DirectX error

Jahstafari

Power Member
Bem não sei o que se passou mas ontem tava a jogar COD 4 e os graficos ficaram todos marados... a preto e branco e tudo psicadelico ...

Saí do jogo e o desktop tava todo marado, com graficos esquesitos e o ecra não parava de se desligar e ligar..

reiniciei o PC mas tava na mesma

Instalei o ultimo driver da nVidia e ficou bom... embora o firefox demore algum tempo a descer e a subir na página.

Agora abri o COD 4 para tentar jogar e aparece esta mensagem:

"DirectX encountered an unrecoverable error.
Check the readme for possible solutions"


ja instalei o ultimo directX mas continua a dar erro

Alguem sabe o que fazer?

Tenho um P4 3.0 ghz, 512 Ram e uma Geforce 7600 GS

EDIT:

agora que fui ver ás propriedades do monitor (aquilo que se carrega no desktop no menu onde se escolhe o wallpaper e screensaver) não me aparece nada que indique que tenho placa gráfica instalada... em vez de aparecer o nome da minha placa grafica aparece: "Visualização (Monitor predefenido) e depois nas propriedades da placa as informações aparecem todas "não disponivel"
 
Algo se passou com a gráfica.

Se fores ao device manager, está reconhecida? Ou tem um ponto de interrogação amarelo atrás?
 
Tinha um ponto de interrogação amarelo

Mas eu fiz "Desinstalar" e reiniciei o PC e isto reinstalou a placa gráfica... depois já consegui entrar no Call of Duty sem dar erro... joguei um bocado mas depois voltou a ficar com os graficos todos marados e quando voltei pro desktop o ecra ligava e desligava (não desligava mesmo, a imagem ficava preta)

Voltei ao gestor de dispositivos mas ja nao tem o ponto de interrogação amarelo...

Não sei o que se passa =/

Está aqui uma imagem de como ficaram os graficos quando tava a jogar:

http://parapor.no.sapo.pt/cod.JPG
 
Última edição pelo moderador:
Boas, saca o Everest e verifica as temperaturas da gráfica. Isso pode acontecer por causa de:

  • Temperaturas elevadas;
  • Gráfica em vias de morrer, por ter temperaturas demasiado altas ou por ter queimado mesmo;
  • Artefactos resultantes de Overclock alto;
  • etc.e

Cumps
 
Eu tenho o SpeedFan e na tempratura "CORE" que penso ser a da Gráfica, porque nas configurações diz "Core - Nvidia Video Card", a temperatura tá nos 66 ºC =X

Presumo que seja muito alto!

Tenho o computador aberto e já limpei o cooler do processador e aspirei o PC todo, mas nao limpei nada na gráfica porque a gráfica nao tem cooler de ventoinha.. é outro sistema qualquer..

O que posso fazer pa descer a temperatura? ou isto já pifou?
 
Eu tenho o SpeedFan e na tempratura "CORE" que penso ser a da Gráfica, porque nas configurações diz "Core - Nvidia Video Card", a temperatura tá nos 66 ºC =X

Presumo que seja muito alto!

Tenho o computador aberto e já limpei o cooler do processador e aspirei o PC todo, mas nao limpei nada na gráfica porque a gráfica nao tem cooler de ventoinha.. é outro sistema qualquer..

O que posso fazer pa descer a temperatura? ou isto já pifou?

Essa é a temperatura enquanto jogas? Se sim, não tens que te preocupar com isso, não foi por aí.

Tenta outro sistema operativo, aka um Linux Live CD, e vê se continua com os mesmos artefactos. Se sim, então o problema é mesmo da gráfica.

Cumps
 
Nao, os 66ºC não são quando estou a jogar... é mesmo quando tou no desktop...

E agora tive que desinstalar os drivers da placa porque com a placa instalada isto fica tudo marado...

Com cores estranhas e o ecra a piscar de 10 em 10 segundos

Instalar outro sistema operativo não me agrada nada... nem formatar...

penso que o problema seja da placa... nao ha nada que possa fazer?
 
