Disassembled Wii/Consumos

Dado que aqui já se falou de consumos energéticos...

imagepowerconsumptionnext_g.jpg

Fonte: http://www.joystiq.com/2007/02/21/mouse-on-a-mini-bicycle-could-power-nintendos-wii/
 
Alguém sabe se os consumos energéticos da Gamecube andam perto dos valores da Wii? Ou se a Wii a correr um jogo da GC gasta menos que uma GC ou são equivalentes?
 
Tipo, como é possivel por uma drive de DVD, um slot de cartões SD, 2 portas USB, um CPU e GPU e mais n sei o que (4 entradas de comando, mais duas de cartões) naquela caixinha linda e minuscula??? OS gajos da Nintendo são usn genios :D
 
Salvo erro a GC gastava 24 W em full load.

Seguida da PS2 à volta de 50W e a Xbox à volta de 80W.

A primeira coisa que ressalta ao ler estes dados é o consumo ridículo da PS3 e 360 em comparação. então a Wii, equipada para fazer mais "trabalho" (gerar gráficos mais complexos e ricos) gasta menos que as consolas da "geração passada"?..brilhante.
 
A Wii não deixa de me supreender. Já sabia que consumia pouco, mas nunca pensei que fosse tanta a diferença para uma Game Cube, PS2 ou Xbox. Em relação à PS3 e à 360 já era de esperar que estas gastassem muito mais energia, mas também não pensei que fosse uma diferença tão grande. Quase 10 vezes mais? Suponho que quando sair uma PS3 Slim e uma 360 renovada esses valores diminuam um bocado.
 
Isto para os leigos como eu é um bocado indecifrável! :P

Louva-se o facto de a Wii ser incrivelmente poupadinha! ;)

Mas esse facto não quer dizer também que é "limitada" a nível de capacidade?

Pelos componentes, vocês estão surpreendidos pela positiva ou pela negativa?

Grato pelo esclarecimento ;)
 
^ A consola é o que é; no entanto e nesta geração quando as outras duas aumentaram os seus consumos energéticos face Às suas antecessoras a Wii também é mais potente que a antecessora e gasta menos. É meramente outra filosofia de desenho.

agora daí cada um tire as suas conclusões. Certo é que a electricidade está a ficar mais cara em todo o mundo, e em países como o Japão sempre foi e é bastante cara. A Xbox gastava 80W que para eles era muito e um claro indicador que não foi desenhada para eles (além de ser um trambolho, que eles também não têm muito espaço em casa), agora o que dizem a equipamentos a gastar do dobro do que já era muito? (e a electricidade dificilmente diminuiu de preço, antes pelo contrario)

Para fins comparativos... é muito raro um Japonês comprar gaming PC's (de facto, efectivamente nem há mercado de jogos de PC High-End por lá), razão pela qual se formos a ver software japonês as exigências são muito baixas ainda hoje. De facto, mesmo fora do Japão... exigências baixas foram razão de sucesso essenciais para Quake II, Counter Strike e World of Warcraft.

O caminho para os japoneses é a miniaturização e economia energética e das consolas de próxima geração... a Wii é a única cuja filosofia de desenho vai de encontro a isso. Caminho para o resto do mundo? a meu ver inevitavelmente (um dia), a Wii ao dominar vem a provar isso mesmo (como muitas outras menos potentes provaram no passado) que a potencia não é tudo. Há muitos mercados que se sentem na obrigação de competir em high end (por exemplo, em GPU's ATI vs Nvidia) mas a Nvidia dominou todo o ano passado, e no entanto a ATi liderou ao baixar os preços, será que ter um bocadinho menos de potencia e bem mais eficiência energética não é suficiente? (o mercado high end são 4% das vendas de gráficas salvo erro, esmagadora é gama média)

A meu ver, há uma altura em que a potencia, dobro ou metade deixa de fazer muita diferença; para as massas realisticamente nunca fez.

