Disassembled Wii/Consumos

Kursk_crash

Banido
Como já se torna hábito, vamos lá ver a consola por dentro..

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A reter:
1) o Hollywood (g´rafica) é bem maior que o Bro9dway (cpu)
2) não se vê chips de mem.(para confirmar finalmente quanta mem tem a gamecube) será que estão debaixo daquele shim do gpu ??
 
A memória provavelmente tá on-package no GPU para ocupar menos espaço. O mesmo acontece na PS3:

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É normal os GPU's terem mais transistors que o CPU. A Nintendo chegou a dizer que tem o equilibrio perfeito entre o CPU e o GPU.
 
Repost:

-> http://www.techzonept.com/showthread.php?t=86340&page=2

1) o Hollywood (gráfica) é bem maior que o Broadway (cpu)
2) não se vê chips de mem.(para confirmar finalmente quanta mem tem a gamecube) será que estão debaixo daquele shim do gpu ??
A julgar pela Gamecube, o tamanho do GPU é derivado da utilização de cache 1T-SRAM on-die ao invés de S-RAM.

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A relação parece equivalente.

Chips de RAM esses vão estar fora do GPU, distribuidos por 2 bancos, como o blastarr já disse.
 
Lamento, mas a cache das GPUs modernas está na ordem das poucas centenas de KB e é mais rápida do que qualquer memória RAM normal (e isto numa Geforce 8800 de topo), pelo que nesta ATI Hollywood, os 3MB (eDRAM) não pode ser 1T-SRAM como a memória principal, teria uma latência terrível para uso com uma GPU.

A eDRAM da GPU só pode ser SRAM normal, do mesmo tipo da que era usada na Gamecube, ou aínda é usada na Xbox 360 (aí com 10MB de capacidade e certas features adicionais).

A 1T-SRAM está reservada para a CPU e para a GPU, com esta última a ter prioridade para o banco de 24MB (ambas as memórias podem ser acedidas à mesma velocidade pela CPU e GPU, sendo que o controlador de memória está na Hollywood -semelhante ao esquema da X360)
A cache L2 da CPU ***** da Wii é de 64KB, aproximadamente.
 
Última edição:
Os chips de flash rom não tem este aspecto... Aquele é tipicamente um BGA...

os de flash tem patas nas 2 pontas...

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Mas não há um só tipo de ROM.
Além disso, a 1T-SRAM acho que aínda usa packaging TSOP e não BGA (pelo menos da última vez que vi um, já não me lembro bem quando).

Por enquanto, pode ser qualquer coisa.
Precisamos de mais fotos do outro lado dos dois PCB's, e se possível, numa resolução maior.


edit
Tem de ser a Flash, na Gamecube a 1T-SRAM são estes dois chips pretos marcados "MoSys" (que é a criadora desse tipo de memórias) por cima do ATI:
gcmobozv2.jpg
 
Última edição:
Lamento, mas a cache das GPUs modernas está na ordem das poucas centenas de KB e é mais rápida do que qualquer memória RAM normal (e isto numa Geforce 8800 de topo), pelo que nesta ATI Hollywood, os 3MB (eDRAM) não pode ser 1T-SRAM como a memória principal, teria uma latência terrível para uso com uma GPU.

A eDRAM da GPU só pode ser SRAM normal, do mesmo tipo da que era usada na Gamecube, ou aínda é usada na Xbox 360 (aí com 10MB de capacidade e certas features adicionais).
É 1T-SRAM tal como na GC foi (pode ser confirmado em specs), a 1T-SRAM pode ser usada como eDRAM que incidentalmente não é SRAM, o D é de Dynamic oposto ao S de Static, o 1T-SRAM não é mais que um transistor para fetching.