Nao, os 66ºC não são quando estou a jogar... é mesmo quando tou no desktop...

E agora tive que desinstalar os drivers da placa porque com a placa instalada isto fica tudo marado...

Com cores estranhas e o ecra a piscar de 10 em 10 segundos

Instalar outro sistema operativo não me agrada nada... nem formatar...

penso que o problema seja da placa... nao ha nada que possa fazer?

Então verifica as temperaturas quando estás a jogar. Talvez será daí o problema.

CUmps
 
Mas o problema é que eu ja nao consigo instalar a placa... quando instalo os drivers da placa isto fica tudo marado... provavelmente nem vai dar para abrir o jogo porque isto começa a ficar com as cores maradas e o ecra a piscar... =S

EDIT: Reparei agora que a minha ventoinha da caixa do PC está a mandar o vento pra dentro em vez de mandar para fora...

alguem sabe porque?
 
Última edição pelo moderador:
Boas, o problema pode também estar em falta de Airflow, como referiste no post anterior.

Se tiveres várias fans, tenta dispô-las de modo a que o ar entre pela parte da frente e saia pela parte de trás, criando assim uma espécie de túnel de vento.

Quando às temperaturas, não consegues mesmo pôr o jogo a correr? Só para ver a temperatura? Outra aplicação 3d serve. Mas pelos sintomas, deve ter sido uma memória da gráfica ou assim a ir ao ar.

Cumps
 
Corri o jogo e passado pouco tempo os gráficos ficaram marados e o PC empancou.


Está aqui o log das temperaturas

Mesmo sem estar a jogar a temperatura da gráfica está a 63ºC ... (penso que o GPU1 seja a temperatura da grafica certo?)

Current Time (GPU1: ºC)
22:31:2 63ºC
22:31:6 63ºC
22:31:10 63ºC
22:31:14 63 ºC
22:31:18 63 ºC
22:31:22 63 ºC
22:31:26 63 ºC
22:31:30 63 ºC
22:31:34 63 ºC
22:31:38 63 ºC
22:31:42 63 ºC
22:31:46 63 ºC
22:31:50 63 ºC
22:31:54 63 ºC
22:31:58 63 ºC
22:32:2 63 ºC
22:32:6 65 ºC
22:32:14 63ºC
22:32:14 63 ºC
22:32:18 63 ºC
22:32:22 63 ºC
22:32:26 63 ºC
22:32:30 63 ºC
22:32:34 63 ºC
22:32:38 63 ºC
22:32:43 63 ºC
22:32:46 63 ºC
22:32:50 64 ºC
22:32:54 66 ºC
22:32:58 68 ºC
22:33:2 66ºC
22:33:6 66 ºC
22:33:10 68 ºC
22:33:14 68 ºC
22:33:18 68 ºC
22:33:22 69 ºC
22:33:26 68 ºC
22:33:30 69 ºC
22:33:34 69 ºC
22:33:38 70 ºC
22:33:42 70 ºC
22:33:46 70 ºC
22:33:50 70 ºC
22:33:54 71 ºC
22:33:58 71ºC



>> Ao apontar uma ventoinha pequena que tenho aqui em casa para dentro da caixa do PC, consegui descer a temperatura da gráfica de 63ºC para 43ºC

O problema deve ser mesmo da ventilação... mas nao percebo porque é que só agora é que está a dar este problema.

Fui jogar COD4 com a temperatura a 43ºC e passado um bocado os gráficos ficaram marados á mesma...

parece que o problema nao é da temperatura... =/
 
Última edição pelo moderador:
Boas, essas temperaturas não são muito alarmantes, mas também 2 minutos de jogo não dá para a temperatura estabilizar :rolleyes:

Joga durante uns 10 minutos, e posta a temperatura nos últimos 2 minutos de jogo.

Cumps
 
o problema é que agora eu instalo a Gráfica e isto fica logo marado... nem preciso de abrir o jogo... isto fica logo com gráficos marados.. agora tive de tirar a gráfica do PC porque tava a marar...

=X

o que faço mais? =/
 
Back
Topo