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Gráfica DirectX 11 (discussão geral)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 10 de Junho de 2008. (Respostas: 52; Visualizações: 8048)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    http://speakers.nvision2008.com/agenda/pop_session.cfm?sessionid=39

    Main site: www.nvision08.com


    Bye, bye, "DX10.1/Shader Model 4.1".
    We hardly knew ye...
     
    Última edição: 10 de Junho de 2008
  2. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    tirando o tessellation e o Shader Model 5, o restante já é suportado no hardware actual... será que vamos ter uma situação em que pessoal apenas tem parte das especificações do DX11?!?!? Seria no mínimo estranho...
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member


    Não existem "Compute Shaders" no DX10.
    Deves estar a confundir com os "wrappers" 3rd party que permitem usar os shaders em DX9 e DX10 para cálculos de aplicações GPGPU.

    Estes "Compute Shaders" são uma nova unidade de pleno direito dentro do SM5.0, semelhante aos Pixel Shaders, Vertex Shaders -DX8/9- e Geometry Shaders -DX10 -(todos correm nos mesmos scalar processors unificados programáveis).
    O CUDA é uma API separada do DX10 (mas pode interagir com este e com o OpenGL).
    Suspeito que a versão 3.0 do CUDA será a base tecnológica dos "Compute Shaders" a incluir no SDK do Direct3D 11.


    "Multithreaded Rendering" também não existe no DX10. O driver DX10 no Vista pode distribuir dados por várias placas gráficas e cores de CPU's x86, mas depende de uma única instância a correr no sistema operativo (este é uma das razões pelas quais não é possível ter gráficas da Nvidia e da ATI a funcionar no mesmo PC com o Vista instalado).


    Suporte para tesselagem é muito vago ainda. Há inúmeras formas de tesselagem nos gráficos raster em tempo real. Até se pode fazer com os Geometry Shaders introduzidos com o DX10, e já existe, de uma forma ou de outra, desde o DX8. Veremos o que sai dali.
     
  4. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    multithreading gráfico até podia ser interessante, para meter o aero em separado dos jogos e especialmente combinado com um IGP + discrete (e esta desligava-se quando não tivesse jogos) ou então para folding ou outro software que podia tirar proveito do GPU.
     
  5. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Pois... tal como pensava... O grande problema é que vai tornar o CUDA obsoleto e nunca irão sair aplicações decentes para ele (tirando o physX e uma ou outra aplicação pontual).

    Mas isso parece ser uma feature apenas de software e não de hardware, o que não invalida o que disse...

    Pois... mas essa tesselagem que já vem desde o DX7 (sim... a geforce 256 já trazia um método de tesselagem rudimentar) e bem se viu o que lhe aconteceu... Para além de serem poucos os engines a suportá-la (que me lembre só o idtech3 de forma não oficial), tinha uma performance hilária o que a invalidava-a... Faz lembrar o DOT3 bump mapping (com fontes de luz dinâmicas) que já cá andava desde o DX6 e só começou a ser amplamente utilizado na era DX9...
     
  6. The WolfMan

    The WolfMan 1st Folding then Sex

    Quando sairam placas DX11? Existe possibilidade de a GTX280 ja o trazer a ultima da hora?
     
  7. _JP_

    _JP_ Power Member

    O DX11 só sairá para 2009 se não for mais tarde...

    Aquilo que vai ser apresentado em Agosto é apenas uma demonstração daquilo que se poderá encontrar no DX11.

    GTX280 é e será DX10. Talvez a próxima geração já seja DX11...
     
  8. The WolfMan

    The WolfMan 1st Folding then Sex

    Ainda bem, mas quantos jogos suportam DX10? Só conheço o crysis e o AC... Pera, acho que o WiC tb é...
     
