Disco com ou sem partição de sistema????

Sprintoso

Power Member
Boas,

Hoje enquanto falava com um amigo ele falou-me de criar uma partição no disco só para o XP e para os programas. Haverá vantagens notórias nisto??

O meu disco tem 250Gb, que tamanho minimo deverá ter a partição de sistema???

Como crio a partição????

Aguardo ajuda

Obrigado
 
Boas,

Hoje enquanto falava com um amigo ele falou-me de criar uma partição no disco só para o XP e para os programas. Haverá vantagens notórias nisto??

O meu disco tem 250Gb, que tamanho minimo deverá ter a partição de sistema???

Como crio a partição????

Aguardo ajuda

Obrigado

Sim, há vantagens na medida que se precisares de formatar o PC os documentos não se perdem... (ou o que quer que seja que vas guardar na segunda partição).

O procedimento para fazer isto é relativamente fácil.

Clica com o botão direito no Meu Computador e seleciona gerir, Seleciona Armazenamento e clica em Gestão de discos local, seleciona a partição do Windows Vista no esquema em baixo e clica em reduzir volume (aconselho entre 40gb e 60gb) e no espaço libertado cria uma nova partição (NTFS).

Cumps
 
Boas Ice Devil,

A vantagem é só essa????

Se for so isso não vou mexer pois tenho um disco externo de 500Gb. A minha questão está mais direccionada para a perfromance do pc. Ter o sistema numa partição á parte torna o pc mais rápido???

O meu SO não é Vista mas sim XP. Consegues dar-me as dicas mas para XP??

Obrigado
 
Boas Ice Devil,

A vantagem é só essa????

Se for so isso não vou mexer pois tenho um disco externo de 500Gb. A minha questão está mais direccionada para a perfromance do pc. Ter o sistema numa partição á parte torna o pc mais rápido???

O meu SO não é Vista mas sim XP. Consegues dar-me as dicas mas para XP??

Obrigado

Bem as vantagens quanto a performance são nulas... a não ser que ponhas o ficheiro de paginação numa partição à parte mas não sei se os ganhos são significantes... aconselho-te a esperares por mais opinioes ;)

CumpS
 
Em termos de performance não ganhas nada. A única coisa que ganhas é em relação a conseguires recuperar ou não informação se o SO for ao ar.

Se tiveres uma partição de 50Gb e outra de 200Gb cada vez que o teu sistema operativo der o berro não precisas de tocar nos 200Gb de dados, mas apenas formatar os 50Gb relativos a sistema operativo. Geralmente isso faz-se nesse sentido e é bastante prático, até por questões de "arrumação".

Se quiseres uma solução optimizante em termos de performance, pega em dois discos iguais de pequena capacidade e faz data striping em RAID 0.
 
Boas Mavors,

Obrigado pela dica.

Depois das vossas opiniões acho que não vou criar uma partição para o sistema. Afinal tenho o disco externo para onde faço backups regularmente.

Mas muito obrigado pelas vossas claras e prontas respostas
 
Back
Topo