Posso estar a dizer grande asneira, mas microsft não é proprietária dos direitos do DirectX?
É. Mas a TransGaming nunca teve problemas com o Cedega, que 'emula' as APIs do DirectX, como o D3D através de APIs próprias permitindo muitos jogos Win correr com quase a mesma performance no Linux que em Windows, comprovei isso pessoalmente com World of Warcraft
. A diferença substancial entre o Cider e o Cegeda, é que um é para developers(cider ofc) facilitando-lhes a transição/port wtv.. para Mac sem a necessidade de reescrever/adaptar parte do código para correr em Mac OS, por exemplo, têm o motor gráfico que foi feito para recorrer à API Direct3d e teriam que reescrever-lo para correr sobre OpenGL no Mac, com o Cider já não têm que fazer isso(ou grande parte disso), porque basta fazer
ligeiras adaptações(comparativamente ao que teriam que fazer) para por o software a correr no Mac OS.
Agora, o sucesso, ou não do Cider vai depender dos preços das licenças que estes forem praticar, e se as editoras acharem que existe um público suficientemente rentável para publicarem os jogos para Mac OS.
Xkorp disse:
Não sei quanto a voces mas eu sempre preferi jogos em OpenGL, pareciam correr mais rápido e melhor que os por D3D.. pelo que percebi do mac, assenta bastante os seus gráficos em opengl, isso queria dizer que qualquer jogo que lá corresse, iria ter um desempenho excelente.
Os tempos áureos do OpenGL para os jogos em computadores(wii, ps3 recorrem a OpenGL p.ex) já lá foram, por alguma razão os developers dão preferência ao DirectX, por várias razões, primeiro porque é um Set completo de APIs, Direct3D, DirectSound, DirectInput etc.. ao contrário do OpenGL, logo isso já é em si uma excelente razão para recorrer ao DirectX, segundo foi pensado desde inicio como uma 'plataforma' para os jogos ao contrário do OpenGL e a têndencia neste caso(jogos) tem sido de DirectX liderar a nivel tecnológico e o OpenGL seguir, até porque este último é mais amplamente utilizado em aplicações 3D, CADs etc..
O último jogo que eu me lembro de ter corrido em OpenGL até, foi o Quake III
, acho que o Doom III tinha a opção para correr em OpenGL se não estou em erro, mas isso deve-se a uma ficçação do John Carmack com o OpenGL segundo uma entrevista que li já faz algum tempo.
pcascais disse:
Continuando a elevada probabilidade de dizer asneiras...e a Microsoft não detém 20% da Apple?
A Microsoft adquiriu em 1997 acções da Apple, mas creio que eram uma coisa muito minúscula no todo e sem direito de voto ou algo assim..