Gráfica DirectX 11 (discussão geral)

Não é o GPU da Xbox e as 2900XT e posteriores que têm uma unidade Tessalation?????

hmmmm....

será que por a microsoft "mandar" na API vai meter esta feature porque a Xbox a tem ???

será que isto vai dar alguma vantagem à ATI por já ter silicon com esta feature ?


isto tá a ficar interessante...

Isso já existe desde da GeForce 256... A ideia é melhorar a técnica (tesselando apenas parcialmente ou por grupos) e acelerar o processo para depois ser usado juntamente com normal maps e criar displacements melhores... Actualmente a tesselation raramente é usado por não trazer vantagens muito significativas relativamente a não usar (O Quake 3 é um dos poucos motores gráficos a usar isso para a criação de curvas através de splines).
 
pelo o avanço da tecnologia qualquer dia em vez de actualizarmos 5 em 5 anos vamos passar de ano a ano. Um gajo compra uma placa grafica hoje no final fr dezembro ja 5 ou 6 mais avançadas do que a nossa.

>dx10 acho que ainda há pessoas a usarem dx9 como eu agora a ja pensam dx11 muitas pessoas gastaram dinheiro agora para actulizarem o seu pc para o vista com o dx10 ja querem que um gajo gaste mais dinheiro.
 
Não percebo tanto alarido, nem sei se existem agora jogos que tenham algum motor de jogo desenvolvido com o DX10 como base, todos, incluisvé o crysis, foram feitos com DX9 em mente e depois adaptaram o DX10, por isso a maior diferença que se nota entre DX9 e Dx10 é que o primeiro é mais rápido :).

O DX11, vai ser lançado quando? Em fins de 2009, lá para 2012, 2013 temos jogos com motores DX11, como devem calcular ainda falta muito tempo para isto ter qq impacto, antes de chegar o dx11 a maior parte do pessoal já mudou pelo menos 2 vezes de placa gráfica.

Quanto ao Shader model 4.1 e o 10.1 ainda se vão aguentar pelo menos 2 ou 3 anos ;).
 
Última edição:
o meu pc tem 6 anos e ainda aguenta com muito programas sei que daqui algum tempo tenho de renovar o meu computador para o direct x10 ou directx11 para aguentar com windows a seguir ao vista
 
Engraçado como muitas pessoas acham que as placas graficas desde que sejam da última geração do DirectX, não ficam obsoletas... epá, quem quiser jogar decentemente qualquer jogo que saia em boa qualidade é forçado a comprar uma gráfica (e não só) nova a cada ano e meio.
 
Microsoft to Unveil DirectX 11 Later this Month


We are barely into experiencing DirectX 10 / 10.1 games with proper levels of detail with upcoming titles demanding hardware, and Microsoft already has plans for DirectX 11, the next big version of this API set. Microsoft will show off DirectX 11 at the XNA Gamefest which is scheduled to take place on July 22 and 23 in Seattle, United States. This year’s Gamefest is to be centered by DirectX 11 and the advancements that are proposed to be brought about.

Thankfully Microsoft isn’t doing a ‘Vista’ this time around, this new multimedia and gaming API will be built for both Windows Vista and the upcoming Windows 7 operating systems. The API could be released to public anytime in late 2009.

