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Disassembled Wii/Consumos

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Kursk_crash, 20 de Novembro de 2006. (Respostas: 43; Visualizações: 6427)

  1. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Como já se torna hábito, vamos lá ver a consola por dentro..

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    A reter:
    1) o Hollywood (g´rafica) é bem maior que o Bro9dway (cpu)
    2) não se vê chips de mem.(para confirmar finalmente quanta mem tem a gamecube) será que estão debaixo daquele shim do gpu ??
     
  2. TheGreenElf

    TheGreenElf Banido

    A memória provavelmente tá on-package no GPU para ocupar menos espaço. O mesmo acontece na PS3:

    [​IMG]



    É normal os GPU's terem mais transistors que o CPU. A Nintendo chegou a dizer que tem o equilibrio perfeito entre o CPU e o GPU.
     
  3. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Repost...

    Eu vejo pelo menos um chip de memória, está mesmo por cima da ATI...
     
  4. blastarr

    blastarr Power Member

    Não pode ser aquilo (ou apenas aquilo).

    A Wii tem a memória RAM (1T-SRAM) separada por dois bancos de diferentes tamanhos, um com 64MB e outro com 24MB.
     
  5. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Repost:

    -> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=86340&page=2

    A julgar pela Gamecube, o tamanho do GPU é derivado da utilização de cache 1T-SRAM on-die ao invés de S-RAM.

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    A relação parece equivalente.

    Chips de RAM esses vão estar fora do GPU, distribuidos por 2 bancos, como o blastarr já disse.
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    Lamento, mas a cache das GPUs modernas está na ordem das poucas centenas de KB e é mais rápida do que qualquer memória RAM normal (e isto numa Geforce 8800 de topo), pelo que nesta ATI Hollywood, os 3MB (eDRAM) não pode ser 1T-SRAM como a memória principal, teria uma latência terrível para uso com uma GPU.

    A eDRAM da GPU só pode ser SRAM normal, do mesmo tipo da que era usada na Gamecube, ou aínda é usada na Xbox 360 (aí com 10MB de capacidade e certas features adicionais).

    A 1T-SRAM está reservada para a CPU e para a GPU, com esta última a ter prioridade para o banco de 24MB (ambas as memórias podem ser acedidas à mesma velocidade pela CPU e GPU, sendo que o controlador de memória está na Hollywood -semelhante ao esquema da X360)
    A cache L2 da CPU PowerPC da Wii é de 64KB, aproximadamente.
     
    Última edição: 20 de Novembro de 2006
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

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    blastarr, eu vejo 1 chip de memória ram ali, e hoje em dia os chips tem 64 mb...
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    Nunca ouviste falar dos 512MB de Flash ROM da Wii ? ;)
    Também deve estar um desses chips na motherboard, e pelo aspecto, parece ser esse mesmo.
     
  9. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Os chips de flash rom não tem este aspecto... Aquele é tipicamente um BGA...

    os de flash tem patas nas 2 pontas...

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  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Mas não há um só tipo de ROM.
    Além disso, a 1T-SRAM acho que aínda usa packaging TSOP e não BGA (pelo menos da última vez que vi um, já não me lembro bem quando).

    Por enquanto, pode ser qualquer coisa.
    Precisamos de mais fotos do outro lado dos dois PCB's, e se possível, numa resolução maior.


    edit
    Tem de ser a Flash, na Gamecube a 1T-SRAM são estes dois chips pretos marcados "MoSys" (que é a criadora desse tipo de memórias) por cima do ATI:
    [​IMG]
     
    Última edição: 20 de Novembro de 2006
  11. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    É 1T-SRAM tal como na GC foi (pode ser confirmado em specs), a 1T-SRAM pode ser usada como eDRAM que incidentalmente não é SRAM, o D é de Dynamic oposto ao S de Static, o 1T-SRAM não é mais que um transistor para fetching.

    Mas sim é do "mesmo tipo" da usada na Xbox 360 e Gamecube, que no caso da Gamecube contribuia para o aumento do core-die.
    Isso são os bancos exteriores, um de 24 MB e um de 64 MB, depois temos a 1T-SRAM embebida on-die do GPU que se desconhece se aumentou ou não. (a informação que tinhamos era de devkits sem o chip final)

    O esquema pode ser comparado à X360, mas não é menos verdade que a GC já o fazia; o Hollywood é I/O, Memory Controller, SPU e GPU. :)
    Também me inclino para aquilo ser o chip de ROM.
    Acho que não há BGA, se há a mosys não o publicitou, mas talvez o possam fazer por encomenda/custom no entanto.
    Se achar meto cá, agora é que fazia falta o Lik-Sang eles costumavam desmontar e tirar fotos da primeira consola.
     
