DirectX 9.L will be a DirectX 10 for Windows XP

Zarolho

Power Member
Apparently

WE MANAGED TO
glean a few facts about the upcoming DirectX 9.0 L we told you about here. DirectX 9.0 L is simply a renamed and refurbished DirectX 10 for Windows XP. It will make DirectX 10 games to work on Windows XP.
And games such as the upcoming Crysis won't work on the existing DirectX 9.0 c. they need a DirectX 9.0 L
One of the biggest issues is the fact that Nvidia or ATI won't have any mainstream or entry-level cards until at least mid- to end of Q1 2007. This suggests that if Vista tips up around the beginning of the year, gamers will be turned off by it.
Electronic Arts, the publisher of Crysis, wants to sell hundreds or thousands, even millions of copies and we doubt that Nvidia can produce and sell that many Geforce 8800 GTX and GTS cards.
It will be interesting to see whether the Windows XP Crysis will be different from the Vista ones. µ




http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=35110
 
Sim, para muita gente o que conta é o nº, logo se perguntas a alguem sem conhecimento o que é melhor, se o DX 9L ou o DX10, vão responder, ahhh é o 10... quando isso é falso já que são rigorosamente a mesma coisa menos na integração com o SO.
 
ahh, tava a ver que a Microsoft era burra!! Se fosse o DX10 apenas para o Windows Vista daqui a 2anos ainda só havia jogos DX9c.

Com este nomes esta a tentar disfarçar. Porque na realidade a versão XP é mais a Directx10 e a do Vista Directx10a(com suporte aero)
 
Oh, meu deus, mais uma ignorância to The Inq... >(


De uma vez por todas:

DirectX 9.L = DirectX 9.0c = WVDDM 1.0.

DirectX 10 = Direct 3D 10 = WVDDM 2.0 (nesta API não existe DirectDraw, DirectSound 3D, etc).


Não haverá DirectX 10 em Windows XP, period.
Aliás, eles baseiam esta info no facto de o Windows Vista RC2 instalar o DirectX 10, mesmo em sistemas com placas gráficas DX9.

Isto não significa que o DX10 esteja a ser usado. O que está a ser usado é um subset de compatibilidade, que inclui uma API DX9 completa, ao contrário do que a acontecia com o DX9 no XP, onde qualquer jogo DX5/DX6/DX7/DX8, etc, funcionava no DX9 nativamente.


Por último, o AERO Glass é completamente portável para Windows XP (até a MS já o disse), pois usa DX9 (Shader Model 2.0), mas o DX10 não é portável, pois requer alterações enormes ao kernel do sistema operativo, algo que a MS não quer fazer pois o XP está prestes a deixar de ser desenvolvido.

DX10 só funciona em Windows Vista.
Os jogos DX10 vão funcionar em XP, sim... mas em modo DX9.
 
Última edição:
concordo com o blastarr , os jogos de dx10 vao correr no windows xp mas em dx9 , e isso do crysis só dar em dx10 n me cheira , pq eles querem é ter lucro com o jogo , e se for so para dx10 n vendem metade do que estao a planear , eu axo que o jogo vai correr na mm mas em dx9 duvido que n dê nas placas que actualmente temos.
 
O crysis é misto DX9 e DX10...

Vai dar pra correr inteiramente em DX9.. com o XP..

e vai ter DX10 caso alguem tenha placas DX10.. já foi dito pela Crytek..

portanto eu tou descansadinho da vida, porque sei que vou jogar Crysis na boa em Dx9.. tal como aconteçe com o call oj juarez..quem não tem sm3 joga na mesma ..e por aí adiante.. a filosofia é a mesma.. até quem tem dx7 pode jogar call of duty 2..

e acredito que durante um ano ou dois os jogos vão ser pensados mistos... senão.. a cota de mercado cai muito..
 
o que eu vejo na noticia, é que o diresctX 9.L iria levar as funcionalidades do DirectX 10 para o windows XP...