There are several implications of this:
  • Poor-adoption of DX10: DirectX 10 has received a lukewarm response at best. With surveys already showing the market share of Windows Vista being a dismal 16%, it also hints at the poor-adoption of DirectX 10 since it’s exclusive to Windows Vista.
  • Everyone runs for benchmarks: Let’s face it, benchmarking is fun. Those who buy expensive hardware have even more fun in showing off their…DirectX 10 benchmark scores. But mainstream gamers (who aren’t prepared to spend over $250~$300 on video-hardware) simply aren’t able to enjoy DirectX 10 titles with the level of visual detail the API originally promised. With mainstream hardware, at best you could run a DX10 game at reasonably high resolution but toned down visual detail. This is an important factor pushing video-gamers to seek other forms of gaming, such as console gaming, with Xbox 360, Playstation 3 and Wii eating into PC gaming share. Even CryTek, whose DX10 title, Crysis, earlier given a ‘poster-boy’ status for DirectX 10, has received lukewarm market response and CryTek admits to that. Vista came with a "passing the cost to the consumer" approach in term of hardware performance as the operating system was burdened with DRM in too many stages; the climb in system requirements was too steep.
  • Quantity makes up for Quality: Microsoft learned from its mistake of letting a version of Windows, the Windows XP live on in the market for close to seven years, enough time for users to get attached to the OS and bring about an ‘incumbency-factor’ when it comes to moving on to another OS of the same make. With Windows 7 already slated for late 2009, we can say that it’s back to having a desktop Windows version every 2~3 years or so. And, what’s more, a new DirectX every now and then. While DirectX 10.1 is said to have fixed some issues with several daughter-APIs (such as Direct3D), hardware manufacturers have played a certain role in limiting DirectX 10.1 from reaching out. NVIDIA plans to release a DX10.1 supportive GPU only late this year / early next year, which even the likes of S3 Graphics (VIA) has adopted the API and made compatible hardware. If a major-player acts reluctantly in embracing a new technology, its ill-effects reach far out. A lot of time has been wasted. No ‘seriously awesome’ title a-la Half Life-2 for DX9 has come out based on pure-DX10 yet, reason being only 16% of all Windows PC users use Vista. Why would a developer risk tons of production budgets on that ‘minority’ of users? Rather make games for consoles?
Anyways, it’s in a way good for the industry to plan-ahead. Assuming DX11 is announced end of this month and technical know-how passed on to hardware manufacturers, they get a solid year and a half to devise hardware. Microsoft, NVIDIA and AMD/ATI could start talking about DirectX 11 at conferences such as Siggraph 2008 (August 11-15) and NVISION ‘08 (August 25-27). The world economy isn’t in a very happy state right now, and people in general wouldn’t like to spend as much as US$ 1900 to get the most out of a $50 game title.

With inputs from TG Daily


cumps
 
Mandem vir, é da maneira que a minha 8600GT continua cá por mais uns valentes tempos. Lembro-me perfeitamente de comprar a dita e 2 semanas depois tavam a anunciar o dx10.1.. Agora ja vai no 11. Lá pra o 12 ou 13 é que a malta deverá fazer upgrade, até lá não deverão ser muitas as diferenças :002: Para ser sincero mal sinto a diferença do 9 para o 10 mas whatever :lol:
 
dito.. e já pensei em trocar a 8600GT por dinheiro mais algo tipo 8400 ou "pior".. mas como já cá está.. deixa tar
Agora só mudo quando tiver que trocar de PC todo..

Ainda assim vou gostar de ver o DX9c/l (optimizado) vs DX10/.x vs DX11...
 
Cá está o preview da API Microsoft DirectX 11 mostrado na conferência NVISION 2008 da Nvidia, que decorre neste momento em San Jose, na California:

http://www.pcgameshardware.com/aid,...icle&image_id=884684&article_id=657778&page=1

Alguns slides tirados do link:

Nvision_Direct_X_11_01.jpg


Nvision_Direct_X_11_02.jpg


Nvision_Direct_X_11_03.jpg


Nvision_Direct_X_11_04.jpg


Nvision_Direct_X_11_05.jpg


Nvision_Direct_X_11_06.jpg


Nvision_Direct_X_11_07.jpg


Nvision_Direct_X_11_08.jpg


Nvision_Direct_X_11_09.jpg


Nvision_Direct_X_11_10.jpg


Nvision_Direct_X_11_11.jpg


Nvision_Direct_X_11_12.jpg


Nvision_Direct_X_11_13.jpg


Nvision_Direct_X_11_14.jpg


Nvision_Direct_X_11_15.jpg


Nvision_Direct_X_11_16.jpg


Nvision_Direct_X_11_17.jpg
 
Pelos vistos o hardware da Ati tem avanços quanto a esta nova versão do DX.

Tendo em conta que o r580 com DX9.0c, da antiga x1800 já trazer o modulo de tesselation igual ao da xbox360, com o seu Xenos.

Quanto ao dx10.1 se ter visto pouco, podem agradecer á nVidia pela dor de cotovelo que tem.
Basta ver a debandada provocada pelo Assassins Creed, ao sair com DX10.1, em que hardware ATi tinha MUITO melhor desempenho com AA do que a marca que patrocinou o jogo... nada que um patchzito não tenha resolvido. :009:

A nVidia terá sempre algum atraso no DX, visto ser a Microsoft com parceria da ATi que costumam desenvolver as novas versões.