Há uma altura em que a potencia deixa de importar, e mais vale a consola ser económica, nessa medida estou satisfeito com a Wii, assim como estaria satisfeito se a próxima geração em vez de aumentar os specs de forma exponencialmente ridícula e pela lei de moore conseguisse consumos destes com eficiência e simplicidade de arquitectura melhoradas.
 
^ A consola é o que é; no entanto e nesta geração quando as outras duas aumentaram os seus consumos energéticos face Às suas antecessoras a Wii também é mais potente que a antecessora e gasta menos. É meramente outra filosofia de desenho.

mas não queiras comparar o salto tecnológico da GameCube para a Wii e da Xbox para a 360 e PS2 para a 3

Tudo bem que a consola é poupada, e isso é sempre bom de salientar, mas a nível gráfico fica muito atrás, e não foi propriamente a Nintendo a proporcionar o melhoramento da CG para a Wii, mais a IBM com o novo "CPU" que coloca na Wii.
 
mas não queiras comparar o salto tecnológico da GameCube para a Wii e da Xbox para a 360 e PS2 para a 3

Claro. Com todas as vantagens e desvantagens disso. Uma vantagem é esta. A outra é os custos de desenvolvimento... subiram em flecha e com jogos de 10h máx.

Ou seja... eu acho que deve haver um ponto de equilíbrio entre todos esses factores. E, apesar de achar que nenhuma delas está nesse ponto, a Wii é a que está mais perto...

Tudo bem que a consola é poupada, e isso é sempre bom de salientar, mas a nível gráfico fica muito atrás, e não foi propriamente a Nintendo a proporcionar o melhoramento da CG para a Wii, mais a IBM com o novo "CPU" que coloca na Wii.

Olha que conversa... nem pareces tu :P Então era a Nintendo que ia desenvolver CPUs e GPUs? :P

Foi a Sony que desenvolveu o Cell? :D

Claro que foram a IBM (e a ATI) que proporcionaram esse melhoramento, mas eles são parceiros da Nintendo por alguma coisa. O departamento de Research deles deve ter recebido samples de tudo e mais alguma coisa... e optaram por isto.
 
mas não queiras comparar o salto tecnológico da GameCube para a Wii e da Xbox para a 360 e PS2 para a 3

Tudo bem que a consola é poupada, e isso é sempre bom de salientar, mas a nível gráfico fica muito atrás, e não foi propriamente a Nintendo a proporcionar o melhoramento da CG para a Wii, mais a IBM com o novo "CPU" que coloca na Wii.
Não quis, de facto nem lancei conclusões no meu post. Se a Wii fosse atrás das outras em potencia, não ia gastar os 17W em full load que gasta, podia até ser poupada face às outras (como a GC era) mas não ficaria abaixo do grau energético de uma Xbox 1. Mas isso nem é preciso dizer, creio eu... São opções de desenho, e a Wii também se serviu da tecnologia de 2006 para gastar menos.

Mas a ir por esse raciocinio, também não foi a Microsoft e a Sony que puseram as delas a gastar aquilo, foi a IBM a ATi e a Nvidia... Mas quem requisitou as peças e as mandou assemblar? A Nintendo tinha metas claras no que toca a consumo energético; a Microsoft consola "americana" até se compreende que não tenha... a PS3, sendo uma consola Japonesa... perdeu-se... E os resultados no Japão estão a ver-se, não é só isso claro, é um misto, mas a abordagem deles ao próprio design do equipamento é um forte indicador.
 