Mas sim é do "mesmo tipo" da usada na Xbox 360 e Gamecube, que no caso da Gamecube contribuia para o aumento do core-die.
A 1T-SRAM está reservada para a CPU e para a GPU, com esta última a ter prioridade para o banco de 24MB (ambas as memórias podem ser acedidas à mesma velocidade pela CPU e GPU, sendo que o controlador de memória está na Hollywood -semelhante ao esquema da X360)
A cache L2 da CPU ***** da Wii é de 64KB, aproximadamente.
Isso são os bancos exteriores, um de 24 MB e um de 64 MB, depois temos a 1T-SRAM embebida on-die do GPU que se desconhece se aumentou ou não. (a informação que tinhamos era de devkits sem o chip final)

O esquema pode ser comparado à X360, mas não é menos verdade que a GC já o fazia; o Hollywood é I/O, Memory Controller, SPU e GPU. :)
Mas não há um só tipo de ROM.
Também me inclino para aquilo ser o chip de ROM.
Além disso, a 1T-SRAM acho que aínda usa packaging TSOP e não BGA (pelo menos da última vez que vi um, já não me lembro bem quando).
Acho que não há BGA, se há a mosys não o publicitou, mas talvez o possam fazer por encomenda/custom no entanto.
Por enquanto, pode ser qualquer coisa.
Precisamos de mais fotos do outro lado dos dois PCB's, e se possível, numa resolução maior.
Se achar meto cá, agora é que fazia falta o Lik-Sang eles costumavam desmontar e tirar fotos da primeira consola.
 
Última edição:
Aquele PCB da Gamecube é mesmo fixe !!!!

Básico ms extremamente funcional.. dois chip's. um bocado de memória e pronto..

muito lindo..!!!! o da Wii já cresceu, mas mesmo assim nada que se asemelhe aos monstros da 360 e ps3
 
O da Wii já cresceu, mas mesmo assim nada que se assemelhe aos monstros da 360 e ps3
nem por isso... a motherboard da Wii tem menos largura e mais comprimento que a da GC, ainda assim os chips são mais pequenos e integra as portas para comandos GC e entradas de cartões de memórias, que na GC estavam numa board no "andar" de cima. O aumento ligeiro deve-se aos butões frontais (e drive SD) e housing dos restantes compontentes, como uma drive de DVD de tamanho inteiro.

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Nintendo Wii disassembly:

-> http://www.youtube.com/watch?v=e1MPuHX1onY (parte 1)

-> http://www.youtube.com/watch?v=XwR4hNjEqLs (parte 2)

-> http://www.youtube.com/watch?v=vmHuYvqX3LQ (parte 3)

A parte 3 mostra a motherboard de um lado e doutro, talvez dê para localizar onde estão os chips de memória por aí, apesar da baixa resolução.
 
Consumo energético da Wii:

- Em Standby: 10w (com Wii connect24)
- Em idle no Wii menu: 17w
- A correr jogo Wii (Teste com Zelda / Trauma Center) a 480i: 17w

XBox 360:
- Em Standby: 2w (apenas luz ligada)
- Em Idle no Dashboard: ~140w
- A correr um jogo: ~160w
- Playback de DVD's: ~110w

HDTV Sharp Aquos 37":
- Em Standby: 40w
- Ligada: 180w


É mesmo poupadinha.
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Ao que parece a Wii não tem dois bancos de 1T-SRAM, mas sim um de 24 MB 1T-SRAM e outro de 64 MB GDDR-3 Samsung. (como já tinha sido rumor à uns meses)
 
Já conheciam os chips com o heatspreader:

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Agora aqui ficam... sem o heatspreader:
(o ***** é o mais pequeno à direita)

 
Última edição:
Ora bem.. o IBM é minúsculo !!!!!!8| :wow:

No ATI, a eDram é o quadrado ou o rectangular ???

não são 3 Megas ?? quantos transistors são 3 megas ?? é que o core principal é do mesmo tamanho podemos fazer umas contas ao numero de transsistors...!!

Blastarr podes dar uma ajuda ?
 
O quadrado é a GPU propriamente dita.
O rectângulo é a eDRAM, separada entre 1MB de espaço para geometria, z-buffer, etc, e os 2MB restantes são um buffer para texturas.

A partir daqui a GPU tem acesso privilegiado a 24MB de 1T-SRAM (também podem ser acedidos pelo *****).

A CPU ***** tem acesso dedicado aos restantes 64MB de 1T-SRAM, através da Northbridge (controlador de memória) incorporada na GPU.
Esta CPU é um die-shrink da da Gamecube original, de 130 para 90nm, e com mais velocidade (729Mhz, em vez de 485MHz).
Também incorpora uma versão modificada das instruções Floating Point IBM VMX (ou AltiVEC), ausentes da CPU original (que tinha apenas um sub-set de 50 instruções).
 
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