1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Direitos do consumidor na compra de um telemovel

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por razzor, 18 de Novembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1924)

1. razzor

razzor Power Member

Boas pessoal da techzone, é o seguinte , trata-se de um bem que eu adquiri, ou seja um telemovel, adquiri-o na ***** tudo bem passados 12 dias foi para arranjo, depois la voltou passados 4 semanas tudo bem, passado 2 meses avariou novamente e foi para arranjar, passados 3 semanas tudo bem, depois mais coisa menos coisa outras 2 semanas e avariou tudo novamente :| e eu bolas é preciso ter azar, fui la outra vez queixar-me e tumba reparou novamente, reçebio-a 5 dias e nao é que para meu espanto esta avariado novamente :|

nota: cada vez que foi para arranjar deram-me um telemovel com imei diferente ou seja o meu primeiro telemovel desapareçeu do mapa, ja tive 3 telemoveis novos , novos salvo seja :S

trata-se de um nokia 5610 no valor ainda de 185 euros :|

O que eu queria saber é se como consumidor, terei o direito de reclamar e pedir uma devolução total do dinheiro, visto que o problema nunca foi meu, é sempre a nivel de software, gostaria de saber isso :S

Posso pedir o meu dinheiro de volta?

Cumps e muito obrigado : )

2. BlitZ

BlitZ Power Member

Telefona para a Deco que eles aconselham.

3. malamen_vv

malamen_vv Power Member

boa noite razzor, se reparares um pouco mais abaixo tens um post que eu coloquei com uma duvida parecida acerca de um samsung omnia, nesse posta ha la um link acerca do que diz na lei no que diz respeito a reparações e ta la toda a minha historia que ja foi resolvida. A tua situação nao é bem a mesma que a minha mas axo que tambem nao foram cumpridores contigo enquanto cliente. Se o link nao for esclarecedor o melhor que fazes é ligar para o 707 788 787 que esta disponivel em: http://www.consumidor.pt/ e informares-te correctamente

cumps

4. razzor

razzor Power Member

Ja estive a ver bem, vou ver se amanha posso tratar disto! quero o dinheiro de volta estou farto de toda a porcaria de assistencia da *****! nao aguento mais :|

5. golden-fox

golden-fox Banido

Por isso é que digo que é melhor comprar nas lojas oficiais.. apesar de às vezes também causarem problemas.

Mas a estes níveis, costumam facilitar! ;)

6. 207Sport

207Sport Power Member

Então compras-te um telemovel e em 12 dias não te trocaram por outro na loja ? pelo menos em 15 dias tinham de te trocar excepto se o mesmo tivesse riscos ou sinais de mau uso , e a tmn da 30 dias se não estou em erro

7. razzor

razzor Power Member

Nao tinha a pelicula do visor :|

8. icedome

icedome Power Member

não te trocaram por não ter a pelicula do visor??? que anjinhos... desde que o equipamento não tenha nenhum (e aqui sublinho e até pinto a fluorescente o nenhum lol) dano ou qualquer tipo de marca ele deve ser trocado nos primeiros 15 dias (Optimus ou livres), 14 dias (vodafone) ou 30 dias (tmn). Eu diria que foste completamente comido pela PH nesse aspecto. Nesta altura não tens muito por onde ir pois eles cumprem o prazo de reparação e no teu caso tens tido sempre um equipamento novo. Pq não tentas leva-lo tu directamente á Nokia? No caso de assistencia tecnica, a PH é apenas o intermediário, eles voltam a envia-lo para a Nokia, a diferença se fores lá tu, é que poupas uns dias de espera :)

9. malamen_vv

malamen_vv Power Member

icedome deixa-me apenas fazer uma correcção ao que disseste, essa situação da troca nos primeiros 14dias ou 30 dias actualmente é conversa dos vendedores, porque na defesa do consumidor dissera-me que a nova lei é clara no que diz respeito a reparações, ou seja, desde que o telemovel esteja dentro da garantia e se for uma avaria em que o cliente nao possa ser culpabilizado ou seja se for por exemplo uma avaria de fabrica o cliente pode exigir a troca imediata do equipamento mesmo k seja um ano depois de o comprar, caso nao haja ja a venda o equipamento na altura pode trocar por outro de valor equivalente ou entao paga a diferença. Esta foi a informação que me deram e defacto no decreto-lei nao fala nada acerca desses prazos.

cumps

10. coq-

coq- Power Member

Não é converssa.