DirectX 9.0 L is simply a renamed and refurbished DirectX 10 for Windows XP. It will make DirectX 10 games to work on Windows XP.

ora, isto de facto não quer dizer com todas as letras, que vai sair o DirectX10 para o XP, mas na pratica era isso que acontecia, apenas sob o nome DirectX 9.0 L

Eu tinha realmente a ideia que a adaptação do xp ao DX 10 era complicada (como o blastarr disse)... mas este DX 9.0L para suportar a funcionalidade do DX10 (so assim suportaria os jogos para DX 10) implicaria essas mesmas alterações... ou estou errado?

EDIT:
ok, basicamente, a reter:
efeitos visuais exclusivos do DX10 no XP = no way.
jogos DirectX 10 em windows XP = é possivel, sem os efeitos visuais inseridos pelo DirectX10, ou seja, jogam os jogos graficamente capados, se é que assim se pode dizer.
 
Última edição:
O que temos de separar aqui é a API do windows da API deriectX

É possível perfeitamente, meter o DX10 em XinXP porque o DX é um elemento separado..
agora o Vista a parte gr´+afica da API já não.. portanto ..

o directX não deixou de ser um "standalone" complectamente..

por outro lado:
"I was under the impression that 9.0L would be included in Vista not XP for DX9 support ."
"DX9L is Vista's way of running DX9 or below software, remember Vista is native DX10. DX9L has nothing to do with XP whatsover, when people are running vista rightnow (with DX9 hardware) its running using DX9L."


Microsoft WGF (DirectX 10 or DirectX 9.0L)

Introduced: 2007-H1

Description: New version of DirectX, aka 9.0+ or 9.L succeeding DirectX 9.0c. Now reuniting DirectX with DirectDraw. The name is changed from DirectX to WGF (Windows Graphic Foundation) and then back again. Longhorn's user interface will for example be based on WGF version 2.0 (coming in 2006). Includes Shader Model 4.0 support, and likely to be part of XNA. Will be included in Longhorn and will also support programming Xbox2. Includes "Classic", "Aero", and "Aero Glass" modes (see Beyond3D link below).
DX10 is a much cleaned up version designed to run faster. Removes backwards compatibility with DX 9 and older. For running older games an extra layer of software will be used. May cause older games to run slower.

Also embedded into Windows Vista is DirectX 9.0L to allow for compatibility with DirectX 9 components. Think of it like two separate DirectX systems. We will have DirectX 9.0L for DirectX 9 hardware and we will have DirectX 10 for DirectX 10 capable hardware
 
Última edição:
Jogos DX10 (pelo menos a primeira geração) podem não ser "capados" ao nível visual, quando obrigados a correr em hardware DX9.
O que acontecerá será uma perda de estabilidade e velocidade, pois o overhead de software na API DX9 é muito mais elevado.
Isto porque um jogo nunca é 100% DX9, DX8, etc.
Há sempre funções gráficas dos jogos executadas em modo legacy, lado a lado com shaders programáveis complexos de última geração.

Exemplo: as coisas que que temos visto do Crysis foram corridas em Hardware DX9.0c (Shader Model 3.0).

O DX10, por outro lado, pode não requerer alterações aos assets visuais (texturas, geometria, etc), mas qualquer modificação para DX10 implica obrigatoriamente o reescrever do motor gráfico, dos interfaces com os drivers das placas gráficas/DX10, e aínda o porting de muitos dos shaders antigos.
Correr nativamente não funciona (a não ser que use a API alternativa para compatibilidade, DX9.L).
 
Última edição:
Exemplo: as coisas que que temos visto do Crysis foram corridas em Hardware DX9.0c (Shader Model 3.0).

Nem todas. Ja houve declaraçoes de sites de jogos em que a Krytec pôs a correr o jogo em DX_9 e em DX_10 para os jornalistas compararem e disseram que as diferenças eram bem notorias entre as 2 versoes.
 
