Disco 5400 rpm vs 7200 rpm [Benchs]

MalaMen

Power Member
Boas:

Eu tenho um compal IFL-90 com um disco de 5400 rpm e estou a pensar trocar para um de 7200... O que queria saber é se acham que se justifique a troca. Ou seja vou ter alguma diferença notória em desempenho?

Deixo um screen do meu disco testado no hd tach:

Quick Bench
1206676383.jpg



Long Bench
1288796095.jpg



Se alguem pudesse colocar uns benchs com um de 7200 e 16mb de cache era fixe para se ver a diferença :)
 
Última edição:
fiz o upgrade à pouco tempo mas foi de 4200rpm para 7200rpm por isso a diferença na performance foi maior que a que poderás eventualmente sentir no teu portátil...

teste 4200rpm:



teste: 7200rpm:



teste feito na instalação do Vista de fábrica com SP1 e todos os updates e com todos os utilitários que vêm com a instalação desactivados (excepto flash cards e configfree) e também sem anti-virus

como podes ver, a diferença é grande! mas a temperatura e o ruido também...

EDIT:
fiz agora um teste rápido com o HDtach para melhor comparação:



o disco em questão é o Seagate Momentus 7200.3. tem 320GB e 16MB de cache
 
Última edição:
Equaciono trocar o meu disco do portatil ( 120 Gb) e metê lo a externo e comprar um de maior capacidade 250 ou 320Gb.
Acham que devo meter um de 5400 rpm ou 7200? Será em princípio um WD Scorpio. Alguém com feedback destes discos?
 
Equaciono trocar o meu disco do portatil ( 120 Gb) e metê lo a externo e comprar um de maior capacidade 250 ou 320Gb.
Acham que devo meter um de 5400 rpm ou 7200? Será em princípio um WD Scorpio. Alguém com feedback destes discos?

Recentemente comprei um WD Scorpio de 250 GB para o Notebook da minha cara metade, pois o antigo (um hitachi ou lá o que era) estava a dar as últimas, já cheio de bad sectors.

Comprei a versão de 5400 rpm e posso dizer que é bastante silencioso. Como já era um notebook com cerca de dois anos e meio, penso que não valia a pena colocar um de 7200 rpm, a melhoria do desempenho não ia ser significativa. Penso que o desempenho de um sistema não depende só dos discos rígidos, mas de todos os componentes, e o facto de colocar um disco de 7200 rpm não iria fazer milagres naquele sistema específico.

A de 7200 rpm será mais rápida (maior desempenho), mas também terá tendência para aquecer mais, consumir mais e provavelmente será mais ruidosa. A de 5400 rpm terá um desempenho inferior, menor ruído, menos tendência para aquecer e mais comedida nos consumos.

Tens de ponderar se o incremento de desempenho de uma 7200 rpm vale a pena perante as desvantagens de ruído, consumo e aquecimento. Depende da tua máquina e, acima de tudo, da utilização que lhe dás.
 
Aproveitando este tópico, decidi que compro um disco de 5400rpm. Agora estou na dúvida se compro o WD Scorpio 250Gb (57€) ou um Samsung 250 Gb (48€).

O que acham? Já tive um Samsung (30Gb) que se revelou bastante fiável e silencioso, mas não sei se compro ou não este.

Digam me a vossa opinião sff.

Cumprimentos
 
Aproveitando este tópico, decidi que compro um disco de 5400rpm. Agora estou na dúvida se compro o WD Scorpio 250Gb (57€) ou um Samsung 250 Gb (48€).

O que acham? Já tive um Samsung (30Gb) que se revelou bastante fiável e silencioso, mas não sei se compro ou não este.

Digam me a vossa opinião sff.

Cumprimentos

Eu compraria o WD Scorpio. Penso que é mais fiável, dá-me mais confiança. Mas é apenas a minha opinião.

Uma outra boa marca são os Seagate (tenho vários e sempre foram fiáveis), mas as últimas séries desta marca têm dado problemas sérios e será melhor evitá-los nesta altura.
 
Última edição:
Uma vez que quero comprar na loja física e já comparei em diversos sites e na ***** é onde encontro o preço mais baixo por isso a escolha restringe-se ao WD Scorpio e ao Samsung Spinpoint M6.

O Samsung é cerca de 10€ mais barato, mas pelo preço do WD 250Gb compro o Samsung de 320Gb. Tou mesmo indeciso... Pelo que tenho lido, estes Samsung são algo fiáveis, mas gostava de ter uma opinião aqui di forum

Cumprimentos
 
http://www.*****.pt/?p=CartPage&d=Lisboa&z=11#?p=ProdDetailRef&ProdRef=WD3200BJKT

Eu estou a ponderar fazer isto mesmo ao meu A200-21T

Que acham do disco?

320GB = 80€
160GB = 50€ maybe
 
Back
Topo