  9. _JP_

    _JP_ Power Member

  10. Kruder

    Kruder I fold therefore I AM

    Isto é óptimo.. ainda temos placas que se cagam todas com o DX10 e ainda pouco implementado e já espetam com o DX11. Ultimamente com o Vista e com DX10 a Microsoft tem andado um pouco mal, não?

    Cumps
     
  11. Pad

    Pad Power Member

    Este mercado anda a ficar cada vez mais absurdo, ainda à pouco tempo lançaram o DX10 e pouquíssimos jogos o utilizam. Agora o DX11 sai já em 2009?

    Daqui a nada temos um DX a sair de mês a mês...
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Mês a mês ? :rolleyes:

    DX10 - Outubro de 2006
    DX11 - Finais de 2009

    3 anos.

    --------------------------

    DX8 - Novembro de 2000
    DX9.0c (a versão mais recente para XP) - Agosto de 2004

    4 anos.

    --------------------------
     
  13. Ricardo C.

    Ricardo C. Power Member

    Demorou para ai 1 ano e meio pelo menos para que as placas gráficas conseguissem correr como deve ser jogos em DX10 e agora vem ai o DX11 ? Talvez para finais de 2010 tenhamos o Dx11 como deve ser, lol.
     
  14. Psyke89

    Psyke89 Power Member

    O problema é, não existem jogos DX10. Existem sim, jogos DX9 com um bocado de efeitos DX10 aqui e ali, para o marketing.
     
  15. skandal

    skandal Power Member

    Penso que isso se deve ao tempo de desenvolvimento dos jogos actualmente, os jogos estando em fase de desenvolvimento adiantada não vão mudar de repente. Talvez mais uns meses e talvez comecem a chegar os verdadeiros títulos DX10 :)
     
  16. MPalhas

    MPalhas Power Member

    o DX10 foi lançado no final de 2006 como já disseram. por essa altura muitos dos jogos que agora saem com suporte DX10 já estavam a ser planeados, ou até em fase mais avançada.
    por isso é normal que demore algum tempo até que as tecnologias recentes sejam aproveitadas ao máximo

    além disso, fazer tão cedo jogos verdadeiramente direccionados para DX10 seria uma facada nas costas para todos aqueles que não poderiam actualizar a gráfica.
    secalhar nessa situação iria-se ver o contrário do que acontecesse actualmente ou seja, os jogos seriam muito bem optimizados para DX10 e teriam uns suportes manhosos e lentos para DX9
     
  17. Romani48

    Romani48 Power Member

    DX não é só jogos.. para o consumidor normal é capaz de ser verdade.. mas há mais no DX do que os jogos..
    o AERO já está "separado" dos jogos.. a tecnica é por em standby quando entra uma aplicação full screen e qe faz total proveito do DX.. claro.. podia agora não acontecer tal facto e mantermos tudo a funcionar
     
  18. a microsoft ta a tentar apagar a mancha que deixaram com windows vista (aka windows alpinista)
    andam a inventar que nunca mais acaba ...o fiasco vista saiu ao publico a 1 ano e para o ano ja vai ser substituido ...isso diz o quanto a microsoft confia no vista ..tendo em conta o tempo que o xp tem de vida 6 anos e que provavelmente ira se manter eu pelo menos nao faco a minima intencao dde instalar o alpinista
     
  19. blastarr

    blastarr Power Member

    DX11 revelado já este mês:

    http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8345&Itemid=1

    Provavelmente o "feature freeze" acontecerá bem mais cedo do que com o DX10, para dar tempo aos developers para se acostumarem às novas tecnologias antes do lançamento oficial da runtime, algures em 2009.
     
  20. apenas_nuno

    apenas_nuno Banido

    Não é o GPU da Xbox e as 2900XT e posteriores que têm uma unidade Tessalation?????

    hmmmm....

    será que por a microsoft "mandar" na API vai meter esta feature porque a Xbox a tem ???

    será que isto vai dar alguma vantagem à ATI por já ter silicon com esta feature ?


    isto tá a ficar interessante...
     

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