eu diria que é apenas uma questão de tempo até que a Ati introduza a sua nova linha de gráficas dx10, mais especificamente na gama em que se insere a x1600, e que a Apple actualize este componente no seus computadores.

Quanto a DX10 no Mac OS, não, não existe. Isto é uma tecnologia feita pela Microsoft, para a Microsoft e os seus sistemas operativos, no caso do DX10 é um exclusivo do Vista. Estas placas são compatíveis com DX10 mas que no Mac OS recorrem por exemplo a OpenGL..
 
Nem sei o que diga :P ... se.. se...

Mas digo que não sei se é direct X mas a minha placa ATI Radeon, nunca deu nenhum problema em correr aplicações que necessitam aceleramento gráfico.

Só posso dizer que a Apple é especialista em arquitectura de PC de alta performance para tratamento gráfico, agora se vai ou não vai... isso não sei e parece-me que ninguem sabe.

Se soubessemos, ui, se soubessemos. Eu até ia lá buscar o prémio Euro Totões.
 
@Khaoz_Of_Kosmos, eu também queria muita coisa, mas não se pode ter tudo.
Se precisas do DX10 não compres um Mac.
O iMac apesar de estar no mercado como um computador fixo, ele usa a tecnologia de portateis da Apple, e por isso a existência de placas com DX10 nele é tão ou mais limitada como a existência de placas com DX10 para portateis.
 
Ok, fiz a pergunta de forma errada, estava mesmo só a falar das placas compatíveis com Dx10 porque depois posso sempre instalar o Vista no iMac para ter o Dx ;)

Mas sim, também me parece que não vão actualizar já para tal... mas não tinha a certeza daí perguntar...

É claro que OS X não tem Dx mas eu não diria nunca... também há pouco tempo não havia windows para Mac e agora...
 
Meus caros,

Tive de apagar sete mensagens neste tópico por estarem simples e totalmente offtopic.

À próxima terei de fechar a thread.

PT
 
:D Já era de esperar, Sr. Policia Demiurgo!

É claro que OS X não tem Dx mas eu não diria nunca... também há pouco tempo não havia windows para Mac e agora...

É diferente, não foi o Windows que se adaptou à plataforma Mac, foi o contrário. Com toda a certeza digo-te que nunca verás o DirectX no Mac OS lançado pela Microsoft, ou então "o mundo anda ao contrário".
 
Última edição:
essa pergunta veio mesmo na altura exacta:
OS X Looking to Become a Gaming Heavyweight
When it comes to gaming, PCs blow away their Mac counterparts. There's no doubt about that. But the PC's edge could be a thing of the past if TransGaming and Nvidia have it their way. Together, they're working on a way to bring PC games to the Mac the second they're released. They reckon they can do this by creating a Mac version of Microsoft's Direct3D, which would rely on TransGaming's Cider engine and Nvidia's CgFX graphics system. So what does that mean for Mac fans? You won't have to wait half a year for your favorite PC games to be ported over to OS X (or hit up Boot Camp to run your games). If that's not a reason for fanboys to rejoice, I don't know what is. – Louis Ramirez​

@ gizmodo

com isto a hipotese do directx 10 em mac não é totalmente descabida
 
Não sei quanto a voces mas eu sempre preferi jogos em OpenGL, pareciam correr mais rápido e melhor que os por D3D.. pelo que percebi do mac, assenta bastante os seus gráficos em opengl, isso queria dizer que qualquer jogo que lá corresse, iria ter um desempenho excelente.

Anyway, se nao conseguirem dar a volta de outra maneira, é bom i guess..
 
Posso estar a dizer grande asneira, mas microsft não é proprietária dos direitos do DirectX?

É. Mas a TransGaming nunca teve problemas com o Cedega, que 'emula' as APIs do DirectX, como o D3D através de APIs próprias permitindo muitos jogos Win correr com quase a mesma performance no Linux que em Windows, comprovei isso pessoalmente com World of Warcraft :-D. A diferença substancial entre o Cider e o Cegeda, é que um é para developers(cider ofc) facilitando-lhes a transição/port wtv.. para Mac sem a necessidade de reescrever/adaptar parte do código para correr em Mac OS, por exemplo, têm o motor gráfico que foi feito para recorrer à API Direct3d e teriam que reescrever-lo para correr sobre OpenGL no Mac, com o Cider já não têm que fazer isso(ou grande parte disso), porque basta fazer ligeiras adaptações(comparativamente ao que teriam que fazer) para por o software a correr no Mac OS.

Agora, o sucesso, ou não do Cider vai depender dos preços das licenças que estes forem praticar, e se as editoras acharem que existe um público suficientemente rentável para publicarem os jogos para Mac OS.


Xkorp disse:
Não sei quanto a voces mas eu sempre preferi jogos em OpenGL, pareciam correr mais rápido e melhor que os por D3D.. pelo que percebi do mac, assenta bastante os seus gráficos em opengl, isso queria dizer que qualquer jogo que lá corresse, iria ter um desempenho excelente.

Os tempos áureos do OpenGL para os jogos em computadores(wii, ps3 recorrem a OpenGL p.ex) já lá foram, por alguma razão os developers dão preferência ao DirectX, por várias razões, primeiro porque é um Set completo de APIs, Direct3D, DirectSound, DirectInput etc.. ao contrário do OpenGL, logo isso já é em si uma excelente razão para recorrer ao DirectX, segundo foi pensado desde inicio como uma 'plataforma' para os jogos ao contrário do OpenGL e a têndencia neste caso(jogos) tem sido de DirectX liderar a nivel tecnológico e o OpenGL seguir, até porque este último é mais amplamente utilizado em aplicações 3D, CADs etc..

O último jogo que eu me lembro de ter corrido em OpenGL até, foi o Quake III :-D, acho que o Doom III tinha a opção para correr em OpenGL se não estou em erro, mas isso deve-se a uma ficçação do John Carmack com o OpenGL segundo uma entrevista que li já faz algum tempo.


pcascais disse:
Continuando a elevada probabilidade de dizer asneiras...e a Microsoft não detém 20% da Apple?

A Microsoft adquiriu em 1997 acções da Apple, mas creio que eram uma coisa muito minúscula no todo e sem direito de voto ou algo assim.. :lol:
 
Back
Topo