Cumps
 
Pelos vistos o hardware da Ati tem avanços quanto a esta nova versão do DX.

Tendo em conta que o r580 com DX9.0c, da antiga x1800 já trazer o modulo de tesselation igual ao da xbox360, com o seu Xenos.

Quanto ao dx10.1 se ter visto pouco, podem agradecer á nVidia pela dor de cotovelo que tem.
Basta ver a debandada provocada pelo Assassins Creed, ao sair com DX10.1, em que hardware ATi tinha MUITO melhor desempenho com AA do que a marca que patrocinou o jogo... nada que um patchzito não tenha resolvido. :009:

A nVidia terá sempre algum atraso no DX, visto ser a Microsoft com parceria da ATi que costumam desenvolver as novas versões.


Cumps

Ai é ?
Quem é que lançou as primeiras placas com DirectX 8 (SM 1.1 e 1.3), DirectX 9.0c (SM 3.0), DirectX 10 (SM 4.0) e está agora a revelar os primeiros pormenores do DirectX 11 ?
Nvidia. :P

BTW, a Nvidia também é a principal parceira da Microsoft na criação da mais recente versão do DirectX Mobile (para o futuro Windows Mobile 7), e também já suporta o OpenGL ES -Embedded Systems- 2.0 (a Playstation 3 só suporta a versão 1.0, por exemplo) em dispositivos handheld e o novo OpenGL 3.0 em placas gráficas desktop, sendo o maior contribuinte de extensões e inovações para o OpenGL ARB.

A Nvidia não suporta o DX10.1 porque são mudanças insignificantes, tal como as do Shader Model 1.4 no DX8 o eram em relação aos outros SM's e portanto foram ignoradas.
BTW, no DX10, os Geometry Shaders fazem as mesmas funções que um tesselator DX11, pelo que o software programado para DX11 pode correr -embora mais lentamente- em hardware DX10/DX10.1, tal como está nos slides acima.
 
Última edição:
Já agora, alguém sabe dizer que mais coisas é que as placas ATI já têm do que está nesses slides?

Unidade Tesselation programavel e o DX_10.1.
Pode eventualmente suportar mais alguma coisa que não se saiba. Isso terá de ser a ATI a dizer. No entanto a geração HD 3xxx e 4xxx pode ter benefícios com o DX_11, pq este vai usar também as novidades do DX_10.1 e a Tesselation.

BTW, a Nvidia também é a principal parceira da Microsoft na criação da mais recente versão do DirectX Mobile (para o futuro Windows Mobile 7), e também já suporta o OpenGL ES -Embedded Systems- 2.0 (a Playstation 3 só suporta a versão 1.0, por exemplo) em dispositivos handheld e o novo OpenGL 3.0 em placas gráficas desktop, sendo o maior contribuinte de extensões e inovações para o OpenGL ARB.

Ha ali coisas que o DX_11 importa da Xbox360 e qual o GPU que ta na Xbox360?
Relativamente ao OpenGl + Microsoft hoje em dia estão cada vez mais afastados. O OpenGL 3.0 infelizmente demorou séculos a sair e teve um impacto mediatico muito pequeno. No entanto eu gosto de OpenGL ja que foi a linguagem que usei em Computação Grafica e é uma pena tar a desaparecer.
 
Última edição:
Ai é ?
Quem é que lançou as primeiras placas com DirectX 8 (SM 1.1 e 1.3), DirectX 9.0c (SM 3.0), DirectX 10 (SM 4.0) e está agora a revelar os primeiros pormenores do DirectX 11 ?
Nvidia. :P

Ai é?
Quem é que lançou as primeiras placas com DirectX 7, DirectX 8.1 (SM 1.4), DirectX 9.0a e b (SM 2.0), DirectX 10.1 (SM 4.1) e 1 Teraflop de processamento?
ATI. :P




:x2:
 
Tanto barulho com o DX10 e agora já andam a falar no 11? Já não percebo nada. Também, se for preciso o Vista para usar isto mais vale esquecer, fico com o DX9... Prefiro usar o XP com DX9 do que um sistema operativo de bost* só por causa de um DX novo.
 
Última edição pelo moderador:
Vocês já estão preocupados com o directx 11? Jogos em directx 10 ainda não são muitos, e quanto tempo depois de ter saido o directx 10 é que começaram a sair alguns patches para jogar com a versão 10 do directx?
 
Back
Topo