Disco 160Gb Maxtor

Fusion

Power Member
arranjei agora um disco de 160Gb da Maxtor mas tou a ter alguns problemas com ele

o windows só me detecta o disco como tendo 127Gb

eu sei que os fabricantes de discos fazem as contas para 1Gb = 1000Mb, deste modo tendo eu um disco de 160Gb devia aparecer 1024*160/1000 = 163,84Gb e não 127Gb

será que o problema é da bios que não detecta discos maiores de 127Gb ou isto é normal?

roubarem 33Gb é um abuso
 
É da motherboard ou da bios. Vê se tem suporte para mais de 137gb. Se sim, mete-lhe a ultima bios. Se não, estás agarrado.....
Esta situação acontece porque as boards + antigas tinham um limite de 28 bit de endereçamento. As actuais o endereçamento é de 48 bit ( se não me engano )

Estas coisas devem-se ver antes de se comprar os discos ( não é a 1ª vez que se chega a um limite ).
 
Estas coisas devem-se ver antes de se comprar os discos ( não é a 1ª vez que se chega a um limite ).

se o disco tivesse sido comprado ate tinha visto isso, eu mandei o meu disco de 120Gb para arranjar na Maxtor e como eles viram que não tinha arranjo enviaram-me um novo de 160Gb

a minha board é uma dfi ak76-sn

a uns tempos vi num forum um utilizador com um problema semelhante mas ele conseguiu resolver particionando o disco em 2, com 80Gb cada partição

ja tentei com o partition magic mas ele tambem me detecta 127Gb
 
quando corro o awdflash com a bin de actualização da flash

aparece-me "insuficcient memory" damn

nunca tinha visto um fabricante a fornecer uma actualização para a bios k não desse para instalar
 
Tens a revisão A ou B?

Devia dar. Não passas-te nenhum parametro no awdflash?
Não tem nenhum .exe ou .bat que corra isso automaticamente.
 
Originally posted by Fusion
revisão A ou B? desculpa não percebi

corri este comando: awdflash ak760304.bin /sn /py

no site diz que é para a revisão A ou B:

PCB Revision A & B

Mas pelo que vi, só há estas revisões. Estranho ele não dar para flashar.....
Espera que alguem diga qq coisa sobre esse problema, porque não estou a ver razão ( só se for aquela memória "640K", que agora não me recordo o nome ).
 
Originally posted by Fusion
sabes mais algum programa para fazer flash a bios? não custa nada tentar

A Dfi tem algum programa para flashar a bios a partir do windows ( a asus e a abit têm, por exemplo )?
Só estou a ver dessa maneira, ou então tenta a penúltima bios em vez da ultima.

Eu tinha o mm problema ms o disco era de 80 Gb...
Formatei o disco e foi remedio santo!
Ms axo ke nao deves tentar isto...

Com um disco de 80GB??? Não deve ser o mesmo problema.
 
lol recebi o disco hoje, fiz as particoes a 4 horas e formatei o disco a pouco mais de 3 horas

o problema dos 127Gb era do windows xp k precisa de uma actualização k saiu depois do sp1 para funcionar com discos superiores a 127Gb, mas mesmo assim continuo bloqueado nos 136Gb

mas gostava de tentar resolver o problema hoje, o unico problema agora é o flash da bios



btw Nemesis11 ja tinha tentado a penultima, tb não deu, same problem
 
vi agora o site da awdflash para ver se resolvia o problema

"Insufficient memory" - Occurs especially with the use of floppy disks made bootable with Windows. Please set the Windows Explorer properties to also display hidden files and look at the file list of the floppy again. Very likely you will now see the file "drvspace.bin" or "dblspace.bin" and if that is so please delete it and try again because that system file is not necessary to boot and it only uses up too much of the basic 640kb RAM. If you still get the message then in the MSDOS.SYS file that was build by windows when you formatted the floppy there is path information linking to the dblspace.bin or drvspace.bin (different names with different Windows versions for same program) file on the harddrive. When you boot from floppy it just looks up those file on your harddrive. Please read the article at: http://support.microsoft.com/support/kb/articles/Q118/5/79.asp where there is information on how to solve that problem. Or just delete, remove or rename the dblspace.bin or drvspace.bin file on your harddrive if you do not use it for compression of your harddrive data.
You can also locate the file mem.exe and use that to see how the memory is used with "mem /c /p" after you have booted from floppy.

vamos la ver se o problema e este
 
Originally posted by XeNoN_21
Ya, era de 80 GB...So localizava 33Gb!
O Pc tb nao era novo...Amd k7 e mainboard da microstar

32GB era o anterior limite ( se não me engano ), mas isso não se resolve com um format ( só se era problema do windows e não da board ).
 
ja actualizei a bios, mas para minha infelicidade a minha board ainda não suporta discos discos com mais de 136Gb

existe alguma solução para contornar o problema sem gastar muito $?
 
Originally posted by Fusion
ja actualizei a bios, mas para minha infelicidade a minha board ainda não suporta discos discos com mais de 136Gb

existe alguma solução para contornar o problema sem gastar muito $?

Placa controladora pci. Só estou a ver essa solução.
 
Back
Topo