1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco à beira da morte ou mobo lixada??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SkElEtIkO, 10 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 5; Visualizações: 761)

1. SkElEtIkO

SkElEtIkO Power Member

Boas!
    Há cerca de 5 meses adquiri um Maxtor de 80 GB 7200 RPM a um membro daki do fórum. Porém, nunca fikei totalmente seguro se o disco estava em perfeito estado, dado que o mesmo, logo na 1ª semana começou-me a dar um erro de escrita (o q estranhei logo de início). Porém, contactei os gajos da Maxtor e indicaram-me p/formatar o disco e ver se continuava a ocorrer o prob... assim o fiz.. e nunca + ocorreu.

De alguns tempos p/cá tenho notado uma cena mto estranha..de vez em qd estou no Win XP, e sem + nem - ouve-se um som característico de qd o disco vai desligar (como qd entra em stand by, mesmo antes de desligar o motor) acende-se a luz da drive de disketes e o disco fica extremamente lento até voltar-se a ouvir o som do motor a voltar a trabalhar (cerca de 1 seg.). Fui ignorando o assunto, até pq ocorria esporadicamente.
    Ontem à noite o disco começou a trabalhar lentamente... reinstalei o XP (sim..por vezes passa-se c/algum driver de merd*)... dp de instalar o XP.. o disco acedia 1 seg e parava outro segundo e assim consecutivamente.. ou seja.. primeiro q conseguisse aceder ao q é quer q fosse...era uma eternidade (mm p/desligar)..fiz restart... a directoria do system ficou corrompida... ñ consigo reinstalar o windows, pq cada vez q ele vai começar a instalar ouve-se várias vezes o tal som de qd entra em stand-by e diz-me q ñ consegue instalar.

O meu problema no meio de tudo isto é q ñ sei se o prob é do disco se é da board (como por exemplo da controladora IDE)...dado que sempre q o disco fazia aquele barulho e desligava o sistema tb ia à drive de disketes..

Se alguém conseguir ajudar agradecia.

Cumps,
    SkElEtIKo

2. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Viva,

verifica todos os cabos, conectores e configurações na BIOS.

vai ao site da Maxtor e tira o PowerMax; em principio ele criará uma disquete de arranque e vai-te testar o disco.

se der algum erro entra em contacto directo com a Maxtor ou verifica se o disco ainda está abrangido pela garantia no seguinte link:

https://www.maxtor.com/en/support/service/rma/create/

Boa sorte!

3. SkElEtIkO

SkElEtIkO Power Member

Boas!
    Já testei o disco com um burn-in test q fez 8 passagens... ao contrário do q esperava o disco passou no teste... ... alguém sabe de um bom programa q eu possa utilizar p/testar a mobo???
    Ainda q mm assim tenha q formatar o disco..pq sem + nem - fiquei com a directoria system 32 corrompida (q bosta..será q o problema é da controladora IDE na board??).

Obrigado pela ajuda,
    SkElEtIkO

4. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Não sejas tão radical

pode ser tanta coisa... da fonte a um simples condutor no cabo IDE ou a uma incompatibilidade de software.

re-instala o Windows e vê se o problema continua

experimenta usar outro cabo, mesmo de 40 condutores serve para o efeito.

retira qualquer outro dispositivo do canal primário e secundário (slaves, etc), verifica os jumpers na drive e vê se tens os controladores (drivers) actualizados.

se o PC estiver em OC retoma os valores normais

a Symantec costumava incluir um utilitário de diagnóstico no Norton Utilities; não me recordo é se ele testava a controladora.

5. Ulisses

Ulisses Power Member

Faz um reset À bios, verifica se existem alguns condensadores rebentados ou babados na tua motherboard, por fim verifica os cabos todos e os encaixes das placas pci, vê quais as voltagens da fonte, se mesmo assim continuar experimenta noutra motherboard, é a unica maneira de saberes se é o disco ou não. Já agora faz um update À bios a ver se faz diferença.

6. SkElEtIkO

SkElEtIkO Power Member

Boas!

O problema já está resolvido..ainda ñ sei como é q o resolvi..pois apenas desconectei o disco, o dvd e o gravador e voltei-os a conectar. Verdade seja dita... vi q alguns dos pinos de conexão do disco estavam tortos (ainda ñ percebi bem como é q isso aconteceu..mas pronto)..Voltei a colocá-los direitos...talvez fosse isso o problema.

Obrigado a todos pela ajuda dada.

Cumps,
    SkElEtIkO

Partilhar esta Página