A parte da IBM expliquei-me mal.... e sinceramente acho que não consigo escrever aquilo que penso acho que vou por on hold e quando acabar o trabalho penso melhor. :x2:

Sinceramente depois de jogar na Wii em casa de colegas meus não me puxou, talvez por falta de habituação ao sistema de comando.... mas também não comprava nenhuma das outras duas consolas.... talvez a PS3 por causa do MSG, mas tenho esperança que saia uma edição especial com todos os jogos pra PC :P
 
Padrinho - Gostei bastante mas não tive mt tempo para jogar... talvez se tivesse tido mais tempo tinha ficado fã
Metroid Prime 3 - Estava cansado, não tinha cadeira com apoios para os braços... resultado, 5 min e estava farto de jogar o raio do jogo.....
Sports - yah é divertido... na primeira meia-hora, depois perdi-lhe o gosto.
Play - same as sports
Excite Truck - não gostei..... o Wii mote para controlar o carro, esquece lá isso, é preciso alguma prática....
 
Padrinho - Gostei bastante mas não tive mt tempo para jogar... talvez se tivesse tido mais tempo tinha ficado fã
Metroid Prime 3 - Estava cansado, não tinha cadeira com apoios para os braços... resultado, 5 min e estava farto de jogar o raio do jogo.....
Sports - yah é divertido... na primeira meia-hora, depois perdi-lhe o gosto.
Play - same as sports
Excite Truck - não gostei..... o Wii mote para controlar o carro, esquece lá isso, é preciso alguma prática....

LOL

Curioso... desses todos só joguei o Wii Sports... e considero que tenho uma boa colecção, fora os que aluguei. Mas os dois primeiros estão na lista...

Jogaste bons jogos :)
 
Tudo bem que a consola é poupada, e isso é sempre bom de salientar, mas a nível gráfico fica muito atrás, e não foi propriamente a Nintendo a proporcionar o melhoramento da CG para a Wii, mais a IBM com o novo "CPU" que coloca na Wii.

O que? Achas que foi a Sony e a Microsoft que fizeram o hardware para a sua consola?
 
O que? Achas que foi a Sony e a Microsoft que fizeram o hardware para a sua consola?
Não foi o pai natal? Quer a xbox360, quer a PS3, foram desenhadas pela Microsoft e Sony respectivamente. Lá por terem componentes desenhados na Chipidea, ali algures na Maia, não quer dizer que as consolas foram feitas pela Chipidea. Quem diz a Chipidea diz a IBM por exemplo.
 
Acho que devias reler a quote que fiz do skandal e aquilo que eu escrevi!

Ele disse que a responsabilidade do hardware da Wii deve-se a IBM, dizendo que nas outras é feito pelas empresas da consola em si!
Vais-me dizer que o GPU é made in Sony? Quanto ao CPU na PS3 e 360 a IBM esta presente, tal como na Wii.. não estou a perceber o problema.. Daqui a pouco dizes que até foi a Microsoft que fez os discos para a sua consola...


Anyway, indo directamente ao que interessa:
The PS3 uses the Cell microprocessor, which is made up of one 3.2 GHz *****-based
http://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_3_hardware#Central_processing_unit

***** is a RISC microprocessor architecture created by the 1991 Apple–IBM–Motorola alliance, known as AIM.
http://en.wikipedia.org/wiki/*****

The PlayStation 3 uses the IBM-designed Cell microprocessor as its CPU
Graphics processing is handled by the NVIDIA RSX 'Reality Synthesizer',
http://en.wikipedia.org/wiki/Ps3#Hardware

Cell is a microprocessor architecture jointly developed by Sony Computer Entertainment, Toshiba, and IBM, an alliance known as "STI".
http://en.wikipedia.org/wiki/Cell_(microprocessor)


Xbox 360
The Xenos GPU is a custom graphics processing unit (GPU) designed by ATI, used in the Xbox 360 video game console.
http://en.wikipedia.org/wiki/Xenos

Xenon is a CPU that is used in the Xbox 360 game console. The processor, internally codenamed "Waternoose" by IBM[1] and "XCPU" by Microsoft, is based on IBM's ***** technology
http://en.wikipedia.org/wiki/Xenon_(processor)


Se queres que te diga quanto a Wii nunca vi nenhuma referência para além do CPU, mas se estiver errado força, eu assumo que estou errado... até lá não!
 
Back
Topo