No caso de um equipamento avariar no prazo de (14 dias para VODAFONE (EDF), 15 dias para OPTIMUS (FP) e 30 dias para TMN (DOA)) qualquer vendedor tem o dever de verificar efectivamente se o equipamento apresnta alguma anomalia de fabrica e se o mesmo se encontra em condições fisicas para efectuar, portanto, o EDF/FP/DOA.

Entenda-se por EDF/FP/DOA, uma troca "directa" na propria loja onde o cliente adquiriu o equipamento.

Apos esse/s prazo/s, o cliente deverá dirigir-se à loja da operadora que o equipamento é original (VDF, OPT, TMN) a fim de enviar para a garantia, que esta sim é de 2anos a fim de lhe resolverem o problema, reparando o equipamento do cliente ou trocando por um novo equipamento.

No teu caso, se já houve assim tantas trocas e estás "farto" de andar pra trás e pra frente por causa do telemovel, podes/deves apresnetar uma reclamação na DECO. À partida vais conseguir o que pretendes pois normalmente a DECO puxa para o "nosso" lado.

Convem é que tenhas a factura do teu equipamento assim como todas as fichas de reparação.

Boa sorte! ;)

11. malamen_vv

malamen_vv Power Member

é conversa sim telefona para esse numero que eu ai deixei e depois ves se nao é conversa. actualmente o que a lei diz é que se um telemovel tiver um problema tecnico/de origem e estiver dentro da garantia o consumidor pode pedir a substituição imediata. isso que tu estas a dizer era anteriormente

12. razzor

razzor Power Member

Boas ja voltei da *****, foi muito bem tratado por um jovem que estava la ajudou-me bastante, disse o que se ia passar etc etc, entao o que foi feito foi o seguinte:

-Entreguei o telemovel para "um ultimo arranjo"

-Fiz uma reclamaçao por nao me darem o dinheiro

- Foi enviada uma carta para a nokia portugal a dizer que é a 4 vez que o telemovel esta para arranjar, e que encontro-me descontente com o produto, e que a nokia caso nao me devolva o dinheiro do mesmo será posta em causa a sua imagem

-A nokia quando der a resposta eu posto aqui , nao percam o proximo episodio porque nos tanbem nao http://*****-forum.com/images/smilies/icon_biggrin.gif

Cumps

AO menos ja esta melhor! Ja agora alguem me aconselha um telemovel bom com o preço de 185 euros? http://*****-forum.com/images/smilies/icon_lol.gif http://*****-forum.com/images/smilies/eusa_angel.gif

13. coq-

coq- Power Member

Talvez te estejam a informar mal. Eu trabalho numa loja multioperador e as condições são as que já referi. E não houve nenhuma informação em relação a essas "pseudomudanças".

cumps

14. d2

d2 Power Member

15. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

a nokia nao tem culpa nenhuma a loja é que tem !

e a exigir é a loja que repoe o dinheiro nao a nokia.

btw acho que fizeste mal em dar para arranjo, e ja agora cada factura, cada imei, nao te podem dar outro tlm, pois a tua factura nao vai servir para esse outro tlm e o tempo de garantia pode nao ser o mesmo que o teu !

16. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

a Nokia coitada tem lá culpa, a ***** compra os teles à Nokia e depois faz o que bem entender, fizeste mal em enviar a carta.

a ***** tem sim culpa de tudp, eu nunca gostei da *****, tudo o que comprei lá fiquei desiludido com a relação preço/qualidade e eles recusam sempre tudo. fui la uma vez pra dar umas colunas compradas no dia antes e receber o dinheiro e eles recusaram como sempre, cambada de xulos. já pra não falar dos portes de envio,até se assustavam se eu dissesse o preço.

isto pra enviarem um cartão de memória, um telemóvel nem imagino.

17. malamen_vv

malamen_vv Power Member

ok coq- tu tens a tua opinião e é o que tu pensas que é verdade porque foi essa a informação que te passaram, procura algo na legislação que diga isso e posta aqui. Eu tou a dizer que telefonei mesmo para o apoio ao consumidor e foi la que me deram essa e outras informações que muita gente nao sabe e são enganados a força toda.

Partilhar esta Página