    Última edição: 20 de Novembro de 2006
  12. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Aquele PCB da Gamecube é mesmo fixe !!!!

    Básico ms extremamente funcional.. dois chip's. um bocado de memória e pronto..

    muito lindo..!!!! o da Wii já cresceu, mas mesmo assim nada que se asemelhe aos monstros da 360 e ps3
     
  13. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    nem por isso... a motherboard da Wii tem menos largura e mais comprimento que a da GC, ainda assim os chips são mais pequenos e integra as portas para comandos GC e entradas de cartões de memórias, que na GC estavam numa board no "andar" de cima. O aumento ligeiro deve-se aos butões frontais (e drive SD) e housing dos restantes compontentes, como uma drive de DVD de tamanho inteiro.

    __________________


    Nintendo Wii disassembly:

    -> http://www.youtube.com/watch?v=e1MPuHX1onY (parte 1)

    -> http://www.youtube.com/watch?v=XwR4hNjEqLs (parte 2)

    -> http://www.youtube.com/watch?v=vmHuYvqX3LQ (parte 3)

    A parte 3 mostra a motherboard de um lado e doutro, talvez dê para localizar onde estão os chips de memória por aí, apesar da baixa resolução.
     
  14. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    A Fonte de Alimentação não é interna pois não... não pode ser..

    da parte de baixo há apenas um chip que pareçe ser a flash rom !! patas nas pontas...
     
  15. Ridley

    Ridley Power Member

    Não é interna.
     
  16. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Consumo energético da Wii:

    - Em Standby: 10w (com Wii connect24)
    - Em idle no Wii menu: 17w
    - A correr jogo Wii (Teste com Zelda / Trauma Center) a 480i: 17w

    XBox 360:
    - Em Standby: 2w (apenas luz ligada)
    - Em Idle no Dashboard: ~140w
    - A correr um jogo: ~160w
    - Playback de DVD's: ~110w

    HDTV Sharp Aquos 37":
    - Em Standby: 40w
    - Ligada: 180w


    É mesmo poupadinha.
    __________________


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    Ao que parece a Wii não tem dois bancos de 1T-SRAM, mas sim um de 24 MB 1T-SRAM e outro de 64 MB GDDR-3 Samsung. (como já tinha sido rumor à uns meses)
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Eu não disse?

    Aquele chip só podia ser um BGA típico das gráficas;)
     
  18. blastarr

    blastarr Power Member

    Já conheciam os chips com o heatspreader:

    [​IMG]



    Agora aqui ficam... sem o heatspreader:
    (o PowerPC é o mais pequeno à direita)

    [​IMG]
     
    Última edição: 6 de Dezembro de 2006
  19. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Ora bem.. o IBM é minúsculo !!!!!!8| :wow:

    No ATI, a eDram é o quadrado ou o rectangular ???

    não são 3 Megas ?? quantos transistors são 3 megas ?? é que o core principal é do mesmo tamanho podemos fazer umas contas ao numero de transsistors...!!

    Blastarr podes dar uma ajuda ?
     
  20. blastarr

    blastarr Power Member

    O quadrado é a GPU propriamente dita.
    O rectângulo é a eDRAM, separada entre 1MB de espaço para geometria, z-buffer, etc, e os 2MB restantes são um buffer para texturas.

    A partir daqui a GPU tem acesso privilegiado a 24MB de 1T-SRAM (também podem ser acedidos pelo PowerPC).

    A CPU PowerPC tem acesso dedicado aos restantes 64MB de 1T-SRAM, através da Northbridge (controlador de memória) incorporada na GPU.
    Esta CPU é um die-shrink da da Gamecube original, de 130 para 90nm, e com mais velocidade (729Mhz, em vez de 485MHz).
    Também incorpora uma versão modificada das instruções Floating Point IBM VMX (ou AltiVEC), ausentes da CPU original (que tinha apenas um sub-set de 50 instruções).
     

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