Só prova que o DX9.c ainda tinha pernas para andar e muito..senão fosse aquele problema do overhead... maldito overhead..

o Dx9 ainda poderia durar mais uns anos!!! ainda tá longe de atingir o potencial..
 
Tecnicamente a noticia é falsa, no entanto se os jogos correrem bem (performance e qualidade) em DX9L, a mudança pode demorar muito mais tempo.
Já no passado houve mudanlas de DX muito longas e dificeis (DX8 o mais recente caso).

É questão de esperar para ver os primeiros jogos que corram nas duas plataformas.
 
A natureza humana é uma coisa incrivel! A esperança é a ultima a morrer!

O DX 10 NÃO vai existir para Windows XP, e o DX 9,0 L é um update ao DX9.0 que lhe vai permitir tirar vantagem dos modelos de drivers do Vista, portanto grosso modo, é um DX9 que vai poder ser utilizável no Vista, por ser compatível com o seu tipo de drivers.

Esqueçam de uma vez, não vai haver DX10 para Windows XP. O windows XP é oficialmente descontinuado no final de 2006. Faltam dois meses e meio.

http://www.gamedev.net/reference/programming/features/d3d10overview/page2.asp

bem mais fiável que a porcaria do The Inquirer... :zzz:

Politica da Microsoft: És gamer? Queres ver o máximo que a tecnologia existente tem para te oferecer? Então compra o Windows Vista e disfruta do DX10. Que lógica tinha eles fazerem DX10 para um SO reconhecido por eles como obsoleto e descontinuado num par de meses?
 
Última edição:
Pelo k tenho visto do vista axo k vou ficar com um windows "obsoleto" durante algum tempo, pelo mesmos até a maior parte dos jogos serem DX10, e usarem DX10 a sério, o k n vai acontecer com a 1ª geração do jogos.

É k sem ser o DX10 n vejo nenhuma utilidade em trocar para o vista, n n é pelo interface larilas 3D k vou mudar. :)
 
DirectX 9.0 L works on Vista only

L is for Longhorn. D'oh!


UNFORTUNATELY, we were wrong about DirectX 9.0 L.

We managed to confirm the existence of DirectX 9.0L but it won't be a DirectX 10 for Windows XP. It will be the other way around. It is a faster version of DirectX 9.0 that will run under Vista only.

So I have to disappoint all of you who expected to run DirectX 10 games under Windows XP (and apologise, huh, Fudo? News Ed.) as there won't be an API to supports it.

DX9.0L is a special version of DirectX 9 for Vista only that allows DX9 games to run with Vista's new driver model. It's not possible to run D3D10 on XP without running in pure software emulation.

The D3D10 API was designed around the new driver model in Vista. In addition, Aero Glass runs on DX9.0L. Aero Glass is one of the main reasons DX9.0L exists on Vista.


Our sources also confirmed that L in DirectX 9.0 L stands for Longhorn. So we are back at the beginning - you need to buy a new graphic card and a new OS to have the hardware DirectX 10 acceleration on an API that supports it. µ
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=35140

Dizem que o XP nao vai ter DX_9L. O Vista vai ter DX_9L para os jogos em DX_9 e os DX_10 para jogos DX_10.
A ser verdade é uma maneira de obrigar ainda mais as pessoas a irem para o Vista para terem a ultima versao do DX_9.
 
A natureza humana é uma coisa incrivel! A esperança é a ultima a morrer!

O DX 10 NÃO

Esqueçam de uma vez, não vai haver DX10 para Windows XP.


Correcto


O windows XP é oficialmente descontinuado no final de 2006. Faltam dois meses e meio.

Incorrecto..
O que vais er descontinuado no final de 2006 é o SP1..deixa de haver suporte.. continua com o SP2 e em breve um SP3..

o 200 continua a ser suportado sem problemas.. antes de 2008 a Microsoft não vai deixar de suportar o XP.. talvez só em 2010 acabe o suporte ao XP..

porque o XP não é só DX.. também é pra trabalho e aí o DX não interessa muito
 
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